Após 3 anos de Lava Jato, ministro do STF toma atitude contra vazamento

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, relator da Lava Jato, determinou que a entrega de cópias de delações da Odebrecht, que não vieram a público na íntegra, seja entregue a políticos que solicitaram acesso com uma marca d’água nas páginas. A ideia é facilitar a identificação de possíveis vazadores. É a primeira vez, após 3 anos de operação Lava Jato, que um magistrado toda alguma atitude para prevenir vazamentos. 

Segundo reportagem de O Globo, a decisão de Fachin atende a um pedido feito pelo advogado que defende vários políticos, entre eles o ex-ministro Geddel Vieira Lima.

“(…) ele [Fachin] determinou uma nova medida de segurança: as cópias a que eles terão acesso deverão trazer um marca d’água para inibir vazamentos ou, ao menos, facilitar a identificação de vazadores. Caso não cumpram com o dever do sigilo, alertou Fachin, poderão ser punidos.”

“Para o cumprimento desta decisão, deverá a Secretaria (Judiciária do STF), quando solicitada pela defesa técnica, providenciar a extração de cópia das referidas peças, apondo-lhe marca d’água que viabilize o controle do sigilo imposto nos referidos autos, cientificando-lhe do dever de garantir a restrição da publicidade imposta sobre os documentos”, escreveu Fachin.

Além de Geddel, pediram acesso às delações o ex-ministro Jaques Wagner (PT), o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), e o vice-governador João Leão (PP), entre outros. Todos representados por Gamil Föppel. Ele terá acesso à delação de 14 executivos da Odebrecht, incluindo Marcelo Odebrecht, Alenxadrinho Alencar, Emílio Odebrecht e outros.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas o que a imprensa publica

    Mas o que a imprensa publica é o texto, não as folhas físicas. Qual o problema em ter um digitador para transcrever os textos ou usar um software OCR para escanear as páginas? Apenas eventuais cópias de documentos (recibos, notas fiscais, comprovantes, etc) é que ficariam impedidos de serem publicados, mas isso não faz diferença nenhuma.

  2. Não vai funcionar. O

    Não vai funcionar. O vazamento é essencial à Lava Jato, a aliança com a MIDIA é o instrumento central

    da operação e essa aliança depende do vazamento sistematico. O vazador não vai mandar a pagina com linha d´agua para a revista, basta enviar o miolo do assunto, pode ser até por whatsapp, não vejo em que essa providencia vai impedir o vazamento.

    1. Não vai funcionar.

      Além do evidenciado por André há que se notar que  muitos vazamentos, ao que corre na rede, se dá por obra e graça de informantes de dentro das instituições.

      Esse conluio com a mídia é peça central da assim chamada lavajato.

      E, como também já foi dito a munição contra os suspeitos de sempre acabou.

      Apenas jogo de cena para o distinto público.

      É hora de dar um certo ar de cumprimento ao marco legal.

  3. O dia que o BRASIL voltar a

    O dia que o BRASIL voltar a ser uma democracia uma das primeiras providências é pensar o que fazer com este Poder Judiciário FORA DE CONTROLE.

    Um Poder Judiciário que atrasa ritos  ..golpista ..que da medo ..responsável DIRETAMENTE por manter 40% dos presos sem julgamento  ..um que pede vistas a perde de vista  ,,que não dá satisfação  ..que faz proselitismo político na maior CARA DE PAU.

    Um Judiciário que antes de respeitar as leis estabelcidas e  a Constituição do páis, permite com que seus membros deem interpretações fora da risca e INVENTEM regras ao seu interesse.

    Judiciário de mandato vitalício (como pode, até os 75) ..comandado por NABABOS de direitos exclusivos  ..de conchavos, golpista  ..um que com este desenho JAMAIS o brasileiro saberá o que significa a CIDADANIA e a isonomia entre os seus.

    Vdd é que essa turma precisa ser ENQUADRADA e ter prazo pra prestar contas  ..contas por exemplo no caso do impeach (golpe) dado a um presidente eleito cujo mérito sequer foi analisado.

    em tempo – e as novas regras que fixam mandatos, digamos de OITO ANOS (igual ao imprestável senado) deverá valer pros togados de agora tb (Gilmar Toffoli FUx etc) uma vêz que estes não tem direito adquirido, mas sim perspectiva de direito como interpretação recente dos próprios çupremos pros potenciais aposentados.

    1. Salsicha

      Nosso judiciário e  nosso ministérrio público poderiam ser colocados na máquina de fazer salsicha, teríamos um produto de má qualidade, porém, faria um malefício menor do que faz hoje. 

  4. Se souberem a resposta,

    Se souberem a resposta, poderiam explicar como a marca d’água facilitaria a identificação?

    Um exemplo do passo-a-passo de como isso funcionaria seria ideal.

    1. 14 pedidos, 14 marcas diferentes

      Entao se a imprensa publicar alguma copia de pagina, é só ver qual a marca dagua e com ela quem retirou o processo.

      Note que nada impede de editar a imagem com um photoshop da vida e RETIRAR a marca dagua ou copiar o texto digitando novamente

      Agora que isso nao vai inibir vazamento dentro da PF, do MPF e da PGR, nao vai mesmo

       

  5. É importante, mas insuficiente

    O ideal seria criminalizar o ato de vazamento de informações judiciais sigilosas, penalizando o magistrado, o promotor ou o advogado da parte beneficiada.

    Vazamento para veículos de mídia é um tipo de corrupção. O processo que sofreu vazamento deveria ser anulado e retornar à 1ª instância com outro juiz. Aliás, deveria ser permitido ao réu recusar um juiz suspeito.

  6. mais da automação besta…

    que só vai gerar mais despesas e facilidades para maior contaminação das peças……………………

    se não partirem pra cima dos que se benefiam dos vazamentos, toda e qualquer outra medida preventiva que for implantada se autodestruirá de imediato

    impressionante como nunca se interessam por buscar a verdade doa a quem doer……………..

    certíssimo, o mcn: vazou, começa tudo de novo sem valorar nada do que foi vazado

  7. Claro que esse juizeco

    Claro que esse juizeco covarde e hipócrita está jogando para a plateia alienada que lhe dá audiência. Ele sabe muito bem que faz parte de um ridículo circo de “faz de conta.”

    Não percamos tempo com isso, pois, não somos jumentos pra comer milho na mão desses hipócritas.

    Abraço a todos e desejo muitas mudanças, as quais, nos leve a substituir essa corja de velhos  decrépitos e mentirosos, no ano que se aproxima.

    Orlando

  8. Mais uma BOBAJADA do PIOR

    Mais uma BOBAJADA do PIOR Judiciário do mundo. Basta digitar essas porcarias de “acordo” e transmitir para a imprensa como já é praxe. Se quiser transmitir e repercutir o documento original tem UM MILHÃO de programas na rede, inclusive GRATUITOS que retiram marca d’agua de documentos. Eu queto é saber quando esse judiciario vagabundo vai processar um certo juiz de coritiba pelo crime CONTRA A SEGURANÇA NACIONAL de divulgação de grampos contra a presidencia da republica. Quando um certo CNJ e o CNMP irão processar DD e outros procuradores da republica por estarem na surdina fazendo acordos pouco republicanos com criminosos como foi provado por DURAN. Fachin e esse judiciario golpista que vão catar coquinho!

  9. Esse pusilânime quer os holofotes para si

    Se juntarmos Fachin, Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Luiz Fux, Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes, todos eles, nã valem um ‘peido seco’, para lembrar célebre expressão usada pelo Jornalista e Escritor Fernando de Morais, para resumir o que pensava a respeito de certo “historiador” tucano, de nome Marco Antonio Villa.

  10. Agora, conta a piada do papagaio.

    De onde menos se espera, daí é que não sai nada. Cada uma. Marca dágua, em tempos de inteligência artificial. Quem sabe colocarm o selo do imperados com cera e marca do anel real?

  11. O título da matéria é

    O título da matéria é enganoso. Achei que algum ministro do supremo tivesse tomado uma atitude contra os vazamentos já acontecidos, cometidos por otoridades da justiça de piso, do meganhistério público ou das diversas puliças.

    Mas não, trata-se de uma medida contra possíveis vazamentos futuros por parte de réus nos processos. E ainda por cima, como muitos já aventaram, uma medida provavelmente inócua.

  12. União
    Lula eleito aprovará com o apoio dos deputados golpistas a lei de abuso de autoridade e a lei de regulamentação da mídia. Facinho, facinho.Elementar caro Watson.Para a plebe nada disso fará diferença.Nossos objetos de desejo independe de supostos penduricalhos constitucionais.Enquanto isso a corte se diverte.

  13. Vão, inclusive…..

    por a tal “marca aquatica” em gravação de audio, video e fotografia ; )

    Podia ser até uma boa ideia……..antes da invenção da fotografia, la pela metade do seculo 19…………

  14. Ainda não caiu a ficha do

    Ainda não caiu a ficha do Fachin, o inocente ainda acha que esta no controle, ah! coitado! Quem julga e condena é o continuum Midia-Vazadores, a Fachin e seus inuteis companheiros decorativos cabe apenas homologar as sentenças da mídia, que naturalmente emanam da metrópole, o Big Brother do Norte.

  15. Um militante político…

    Foi nos anos colloridos. Sua Alteza, Rosane Collor, recebeu um dinheirão da extinta LBA de forma ilegal.  Foi através do Banco do Brasil e a documentação precisava ser arquivada. Claro, estava sob sigilo bancário. O militante que arquivou, leu e indignou-se. Salários congelados, contas atrasadas e ele vendo aquela pouca vergonha. Copiou a documentação (época da Xerox) e entregou para a diretoria do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro. Foi um belo escândalo, rendeu algumas manchetes dos jornais mais reacionários do país, O Globo y compris. O Banco do Brasil não tinha provas contra ninguém, mas o suspeito número um era o militante sindical, rapaz de uns 25 anos. Ele foi demitido por justa causa, mas sem provas formais, eram só desconfianças. O sindicato, durante dois anos, pagou-lhe os salários, com aprovação de todos os associados. Dois anos depois, a demissão foi anulada e ele voltou às atividades bancárias. Mas no início dos anos 90, ainda havia juízes do trabalho com “aquilo roxo”. Hoje, suas santidades, digo, suas excelências têm “aquilo cor-de-rosa”. Eita Brasil, quanto mais o tempo passa, pior fica. Até elegeram Tiririca, que envergonhado com a m….que fez, disse que desistiu de concorrer à reeleição. So o tempo dirá.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador