Azeredo teve pena diminuída por 2ª instância e fica solto, a meses de prescrição

Enquanto Lula teve pena aumentada em julgamento quatro vezes mais rápido e determinada a prisão o quanto antes, o ex-governador tucano aguarda em liberdade, teve a pena diminuída e poderá pedir a prescrição em setembro deste ano
 
 
Jornal GGN – Se o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidiu por aumentar a pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e prendê-lo assim que terminados os recursos na Corte, para o ex-governador tucano Eduardo Azeredo, a segunda instância de Minas Gerais diminuiu o tempo de prisão e permitiu que ele respondesse ao processo em liberdade até a última instância.
 
A decisão foi tomada na noite desta quarta-feira (07), quando a condenação de Azeredo por peculato e lavagem de dinheiro no mensalão tucano foi mantida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Dois dos três desembargadores entenderam que poderia ser tirados nove meses da condenação do tucano.
 
Também em realidade distinta foi a velocidade tomada no julgamento do processo do triplex contra o ex-presidente Lula, desde a Vara Federal de Curitiba até chegar ao TRF-4, que levou seis meses para a segunda instância não somente aumentar em três anos o tempo de encarceramento, como também determinar a prisão o antes possível.
 
Já no caso de Azeredo, o processo começou a ser julgado em 2009, tramitando em várias instâncias após a renúncia do tucano do então cargo de deputado federal, em 2014. Em dezembro de 2015, o ex-governador de Minas Eduardo Azeredo foi condenado a 20 anos de prisão por envolvimento no chamado mensalão mineiro. 

 
Se para Lula foram necessários seis meses para o caso ser analisado por turma colegiada de segundo grau, mais de dois anos se passaram para o Tribunal de Justiça mineiro dar a sua sentença: que além de diminuir em nove meses o tempo de prisão de Azeredo, autorizou o político tucano a esperar o fim do seu julgamento até o Supremo Tribunal Federal (STF) em liberdade.
 
“Deve ser mantida a condenação imposta ao apelante pelos delitos de peculato e lavagem de dinheiro”, determinou o desembargador Adilson Lamounier. E o desembargador Alexandre Victor de Carvalho lembrou, ainda, que o ex-governador do PSDB tem ainda na mesma instância outras chances, uma vez que ele mesmo foi contrário a manter a pena ao político: 
 
“Podem ser interpostos nesta instância ainda embargos declaratórios e embargos infringentes em razão da divergência havida entre meu voto e dos dois desembargadores que condenaram o acusado”, afirmou.
 
Enquanto o TRF-4 tenta fazer tramitar os processos do juiz Sergio Moro, de Curitiba, que chegam ao segundo grau o mais rápido possível, o TJ-MG não tem prazo para julgar os recursos do tucano, como os embargos. Ainda, o julgamente precisaria ser concluído até setembro deste ano: caso contrário, a defesa de Azeredo já pode entrar com pedido por extinção da pena porque o político completa 70 anos de idade.
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

12 comentários

  1. Fluxograma
    Fluxograma

    Rėu petista?
    Sim.
    STF favorável a condenação?
    Sim. Processo fica no STF.
    Rėu petista?
    Sim
    STF favoråvel ao réu?
    Desmembrar o processo e enviå-lo a vara do general Mouro.

    As instituições estão funcionando…a todo vapor…

  2. Azeredo versus Lula: caso exemplar da justiça brasileira

    O que nos temos pela frente é a prisão de Lula. Não sei se ha uma movimentação do PT e adjacências para que isso não ocorra como foi a espetacularização de José Dirceu e Genoino, mas a se continuar a ladainha tal qual, podem preparar a pipoca ou o lenço, dependendo da consciência que se tenha ou não.

  3. Azeredo…..

    Mas alguém tinha alguma dúvida? O próprio processo jogado totalmente nas costas de Azeredo, já foi uma saída para o Mensalão Tucano de FHC não ser atrelado à figura do Presidente. Será que os “Aloprados” não tinham percebido isto? O processo de Jucá, prescrito após 14 anos? É a celeridade do TRF 4, caros Inocentes !! Mas onde estão as Esquerdas, os Petistas a denunciarem a falcatrua? Estão fazendo o jogo do Golpismo.Juiz, Campo, Apito, Regras, Bola são do Adversário. E esquerdopatas ainda pensam que irão ganhar?!! Paulo Preto, figura de 2.o escalão, testa-de-ferro do Tucanato, assim como o Cel. João Lima, estão passeando sobre milhões de reais, processos e movimentações imensamente maiores que suas capacidades. Fortunas bloqueadas em Paraísos Fiscais. Tudo documentado e comprovado. E ninguém no Poder Judiciário mexe ‘uma palha’.. E o povão petista assistindo a tudo isto, bovinamente. E tem gente que diz não entender este Brasil/2018? Surreal !!!  

  4. Até hoje

    não encontraram o assassino da modelo mineira que era mula do mensalão tucano em MG

    a realidade é que a ju$ti$$a brasileira, protege traficantes, assassinos e ladrões

  5. Sempre desconfiei
    Se há uma

    Sempre desconfiei

    Se há uma coisa boa nesta tragédia à brasileiro e de ter mostrado a calhordice do juciciário e dos pulhas que o dominam. Graças a Deus, agora todos sabem quem são estes calhordas maucinhos de extrema direita. Este post é uma entre tantas e tantas provas cabais desta putaria que virou a justiça nesta coisa tropical.

  6. chocado mas não surpreso

    Sem novidades. 

    Nem causa mais espanto, escandalo, e mesmo roteiro de sempre…

    Eles sabem tudo de leis mas nada de justiça. !!!

  7. igualar penas

    lula não está conseguindo justiça, pode-se igualar a justiça para azeredo.

    mas não sei se vai poder tomar banho de sol.

    quem se habilita?

  8. TUCANO NÃO VAI PRA PRISÃO…

    A TÁTICA PRA LIVRAR TUCANO É SEMPRE A MESMA: FALTA DE PROVA, EMPURRAR OS PROCESSOS NA GAVETA MAIS FUNDA….DEIXAR O TEMPO GASTAR PRA CAIR NO ESQUECIMENTO…ETC, ETC….

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome