Assessor de imprensa das polícias de SP faz piada com morte de João Victor

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em meio a uma campanha nas redes sociais para boicotar a rede Habib’s em função da morte do menino João Victor, 12 anos, um assessor de imprensa da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, órgão responsável pelas policias Militar e Civil, publicou uma mensagem em desprezo ao movimento. “Vou comer 50 esfihas. Só pra contrariar. E um beirute”, disse.

Segundo reportagem do Ponte Jornalismo, a SSP tangenciou o assunto alegando que o assessor Adriano Moneta não responde pela Comunicação do órgão e apenas emitiu uma opinião pessoal. A explicação do assessor foi a de que ironizava a forma da greve, não o episódio em si.

Do Ponte Jornalismo

Ontem, enquanto usuários do Facebook propunham boicotar o Habib´s por conta do menino João Victor, 13 anos — que morreu de parada cardiorrespiratória e teve o corpo arrastado por funcionários de uma lanchonete da rede na zona norte de São Paulo — o jornalista Adriano Kirche Moneta, assessor de imprensa da SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo, achou que era um bom momento para fazer uma piada. E escreveu na rede social:

A secretaria do governo em que Moneta trabalha, como funcionário terceirizado da empresa CDN Comunicação, é a mesma responsável pelas polícias Civil e Militar do Estado de São Paulo, que atenderam e investigam a morte do menino. Até o mês passado, Moneta atuava como diretor executivo adjunto de imprensa e comunicação da SSP, segundo seu perfil no Linkedin.

A postagem do assessor, restrita aos seus amigos no Facebook, rendeu alguns emoticons de risadinha, mas também contestações. Houve quem respondesse com uma citação do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, que Moneta parece não ter entendido, e um seguidor que avisou: “Os justiceiros sociais de Facebook vão te linchar”.

No mesmo dia, o assessor apagou a postagem.

Questionada pela Ponte Jornalismo, a CDN afirmou, em nota, que a piada de Moneta era uma afirmação pessoal que não refletia a posição da empresa:

“A CDN Comunicação esclarece que a afirmação foi postada pelo colaborador Adriano Moneta em seu perfil pessoal, não refletindo a posição da empresa, que, aliás, possui um Código de Conduta que estabelece as diretrizes de uso e comportamento nas redes sociais.

Além disso, a CDN Comunicação informa que Adriano não é responsável pela Comunicação da Secretaria de Segurança Pública e tampouco está autorizado a emitir opiniões em nome da agência ou em nome da Secretaria.”

Atuando na SSP desde 2005, Moneta foi um dos responsáveis por dar continuidade à política, adotada pelo governo paulista na primeira gestão do tucano Geraldo Alckmin (2001-2006), de proibir o acesso dos jornalistas à íntegra dos boletins de ocorrência nas delegacias. Numa consulta feita em um fórum sobre temas jurídicos em 2009, contudo, o assessor admitia não saber se o procedimento que adotava era legal. “Não tenho o conhecimento jurídico adequado para saber se esse documento é ou não público”, escreveu.

Colegas

Moneta não é o primeiro homem da comunicação das polícias paulistas a adotar um comportamento pouco sociável nas redes sociais. Em outubro, o porta-voz da Polícia Militar paulista, major Edson Massera,  sugeriu, também num post de Facebook, que a Ponte Jornalismo seria financiada pelo crime organizado.

Continu lendo aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nenhuma novidade.
    A missão
    Nenhuma novidade.
    A missão das policias do governo de São Paulo é assassinar paulistas pobres e proteger as vidas dos paulistas ricos.

  2. tudo muito estranho

    vou advogar o diabo


    corre por aí, que a molecada, nesses fast food, sentam-se à mesa que outras pessoas ocupam, e comem salgados na maior cara-dura.

    novos tempos?

    tempos de impunidade e de falta de limites.

    hoje, se um professor (tenho dezenas deles entre amigos) põe um aluno bagunceiro para fora da sala, em meia hora, vem a mãe deste armar o maior barraco na escola.

    novos tempos…

    há algumas décadas, se eu, algum irmão ou qualquer amigo da rua onde morávamos apronta-se na escola (grupo municipal ou escola estadual) levava uma reguada do professor(a) e uma coça do pai.

    o pai tirava o chapéu para cumprimentar qualquer professora do grupo.

    outros tempos, e nenhum de nós ficou “traumatizado”.

    salvo engano, nos anais do tácito, algum senador já reclamava dessa postura desrespeitosa dos jovens com os mais velhos.

    a conduta dos seguranças foi erradíssima e devem ser punidos por isso.

    mas se o jovem deu causa, os pais também merecem punição.

    deve-se investigar bem o que aconteceu, porque não basta acusar alguém de estuprador para justificar seu linchamento.

  3. Porcão

    Pela foto do indivíduo, nota-se o nariz bolota, bochechas recheadas. Típico de quem come 50 esfihas e depois come um beirute, fora a sobremesa e a três garrafas de Coca Cola. Imagine o arroto do idiota!

  4. “a SSP tangenciou o assunto

    “a SSP tangenciou o assunto alegando que o assessor Adriano Moneta não responde pela Comunicação do órgão e apenas emitiu uma opinião pessoal”:

    Se uma “opiniao pessoal” fizesse a policia de Nova York ficar com cara de cu em publico o “dono” dela estaria literalmente frito com eles.

  5. A coxinhalhada paulista/paulistana adora .

    Se lançando como deputado para a ALESP ou câmara federal em 2018, apoiando Dólar ou Bolsonazi presidente .

    1. esse….

      A censura mostra o porque estamos nesta situação em 2017. A mídia desconhece liberdade, quando  patrulhada pela Gestapo Ideológica. 

  6. Assessor de imprensa das polícia de São Paulo
    Esperar uma atitude equilibrada, honrosa de homem (hombridade) desse cara, é esperar mais do que ele pode oferecer. Sua capacidade intelectual bem como o tamanho diminuto  de seu reservatório de sabedoria não lhe permite tal façanha. És de fato um Imbecil, babaca, irresponsável, inconsequente e bunda vaga!

     

  7. Assessor de imprensa das polícia de São Paulo
    Esperar uma atitude equilibrada, honrosa de homem (hombridade) desse cara, é esperar mais do que ele pode oferecer. Sua capacidade intelectual bem como o tamanho diminuto  de seu reservatório de sabedoria não lhe permite tal façanha. És de fato um Imbecil, babaca, irresponsável, inconsequente e bunda vaga!

     

  8. A “MULA” DO YUNES ESTÁ FAZENDO ESCOLA, PARECE HAVER UM CATAR.

    Ao que parece as sucessivas vitórias do OPUS DEI com o Alkmim “O SANTO” em São Paulo trouxe da Europa tudo de mais asqueroso em relação ao pensamento humano, algumas pérolas que surgem no dia a dia mais parecem as que pensavam Hitler, São Paulo é o modelo que escraviza mentes e tornam as pessoas pobres ou em situação de vulnerabilidade em Lixo, parece até que o dinheiro que lhes pagam até para roubarem merenda e financiar festa de arromba de Paulo Afrodescendente, não saem do bolso de todos, pois saem muito mais dos mais pobres do que dos ricaços do Morumbi. Talvez o excesso de beirutes lhe causou algum mal que lhe faz fazer piada numa situação dessas, talvez a comida ruim lhe aflore o ódio e a insensatez. Nota zero para um elemento desses.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador