Após admitir que não houve crime, Moro libera acervo de Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Depois de inocentar Lula da acusação de lavagem de dinheiro e corrupção passiva por causa de contrato com a OAS para armazenamento do acervo presidencial, Sergio Moro decidiu autorizar o deslacre do material, que está guardado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Segundo informações de Mônica Bergamos, os “dez contêineres com objetos e as 400 mil cartas que o petista recebeu quando era presidente estavam trancados, à espera do desfecho judicial da acusação de que tinham sido armazenados e mantidos com dinheiro ilícito.”

“Moro absolveu o ex-presidente e Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, da acusação de lavagem de dinheiro e corrupção passiva por aceitar que a OAS pagasse pela manutenção do acervo. O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) ainda tem que decidir se mantém ou revê a sentença de Moro.”
 
Okamotto já recorreu para que os termos de sua absolvição sejam alterados de maneira que fique claro que os procuradores de Curitiba não conseguiram provar as acusações feitas. Segundo dados do TRF4, a demanda foi parar no Supremo Tribunal Federal para análise do relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin.
 
Ainda de acordo com a colunista, Moro também marcou o depoimento de Lula no processo do sítio de Atibaia. O ex-presidente deve depor no dia 5 de fevereiro de 2018.
 
“Se a velocidade média de tramitação de processos sob a jurisdição de Moro for mantida neste caso, Lula deve voltar a depor ao magistrado em junho de 2018 – quando a campanha eleitoral à Presidência já pode ter atingido alta temperatura.”
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ATOS ILEGAIS DE MORO.
    Depois de tantaperseguição e burrice desse juiz que faz suas próprias leis, será que vai ficar tudo por isso mesmo, ou o juiz vai ter que pedir desculpas e pagar os prejuízos financeiros, éticos, morais e políticos do grande Lula?OU SERÁ QUE ESSE TIPO DE JUIZ PODE ERRAR A VONTADE E FAZER TUDO QUE  QUISER SEM SER PENALISADO POR NADA DE ERRADO QUE PRATICAR?

    1. Lei de abuso de autoridade.
      Por isso a porca tarefa da farsa à jato é contra a lei de abuso de autoridade. Para eles fazerem tudo o que bem entenderem, ser correr o risco de serem considerados e processados.

    2. Calminha ai!
      Foi só do acervo que o nove dedos escapou, esse é café pequeno, o que esta por vir não temos nem idéia, mas imagino que vai ficar para história, como ex presidente com maior numeros de delitos ja praticados num país, causando de maneira direta aumento gigantesco na criminalidade pela crise causada por ele e sua fantoche dilma, empresários tirando a própria vida por não conseguir mais pagar seus funcionários, casamentos desfeitos devido o desemprego absurdo que enfrentamos hoje, pessoas que morrem todos os dias por falta de dinheiro para a saúde, culpa dos desmandos praticados pelo ex e sua quadrilha extremamente organizada. Olha não acredito em sorte ou azar, mas cheguei a conclusão que o 13 é fffff.

      1. Até pela maneira que você se
        Até pela maneira que você se refere (nove dedos) já dá para fazer uma ideia de como você é… Desculpe-me, mas acho que você não tem a mínima noção do que está falando. Não sou lulista, tampouco petista, mas estudo e gosto das coisas justas: o Lula, queira ou não, foi o melhor presidente que o Brasil já teve; foi o único que deu dignidade aos pobres, e isso em todos os sentidos: educação, alimentação, moradia; tirou 80 milhões de pessoas da miséria; terminou o segundo mandato com 80% de aprovação; ele promoveu o melhor momento econômico da história brasileira – eu poderia lhe dar mais exemplos, mas deixa pra lá… Um dos problemas no Brasil (e que está por trás desta perseguição e ódio) é que, quem tem alguma coisa, não quer que quem não tem tenha alguma coisa – isso é ódio de classe, na minha opinião.

  2. Quem punira MORO?

    Quem punira Moro? além de sua parcialidade com relaçao a Lula, ele deveria ser julgado por crime Lesa-Patria. Ele contribuiu para o descrédito das grandes empresas brasileiras, para o desemprego, para o desmonte de tecnologias brasileira, exemplo do pré sal. Ele deveria ter punido com base de provas concretas os verdadeiros corruptos e nao falir as grandes empresas e aumentar o desemprego nacional. O Nassif é um dos maiores jornalistas de investigaçao no Brasil e certamente tem mais elementos que eu para provar que esse juiz cometeu crime Lesa-Patria.

    1. Então deveríamos manter a corrupção?
      Então para o bem do país deveríamos manter a mamata? Para vcs o fato de ter levantado e provado vários atos de corrupção foi maléfico para o país.
      Agora, só um detalhe: vcs acusam o juiz de um ato que não é responsabilidade dele, pois quem investiga e a PF e o MPF, é que acusa é o MPF. O Juiz só autoriza as ações necessárias para as investigações e julga o processo de acordo com os autos.

      1. Deveria ter sido prudente,prender corruptos e manter as empresas

        Não vamos esquecer… foi montado uma força tarefa, onde juiz, acusador e investigador aturam em conjunto. será que soberam separar as funções? Eu me pergunto, se a justiça é justa, qualquer juiz de 1 instancia do brazil poderia julgar estes casos, porque apenas 1? passe o caso para outros juizes, e vamos ver o resultado. Julguem com imparcialidade.

  3. Isso tudo vai entrar p/ historia da parcialidade no Direito

    E deve ter absolvido porque viu que o FHC tem os mesmos problemas que Lula para manter o acervo. E abolveu condenando moralmente Okamato e Lula. Eh inacreditavel esse juiz Sergio Moro.

  4. Manda prender

    Aliás, o dotô, pelo que diz a imprensa, afirma que os benefícios da reforma do sítio de Atibaia foram auferidos por LULA. O lula não comeu nem bebeu as reformas do tal sítio. Os resultados delas estão lá pro senhor ver e pros reais proprietários continuarem auferindo e se beneficiando, inclusive da provável valorização do imóvel. O LULA não vai poder vender o sítio, dotô, porque não tem a propriedade, nem a posse tem. Se o argumento for esse, adeus justiça brasileira. Fecha as portas, pelo menos evita despercídio de dinheiro público.

    1. Outra versão
      Caro João.

      Não tenho nenhum interesse em defender o lula ou quem quer que seja, mesmo porque as condições não são propícias para ele devido as circunstâncias pois muitas pessoas da sociedade querem agradar um presidente. Pode ser do Brasil, do Corinthians, do Palmeiras, qualquer um.

      Mas não vem ao caso agora, quero contar uma história particular. A uns 20 anos atrás, um primo rico mudou-se de Portugal para o Brasil, alugou uma casa na praia, a reformou e um dos quartos ele disponibilizou para eu e a minha esposa inclusive para ela decorar como quisesse.
      Tínhamos lá fotos, pertences, trajes de banho, lençóis, troca de roupas, calçados, de forma que quando íamos lá levávamos pouca coisa, aquele quarto era nosso.

      Isso perdurou por 5 anos, depois ele se mudou para o Sul, muito longe é muito frio para o meu gosto.

      Se ele fez esse investimento em um imóvel alugado, imagine o que faria se o imóvel fosse dele.
      Por isso não vejo nenhum absurdo uma pessoa ter um quarto privativo na casa de veraneio de um parente ou amigo.

      Tenho outros amigos desapegados que sempre oferecem a casa de praia para irmos dizendo “quando quiser é só pegar as chaves e ir, a casa é de vocês”.
      Quando as pessoas tem uma amizade incondicional é assim, divide-se uma casa ou apenas um pão quando não têm o que dividir.

      Reforço que não sei se é o mesmo caso do Lula mas o que ele relata é parecido com o que ocorreu comigo. Poderia ter sido com o FHC, o Aécio ou o Maluf, não importa, o que aconteceu comigo foi isso.

  5. Provavelmente o o soberano de

    Provavelmente o o soberano de toga ou está com medinho do que o Tacla vai dizer na cpi ou, o mais provável, já deve ter encontrado outra versão fantástica pra condenar o Lula mesmo reconhecendo que ele é inocente. Porque depois da vaza jato, tudo é possível. Até inocentar e condenar, desde qeu seja o Lula.

    1. Mas pode estar, também, recebendo recados…

      Apenas eu levantei uma lebre, que os blogs e portais progressistas preferem não reverberar: a de que as pelos menos três facções existentes nas FFAA travam uma luta intestina e que uma delas, que podemos chamar de legalista/nacionalista pode estar mandando recados aos lavajateiros. No mês passado José Dirceu publicou em blogs progressitas dois artigos em que dialoga com as FFAA. Se lembrarmos que JD é vítima de perseguição e ódio mortal por parte das ORCRIMs midiáticas e judiciárias (essas subordinadas ao alto comando interncional do golpe, que fica nos EUA), que se encontra em liberdade provisória e que o tribunal de exceção em que se transformou o TRF4 aumentou a pena dele para mais de 41 anos, embora NÃO TENHA SIDO APRESENTADA UMA PROVA SEQUER DE EUE ELE TENHA COMETIDO OS CRIMES DE QUE FOI ACUSADO, é no mínimo intrigante que algum “juiz” não tenha determinado o encarceramento do Ex-Ministro da Casa Civil e formulador político do PT.

      Contrariando duas sentenças absolutórias, o tribunal de exceção sediado no RS, vulgarmente chamado de TRF4, por meio da 8a turma, liderada por um irmão siamês do torquemada das araucárias, de nome joão pedro gebran neto, aumentou a pena de João Vaccari Neto de 10 para 24 anos, embora NÃO TENHA SIDO APRESENTADA UMA PROVA SEQUER DE EUE ELE TENHA COMETIDO OS CRIMES DE QUE FOI ACUSADO, somado ao fato de que os reais beneficiários de pagamentos feitos no exterior pela Construtora Norberto Odebrecht, o casal de publicitários João Santana e Mônica Moura, estejam gozando de sua fortuna em suas luxuosas residências, sobretudo depois que sérgio moro liberou mais de R$10 milhões que haviam sido bloqueados. Essa esdrúxula condenação de Vaccari pode ter sido o ‘preço’ combinado pela ala legalista/nacionalista das FFAA com as ORCRIMs judiciárias, já que essas são o cúmulo da vaidade, da soberba, da arrogância.

      Com a nomeação do novo diretor geral da PF, a ala golpista/entreguista das FFAA, liderada pelo general sérgio etchegoyen, exibiu sua musculatura.

      É preciso acompanhar com atenção os próximos acontecimentos, pois a ala legalista/nacionalista costuma ser bem mais sutil quandoenvia seus recados. Se essa ala for majoritária nas FFAA, é possível que barre a tentativa dos golpistas de encarcerarem ou inabilitarem o Ex-Presidente Lula para disputa presidencial. A valentia dos togados não resiste a dois sinais enviados pelas casernas. Aliás, sem a anuências dessas casernas, o golpe não teria prosperado. Mas deu merda e a ala nacionalista/legalista já sabe que não há saída para o País com esse governo quadrilheiro, escravocrata, plutocrata, cleptocrata, privatista e entreguista.

       

  6. Também emprestaria meu sítio
    Concordo com Marcello Zacharias, também tive a sorte na vida de ter um casal de amigos que me emprestou uma casa de praia por quase um ano e outro que me emprestava o carro com muita frequência, porque ele tinha dois e eu nenhum. Se eu tivesse um sítio também emprestaria para o Lula usar por quanto tempo quisesse, pois ter um sítio usado por um ex-presidente com mais de 80% de aprovação depois de oito anos de mandato e pra valorizar historicamente meu sítio.

  7. Também emprestaria meu sítio
    Concordo com Marcello Zacharias, também tive a sorte na vida de ter um casal de amigos que me emprestou uma casa de praia por quase um ano e outro que me emprestava o carro com muita frequência, porque ele tinha dois e eu nenhum. Se eu tivesse um sítio também emprestaria para o Lula usar por quanto tempo quisesse, pois ter um sítio usado por um ex-presidente com mais de 80% de aprovação depois de oito anos de mandato e pra valorizar historicamente meu sítio.

  8. Por onde anda essa lei de
    Por onde anda essa lei de abuso de autoridade que tanto assusta a PGR e juízes sem lei? Um país efetivamente democrático não pode abrir mão de lei como está; não é possível conviver com essas regras, juízes, procuradores e tribunais parciais.
    Que venha logo essa lei. A lei vem para controlar os absurdos, ilegalidades e delitos. Se a temem, não é por acaso.

  9. Com qual interesse agiram a
    Com qual interesse agiram a PF, o MPF e o Juiz Moro em relação ao Lula? Essa é a pergunta. Me lembro que nas passeatas contra a Dilma tinha gente do MPF no “fora Dilma”. “?”

  10. Ninguém é cego
    Fico lendo de defesa do Lula e ataque ao Moro, por isso que a podridão está por todos os cantos, da direita para esquerda e vice versa. Aqui não conhecemos as historias de cada um, entretanto podemos perceber os valores estampados nos pensamentos verbalizados e entendo por qual razão permaneceremos este País que não se desenvolve e não ontem respeito externo. Quem não quer aceitar a podridão destes políticos de Lula, Aécio, Dilma e outros milhares merece mesmo ter está vidinha medíocre, continuem assim envergonhado seus pais e filhos.

    1. Um reaça de direita que nao assume

      ai esta um reaça de direita da pior especie, como ele é do lado dos bandidos e é covarde pra assumir isto, entao ele diz que é tudo igual, cansa esta direita burra e reaça, isto tem cara daquele pobre assalariado que tem um carro com duzentas prestaçoes a pagar e pensa que é elite, só se pode ter dó deste tipo de pessoa

  11. A verdade vem à tona!
    Duvido muito que essa matéria venha a ter a mesma visibilidade quando foram feitas as acusações. A perseguição é implacável contra o ex-presidente Lula pois ele foi o único que fez algo voltado para os menos abastados. Mas, o tempo é o senhor da verdade e a cada dia cai por terra outra mentira.  

  12. Politico

    Minha sogra construiu 2 casas em Cabo Frio e nunca foi um dia lá; só a filha que vai esporadicamente. Eu e meu marido resolvemos aproveitar a casa e fizemos várias reformas. Lá temos nossos livros, remédios, roupas, produtos de higiene, notas de compras nas construtoras, tudo enfim!

    pergunto: de quem é a casa? Da sogra, óbvio!!!

  13. Sérgio Moro e os Procuradores
    Sérgio Moro e os Procuradores da Lava jato, pagos com dinheiro público para fazer justiça seletiva e partidária, não conhecem Lula e sua História de Vida. Pensaram que através de falsas acusações, apreensão de bens materiais, invasão de sua residência e de seus familiares iriam desconstruí-lo, mas o que obtiveram foi aumentar o conceito de Lula junto ao Povo e parir uma Besta Apocalíptica , Bolsonaro, que como seu guru dos EUA, Trump, acham que Paz e Justiça Social se obtêm armando a população. O avanço social auto sustentável só se obtêm através de uma justa distribuição de renda e investimentos massivos e universais em Saúde e Educação. Perderam,  Playboys de Curitiba, perderam

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador