Anac regulariza aeroporto em terreno que antes era de família de Aécio

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O aeroporto de Cláudio no terreno que pertencia à família de Aécio Neves (PSDB), em Minas Gerais, foi homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), regularizando a situação das terras, antes investigadas pelo Ministério Público por pertencer a familiares do senador.
 
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (20). Com a medida, a partir de agora, o aeroporto é legal, liberando o tráfego, inclusive, de jatinhos e aviões de pequeno porte.
 
O processo de homogolação da Anac foi iniciado em 2010, quando Aécio ainda era governador de Minas e ano em que as obras no aeroporto de Cláudio, que custaram  cerca de R$ 14 milhões, foram concluídas. Mas o terreno desapropriado em 2008 antes pertencia aos parentes de Aécio. E o aeroporto está localizado próximo de fazendas que ainda pertencem à família do senador.
 
O Ministério Público iniciou uma investigação em 2014 por crime de improbidade administrativa na construção do aeroporto, que possui uma pista de 1 km de extensão. No ano passado, o MPMG pediu o arquivamento da investigação, no dia 8 de julho, pelos promotores Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick, Fernanda Karan Monteiro, Tatiana pereira, José Carlos Fernandes Júnior.
 
Para os investigadores de Minas, não foi constatado superfaturamento no valor da obra ou favorecimento à família de Aécio. 
A simples decisão de ter um aeroporto colado em terras da família serviu para valorizá-las. Mas esse fato não foi considerado pelos procuradores.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os procuradores tucanos não

    Os procuradores tucanos não viram nada de errado. 14 milhões de dinheiro público, na época, em um quilômetro de asfalto com uma casinha de cachorro no meio, nas terras REGISTRADAS em cartório da famiglia do Néscio. Realmente, não tem nada de errado. Errado seria se esse terreno estivesse registrado em nome de terceiros, ocupado por ninguém e o aerorporto tivesse sido construído com recursos particulares de uma construtora que trabalhou num governo do PT.

    1. So pra deixar o

      So pra deixar o desmentido:

      NINGUEM JAMAIS OUVIU DESSA “COMUNIDADE EMPRESARIAL” ANTES.  NEM SEQUER UMINHA VEZ.

      A putaiada esta mentindo descaradamente.

    2. demanda

      Entre a comuniade empresarial local há um sem número de estabelecimentos de manicure, com diversos cursos de profissionalização, e em conseqüência, uma grande demanda de acetona.

    1. Caro emerson57, o parceiro

      Caro emerson57, o parceiro está cometendo um engano!

      O aeroporto não é para servir ao Senador Aécio Neves e seus amigos, é apenas para servir ao tio dele.  

  2. Sou chato

          A “legalidade” do aerodromo ( não aeroporto ) de Claudio/MG, está estabelecida desde 23/04/2014, parte de um processo que iniciou-se em julho de 2011, não em 2010, e esta moção referendando a legalidade deste e de outros aerodromos e aeroportos mineiros, foi regularizada através de um convenio firmado em 03/04/2014, entre o Governo Federal (Secr. Aviação Civil ) e o Governo de Minas Gerais ( http://www.aviacao.gov.br/acesso-a-informacao/convenio-de-delegacao-no-012-sacpr-gov-claudio-mg.pdf ).

           Então legal ele já era, desde 2014, mas não estava “homologado”, e o que significa esta palavra :

           Este aerodromo ( diferente de aeroporto ), irá receber um “código”, foi incluido nas cartas de navegação, sua pista e patio foram aprovadas e determinadas para operarem, sem torre, para certos tipos de aeronaves ( peso, velocidade e performance ), podendo em certos casos especificos, servir como alternativa, para pouso, toque – arremetida, mas sem que a aernave lá “durma”.

            Portanto, meus filhos que não voam, o fulcro da questão não é a homologação – uma ação eminentemente e somente técnica – o problema é a legalidade dele, que já tinha sido auferida pela ANAC/SAvCivil, em 2014.

             P.S.: Existem varios, um monte, de “pistas”, até mais extensas do que esta, com patios de asfalto, até corrugados, em varias fazendas/latifundios no Brasil “profundo”, aparecem nas cartas de navegação, mas não possuem “código”, não foram homologados, portanto teoricamente, somente o “dono” utiliza, não estão liberados ao “geral/comercial”, é como em São Paulo, que quando vc. voa sobre a cidade, vc. vê uma porrada de “helipontos”, mas dos que vc. está vendo, pouquissimos estão homologados, “out chart “.

    1. Aeroporto do A é sim

       Talvez legalmente no papel pode ser… mas etico não é, sendo governador do estado,A é sim despropriou uma fazenda de um parente seu, pagou 14 milhoes p ele, ainda assim vai usufruir do” aerodromo” pois  a fazenda dele é perto, tudo isso com dinheiro publico e acredito que não vai ter muito uso p população da regiao que é pequena, viva MG!

  3. Canalhas

    Como disse o Requião, há muitos canalhas à solta…. E isto é em todos os níveis da administração pública. É uma praga. E nós pagando os salários destes mequetrefes.

  4. em sucupira um defunto,
    em

    em sucupira um defunto,

    em cláudio um avião.

     

    odoricos prevaricos

    todos ricos

    claudicos

    esperando inauguração.

     

    bem na vista

    da imprensa marrronzista.

    …um dia morre um fascista,

    ou pousa naquela pista

    alguém que lhe arranque o portão

    e já que tralha, pague à terra o que valha

    e lhe entregue ao cidadão.

     

    as sucupiras de minas

    as sinas de nosso sertão.

     

    (28/11/2014)

     

  5. Pois é…,lei ora lei. O

    Pois é…,lei ora lei. O senhor Lula que tem um pseudo apertamento , é isto ai mesmo, não é apartamento não comprovado, uma chacara que nunca foi sua, (cadê as escritutras dos mesmo?, ah! não tem o gato comeu?, mas tem perseguidores  politícos de alto gabarito, terá que “dançar” para provar o que foi dito acima, porque ninguém está acima da soberana lei.

    Nossos Procuradores, digo nosso querendo dizer da República brasileira zelosos da coisa pública, se encontrar uma trave nos olhos destes politicos passa batido, mas se for uma partícula mínima nos olhos do Lula o barbudinho tá lascado, porque o povo está contra a tudo que se diga a  PT (partido do ex-Presidente), esquecendo de forma cruél , tudo o que foi feito pelo ex-Presidente quando era governo. Mas a História é fulminante e jamais deirá cair no esquecimento, o que é do conhecimento do mais humilde brasileiro. Politica já dizia um filósofo conhecido sempre foi a “arte de administrar bem e muito bem” mas para esta camarilha, nada mais é que a “arte da futrica, da inveja, da destruição da honradez seja de quem for que tiver uma certa proeminencia. O que há de se fazer, este é o modo de fazer politica em nosso Brasil, o que não quer dizer que tenhamos de aceitar.

    1. Isso não é nada

      Que dizer a apreenção do helicóptero do perrela com 445 quilos de cocaína que não deu em NADA? Nem a agência anti drogas americana se manifestou.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador