Após perícia contratada por Lula, Lava Jato recua em apuração de recibos

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A força-tarefa da Operação Lava Jato desistiu de solicitar uma perícia dos comprovantes dos pagamentos de aluguel do apartamento vizinho ao de Lula, em São Bernardo do Campo. Pelas provas levantadas, a ação que acusa o ex-presidente de falsificar os recibos deve ser arquivada. 
 
Se antes os membros do Ministério Público Federal (MPF) afirmaram ao juiz federal Sérgio Moro que “sem margem à dúvida” os recibos eram “ideologicamente falsos”, após a defesa do ex-presidente realizar por conta própria a contratação de um perito comprovando a legitimidade dos 31 recibos, a força-tarefa voltou atrás na tentativa de comprovar o contrário.
 
Nesta segunda-feira (18), o MPF protocolou junto à investigação de Incidente de Falsidade que desistiu de realizar a perícia. Na última semana, a defesa de Lula havia anexo aos autos um relatório pericial que demonstra que as assinaturas do proprietário do apartamento, Glaucos da Costamarques, são autênticas e que afasta a hipótese de que os documentos tivessem sido impressos e assinados de uma só vez. 
 
No laudo, o perito Celso M. R. Del Picchia, integrante Emérito da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo, da IAFS – International Association of Forensinc Sciences, da ABC – Associação Brasileira de Criminalística e da Asociación Latinoamericana de Criminalística, confirmava:
 
“Seus textos foram impressos através de, pelo menos, 05 (cinco) diferentes periféricos” e “foram utilizadas, ao menos, duas diferentes impressoras a laser e três diferentes impressoras jato de tinta”. Já em depoimento, a própria testemunha dos procuradores, Costamarques, havia retirado os indícios contra o ex-presidente Lula, confirmando que assinou os recibos.
 
Entretanto, posteriormente, o dono do apartamento afirmou que não recebia quantias de aluguéis. “Nas suas contas circularam valores em espécie compatíveis com o recebimento dos aluguéis, não tendo ele ou o MPF feito qualquer prova de que tais valores não têm essa origem”, lembrou a defesa de Lula.
 
“Além disso, se a palavra do Sr. Costamarques merece crédito segundo a visão do MPF, os procuradores deveriam reconhecer que ele é o proprietário do apartamento, conforme suas declarações, que afastam a absurda tese apontada na denúncia de que o imóvel seria de Lula e teria sido comprado com recursos provenientes de 8 contratos firmados pela Petrobras”, completa o advogado Cristiano Zanin Martins.
 
 
Leia, abaixo, a petição do MPF voltando atrás na apuração:
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os procuradores estão ganhando tempo, criando tumulto para dific

    Os procuradores estão ganhando tempo, criando tumulto para dificultar a defesa o máximo possível. Assim conseguirão impedir o Lula de se candidatar a tempo das eleições de 2018. Não há base racional nenhuma no que estão fazendo. Tudo isso é uma chincana!

  2. Os criminosos da “lava-jato”

    Os criminosos da “lava-jato” foram pegos com as calças nas mãos. Se tivessem algum resto de vergonha iriam acabar com esse CIRCO… Ou não podem fazê-lo sob o risco de serem mortos pelo verdadeiro controlador deles se não continuarem com a parte deles no golpe?

  3. Mas, para o desMoronado,

    Mas, para o desMoronado, agora sem o feicibuque da esposita, tal recuo não virá ao ca(u)so e condenará o Lula, mais uma vez, porque assim seus patrões querem e, pior, porque os desembargas-de-gravatinha-com-lencinhos assinarão embaixo. Aliás, não sei pra que tanto estudo específico pra alguém “virar” juizite eou desprocurador ou meganha se, no final das contas (epa!), os estudos não aprimoram nem vivificam suas (deles) éticas e morais. Corja é muito pouco.

  4.  
    Eu falei que o Moro iria

     

    Eu falei que o Moro iria declarar os recibos ideologicamente falsos.

    Por acaso advinhei? Tenho contatos em Curitiba?

    Apenas raciocinei que não dá para se acreditar que por 4 anos, Dna Mariza fazia o pagamento do aluguel EM DINHEIRO VIVO, com o locador morando em Campo Grande, e, após estourar o escandalo, descobriram que tais pagamento podiam ser feitos através de depósito em conta, de 2015 em diante.

    Além do mais o contador admitiu que fazia os recibos em lotes e o locador disse que não recebeu nem um centavo de locação até o dia que começou a receber via depósito bancario.

    Individualmente, cada um desses indícios não teria valor probatório, mas juntando tudo dá uma prova robusta para se declarar os recibos ideologicamente falsos.

    Esse advogado do Lula é muito, muito ruim.

    Com tanto advogado bom, Lula e Dilma, no impeachment, foram pegar os piores.

    1. Cara, eu entendo seu ponto.

      Cara, eu entendo seu ponto. Mas:

       

      1. O Moro ainda não declarou. Foi a manifestação do MPF que declarou. Aliás, a manchete está um pouco enganosa. Dá a entender que o MPF aceitou os recibos como verdadeiros, mas na verdade desistiu de apurar se são materialmente falsos em razão de , para o MPF, já ser possível concluir que são Ideologicamente Falsos;

      2. O Glaucos da Costamarques vivia em São Paulo. Só depois de 2014, após sua doença, que foi para Campo Grande. Inclusive esse foi um dos motivos pelo qual o contador disse que levou os recibos em blocos dos anos de 2014 e 2015. Aproveitou que ele estava internado no Sirio Libanês pq o sr. Glaucos não MAIS residia em São Paulo. Não MAIS! ele deixa claro! Ainda assim, só levou os que estavam faltando e/ou não assinados.

      3. O fato de tê-los assinados em bloco em nada significa falsidade ideológica, SE O PAGAMENTO FOI FEITO. É de praxe locatários e inquilinos que se dão bem pedir todos os recibos somente no fim do ano já pra preparar para o Imposto de Renda do ano que vem. Além disso ele preenchia o carnê-leão.

      4. Não vejo prova da Correlação, o Ato de Ofício, relacionando desvios na Petrobrás em favor dá Odebrecht e a compra do apartamento. Contudo, se não se provar o pagamento, a narrativa do MPF vai ser aceita pelo Moro, pois estão todos de conchave. Então, eu entendo seu ponto e acho que para escapar disso Lula teria que esclarecer como era feito o pagamento e deve-se periciar se há movimentação nas contas do Glaucos que mostrem um padrão de depósito de valores semelhantes ao valor do aluguel do imóvel e em datas parecidas com as dos recibos.

      5. Já tem perícia constatando que não houve saída das contas do Lula, da Marisa e do LILS para pagamentos ao Glaucos, o que complica para o Lula. Mas se for feita perícia nas contas do Glaucos de chegada desse dinheiro, alivia.

      1. Não só isso

        O PONTO CENTRAL é que, mesmo que os recibos tenham sidos provados materialmente verdadeiros, e embora se alegue que sejam ideologicamente falsos, isso NÃO FAZ PROVA de que o apartamento foi comprado com dinheiro de propina de 8 contratos da Petrobras e emtregue a Lula, conforme narrado na denúncia.

        Ora, se o Glaucos afirma categoricamente que comprou com o seu dinheiro, possuindo renda compatível para tanto, atendendo a um pedido de empréstimo de seu primo Bumlai, mas que esperava ao menos receber pelos aluguéis, por que essa versão não deve ser aceita ?

        E por que se previligia a sua outra alegação de não ter recebido os aluguéis, apesar de ter declarado no IR e assinado os recibos ?

          1. Quais delas?

            Quais delas? Foram quatro ou cinco versões. Mas a primeira foi no sentido de que comprou com o seu dinheiro, no seu nome, para Bumlai, como um empréstimo.Nas várias vezes que foi ouvido, sempre manteve a versão de que pretendeu receber pelos aluguéis, tendo inclusive cobrado seu primo Bumlai. Onde a denúncia oferecida contra Lula se encaixa? Leia o recente artigo do Nassif sobre esse caso.

    2. Pelo contrário

      Muito pelo contrário, o advogado de Lula, Dr.Cristiano Zanin Martins, é muito bom, um dos melhores, pela sua competência, dignidade, lealdade, resiliência e destemor ao enfrentar toda essa “corja tarefa” e seu braço midiático, em várias frentes. E não somente ele, mas toda a sua equipe está de parabéns!

      E quanto a essa questão da perícia, o que importa saber é que quem ingressou com o incidente de falsidade FOI O MPF, E NÃO A DEFESA!!!

       À defesa coube apenas refutar os argumentos do MP, e FOI MUITO BEM SUCEDIDA NISSO, tanto que o MP DESISTIU da perícia, (uma vergonha!) sendo que o que deve ter pesado na decisão do MPF em recuar, além da perícia realizada por perito renomado particular contratado pela defesa, foi a insistência desta em ouvir o DR. TACLA DURAN NO MESMO INCIDENTE, o que foi negado por Moro duas vezes, o que levou a defesa a ingressar com recurso junto ao TRF 4, ainda pendente de decisão, mas que agora, com a desistência do MPF, perderá o seu objeto.

  5. Uma correção.
    A perícia não

    Uma correção.

    A perícia não serve para provar que os recibos são IDEOLOGICAMENTE FALSOS, mas sim para se apurar se são MATERIALMENTE FALSOS.

    E pela notícia da UOL, os recibos já foram declarados ideologicamente falsos.

     

    1. Uma merda de comentario.  O

      Uma merda de comentario.  O que significaria “recibo ideologicamente falso” ja que nao sao “materialmente falsos” e o assinante ja confessou que os assinou mesmo em datas diferentes atravez de 4 anos ou mais?

      Quer um desenho em crayon, talvez?  Entao responda a pergunta.

      1. Recibo ideologicamente falso

        Recibo ideologicamente falso quando diz que Dna Marisia pagava os aluguéis em dinheiro vivo.

        Mesmo Costamarques morando em São Paulo até 2014, ainda assim ela teria de ter ido por 36 meses seguidos de São Bernardo do Campo até São Paulo à casa do Costamarques só para entregar o dinheiro vivo em mãos.

        LULA JAMAIS DEIXARIA QUE A SUA ESPOSA, UMA SENHORA PERTO DOS 60 ANOS FOSSE POR 36 MESES À CASA DO COSTAMARQUES SÓ PARA PAGAR O ALUGUEL EM DINHEIRO.

        NÃO EXISTE UM MARIDO NO MUNDO QUE DEIXARIA ESSA SITUAÇÃO SE DESENROLAR POR 36 MESES SEGUIDOS.

        E quando Costamarques se mudou para Campo Grande em 2014 os pagamentos da esposa do Lula em dinheiro vivo com certeza cessaram, mesmo assim os recibos continuaram a serem emitidos até dezembro de 2015 quando finalmente começaram a ser pagos através de depósito bancário.

      2. “Recibo ideologicamente

        “Recibo ideologicamente falso” eh o que sai do cu dos juizes de merda e procuradores de merda da LavaBunda, talvez?

        Eh os recibos que nao declaram 5 milhoes de reais “por fora”?

        Eh isso um “recibo ideologicamente falso”?

  6. evidentemente não havia urgência em colher assinaturas

    claramente na visão do tantanhol seria normal o cidadão se responsabilizar por uma coisa e deixar o serviço incompleto. só porque o cara tava podendo morrer. pra que se preocupar… 

  7. Sim, certo…

    …. Mas e como fica tudo o escarcéu que o procuradorinho de bacacheri (o DD do Tacla Durán) fez através da imprensa afirmando que os recibos que a defesa apresentou eram falsos? Este coisinho vai continuar impune até quando? E nós pagando os astronômicos ganhos destes canalhinhas….

  8. Nem vergonha na cara eles tëm

    Esta turma de negociadores de delação comprada é demais. 

    Também se a mídia não fosse a mídia eles já estariam na cadeia.

  9. mentem sempre

    Eles não conseguem parar de mentir e falsear. A própria sentença contra o Lula o condena quando no seu texto ela o inocenta.

    Não é culpado, mas teje preso assim mesmo. Isto não é de soldado bêbado, e de agentes de curitiba, aqueles que negociam delação propinada.

  10. Trapaça

    Primeiro disseram que o apartamento era de Lula. Ficou exaustivamente provado que é do tal Costa Marques. Depois, afirmaram que Lula/Da.Marisa não pagavam aluguel. Foram apresentados recibos que provam o contrário, segundo o Código Civil. Ficaram, como se costuma dizer, “pendurados no pincel”. Não conseguem provar nada da história que inventaram. Agora, tentam trapacear com a história inverossímel de “falsidade ideológica”.   Se a petição fosse apresentada a um juiz teria o destino merecido, o arquivo. Mas . . .

  11. Está parecendo conversa de

    Está parecendo conversa de bêbados. Afinal de contas o Lula está sendo acusado de receber um apartamento como propina ou de ser mau pagador que deu calote no pagamento de aluguel? Porque a prova de propriedade do imóvel já está nos autos no depoimento do sr. Glauco. Ele inclusive declarou que tinha comprado o apartamento para o Bumlai, mas como não foi ressarcido, ele admitia que era sim o proprietário. Não tem outra sentença o Moro pode mandar o nome da D. Marisa para o Serasa, e mandar arquivar esse processo. 

  12. A Lava-jato deu o maior passo em falso na sua vida.

    Caros amigos, o que acontece no momento que para aparecer e mostrar serviço e para talvez ajudar algumas empresas de aviões militares norte-americanos a Lava-Jato inventou um processo completamente sem pé nem cabeça pela compra dos jatos Suecos. Como esta compra foi definida pelos técnicos, pilotos e demais membros da aeronáutica e os Gripen foram escolhidos por eles, vem chumbo grosso da parte da aeronáutica e da EUROPA. Não esqueçam que os europeus tem os seus serviços de informação também!

    1. Não acredito, mas Deus te ouça

      Espero que surjam outras contas/investimentos dos piores corruptos, como surgiu daquele Cu***.

      Então, o motivo de comprarem esse ap. pro Lula foram os caças? Já tinha me esquecido. Mas, se usaram a teoria do domínio de fato só contra o Dirceu, o que custa p/ eles dizerem que o Lula só aceitou esta justificativa técnica p/ comprá-los mediante recebimento de propina?

      Deus já ajudou p/ pegar o pior fdp e depois ainda veio o Aécio. Não acredito que temos no país 1 para-raios tão bom não.

      1. BVD estas mensagens de duplo sentido não cola por aqui.

        A decisão técnica de compra dos jatos foi da Aeronáutica, se achas que alguém levou algo vá falar com o pessoal de lá, mas vai com calma para não te darem uma surra (merecida).

        Agora que apartamento que compraram para o Lula? O do lado da casa o velho delator disse que era dele, o triplex a construtora tinha em seu nome, foi a onde esta compra, em Marte?

        Não adianta fazer onda que o pessoal já entendeu que és fake.

        1. Tu é confuso

          Você postou sobre os caças num post do Nassif que ele não citou os grippen em momento nenhum. Você interligou esses assuntos e eu te disse diretamente que não vi relação entre eles.

          Citei o caso do Dirceu em que juízes fizeram “malabarismo” jurídico para condená-los como um histórico p/ provar que farão de novo outro “malabarismo” pra condenar o Lula.

          Fiz uma análise e um prognóstico diferente do seu e já fala que eu disse que Aeronáutica é vendida? Que sou fake? Tu é 1 cara maior arrogante.

          *Como tu me chamou de fake, fui no login e vi que meu 1º comentário é de 2015, todos eles juntos tão c/ 14 páginas no meu cel. E desafio você me dizer qual o % de mens. ofensivas/destrutivas pra este grupo ou que fazem de mim o fake.

  13. Há provas que o Lula tinha dinheiro vivo pra esses pagamentos?

    Formalmente, não há provas que o Lula seja o dono do Ap., que não pagou alugueis e que o condenem justamente .

    Mas, eu gostaria de saber, como ele recebia dinheiro vivo para poder pagar todo mês o aluguel? Pra complementar, seria bom ver também provas que o dono do ap. fazia pagamentos usando dinheiro “vivo” que ele recebia. Pode ser empregado, conta de luz, etc que não haja transferência ou saque do valor aproximado na data do pagamento.

    Eu terei convicção da incência do Lula quando ver prova que existe(m) fontes do dinheiro vivo. Pode ser algum imóvel que ele alugue, filho(s) que sacava todo mes quantia suficiente para pagar aluguel, etc.

    *Sem provas, vou crer que o Lula só é menos corrupto que Aécio, Cunha e cia. E perseguido (ou que a justiça só age como deve com ele) por ser bandido de esquerda; mas que não é inocente.

    1. Inocência se presume, culpa se prova

      Se a Mãe do B. V. D. lhe deu uma quantia em dinheiro vivo em abril de 2011 ou um devedor lhe pagou a dívida no mesmo mês e no mesmo ano antecitados, e se ele pagou aluguel com esse dinheiro, enquanto ele não provarem que o dinheiro vivo com o qual pagou o aluguel não tem origem ilícita, eu devo considerar o B.V.D inocente ou criminoso?

      Inocência se presume, culpa se prova.

      Vai lá, Zé Bonitim, prova que o Lula é culpado e aí todos nós compartilharemos de suas convicções.

      1. Os adversários de Lula e MP que provem a culpa do Lula

        Pus no 1º parágrafo que não há prova da culpa do Lula.

        O Lula tem que provar inocência e competência (O PT tem que mostrar que não vai repetír seus erros) pra milhões de eleitores votarem nele.

        Seu pensamento não ajudará ganhar as eleições. Doria sabe que pesquisa não garante vitória.

        1. Meu caro, moeda corrente é um meio de pagamento.

          Eu utilizo o mínimo possível cartões de crédito ou de débito e negocio com o vendedor o preço que ele paga para a administradora do cartão, fiz inclusive o cálculo que um comerciante que receba em dinheiro e não pague taxa aos cartões pode ser roubado até cinco vezes ao ano que ele ainda está no lucro!

          No interior do estado já consegui desconto até em supermercado pagando a dinheiro!

    2. SEM PROVAS

      Sem provas, cara pálida, estão os processos nos quais Lula figura como réu. Com sua ânsia fascista, você fecha os olhos para princípios constitucionais que balizam o processo penal. Daí você esperar que o Lula apresente provas de sua inocência. O ônus da prova é da acusação e não do acusado, energúmeno. Vá procurar se informar, se é isso apenas que te falta! Somente em um Estado de Exceção é que as delações ou o depoimento de um corréu, que pode mentir em sua defesa, são válidos como prova.

    3. SEM PROVAS

      Sem provas, cara pálida, estão os processos nos quais Lula figura como réu. Com sua ânsia fascista, você fecha os olhos para princípios constitucionais que balizam o processo penal. Daí você esperar que o Lula apresente provas de sua inocência. O ônus da prova é da acusação e não do acusado, energúmeno. Vá procurar se informar, se é isso apenas que te falta! Somente em um Estado de Exceção é que as delações ou o depoimento de um corréu, que pode mentir em sua defesa, são válidos como prova.

      1. Favor me dizer o que escrevi no 1º parágrafo

        ”Formalmente, não há provas que o Lula seja o dono do Ap., que não pagou alugueis e que o condenem justamente .”

        Você é analfabeto funcional??

        Não há provas para condená-lo. Mas, e os brasileiros que tem dúvida da inocência dele ou que acham que ele é culpado? Como fazer crerem que o Lula é inocente?

        Vá na Veja/MBL se você quer chamar alguém de fascista ou energúmeno. Tu xinga todo mundo que não pensa igual a você ou é + 1 paga pau de intelectual?

  14. Li de Brusque, pague aquela continha que você me deve

    Pode ser em dinheiro vivo e você não precisa vir necessariamente aqui em Cochabamba me pagar. Se você for sexagenário, mande o dinheiro por qualquer portador da sua confiança. Eu assinarei o recibo na presença do portador.

    Que Trouxinhas Burraldos esse Li de Brusque e esse BVD. Pobres das Mulheres que tiveram que se submeter aos caprichos esses Asnos cagões.

    1. Mais um falso machão

      Tô explicando os problemas da defesa do Lula, e que fazem que milhões de brasileiros não achem o Lula inocente (pois é senso comum que todos os políticos são corruptos, incluindo ele. E que a justiça só não pune o PSDB e cia)

      Você fala, fala, fala; mas, o que você fez que nos não fizermos pra impedir o golpe?? E contra as outras ilegalidades? Eu fui em manifestação contra o golpe, me expus, ajudei com $ a midia da esquerda, etc.

      Tu é 1 demagogo, quer cobrar + dos outros sem fazer? Nunca ouvi falar que você já fez algo significativo p/ esquerda ou pro país. E 1 filho da puta que xinga quem tá no mesmo grupo, p/ fazer desarmonia e dividir quem tá aqui.

      É o verdadeiro discípulo do M. Villa que acha que ganha discussão no grito, xingamento; sem argumentar decentemente.

      1. Em vez de protestos vãos, eu faço ação direta

        “Tem gente que está do mesmo lado que você
        Mas deveria estar do lado de lá
        Tem gente que machuca os outros
        Tem gente que não sabe amar
        Tem gente enganando a gente
        Veja a nossa vida como está
        Mas eu sei que um dia a gente aprende
        Se você quiser alguém em quem confiar
        Confie em si mesmo
        Quem acredita sempre alcança!

        Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
        Mais uma vez, eu sei
        Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
        Espera que o sol já vem”

        Com um esquerdista como você, a burguesia não precisa do $érgio Moro nem do Dallagbosta nem do Gilmar Dantas nem do General Mourão, entre outros cafajestes.

        1. Seus péssimos argumentos enfraquecem a esquerda

          Ofende, ofende e não consegue argumentar p/ vencer um mísero debate… Tu é babaca pra caralho.

          Continuo sem saber uma ação direta (e relevante) sua mesmo indo no Google. Você é governador por acaso?

          É gente cega, incapaz de auto crítica como você que faz a esquerda perder milhões de gente do centro, da própria esquerda, e é incapaz de fazer críticas construtiva pro Lula, Haddad e cia. Você é do tipo que cara a cara, só puxa-saco deles e não tem coragem de falar pra eles seus problemas.

          Gente como eu busca ser o + imparcial e legalista possível, pra quem é de esquerda ou direita. Deixaria o Lula no meio da fila de políticos investigados; pois outros políticos tem provas + fortes, quantias maiores de desvio ou denúncias + antigas. E na vez do Lula perguntaria apenas do sítio que ele usou, que empreiteiras reformaram e não ouvi falar que o dono provou a reforma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador