Andrea Neves e o ritual do linchamento

Foto Agência Brasil

O Ministro Marco Aurélio de Mello é uma figura anacrônica. Quando discute a resistência do presidente do Senado, Eunício de Oliveira, em afastar Aécio Neves, empunha a Constituição e fala grosso contra ele. Quando analisa as razões para manter Andréa Neves na prisão, invoca a Constituição e os códigos para defender o fim da prisão provisória.

Nesses tempos em que cada jurista interpreta a Constituição de acordo com seus interesses midiáticos, ideológicos ou partidários, e que Ministros, como Luís Roberto Barroso, se julgam no direito divino de reescrever a Lei Magna, Marco Aurélio teima nesse anacronismo de continuar considerando o STF o guardião da Constituição e de interpreta-la de acordo com a vontade dos constituintes.

E ele indaga: qual o motivo da manutenção de Andrea Neves na prisão, antes de qualquer instrução, qualquer processo?

O episódio de Andrea sendo achincalhada no momento da prisão é vergonhoso, da mesma maneira que os escrachos contra Gleise Hoffmann no aeroporto de Curitiba ou as manifestações estridentes na frente do apartamento José Dirceu, em Brasília, ou de Adriana Ancelmo, esposa de Sérgio Cabral, no Rio de Janeiro.

Assisti, por acaso, as manifestações na frente do apartamento de Adriana. Não respeitaram filhos pequenos. Um grupo de desocupados babando sangue, representando a pior escória humana, os linchadores do Santo Ofício, os vampiros do macarthismo, as hordas do nazi-fascismo, berrando palavras de vingança. Eram personalidades retorcidas, como nas sessões de exorcismo, espíritos ruins contaminando o comportamento da Nação.

Não é por coincidência – nem por visão moralista da história – que, depois da sessão escabrosa, em que a Câmara votou a favor do impeachment, os mais retumbantes moralistas caíssem alvos de operações anti-corrupção.

No Facebook ocorreu um movimento curioso. Sempre que aparecia alguma denúncia contra golpistas e meliantes de várias estirpes, internautas corriam para analisar seu perfil na rede. E constatavam que a maioria deles tinha sido ativo participante das cruzadas moralistas pró-impeachment.

O linchamento é o momento em que os piores gozam a possibilidade de se confraternizar com os bons; e os “bons” conseguem explicitar seus sentimentos mais tenebrosos, como se estivessem em um desses ambientes de realidade virtual, em que são autorizados a matar, linchar sem riscos, com o álibi de estarem a favor de uma causa do bem.

Ainda que o grupo de Aécio tenha mandado para a prisão um jornalista cardíaco, por supostos crimes de opinião.

Luis Nassif

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se esquece o crime que a

    Se esquece o crime que a pessoa cometeu (grave como a falência de um Estado) pra focar no linchamento.

     Não está se linchando a pessoa. Na verdade estão linchando a justiça que não os prendeu ou está dando pena branda pra pessoas que faliram o Estado,a sociedade, a democracia e o país.

     Nenhuma pessoa honesta é linchada.

    1. Concordo.
      Na verdade as

      Concordo.

      Na verdade as pessoas deixam sua revolta extrapolar não contra a pessoa mas contra a justiça que além de não os punir ainda permite que fiquem soltos.

      O povo sabe que muitos são presos por ter roubado uma bala e fica furioso com pessoas como as citadas no post por saber que roubaram milhões de vezes mais que uma bala e não há punição para elas.

      Se fossem odientos de verdade estas pessoas teriam sido linchadas literalmente. inclusive qem não as pune.

      1. Sim,eu lembro da escola

        Sim,eu lembro da escola Base..

        Mas foi um de milhares de casos que imprens q a imprensa errou.

        Vide NASSA:

        Ele acertou nesse e errou em trocentos.

        Atirando trocentas x até eu acerto no alvo.

         

  2. Posso estar completamente

    Posso estar completamente errado, mas não me lembro de texto de Nassif nesse blog a respeito da Marco Aurélio Carone, seus nove meses de cadeia, três deles na solitária, seu ataque cárdiaco na prisão, os problemas de saúde que hoje enfrenta fruto desse período. A garantia dos direitos constitucionais é para todos, e o desagravo deve vir primeiro às vítimas de Aécio e Andrea, que perderam empregos e saúde com as perseguições sofridas e, pior, não tinham outros meios de se manter que não fosse o seu próprio trabalho. A manutenção da prisão de Andrea pode ser absurda, mas, se assim o é, por que razões o irmão não veio a público defendê-la e assumir suas responsabilidades? 

    1. É que nesse período o Nassif

      É que nesse período o Nassif estava ainda sendo enganado pela competente blindagem de Andréia Neves, nossa lady mcbeth que gosta de pão de queijo (rs). . Olha, não é pouca coisa alguém que consegue transformar Aécio em um político de valor até para um jornalista que tem um imenso faro pra detectar truques. E eu diria que essa capacidade de Andreia de tornar carne estragada com aparência de file mignon (rs) deve ser mais um motivo pra ela ficar na prisão. Eu vejo uma vantagem pra Andréia ficar presa = ela obriga seu irmão a ter que agir por conta própria, ou seja, certeza de lambanças que vão nos deleitar (rs). 

  3. Não adianta nada prender as

    Não adianta nada prender as pessoas que não são violentas.

    deve-se prender os recursos, o dinheiro, empresas, recursos.

  4. De acordo, Nassif.

    Em que pese a implacável perseguição que Andrea Neves impôs aos jornalistas que ousavam investgar e denunciar as falcatruas do irmão e dos aliados políticos, quando governou MG, nem ela nem qualquer outra pessoa investigada, processada ou mesmo condenada por prática criminosa deve ser linchada. Expressei a mesma opinião em relação a Sérgio Cabral e esposa, José Dirceu, José Genoíno, Eduardo Cunha, Eike Batista e outros.

    1. Concordo e concordei com vc,

      Concordo e concordei com vc, Nassif e muitos outros em todos esses casos. Não ao linchamento, Santo Ofício que seja uma página virada na história.

    2. Há uma diferença. Dirceu e

      Há uma diferença. Dirceu e Genoíno foram condenados sem provas de crime. Criminalizaram loby e assinatura em contrato de empréstimo que incusive foi pago. Mas quase foram linchados de fato.

      Se um partido pega um empréstimo bancário quem assina o contrato? O presidente e o tesoureiro do partido, óbvio. Mas viram nisso um crime para condenar o genoíno e o vaccari.

      No caso do dirceu o crime foi fazer a mesma coisa que o dória faz com seu lide, ou seja, colocar empresários em contato com políticos.

      Vamos aos outros.

      Aécio é bandido perigoso pois além de ladrão comprovado pode ser também traficante e assassino. A irmã é parceira no crime.

      Sérgio cabral e esposa e eduardo cunha são ladrões comprovados.

      Quanto ao Eike não sei.

       

      1. Não comparo as condutas. Apenas discordo do linchamento

        Caro Jossimar,

        Você tem razão em mostrar as diferenças de conduta entre as pessoas que citei no comentário anterior. Não comparo essas condutas. Quis dizer que discordo dos linchamentos, mesmo contra aqueles que comprovademente cometeram crimes, casos de Aécio Cunha, Andrea Neves,  Sérgio Cabral e Eduardo Cunha.

  5. andrea…..

    Nada como um dia após o outro. A verdade vos libertará. Brasil exposto e discutido finalmente. A Imprensa livre a censurar. Condenando a Justiça Democrática a condenar. Enquanto em presídos abarrotados a miséria humana é inaudível. O Brasil se explica. E se lamenta. . 

  6. CARONE FOI LINCHADO, PRESO SEM COMETIMENTO DE CRIME EM MG.

    Quem será amordaçou a imprensa e bancou tudo isso? Quem será, Nassif, deveras não gosto desse tipo de justiça ou execração pública de ninguém, mas também acredito que quem planta colhe. Discordo de todo tipo de agressão ou agressividade manipulada, isso é coisa de gente sem sensatez, mas qual forma alguém pode ser ouvido diante de uma mídia totalmente manipuladora? Qual a forma você sugere a quem quer ser ouvido senão os escrachos diretos?

  7. Se é anacrônico, virou agora.

    Se é anacrônico, virou agora. Não me lembro do ministro ter sido anacrônico na AP 470. Votou com a turba sem o “livrinho” na mão.

    No mais, sabe porque Aécio Neves e sua irmã continuaram delinquindo? Porque confiavam que “a lei é para todos” somente para o Lula e o PT. Pois que a lei desrespeitada em Curitiba e apoiada por eles (lembra dele aos biejos com o Moro?) seja agora aplicada com desrespeito a eles também. 

  8. Andreia Neves

    Nassif, você está se contradizendo: defende a “civilização”, quando se trata de Andreía Neves e nem tanto assim quando se trata da Míriam Leitão. Nenhuma das duas vale a farofa que comem. Mas a prisão de Andréia Neves e´justificável sim pelo fato sabido e notório que ela é “habilíssima” em apagar rastros, e nesse sentido, é mais eficaz prendê-la para o andamento processual ou investigatório do que a prisão do irmão, que é um fantoche nas mãos dela. Então, por favor, eu sei que você defendeu o choque de gestão do Anestesia, mas não incorra em outro erro de avaliação, ao menosprezar a capacidade de organização criminosa desa gente.

    Carlos Eduardo Cardoso

  9. Andreia Neves

    Nassif, você está se contradizendo: defende a “civilização”, quando se trata de Andreía Neves e nem tanto assim quando se trata da Míriam Leitão. Nenhuma das duas vale a farofa que comem. Mas a prisão de Andréia Neves e´justificável sim pelo fato sabido e notório que ela é “habilíssima” em apagar rastros, e nesse sentido, é mais eficaz prendê-la para o andamento processual ou investigatório do que a prisão do irmão, que é um fantoche nas mãos dela. Então, por favor, eu sei que você defendeu o choque de gestão do Anestesia, mas não incorra em outro erro de avaliação, ao menosprezar a capacidade de organização criminosa desa gente.

    Carlos Eduardo Cardoso

    1. Noite e dia…

      “Nassif, você está se contradizendo: defende a “civilização”, quando se trata de Andreía Neves e nem tanto assim quando se trata da Míriam Leitão”:

      Nao ha “contradicao:  o caso de Andrea Neves aconteceu;  o de Miriam Leitao tem testemunhas contra -e nao a favor- o incidente jamais ter acontecido.

  10. Se não mantivermos um mínimo

    Se não mantivermos um mínimo de coerência e lucidez, o debate nada acrescentará. Nassif está certo. Podemos apontar todos os erros,mentiras e crimes cometidos, mas de forma civilizada, mantendo distância da mentalidade fascista.  

  11. Esta mulher durante o governo

    Esta mulher durante o governo de Aécio e Anastasia atuou  como um verdadeiro Rasputin de saias. Fez o que quis e o que pode  para anuquilar a oposição,  e quando não podia agir coloca a Justiça de Minas o MPE e a Polícia para fazer o papel sujo de bandoleiros do goiverno. Espero que não se  esqueça o que  sofreu o jornalista Marco Aurélio Carone. A primeira turma do STF não reinventou doutrina para manter presa Andrea Neves. Simplesmente viu com muita clareza os riscos de devolvê-la `liberdade

  12. Enquanto o Aécio se esbaldava

    Enquanto o Aécio se esbaldava nas noites do Baixo Leblon, a Andrea e Anastásia tocavam a máquina pública do Estado de Minas. Aécio era o governador de direito, e a 1ª irmã governava de fato.

  13. Sem odio, sem rancor, sem pena

    Linchamento nem moral nem fisico. Imagino que a prisão de Andrea Neves se deva ao fato de a PF/MPF terem bastante materialidade contras os irmãos Neves. Não fosse isso, jamais ousariam prender alguém do clã Neves. Enfim, que Justiça seja feita, apenas isso.

  14. O devir dirá!

    Tenho para mim que estão oferecendo um anel do psdb, para salvar os dedos. Mais, e mais fundo, para justificar a cabeça de um certo ex presidente.

  15. Prisão deveria ser coisa

    Prisão deveria ser coisa séria. foi transformada em instrumento de chantagem pelo MPF/STF. Presídios, na minha opinião devem ser extintos assim como foram os manicômios.  Depósitos de seres humanos “indesejáveis”, e, atualmente, tb de desafetos e/ou adversários políticos da turma do MPF/STF. QQ ação no sentido de libertar reféns desses grupos terá meu apoio. E, não me interessa se, Aécio e a irmã lideravam essa perseguição “jurídica. Se, seus ” empregados”, resolveram mudar de grupo, continuam impedidos de usar seus cargos e posições pra tortiurar, seja quem for.

    1. Apoio

      Cristiane,

      tenho a mesma opinião  quanto aos presídios.

      Construam escolas, praças, parques,quadras esportivas, ateliês públicos etc ao invés de presídios.

      Infelizmente aqui um faz o outro desfaz . Brizola que o diga.

      Depois de um passo rumo a civilidade na cracolandia, eis que voltam as trevas.

      Alguem já disse que se mede o grau de civilização de uma sociedade pelo aspecto de suas prisões ( ou coisa parecida ).

      No nosso caso não se faz necessário descer às masmorras para conhecer nosso grau de civilização.

      Os crescentes escrachos, linchamentos, sessões plenárias etc , bradam ao mundo que somos qualquer coisa, menos civilizados.

    2. Cristiana, tô contigo nessa

      Cristiana, tô contigo nessa 100%.  Moro, Janot e cia usam as prisões ou para chantagens explícitas ou para lucros políticos, como essa, em que o PGR anda doido para mostrar “isenção”, esse calhorda do Janot…..  Que Andrea e seu irmão sejam punidos por seus crimes, dentro da Lei, porque foie pala não observância á Lei que Direceu e tantos outros foram presos.  Essa coisa de “convicção” é coisa de fascista.

  16. Nassif: você sabe que só tá

    Nassif: você sabe que só tá no mundo o que ta nos autos. Esse é o ambiente jurídico em que se insere o ministro Marco Aurélio. Não poucas vezes li seus votos, muitas vezes contrariando coisas que eu entendia por correto. Sempre foi coerente com suas idéias. E mesmo não gostando, respeitei-as. Acho que seria preciso conhecimento dos processo em questão.

    Agora mesmo, seja no caso da irmã de Mineirinho, seja no seu caso desse meliante no Senado. São cenários diferentes. Cada qual com seu cada qual. 

    Quanto a prisão provisória, tenho que ele não faz destinação se é a de Andrea o de quem quer que seja. Não defende a pessoa, mas os princípios que norteiam os atos jurídicos. Ele nunca disse que o achincalhamento, seja de Gleise, seja do Zé o de Lula, que seriam válidos ou louváveis. Por isto o dito “anacrônico” não se assenta na figura desse ministros, um dos poucos (ainda) decentes naquilo que já foi a mais alta Corte da Nação.

    Compare-o ao eletista Barroso. Ao Carrasco de Diamantino, a Kojak, que já chegou “limpando a eira”, a Penelope Charmosa, a que “condena por que a lei lhe permite” (dizem que o pai da frase, na verdade, é Savonarola dos Pinhais). E o Decano, amigo íntimo daquele cujus crimes tão prescritos, por isto anda livre, leve e solto? Tem também aquele que vota no que o Carrasco mandar. Lembra das últimas que a grande mídia publicou sobre aquele Circo dos Horrores?

    Dizem que Minierinho, no fundo no fundo, é mero laranja. Quem comandava, política e materialmente, era essa que tá na cana e tida por real cabeça das coisas. O Playboy das Alterosas só desfrutava das benesses, emprestando o nome. Coisa de Minas..

    Se a grande mídia, ou parte dela, repentinamente separou a figura de Andrea, como já havia feito do Dilma, com Jenoino, com os Odebrecht etc., para crucifica-los publicamente, isso é outra história. Comércio é comércio.

    Mas, voltando ao ministro, acho que você foi infeliz na análise dele. O clichê foi impróprio. Pode (e dever) ter muitos defeitos, mas não nesse sentido. Pois é um dos poucos que ainda merece nosso respeito. Pelo menos o meu.

  17. Não vou derramar uma lágrima

    Não vou derramar uma lágrima pela abominavel Andréa das Neves, Dirceu amarga prisão a anos sem um fiapo de prova, apenas porque a literatura jurídica permite, pois então que se derrame sobre os Neves toda a literatura jurídica que for possível.

  18. Não tenho pena de golpista, não. Nenhuma.

    Golpista não merece perdão. Golpista não merece compaixão. Golpista merece tudo de ruim.

    Golpista tem de ser escrachado DIA E NOITE!

    Lugar de golpista é na cadeia, no cadafalso ou no cemitério.

    Contra golpista não tem quartel!

    “Traidor da Constituição é traidor da Pátria.” (Ulysses Guimarães)

    1. Pois é. Queria saber se essa

      Pois é. Queria saber se essa corja imunda pensou alguma vez nas milhares de vidas que iam arruinar apenas para satisfazer seus egos mesquinhos.

      Pena? Tá louco. Merecem a forca.

  19. Muito desse “linchamento” é fruto da cultura da impunidade

    Chega a ser quase impossível não vibrar com a prisão de corruptos que acumularam décadas de mals feitos à sociedade aliado ao completo sentimento de estar acima de todas as leis.

    No caso do clã de Aécio a impunidade era total: nem mesmo a imprensa questionava seus atos, diferente de outros corruptos notórios que escapam impunes da justiça mas no mínimo tinham seus nomes associados à corrupção.

    Infelizmente é bem previsível que isso aconteça no Brasil… vários excessos e injustiças realmente vão ocorrer.

    Porém, nesse caso eu não vi nada que se aproxime do “linchamento”. Isso ocorreu com Dilma, Dirceu, Genoíno, Collor, Maluf. Com Andrea Neves houve leve xingamento durante a prisão. No caso, eu também considero a prisão dos irmãos necessária pois eles obviamente apareciam tentando intervir nas investigações e tem um histórico de agressividade quando são confrontados.

  20. Sou progressista e até por

    Sou progressista e até por ver tanta perseguição aos partida´rios de esquerda, não aprova em nada o que fazem com essa figura de MInas. Está errado como esteve errado todas as vezes que fizeram o mesmo com figuras do Pt. Se todos fossem anacrônicos com o  Marco Aurélio, não teríamos moros, janots, gilmares, dalagnois, fernandos limas e afins. Em compensação, teríamos mais justiça e menos espetáculos. Teríamos menos desclabros e, provavelmente, teríamos   uma presidenta eleita democraticamente trabalhando para o povo e não para o capital financeiro.

  21. Olha, estou tentando

    Olha, estou tentando encontrar uma palavra para expressar o que sinto sobre aqueles que aqueles que arruinaram o país…. 

     

  22. E o povo confia na justiça?

           Um povo que confia nas instituições, na justiça, não comete linchamentos, não investe contra criminosos, aguarda seguro e tranquilo pois sabe que o que de pior poderia acontecer ao criminoso, aconteceu: cair nas garras da justiça que lhe dará punição justa, nem severa nem generosa! 

            No Brasil atual temos duas condicionantes para linchamentos: 1 – o povo não confia na justiça (e poderia?) 2 – a cizania e o ódio disseminados na sociedade pela imprensa, principalmente, não nos permite um olhar de serenidade diante do criminoso.

  23. Não é só pq o Aécio deve ser preso que sua irmã deve ser solta

    A Irmã do Aécio Neves, se solta, pode destruir provas e obstruir a justiça. Há provas contra ela. Já contra petistas não há provas, apenas convicções, e mesmo assim eles ficam apodrecendo nas masmorras da lavabosta moreira

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador