Barbosa diz que Barroso é um “excelente nome” para o Supremo

Por Gão

Do Terra

Ministros do Supremo comemoram indicação de Barroso

Gustavo Gantois
Direto de Brasília

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) elogiaram a indicação do advogado Luís Roberto Barroso para ocupar a vaga do ministro Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro do ano passado. A confirmação do nome de Barroso foi feita na tarde desta quinta-feira pelo Palácio do Planalto após o Supremo passar seis meses sem um ocupante para sua 11ª cadeira.

Durante o intervalo da sessão de hoje, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, considerou excelente a escolha do advogado. Segundo Barbosa, que assim como Barroso dá aulas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), o novo ministro reúne qualidades técnicas “como pessoa” e como jurista.

“Eu acho um excelente nome. Não só pelas qualidades técnicas como pessoa, mas também pelo fato que somos colegas de faculdade na Univeridade do Rio de Janeiro. É um excelente nome”, disse Barbosa.

O ministro Marco Aurélio Mello, nascido no Rio de Janeiro como Barroso, disse estar esperando o colega de braços abertos. “Será recebido de braços abertos como um grande estudioso do direito. É um profissional digno de elogios”, completou o ministro.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também teceu elogios a Barroso, a quem chamou de jurista consagrado. “Eu acho que é uma excelente escolha. Um jurista consagrado e que certamente trará ao Supremo uma preciosa e valiosa contribuição. Acho uma grande escolha”, disse.

Gurgel também afirmou que Barroso poderá participar do julgamento dos embargos do mensalão caso se sinta preparado. “A rigor sim, desde que ele se sinta habilitado a tanto. Na verdade o julgamentos dos embargos é um novo julgamento. A princípio não há dificuldade”, acrescentou o procurador.

Escolha
A presidente tomou a decisão na manhã desta quinta-feira, após encontro com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Dilma ainda conversou por quase três horas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a escolha.

Segundo nota à imprensa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, “o professor Luís Roberto Barroso cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do país”. Antes do anúncio oficial, Dilma fez alguns telefonemas, inclusive para o vice-presidente Michel Temer. A presidente também já se encontrou com Barroso nesta fase final de escolha.

Perfil
Luís Roberto Barroso é natural de Vassouras, interior do Rio de Janeiro. Jurista comumente citado em votos de ministros do Supremo, ele ficou conhecido por suas atuações na defesa das pesquisas com células-tronco, pela união homoafetiva e também pela sua defesa na ação que defendia o direito de interrupção de gravidez, no caso de fetos anencéfalos. Barroso também defendeu o ativista político Cesare Battisti no processo em que o governo italiano pedia sua extradição.

Barroso é casado e tem um casal de filhos. Atualmente, vive entre o Rio, Brasília e Petrópolis, na região Serrana. No final do ano passado, ele se submeteu a um tratamento contra um câncer no esôfago. De acordo com informações do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde o novo ministro fez os ciclos de quimioterapia, o tumor desapareceu inteiramente.

Antes de tomar posse, Barroso terá de passar por uma sabatina no Senado. Dependendo do prazo até a posse, o novo ministro do STF poderá participar do julgamento dos embargos do processo do mensalão. Ele ainda herdará a relatoria da ação penal do mensalão mineiro, que tem como principal réu o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Desde o início do mandato, este é o quarto ministro do Supremo a ser indicado pela presidente Dilma. Luiz Fux, apesar de ter sido escolhido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi nomeado por Dilma. Rosa Weber entrou no lugar de Ellen Gracie e Teori Zavascki substituiu Cezar Peluso.

Terra

 
Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador