Advogado orientou Delcídio a “cair em cima” de Fachin para anular a Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Além de tentar influenciar o ministro Gilmar Mendes para obter um Habeas Corpus na Operação Lava Jato, o senador Delcídio Amaral (PT) também quis agendar uma reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, para tratar de outro requerimento pedindo a anulação da delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que estaria nas mãos do magistrado.

Em mais de uma hora de conversa gravada por Bernardo Cerveró e entregue à Procuradoria Geral da República, Delcídio e o advogado Edson Ribeiro discutem iniciativas junto ao Judiciário para obter a soltura do réu e delator da Lava Jato, Nestor Cerveró, a quem seria oferecida uma rota de fuga pelo Paraguai. O plano estava atrelado à liberdade de Cerveró, objeto de habeas corpus.

Por volta dos 21 minutos de gravação, Ribeiro lembra de outra ação ousada para melar a Lava Jato: pressionar Fachin a aceitar a anulação de tudo que foi dito por Paulo Roberto Costa na operação que desbatarou o esquema de corrupção na Petrobras.

“Eu estou com aquele outro HC, que está na mão do Fachin. Se a gente anula aquilo, a situação de todos está resolvida. Porque aí é anular [as delações] em cadeia. Anula a do Paulo Roberto, a do Fernando Baiano, Ricardo Pessoa, [Pedro] Barusco e Julio Camargo”, diz Ribeiro.

Surpreso, o senador Delcídio diz: “Está com o Fachin? Precisamos fazer uma visita para ele lá”, e pede a seu chefe de gabinete, Diogo Ferreira, para agendar uma reunião com o ministro.

Segundo Ribeiro, pressionar Fachin era a melhor saída, “porque acaba a operação [Lava Jato]. (…) A nossa tese é cível, e ele [Fachin] é civilista”, indicou o advogado. “Nesse, todo mundo deveria cair em cima, porque resolve tudo”, acrescentou.

Ribeiro, Delcídio e Ferreira foram presos nesta quarta-feira (24). A partir da entrega do áudio da conversa à PGR, o Ministério Público Federal pediu autorização ao Supremo para acompanhar as ligações do senador petista e líder do governo no Senado. Mesmo com foro privilegiado, Delcídio – que foi diretor da Petrobras na gestão FHC e trabalhou com Cerveró e Paulo Roberto Costa – pôde ser preso sob acusação de atrapalhar as investigações da Lava Jato.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

66 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Andam (ou ando) viajando demais

    Somos um país federativo …

    Não… somos um país bizarro.

    Quando a gente pensa que já viu de tudo aparece mais coisas …

    “Senador, raposão, contando estorinhas incrimadoras para um filho de condenado, propondo saída pelo Paraguai e pensãozinha de 50 mil”.

    O mesmo senador, agora inocentão, sabe de coisas do arco da velha que envolveria diversos ministros do STFque é a Suprema Corte do pais em destaque. O senador, situação, tem alma de partido de oposição que insiste que do jeito que tá num tá bom e a saída é a deposição dos ocupantes não merecedores do poder que é dele por direito, afinal, seus bicos são muito maiores.

    A prisão é decretada por crime, que ainda não se comprovou, mas que é inafiançável, sim, por que qualquer coisa/motivo o é e, por isso, pode sim meter o parlamentar na cadeia e, também, pode chamá-lo de feio à vontade.

    O senador presidiário aparece nas manchetes, mas, o dono da grana, que iria bancar a fuga das galinhas, e que teria ficado bilionário antes dos 40, que não deve vir ao caso, não é algemado mas, (acho) foi preso e agora entramos numa sinuca de bico: Se o senador situacionista/oposicionista abrir a latrina (boca) e jogar aquela coisa pouco cheirosa no ventilador, incluindo nesse esporte os nomes de figuras proeminentes da república, como ministros do STF, Presidente do Senado e Vice-presidente da República, assambarcando de uma vez só todos os 3 super poderes da república teremos que correr, todos os 200 milhões de brasileiros, ou para o bar, esquecendo de seus valores éticos/morais e “beber até cair” ou para uma clínica psiquiátrica para receberem, em receituário médico, autorização para consumo desenfreado de anti-depressivos.

    De cara limpa ninguém vai aguentar…

    1. Por Que Bumlai é AMIGO do LULA e Esteves não é PADRINHO do AÉCIO

      Em 2005, dias depois da sacada “mensalão”, por Roberto Jefferson, para livrar-se do “flagra” no Correios, João Sayad escreveu artigo na Folha chamando à razão as forças antagonicas, sobre o melindroso tema comum, recomendando sepultarem o assunto, pois o povo não estava preparado para saber como funcionava  de fato a república, sem riscos de implosões. Isso expresso em outras palavras e de forma mais sutil, embora o fulcro da questão fosse o mesmo abordado nesse comentário.

      Isso dito, continuo sem entender o que o PT espera, pagando um preço altíssimo pela criança que não é sua, para finalmente mostrar de forma contundente, que na república, onde a Casa Grande domina todos os poderes e faz o que quer, com exceção do executivo, que governa basicamente para não tornar-se refém absoluto, o buraco é mais embaixo, a cafetinagem é mais em cima e o povo é mais ao lado, não sabendo da missa sequer se a água é realmente benta, quanto mais o que fazem para partilharem o dízimo.

      Chegou a hora de implodir a República da Casa Grande, para que nasça a República de todos os brasileiros, caso contrário, eles retomam o poder executivo e governam de forma absolutista, por mais quatro séculos, com o povo pianinho, tal qual ocorre há tempos na Província de São Paulo, onde trensalões, pedágios e otras cositas mas, não vem à tona, nunca vem ao caso e a depender da mídia, da justiça e da polícia federal, assim permanecerão para todo sempre, enquanto a desigualdade não os iguale.       

  2. Agora é meter um processo por

    Agora é meter um processo por quebra de decoro parlamentar e mandar esse tonto pra cadeia. Como é petista, isso não é difícil.

    Fala sério: o PT está cheio de aloprados…

  3. “A prisão é decretada por

    “A prisão é decretada por crime, que ainda não se comprovou, mas que é inafiançável”:

    A gravacao eh prova inequivoca, insofismavel.

    1. Gilmar tá bom…tá ruim…

      E melhor… – o Gilmar ás vezes tá bem outras tá ruim….. o que prova que falaram com o Min. Gilmarzão outras vezes, e quando ele tava “bem”, decerto que aceitava a corrupção.

  4. Quem acha que o senador

    Quem acha que o senador Delcídio Amaral (PT) agiu por conta própria é muito inocente, ele agiu a mando do governo e do partido.

     

      1. Quem comete crime é quem esta

        Quem comete crime é quem esta lá preso.

        Vocês tratam de acordo com as necessidades a politica como “sistema juridico”.

        E uma tentativa de intimidar o oponente, um cala boca ao estilo bolivariano.

        Pensa na situação alguém sendo preso por criticar o governo, em termos de fatura politica seria um presente para a oposição.

        1. Engraçado como esses ditos

          Engraçado como esses ditos  “liberais” tupiniquins transformam leis democráticas e verdadeiramente “liberais” de proteção ao individuo, como é o caso da lei que pune calúnia e difamação, em “bolivarianismo”, quando é de seu interesse. 

    1. Qual partido? Ah, o teu e o

      Qual partido? Ah, o teu e o dele, o PSDB, não é mesmo!? André Esteves pagou a lua de mel de Aécio Cunha; quanta bondade e desprendimento, não!?

      Vai procurar tua turma!

    2. É mesmo? E quem ia ajudá-lo

      É mesmo? E quem ia ajudá-lo na tarefa era o Temer, Cunha e Gilmau. E quem ia financiar era o padrinho de casamento e patrocinador do Aócio. E a Chevron/Serra, como entraria na história?

          1. Este senador petista não esta

            Este senador petista não esta preso,e o patrocinio deve ser dos sócios do BTG pactual.

    3. Verdade e, na próxima

      Verdade e, na próxima gravação ele vai aparecer dizendo isso… ” Ô Lula, assim não dá, vou acabar tendo que dizer que eu ajo em nome do governo e do PT, … aLô, alô, Lula, Lulaaaaa; se vc desligar vou terque contar que a Dilma sabia de tudo…  Cara… Como é possível, o país estar discutindo com a mior naturalidade uma gravação de um senadors da República, seja de que partido for… O País está grampeado mas vê se o grampo do GM apareceu…  Não tenho qq simpatia por Delcídio Amaral mas aceitar a prisão de um Senador da República no exercício de seu mandato, sem que tenha havido flagrante. Não dá… Podia ser do DEM…. estamos andando prá trás muito rápido.

    4. Mais inocente é quem acha que

      Mais inocente é quem acha que a rurma do andar de cima leva esse tipo de papo em qq lugar ou sitção em que haja risco de gravações ou grampo. Isso aí tem cara de armação. Nem traficante vagabundo seria tão inocente…

      1. Que esculhambação! até a

        Que esculhambação! até a gente aqui no FB e tuinto já ouviu a grvação secreta…. Tá na cara que é armação. Foi gravado pra ser divulgado. Quem divulgou foi quem encomendou. Nada tão complicado. o que foi dito ou quem disse, é porcaria perto do esquema imundo e criminoso de gravação de pessoas públicas pra posterior divulgação. Os bandidos que estão por trás dessa gravação são fáceis de encontrar, é só ver quem está fazendo uso dela. Não tô falando de político de nenhum artido; qq um pode ser vítima a qq momento. Isso aí é a bandidagem doMidiciário.

  5. Armação do BTG Pactual?

    Fico imaginando se a coisa toda não foi armada pelo BTG Pactual (que se livrou do André Esteves e já colocou o Persio Arida no lugar – aí tem coisa privatista) que usou o Delcídio como articulador que por sua vez  topou sabe se lá porque. Será que ainda vai aparecer mais coisa? Ou o tempo dirá? O BTG Pactual na pessoa do André Esteves deve ter muita coisa a perder com a Lava jato.

    Como é que o filho do Cerveró gravou a conversa? premeditação? Vai valer?

    Penso que certo é que o PT não tem nada a ver com isso. E nem o governo Dilma.

    1. Quem tem que caçar partido é

      Quem tem que caçar partido é o povo.

      Se a grande assembléia que é a sociedade se deixa enganar ou abre mão da condução da politica que seja assim.

      Que adianta caçar o registro do Pt, eles vão lá e criam outro e se elegem com as mesmas mentiras de sempre.

      Pode ser para dar exemplo ate concordo, mas não vejo com bons olhos caçar partidos.

    2. Uma chance a cada dois anos

      Tem uma chance de cassar qualquer partido a cada dois anos, se chama eleições.

      O problema é combater o poder do caixa dois e do marketing. Nas eleições mostravam um pais ótimo, em franco crescimento e colou para 54 milhões de eleitores e para a grande maioria dos leitores desse blog.

      Todos os Delcidios, Cunhas, Alckimins, Dilmas, Bolsonaros, Felicianos e Renans e etc estão lá porque muita gente votou neles. E acredite, seria muito pior se não fosse assim, via democracia.

  6. Esse Delcídio, que zé mané,

    Esse Delcídio, que zé mané, oferecendo propina por celular nos tempos atuais, sem ser filiado ao psdb. Como alguém pode ser tão burro. Ou então nem se considerava do PT. Pra dizer que tinha facilidades com Temer, Cunha e Gilmau, o mais tucanos de todos os juizes do STF, ele só podia se achar um tucano. E quem ia financiar? Um banqueiro padrinho de casamento e patrocinador do Aócio. É, eu acho que o Delcídio é tucano sim. 

    1. Minha analise “tecnica” (coff

      Minha analise “tecnica” (coff coff) do som eh que eh som ambiente.  Nao da pra ser gravado em celular dessa maneira que eu saiba, nem com esse envelope.  Ta mais provavel escuta corporal mesmo.

      Esperando mais dados.

      1. Era “detalhe” plantado pra

        Era “detalhe” plantado pra salvar o vazamento da gravacao pra outro jornal, OBS, nesse caso, o tal Conjur.  A analise tecnica do audio mostra aos primeiros segundos que celular nao grava esse spectrum sonoro, e porque eh que o filho gravaria o pai supostamente pra o proteger enquanto incriminava o proprio advogado do pai com a mesma gravacao?  Tinha que ser, no minimo, combinado entre os dois.  So que nesse caso (e nem vou entrar na analise)  a presenca do filho em qualquer culpabilidade do ato era irrelevante, improvavel, e altamente inconveniente para o pai.  Nao faz sentido nenhum.

        Ta vendo como era detalhe plantado?

        Se as tetas mediaticas estao la assim tao oferecidas pra Moro, que se engasgue e morra engasgado no leite podre delas, mas a MINHA atencao ele nao vai gigolar nao:

        OS VAZAMENTOS ESTAO SENDO CRONOMETRADOS E DISTRIBUIDOS EM UM AMPLO ESPECTRO MEDIATICO PARA GIGOLAR O MAXIMO SUA ATENCAO, GENTE.  E O MAIOR DELES ESTA SENDO RESERVADO AA REDE GOLPE E DEVE SAIR EM POUCOS DIAS.

        Voces estao sendo vitimas de agit prop judiciario milimetricamente planejado com a media.

        Pra abafar.  E ocupar espaco nos jornais, claro.  No final das contas, alguem tem que comprar o caviar pros gatos ou coisa parecida…

        Agit prop judiciario nao eh meu caviar nao…

        1. “E O MAIOR DELES ESTA SENDO

          “E O MAIOR DELES ESTA SENDO RESERVADO AA REDE GOLPE E DEVE SAIR EM POUCOS DIAS”:

          Voces notaram o enorme box de alto de pagina no site do jornal oglobo agora nesse minuto, com 17 reportagens diferentes a respeito dessas prisoes?

          Voces ainda duvidam que eles estao criando um crescendo histerico porque ja foram assegurados um vazamento mais importante que os dos outros?

  7. Está tudo dominado pela máfia demotucana

    Para aqueles que pediram, já vivemos um período semelhante ao da ditadura militar. Agora, perseguem os 4Ps: pobre, preto, puta e petista. O tal juiz Moro opera para a nova ordem demotucana, acoberta seus aliados de partido e de poder enquanto mantem o pulso firme e persegue seus adversários. Um verdadeiro artista midiático! Cansamos de ser enganados! Quando os grandes gangsters do país serão enquadrados? Os corruptos da direita tucana respiram aliviados.

     

     

  8. O poderoso chefão: Coronelsinho Aético. Está tudo dominado!

    Percebam que só são quebrados os sigilos telêfonicos, fiscais, bancários de petistas e seus parentes até décimo grau. Os grandes corruptos tucanos surfam na onda da mídia e de um judiciário partidarizado e totalmente tendencioso. Aético, FHC, Serra, Álvaro Dias, Richa e outros grandes picaretas não resisitiriam a um mês de investigação que petistas vêm sofrendo há mais de uma década. A que ponto chegamos! Está tudo dominado!

  9. Estou perplexo,mas não desanimado.O bicho homem tem máscaras…

    É uma caixinha de surpresas para não dizer uma caixa de música de terror.O mais inocente é este senador, imagine o resto! 

    É claro que Delcídio não ia fazer isso isoladamente, sem ordens superiores.

    Agora, estamos diante de uma tremenda traição entre agonistas e antagonistas revelados nos bastidores da política nacional. Como o senador iria imaginar que estivesse sendo gravado para uma posterior traição inimaginável ?

     Neste mundo não há alma nem amigos nem fidelidade entre os que comem à mesa da política. O problema é saber quem é o “Judas”. ou quando ele vai se manifestar.

     A casa do senador caiu! É triste ver este cenário com todos seus protagonistas agonistas e antagonistas, todos agonizando em meio a um turbilhão de denuncias e traições reveladas a luz do dia para toda nação brasileira. Isso é  o espetáculo da democracia brasileira!Que Deus guarde, com toda sua misericordia, o povo brasileiro dos lobos e dos demonios políticos!

  10. Como é que a cópia da delação

    Como é que a cópia da delação do Cerveró que deveria ser segredo de justiça foi aparecer no escritório do banqueiro tucano (desculpe o pleonasmo) André Esteves?

    Fica claro o viés polítiqueiro da república do paraná, alguém da polícia federal, do MPF ou até mesmo da vara do juiz Moro tá avisando aos tucanos graúdos que foram denunciados e a partir daí eles manipulam informações na mídia amiga.

    Para o bem e salvação da lava a jato urge que o processo e a investigação saía de Curitiba e fique centralizada no STF aos cuidados do ministro Teori que é um juiz sério e faz bom trabalho.

  11. Entendo melhor a pressar para aceitação do Fachin no STF

    Agora dá para entender toda a torcida pela indicação do Fachin no STF : acharam que poderiam ter um companheiro para melar a Lava Jato e assar a pizza dentro do STF.

    Está sendo divertido demias ler os malabarismos de quem acha que o Delcidio (lider do governo no Senado e primeiro Senador preso na história) agiu por conta própria sem ordens do Partido. 

  12. Entendo melhor a pressar para aceitação do Fachin no STF

    Agora dá para entender toda a torcida pela indicação do Fachin no STF : acharam que poderiam ter um companheiro para melar a Lava Jato e assar a pizza dentro do STF.

    Está sendo divertido demias ler os malabarismos de quem acha que o Delcidio (lider do governo no Senado e primeiro Senador preso na história) agiu por conta própria sem ordens do Partido. 

      1. Um senador da republica vai

        Um senador da republica vai lá e defende os interesses do governo porque ele é bonzinho.

        De onde ele vai ter recursos e crédito (aval) para cumprir o que prometeu?

         

         

        1. Ele defendeu os interesses dele, não os do Governo

          Às 1p0min da gravação ele reclama eplicitamente que a Dilma é que está mandando na Petrobras e por isso a turma dele não consegue indicar qualquer diretor. Ele quer a Diretoria de TI, que não aparece muito mas tem um orçamento de um bilhão de reais.

        2. Esse Aliança…

          Esse Aliança “qualquer bestiera”, é o sujeito mais ignorante, de todos os seus iguais que emite relinchos aqui, neste espaço.

          É simplesmente, ridículo! 

        3. Uai, não ouviu a gravação?

          Uai, não ouviu a gravação? Quem ia financiar tudo era o André Esteves, o banqueiro amigo do Aócio. Que sujeito estranho sô.

  13. chance

    O Governo e o Supremo NÃO deveriam perder uma chance como esta de, na tv, explicar exatamente qual é a postura que norteia seus atos. Como agiu e como continuará a trabalhar.

    A outra face da moeda será aturar a versão oferecida pelos mervais pigais criminalizado a Dilma, o Lula e o PT, além do rótulo que fatalmente tentarão pendurar nos juizes Fachim, Lewandowski e Teori.

    Em outras palavras, a bomba recairá em cima do PT!

    1. Afinal, quem iria bancar o

      Afinal, quem iria bancar o “pensão” vitalícia de 50 mil reais mensais para a familia Cerveró?

      Do bolso do petista líder do governo no Senado certamente não sairia essa grana toda.

      É lógico que era o Partido que iria pagar. 

       

  14. Ele não defende a Dilma

    Ele não defende a Dilma quando cita ela umas tres vezes como parte do que deve constar da delação.

    Ele defende a tirada de outras coisas.

    O que chamou minha atenção na transcrição aposta pelo MPF no rodapé das pgs 11/12 referente a gravação:

    ” O aúdio neste ponto não está muito claro. A palavra pronunciada está muito próximo a PT, uma referencia ao partido dos trabalhadores, ou PP, uma referencia a Pedro Paulo Leoni Ramos, também envolvido na operação lava Jato. Ambas as hipóteses são plausíveis diante do contexto da gravação etc, etc…..”   

    O MPF forçou a mão aqui!!!! 

    O que deu para/ em tese entender/ inicialmente, no contexto do trecho que sucitou dúvidas, é sobre a reclamação do AE do “BP” (banco Pactual) e o acordo que seria feito entre eles.

  15. Tancredo Neves

     

    Sábio era Tancredo Neves pois disse:

    “A esperteza é boa o problema é que ela cresce e engole o dono.”

     

    E também:

    “Beneficiar-se de dinheiro público é como andar de bicicleta: a primeira vez faz com medo, nas demais se acha artista.”

  16. Eu morro e não vejo tudo…

    Eu tenho dúvidas se o filho do Cerveró tem noção do que fez.

    Com a divulgação da gravação ele compromete definitivamente o seu pai. Além disso a gravação envolve mais pessoas: Eduardo Paes, senadores Ferraço e Romário; o aparentado do Serra. É merda no ventilador.

    Além disso, será que esta gravação não será desconsiderada para fins de prova? É uma gravação ilegal. Os interlocutores não sabiam que estavam sendo gravados e ela não serve para defender o autor de nada.

    Não sei o que vai acontecer mas estou curioso para ver as cenas dos próximos capítulos!

  17. Se fosse o Sibá que fosse

    Se fosse o Sibá que fosse pego, nem me assustaria, pois a capacidade intelectual dele não é das melhores – basta ouvi-lo falando por 30 segundos. Mas fiquei surpreso que o Delcídio, um político experiente, que conhece bem as entranhas dos dois partidos que estão mandando no país desde 94, não tomasse cuidados mínimos antes de iniciar uma reunião desta. Mas tudo isso é bom: o maior mérito do pt vai ser mostrar ( sem querer, resultado de um número imenso de aloprados por metro quadrado ) como funciona a politicalha deste país. Se isso vai resultar em mudanças verdadeiras, não sei dizer. Desde os anões do orçamento eu acho que do escândalo da vez virá algum aprimoramento na política no país, mas no fim as melhoras, quando as há, são mínimas. 

    1. Quanta arrogância e pretensão

      Critica a capacidade intelectual de Sibá e faz um comentário de merda desses…

      Pelo menos tenha respeito pela integridade moral do parlamentar, e informe-se.

      Brasil é um país engraçado, todos seus gênios e intelectuais de altíssimo nivel, principalmente os soberbos, estão fora da esfera pública… Curioso não?

      Deve ser o de maior densidade de boçais por metro quadrado do mundo. E todos criticos sem estofo…

      “Os imbecis perderam a modestia”

      1. o problema do Sibá é que ele adora chamar atenção

        e exagerar nas falas, além de que ele ameaçar agredir os manifestantes do MBL(que são tão manifestantes quanto os da UNE e da UJS) e no dia seguinte aparecer o MTST ficou bem estranha a situação…

  18. As delações estão sendo
    As delações estão sendo feitas por livre vontade ou são delações tomadas á força por meio de prisão perpétua?

    Não é uma maluquice contestar a forma forçada que vem sendo arrancadas essas delações.
    A meu ver o método usado por Delcídio e companhia, que visavam melar as delações foi malandro, coisa de delinquente querendo esconder crime.
    Pior que agora ficará difícil contestar essas delações no forçadas no STF, que sim deveriam ser anuladas pois são conseguidas por métodos ilegais. Pelo jeito o STF vai passar por cima disso, e fazer vistas grossas, vai prevaricar, porque não terão coragem para torna-las nulas. Nessas horas dane-se a Justiça!

    Delação forçada:
    Delate e seja solto.
    Não delate e mofe na cadeia.

  19. ]   Delcídio – que foi

    ]   Delcídio – que foi diretor da Petrobras na gestão FHC e trabalhou com Cerveró e Paulo Roberto Costa  ]   fica claro que esse aprendeu essas coisas quando estava do lado da turma de FHC e fica mais provável que tenha empurrado esse para dentro do petismo, tal qual se colocar laranja podre no meio das boas

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador