Após quase um ano, Aécio depende de cinco ministros para começar a ser investigado

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Agência Senado
 
Jornal GGN – Cinco ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidem na próxima semana se tornam o senador Aécio Neves (PSDB-MG) réu de desdobramento da Lava Jato, acusado de corrupção ao receber R$ 2 milhões e por obtruir a Justiça, no andamento das investigações.
 
As acusações partiram da delação do próprio empresário Joesley Batista, dono da J&F, que teria repassado o montante ao tucano. Aécio alega que o dinheiro foi um “empréstimo pessoal”. Mas a conversa entre o político e o empresário, divulgada há quase um ano, denotam outro tom, o da prática dos crimes narrados por Joesley.
 
Por isso, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, vem contestando as teses da defesa do tucano. No di 27 de março, Dodge apresentou a réplica aos argumentos e reiteirou, pela terceira vez, o pedido para que o Supremo receba integralmente a denúncia contra Aécio.
 
Para a procuradora, fica clara a “vantagem indevida”, “quando o senador afirma que a pessoa que iria receber as parcelas deveria ser alguém ‘que a gente mata antes de fazer delação’. Além disso, a forma como os valores foram entregues, em dinheiro, com utilização de artimanhas para dissimular o seu recebimento (inclusive com a parada do veículo que os transportou em local sem qualquer registro de câmeras, conforme detalhado pelas autoridades policiais em seus relatórios), também demonstram a ilicitude da transação”, reafirmou.
 
No mesmo processo, são acusados Andréa Neves da Cunha e Frederico Pacheco de Medeiros, irmã e primo de Aécio, respectivamente, e o ex-assessor do senador Zezé Perrela (MDB-MG), Mendherson Souza Lima. 
 
O crime, segundo a PGR, seria contra a administração pública, ao se tratar de uma prática parlamentar com Joesley. Aécio Neves também é acusado de tentar “diversas formas” para atrapalhar as investigações em processo, por meio de pressões junto ao governo federal, à Polícia Federal para escolher delegados que conduziam as apurações e com articulações parlamentares.
 
Entre os exemplos citados estão a aprovação do projeto de lei de abuso de autoridade (PLS 85/2017) e da anistia para crimes de caixa dois, nas chamadas “10 medidas contra a corrupção”. Assim, apontou Raquel, os indícios mostram “de forma indubitável, que a conduta do acusado, que procurou de todas as formas ao seu alcance livrar a si mesmo e a seus colegas das investigações, não cuidou de legítimo exercício da atividade parlamentar. Ao contrário, o senador vilipendiou de forma decisiva o escopo de um mandato eletivo e não poupou esforços para, valendo-se do cargo público, atingir seus objetivos espúrios”.
 
Apesar de todos os indícios, o senador tucano ainda não era considerado réu, o que impedia o prosseguimento das investigações. Agora, a resposta depende da Primeira Turma do Supremo, formada pelos ministros Marco Aurélio Mello (relator), Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Rosa Weber, que colocaram o caso na agenda de julgamento para a próxima terça-feira (17).
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bobagem!!!
    Deixe o ‘Santinho’ em paz…. tadinho….. LULA já está preso e o santinho é do psdb… ninguém vai preso!!!!!!
    LULA LIVRE!!!!
    LULA SEMPRE!!!

  2. Bobagem!!!
    Deixe o ‘Santinho’ em paz…. tadinho….. LULA já está preso e o santinho é do psdb… ninguém vai preso!!!!!!
    LULA LIVRE!!!!
    LULA SEMPRE!!!

  3. A morosidade da justiça

    A morosidade da justiça é a desculpa para favorecer o réu no caso Aécio. Já a morosidade da justiça é o argumento para prender Lula em segunda instância.  O uso indevido do foro privilegiado e um julgamento  ágil  foi a causa da prisão  de Pizolatto Dirceu e Genoino,  o fim do foro privilegiado  privilegiou  Azeredo.  A morosidade da justiça foi razão para não continuar o processo de Serra, que como disse Dodge, naturalmente prescreveria devido a idade. Neste caso a morosidade pró reu. No caso Lula a morosidade contra o réu.

    Cada dia  que passa eu acredito mais que morosidade é uma palavra que vem de Moro.

  4. Romero Jucá disse que Aécio
    Romero Jucá disse que Aécio seria o primeiro a ser comido, todavia ele continua livre, leve e solto para desfrutar suas carreiras. Ele vai morrer antes de suas intermináveis carreiras terminarem.

  5. Romero Jucá disse que Aécio
    Romero Jucá disse que Aécio seria o primeiro a ser comido, todavia ele continua livre, leve e solto para desfrutar suas carreiras. Ele vai morrer antes de suas intermináveis carreiras terminarem.

  6. Newton Cardoso chamou Aécio

    Newton Cardoso chamou Aécio de ladrão e cheirador de pó dias atrás. Hoje a PF Tucana fez uma batida em suas empresas. Nem disfarçam mais..

  7. Sinceramente

    O leal aos seus, o presidente mais popular desde a inauguração deste latifúndio, o lulalivre, preso na solitária da masmorra e esse moleque, MOLEQUE, pilantra, filhinho-de-papai, gângster, mafioso, amigo e parça do juiz lacaio, por aí livre leve e solto, curtindo a vida adoidado, com o salvo-conduto wasp cu clus clan tupiniquim.

    Não está certo, não é justo.

    Esse tem que ir aos ferros nas mãos de um júri popular, servir de exemplo, assim como os seus fazem agora com o escravo fujão da senzala.

  8. Após….

    Onde está o espetáculo das Conduções Coercitivas? Coincidência, no País das Coincidências, somente agora depois da prisão de Lula, partidos e políticos que deram apoio ao Governo petista, a parte do MDB que está preso, apenas começarem a investigar o Tucanato? E a Irmã do Aécio? Nem Foro Privilegiado tem. Por que não está presa? Nem flagrante de extorsão de 2 milhões gerenciados por Temer, então Presidente, juntamente com Aécio, sendo praticado por Loures, foi capaz de levar esta gente para a cadeia. Alias, nem Indiciados os tais foram. Agora e somente agora LAVA JATO chega a São Paulo. Estado onde a Lava jato andou mais devagar e não surtiu efeitos. São Paulo de Picolé de Chuchu. DE Serra, FHC, Aloisio (Montoro, Covas, Ulisses,…) Coincidência? Somos o País das Coincidências. Somente agora com Lula preso é que se DESENGAVETA a tal Lava Jato em São Paulo e Ninho Tucano? E Azeredo? E Trensalão das mesmas Empreiterias? E Merendão de Capez e todo MP Tucanizado? MP de Gaveta. O Brasil se explica. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador