Após 65 testemunhas, Moro segue nas audiências do triplex do Guarujá

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
 
Jornal GGN – Após ouvir um total de 65 testemunhas, o juiz federal Sérgio Moro segue nas audiências, colhendo os depoimentos para a acusação de Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex em Guaruja, no litoral de São Paulo.
 
No processo da Operação Lava Jato em que o ex-presidente e outros seis são réus, Moro não obteve a confirmação da vinculação do nome do ex-presidente Lula a supostos desvios relacionados a contratos da Petrobras ou à compra do apartamento.
 
Em depoimento prestado nesta terça-feira (21), o Tenente do Exército e chefe da equipe de apoio institucional de Lula, Valmir Moraes da Silva, era o responsável por acompanhar o ex-presidente em todos os seus deslocamentos. Valmir afirmou que esteve uma única vez com Lula no Edifício Solaris, no Guarujá, quando o ex-presidente foi conhecer o imóvel para verificar possível interesse.
 
Explicou que era absolutamente normal o imóvel ter sido apresentado por um diretor da OAS, uma vez que o ex-presidente sempre foi recebido por pessoas da alta direção nas instituições visitadas. Naquele dia, contou o tenente, Lula manifestou o desinteresse pelo imóvel e que iria sugerir a Donar Marisa para que pedisse a devolução do dinheiro investido em 2005.
 
Valmir Moraes contou que aquela foi a primeira e única vez que Lula esteve no edifício, e disse que tal confirmação pode ser provada pelos registros de diárias da Presidência da República em viagens. Disse que dona Marisa foi quem retornou, mas também apenas uma vez.
 
Explicou que jamais ouviu falar de qualquer outra visita e que tampouco realizou qualquer outro procedimento de segurança, em outras datas, como ocorria quando o ex-presidente visitava locais.
 
Outra testemunha ouvida nesta terça, o então advogado da Petrobras em 2007 e atual procurador da República, Silvio Pettengill Neto, disse que foi ele o responsável por emitir parecer jurídico opinando pela legalidade da contratação direta, sem licitação, de um dos contratos mencionados na denúncia.
 
Disse que jamais sofreu qualquer interferência para emitir o seu posicionamento jurídico e tampouco questionado por sua tomada, seja por parte de órgãos de controle interno ou externo da Petrobras. 
 
“Mais uma vez os depoimentos colhidos mostraram que a acusação contra Lula é frívola, sem materialidade, baseada apenas em suposições e no intuito de criar embaraços indevidos às atividades políticas do ex-Presidente”, afirmou, em nota, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins.
 
Somente nesta terça-feira, foram seis depoimentos por videoconferência ouvidos pela manhã, pela Justiça Federal de São Paulo e do Paraná, e à tarde, outras três testemunhas prestaram depoimento por videoconferência, uma em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e duas em São Bernardo do Campo, São Paulo.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O mesmo Estado que gasta

    O mesmo Estado que gasta dinheiro inutilmente para perseguir o inocente Lula, gasta muito mais dinheiro para garantir a impunidade de criminosos como Aécio Neves, Romero Jucá, Michel Temer, José Serra, o Angorá e outros.

    Chegou a hora de destruir totalmente este Estado.

    Ele não cumpre sua principal função: proporcionar educação, saúde, bem estar social, emprego, renda e segurança alimentar para a maioria da população brasileira. 

     

  2. Quem será x pioneirx a

    Quem será x pioneirx a apresentar um projeto de lei tipificando e criminalizando a prática de Lawfare?

    Confesso que, embora seja da área de exatas, gostaria de estudar o tema para, quem sabe, ajudar na proposição de tal lei. 

    No mínimo deveria obrigar o ressarcimento do erário por parte dos praticantes da Lawfare, na parte cível.

    E no mínimo resultar em exoneração a bem do serviço público, na parte criminal.

    Deveria haver devolução de diárias, valores gastos com recursos materiais, humanos e serviços.

  3. CUSTO TRIPLEX x CUSTO MORO
    Alguém aí, expert em números do governo consegue dar uma pálida ideia de custo SÓ desta investigação do triplex em relação ao valor da bufunfa que se diz ter sido tungada nesse triplex??Qual a proporção de CUSTO TRIPLEX x CUSTO MORO??Isso, s/ nos preocuparmos c/ o custo moral a todos “envolvidos” na investigação, D. Marisa, perda c/ imagem e credibilidade das construtoras…

  4. Moro está em uma sinuca de

    Moro está em uma sinuca de bico. Se julgar de acordo com as provas, será obrigado a absolver Lula, já que não houve absolutamente nenhuma confirmação da acusação. Mas isso implicaria na destruição da sua imagem como bastião da luta contra a corrupção. Como justificar a absolvição de Lula para o exército de coxinhas sedentos por sangue que são os seus seguidores?

    Por outro lado, se condenar Lula sem nenhuma prova, talvez até consiga a confirmação na segunda instância, mas perante a comunidade internacional, a imprensa do exterior e os órgãos que estão acompanhando o julgamento, como a ONU e a OEA, estará definitivamente decretado o estado de exceção e a ditadura judiciária no Brasil.

  5. Não estou fazendo imprecação,
    Não estou fazendo imprecação, mas dificilmente Moro chegará à velhice.
    Por todo mal que vem fazendo a micro,pequenas, médias e grandes empresas.
    Imagino que hoje deve ter milhões de pessoas com algum sentimento de revolta contra esse juiz.
    Isso sem contar o sentimento de revolta que ele provoca nos simpatizantes do presidente Lula.
    Sinceramente, acredito que em algum momento vamos deixar se ser bananas, até para garantimos a nossa própria sobrevivência.

  6. Quanto custa esta farsa???

    Esta acusação e este processo não deveria ter sequer se instaurado. Eu me pergunto quanto do dinheiro publico vem sendo gasto num processo que visa apenas sujar o nome de um cidadão, com claros objetivos eleitorais. Curioso é que o MPF, ao invés de defender o publico compactua com isto

  7. Lula doa, já Moro só

    Lula doa, já Moro só mama…se Lula quisesse, teria vários apartamentos, agora se Moro quisesse mesmo lutar contra a corrupção deveria procurar saber dos 23 milhões que o Serra depoisitou na Suiçã, que tal tentar descobrir como FHC deu de presente apto de 1 milhão de reais prá namorada novinha…

    Lula recebe prêmio Lech Walessa e o oferece à Africa

    http://www.institutolula.org/lula-recebe-premio-lech-walesa-e-o-oferece-a-africa

  8. Começo a acreditar na

    Começo a acreditar na hipótese levantada por um conhecido, de que Moro, por conta de seu messianismo doente, age como a pessoa que qurendo parar de fumar, fuma muito mais, como se fosse conseguir acabar com todos os cigarros do mundo (e aí, sim, parava de fumar, como se a responsabilidade fosse do cigarro e não dele).

    Cada ação sua o afunda mais no lamaçal do autoritarismo e da arbitrariedade parcial. Será que ele pretende continuar com isso até que se torne insuportável e insustentável para si mesmo e aí, como se fatores externos – e não ele, responsável – tivesse que fugir para Miami? Quando será que alguma testemunha vai dizer: “Lamento contrariá-lo, Excelência, mas não, Lula não fez isso.”?

  9. Keep on digging it up, Curitiban Rodent

    Back off, Boogaloo, and take a hike

    É isso aí, Camundongo. Esperamos pela sua condenaçãozinha palha, Roedorzão

  10. Basta uma

    Basta que apareça UMA ÚNICA testemunha incriminando o Lula que o Moro ignorará os depoimentos das demais 65, e convalidará essa que lhe interessa. Mas está mais difícil conseguir essa testemunha “interessada” do que o juiz imaginava…

  11. Moro age como um covarde,vai

    Moro age como um covarde,vai condenar sem provas pois não tera coragem,ou humildade,de admitir que foi longe demais.Deu corda para os procuradores,e se não condenar sera enforcado por sua vaidade e partidarismo.

  12. Moro está empacado entre a negação e a raiva

    O juiz Sérgio Moro está empacado entre a negação e a raiva, que compõe as 5 fases do trauma. Já ouviu 65 testemuhas e não conseguiu absolutamente nada contra o Lula. Nessa sua louca epopeia  oscila entre a primeiara fase, a negação e a segunda fase, a raiva.  Não quer adimitir que vai falhar, pelo menos nesse primeiro, processo em condenar o Lula. Daí tem rompantes de raiva e autoritarismo enquanto persegue qualquer traço por mínimo que seja, que possa incrimnar o Lula. Quantos testemunhas mais serão preciso, para que ele possa avançar para a fase de barganha, depois para depressão e por último, finalmente entrar na aceitação de que Lula é inocente? O crescimento de Lula nas pesquisas, é um fator de pressão em cima de Moro, pois sabe que se falhar em inciminar Lula, será responsabilizado por ajudar a colá-lo novamente no poder.

  13. Moro está empacado entre a negação e a raiva

    O juiz Sérgio Moro está empacado entre a negação e a raiva, que compõe as 5 fases do trauma. Já ouviu 65 testemuhas e não conseguiu absolutamente nada contra o Lula. Nessa sua louca epopeia  oscila entre a primeiara fase, a negação e a segunda fase, a raiva.  Não quer adimitir que vai falhar, pelo menos nesse primeiro, processo em condenar o Lula. Daí tem rompantes de raiva e autoritarismo enquanto persegue qualquer traço por mínimo que seja, que possa incrimnar o Lula. Quantos testemunhas mais serão preciso, para que ele possa avançar para a fase de barganha, depois para depressão e por último, finalmente entrar na aceitação de que Lula é inocente? O crescimento de Lula nas pesquisas, é um fator de pressão em cima de Moro, pois sabe que se falhar em inciminar Lula, será responsabilizado por ajudar a colá-lo novamente no poder.

  14. Moro é prisioneiro do ego do Moro.

    Moro está prisioneiro do seu próprio ego, se ele condenar Lula a partir de nada que é o que ele tem, ele estaria morto nas suas ambições de celebridade mundial que ele se acha, todas as portas no exterior se fecharão a sua frente, tornando-se uma figura “non grata” no mundo acadêmico internacional, ou seja, uma figura execrável. Isto o Ego de Moro não permite, por outro lado o seu compromisso é prender Lula, porém se fizer isto, provavelmente a Isto É ou a Veja ou agraciarão com títulos e reportagens, porém ele sabe que tudo isto é uma farsa e que no primeiro movimento da política nacional ele será tratado como merece.

    Ou seja, o Ego de Moro não permite que Moro haja como Moro.

  15. Aí acontece o seguinte

    Aparece como testemunha o “astrônomo” russo que previu a queda do meteoro na Terra no último dia 16, depondo via declaração feita num guardanapo de papel do boteco da esquina. Diz que o apê é sim do Lula. E o Moro vai lá e condena o Lula…

  16. Existe um erro ao compar o

    Existe um erro ao compar o custo do triplex vs o custo do processo de Moro.

    O custo do processo de Moro tem que ser comparado ao custo de perder as eleicoes para Lula em 2018. Para o PMDB e o PSDB, isso nao tem preco. Para uma porcentagem da populacao, o custo do processo de Moro é irrelevante se poder inviabilizar a candidatura Lula 2018.

  17. Não sou advogado
    não entendo o meio juridico, mas quanto dinheiro gasto para chamar 65 testemunhas num caso que ate um leigo como eu vê que não tem fundamento, o Lula não usufruiu do imovel, visitou como comprador,era cooperado do imovel como qualquer outro, o imovel não estava nem pronto na epoca, Criou-se uma suposição e estão gastando muito dinheiro publico nesta suposição, gente é 65 testemunhas, nunca antes na historia desse pais um caso com 65 testemunhas”,

  18. Como pode ?

    Um homem deste estar solto. Não digo na cadeia, mas em um manicônio, um Juqueri de antigamente. Ele está-se tornando um perigo p/ os brasileiros e o país.

    Precisa urgentemente de uns choques de uns medicamentos bem fortes para ver se recupera suas faculdades mentais. Gosto de Curitiba, mas nãoirei mais p/ lá, enquanto essa figura estiver solta..

    Ele tem obsessão pelo Lula, um misto de inveja e muito, mas mt mesmo ódio de classes. Mesmo se estiver sendo mt bem remunerado, pois, lembrando de outra operação executada por ele, que deu em nada, pois os reus eram Tucanos. Mas dá-se para medir o seu caráter e provavelmente a loucura que o domina ao ouvir falar do torneiro mecânico, ainda por cima Nordestino.

    Um infeliz, para mim.

    1. Agora me ocorreu a ideia de

      Agora me ocorreu a ideia de que Moro, perturbado como é, pode estar pensando:

      “Tive que atender ao PSDB e acabei com fama de bunda-mole no caso do Banestado. E os que mais me xingaram foram os da oposição ao PSDB. Humpf, ‘bunda-mole’, é? Esses opositores vão ver agora quem é o bunda-mole!”

       

       

        1. Prezada Lenita
          Bom dia
          Moro

          Prezada Lenita

          Bom dia

          Moro segue uma pauta, não caia nessa de pensar em doença mental ou burrice!!!

          E o objetivo não é prender o Lula, mas sim desgasta-lo até ele não aguentar mais e ir para o ostracismo que foi Dilma, JB!

          Em breve, voltará para os USA para curtir a vida e quem sabe,  (se precisarem), voltar ao patropi para outro estrago, como o que estão fazendo no país agora!

          Abração

           

    2. Prerrogativas de um Juiz!

      Como vc é ignorante hein! Quer opinar mas não sabe o que está falando. Juiz só pode ser preso por flagrande de CRIME INAFIANÇÁVEL e mesmo assim, por ordem do Tribunal. Nem delegado pode abrir inquérito contra Juiz, pois é considerado autoridade incompetente.

  19. Corretagem

      Pela insistência e tanta “publicidade” negativa, este “triplex” na Ilha de Santo Amaro ( na porcaria da praia das Asturias ), deve ter já caido muito de preço, desvaloriza a cada  ” interrogatório “.

       Será que o inclito Dr. Moro conhece o Guarujá ?

  20. É o Bacanal Brazzil! É a SURUBA!
    Com licença? ASSIM É. PAÍS SEM PUDOR! É o Bacanal Brazzil! É a SURUBA como definiu o líder do governo no Senado, o “Caju”.> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/02/24/assim-e-pais-sem-pudor-e-o-bacanal-brazzil-e-a-suruba-como-definiu-o-lider-do-governo-no-senado-o-caju/ “…Para os ricos cada vez mais e mais. O Bacanal Brazzil está aberto e a SURUBA ferve! Encoste-se na parede e proteja eu rabo, se tiver algum jeito. Pior, acho que não tem não! O QUE VOCÊ ACHA DE MULTIPLICAR ESTE VÍDEO? VEJA A SEGUIR O CASO-FRAUDE DA PREVIDÊNCIA. ASSIM É. PAÍS SEM PUDOR!…” > https://www.facebook.com/rosacra13/videos/10210450969782640/ orgia-suruba-bacanalcoxinha-traidores-da-patria-502coxinha-traidores-da-patria-498coxinha-traidores-da-patria-500coxinha-traidores-da-patria-501

    Verdade.
    A crise é somente para reduzir direitos dos menos favorecidos.
    A crise é somente usada para nos “f*der”. É o Bacanal Brazzil! É a SURUBA, como definiu o líder do governo no Senado, o “Caju”. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador