Associação Nacional de Peritos sai em defesa de Moro em ação contra Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Lula Marques

Jornal GGN – A Associação Nacional dos Peritos Criminais publicou uma nota, divulgada pelo Estadão desta terça (26), em defesa da perícia autorizada pelo juiz Sergio Moro em documentos da Odebrecht. No informe, a entidade defende que apenas uma “perícia oficial” pode garantir “isenção no processo de busca pela verdade” no âmbito da segunda ação penal em Curitiba que envolve o ex-presidente Lula.

No início de dezembro, Moro acolheu pedido da força-tarefa da Lava Jato e estendeu uma perícia em curso a um material enviado pela Suíça relativo ao sistema de propina da Odebrecht. A defesa de Lula apontou que a decisão era ilegal porque, na prática, inseria “prova nova” no processo do ex-presidente, que caminha para a reta final. O magistrado, mesmo assim, deferiu a perícia ampla. 

Para Marcos Camargo, presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, a “decisão do juiz Sérgio Moro de determinar a realização da perícia está em absoluta sintonia com o artigo 158 do Código do Processo Penal, que considera indispensável o exame de corpo de delito, realizado por perito oficial, nas infrações que deixam vestígios. Esse é, exatamente, o caso dos dados da Odebrecht.”

Camargo disse ainda que “as atribuições da perícia oficial não se confundem com as dos assistentes técnicos das partes, como é o caso do Ministério Público Federal.”

“Isso ocorre porque os peritos oficiais estão sujeitos, inclusive penalmente, aos mesmos critérios de suspeição dos juízes, atuando com isenção e imparcialidade na produção da prova material e mantendo-se equidistante das partes. Além disso, a perícia dispõe de estrutura legalmente instituída para a execução dos exames com autonomia técnica, científica e funcional. É esse o trabalho que tem sido responsável por toda a sustentação técnico-científica da Operação Lava-Jato”, conclui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. sem meias palavras,…

    … temer, ….moro, … o stf inteiro, … os políticos que se venderam e todos os seus funcionários,… a república de curitiba e toda a sua equipe,… são culpados de ALTA TRAIÇÃO ! …. e a condenação deve ser a mais sumária e definitiva possível, … execução imediata.

  2. Este foi golpe dado por

    Este foi golpe dado por bilionários e corruptos para bilionários e corruptos!

    Se você não se inclui em nenhuma destas classes, você perdeu…

    Todos que tiveram aumentos salariais, principalmente as categorias que prendem, não se iludam, seus salários voltarão ao “normal” assim que o golpe for consolidado!

    Ai todos perderão importância e os cargos mais altos, com melhores rendimentos serão para os alinhados ao golpe!

    Valor e honestidade no trabalho terão importância menor!

    Não se iludam peritos!

  3. Os peritos oficiais por mais

    Os peritos oficiais por mais isentos que sejam tem que aceitar outras perícias, pois, a transparências ajudam a todas as partes. Todos são passíveis de erros e na troca de ideias todos ganham…

  4. comédia

    “É esse o trabalho que tem sido responsável por toda a sustentação técnico-científica da Operação Lava-Jato”

    Cadê o laudo feito no Cartório de Registro de imóveis do Guarujá, provando que o Quintuplex é do Lula?

    E o executado na Receita Federal, no Imposto de Renda do Costa-Marques provando que ele não recebeu os alugueres de D. Marisa?

    Cadê a prova  da insustentável Escritura autenticada e benzida do Sítio do Pedalinho Amarelo?

    Sr. presidente sustentável pseudo técnico científico da ANP, vá procurar o que fazer!

    1. Uma escritura onde o crime
      Uma escritura onde o crime investigado é justamente a ocultação do patrimônio?
      Tem que vir de um mortadela um comentário bucéfalo desses…

      1. Não existe ocultação
        Não existe ocultação perfeita! Se TODA documentação de um imóvel estiver perfeitamente em nome de uma pessoa, então, não tem como outra pessoa ser o dono desse imóvel!
        Se não aparecer uma procuração qualquer, um documento paralelo, uma doação, ou um negócio suspeito, uma contrapartida… não há como condenar Lula honestamente!

        1. Caixa Economica Federal

          ….ainda mais com um grampo da Caixa na escritura lá no Cartório do Registro de Imóveis

          Vem prá Caixa voce também! (mas vem rápido antes que os golpistas privatizem!)

  5. Peritos X credibilidade
    Perícia feita por técnicos que integram órgão ligado ao golpe não goza de credibilidade para atuar de forma isenta. Quem coloca um mínimo de neurônios para funcionar chega a essa conclusão. Lembra-me a perícia da Globo… feita por funcionários da própria empresa, os quais (claro e óbvio) “nada” encontraram.

    1. Até que em fim, alguém de
      Até que em fim, alguém de quilate, saiu em defesa, desse homem, que, claramente, parece realmente, se incomodar com essa bandalheira

  6. A corrupção neste país, são
    A corrupção neste país, são vistas a olho nú, o estrago do PT idem, pra uns é só se permitir tirar o véu do fanatismo.

    1. religião

      “tirar o véu do fanatismo.”

      E por que não dizer: -E receber a Veja e a Globo no seu coração!

      -Vós que batestes panela até restar apenas o cabo, agora que percebestes ter sido enganados, façam bom uso dele. Amém.

  7. Interpretação
    O questionamento feito pela defesa foi o de inserir nova provas aos autos e não quem deva fazer a perícia. O perito se equivocou com a interpretação.

    1. As Duas Caras Na Moeda

      Laércio: anos atrás tive notícia de uma perícia criminal sobre um evento que durou (segundo testemunha) 2 horas, na qual as autoridades requereram apenas um trecho de 5 minutos. Antes, tinham assistido tudo antecipadamente e o meritíssimo carimbou apenas aquele pedaçinho. O perito, com a maior honestidade possível, alegou que o vídeo era de qualidade ruim e desfocado, não dando chance de distinguir qualquer pessoa da suposta cena do crime, nos tempos pedidos pelo douto Juízo. E mesmo assim o réu foi condenado ao máximo da pena, mesmo sendo considerado primario. Em seguida a execução penal o removeu para uma penitenciária há 800Km da família, com ficha de condenado com trânsito em julgado. Anos depois foi ele absolvido pelo Tribunal, em face dos absurdos da sentença monocrática. Mas isto já se passado mais de 2 anos, sendo 7 meses de CDP.

      Não estou fazendo comparações. Mas não estranharia se, a pedido do bando que atualmente comanda o Pais e alguns estrangeiros, o serviço de inteligência (comando por aquele general que bate ponto na Caserna), que já deve ter verificado toda documentação e, ter pinçado aqui e ali alguns trechos, sem tanta vinculação, mas que o pessoal do Jardim Botânico, da Marginal do rio Tiete e da Barão de Limeira, se encarregaria de dar sentido para vinculação com o ex-presidente.

      Evidentemente, antes devem ter consultado Gilmar e Moraes, que poderiam indicar trechos supostamente incriminadores. No caso de recurso, Toffoli diria amém, acompanhado de Fux, Barroso e Rosa Weber. A pedido de FHC, o decano também de engajaria nos trechos da perícia condenatória. Os outros votariam só para constar na grande mídia, a favor ou contra.

      Não me tome por pessimista. Mas neste jogo de cartas marcadas, onde o magistrado mór, cuja ficha pode ser analisada desde o caso do BANESTADO, já se disse pré disposto a condenar seja a que custo for, todos do deposto governo, desde que haja uma delação, com ou sem provas cabais. Acho até perda de tempo o debate.

      Quando um sistema judiciário dá mostras de vinculação política partidária o Direito não passa de uma grande enganação e a Justiça, mero arremedo de honestidade, ética e decoro.

      Sua colocação é precisa. Mas inútil…

    2. É isso aí Laércio, uma coisa
      É isso aí Laércio, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Os documentos juntados foram no andamento do processo. É legal?. Perito faz perícia por determinação judicial, não tem que se meter no mérito. O MP deveria ter feito perícia nos recibos. Não quis fazer por que? . Se é por medo, o cara está absolvido. Certo ou errado , não existe prova. Na dúvida pro réu. Nesse caso, talvez.

  8. Deveriam ter manifestado tal
    Deveriam ter manifestado tal interesse para periciar os recibos do aluguel…..pf…mpf….globo e cia viraram organizaçőes criminosas a serviço do golpe de estado

  9. “A certeza está nas pessoas,
    “A certeza está nas pessoas, mas a verdade está nos fatos…” O belo trabalho da perícia deve continuar. Graças a ela vários crimes foram esclarecidos. E está prestes de mais um ser comprovado.

    1. A consagração do Golpe
      Aécio escapa, Michel Temer escapa, a corja do PMDB dos ministros do Temer escapa, vivemos o maior ataque de direitos da história o Supremo que se diz defensor dos direitos se calou. Temos uma justiça partidarizada e seletiva que só ataca o PT mas adora participar de evento de Tucano e se acha neutra. Golpe perfeito da grande mídia burguesa, da Justiça partidarizada seletiva brasileira que apoia o grande capital o pato amarelo e da bancada BBB, do boi, da bala e da bancada evangélica: Em Nome de Deus fora PT pelo papai pela mamãe fora Dilma. perfeita análise de conjuntura que as atuais obras de autores nos cursos ciências políticas faz do maior ataque de direito orquestrado dentro de uma “democracia”. A frágil democracia brasileira.

    2. A consagração do Golpe
      Aécio escapa, Michel Temer escapa, a corja do PMDB dos ministros do Temer escapa, vivemos o maior ataque de direitos da história o Supremo que se diz defensor dos direitos se calou. Temos uma justiça partidarizada e seletiva que só ataca o PT mas adora participar de evento de Tucano e se acha neutra. Golpe perfeito da grande mídia burguesa, da Justiça partidarizada seletiva brasileira que apoia o grande capital o pato amarelo e da bancada BBB, do boi, da bala e da bancada evangélica: Em Nome de Deus fora PT pelo papai pela mamãe fora Dilma. perfeita análise de conjuntura que as atuais obras de autores nos cursos ciências políticas faz do maior ataque de direito orquestrado dentro de uma “democracia”. A frágil democracia brasileira.

  10. Esse golpe repete o script do
    Esse golpe repete o script do de 64, inclusive as pericias de araque, para enganar a população sobre a realidade dos fatos

  11. Não acredito
    Não acredito em funcionário público que ganha acima do teto constitucional. Não é honesto. Todos sabem disso.
    Hoje o que mais temos que investigar são os depoimentos de Tacla Duran. Ele falou coisas seríssimas contra a lava jato. Vender sentenças não é coisa para ficar calado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador