Barroso diz que Supremo vai proteger as minorias de Bolsonaro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – Se Jair Bolsonaro decidir avançar, como promete em seus discursos, contra os “privilégios” de minorias formadas por mulheres, negros e homossexuais, por exemplo, ele encontrará a resistência do Supremo Tribunal Federal. É o que afirma o ministro Luis Roberto Barroso, na coluna da jornalista Mônica Bergamo, nesta terça (30).
 
Barroso teria dito à jornalista da Folha de S. Paulo que o Supremo não tem formado consenso quando o assunto é combate à corrupção. Mas quando retrocessos e direitos civis e sociais estiverem em pauta, a história será outra, pois “a proteção de direitos fundamentais deve unir as correntes distintas do STF”.
 
“O Supremo pode ter estado dividido em relação ao enfrentamento da corrupção. Muitos laços históricos difíceis de se desfazerem, infelizmente. Mas em relação à proteção dos direitos fundamentais, ele sempre esteve unido”, afirmou.
 
Segundo Barroso, o STF sempre saiu em defesa de “mulheres, dos negros, dos gays, das populações indígenas, de transgêneros, da liberdade de expressão.”
 
“Aliás”, acrescentou o magistrado, “esse episódio envolvendo a proibição de manifestação em universidades já sinalizou isso. Por essa razão, não creio que haverá retrocesso”, completa.
 
Na semana passada, o Supremo concedeu uma liminar que suspendia ordens de juízes de tribunais eleitorais para censurar manifestações contra o fascismo e em defesa da democracia em universidades públicas.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Piada de mau gosto. Com que

    Piada de mau gosto. Com que poder, moral ou coragem o STF irá proteger as minorias?

    Eu ia comparar o ministro barroso à fezes, mas até as fezes tem a utilidade de se tornar adubo.

    1. A menor minoria da Terra é o Indivíduo

      O $TF vai proteger os direitos fundamentais das minorias? Como assim, Cara Pálida?

      Vou refrescar a memória desse Ministro asqueroso. O Título II da Constituição Federal trata dos Direitos e Garantias Fundamentais. O Capítulo I do antecitado Título trata dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. O art. 5º da CF está inserido no Título II e no Capítulo I. O inciso LXVI do mencionado art. 5º da Carta Magna, que trata dos direitos e deveres individuais e coletivos, dispõe que ninguém será levado à prisão ou nela mantido quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança.

      A Lei admite a liberdade provisória do Lula, já que a execução da sua pena não é definitiva, em razão da sentença que o condenou ainda não ter transitado em julgado. Aliás, o Lula pode inclusive vir a ser absolvido, já que não há, nos autos, provas nem aquém nem, menos ainda, além de dúvida razoável dos crimes a ele imputados. O próprio Ministro Roberto Barro$o admitiu, em voto proferido no Habeas Corpus nº 126.292/SP, que a Cconstituição Federal admite a liberdade provisória do condenado cuja sentença penal ainda não transitou em julgado, ao afirmar que “a própria CF, em seu art. 5º, LXVI, ao assentar que “ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança”, admite a prisão antes do trânsito em julgado, a ser excepcionada pela concessão de um benefício processual (a liberdade provisória).

      http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=10964246

      Em sendo assim, porque o Lula está preso, seu Cara Pálida?

      De acordo com Ayn Rand, a menor minoria na Terra é o indivíduo. Aqueles que negam os direitos individuais não podem se dizer defensores das minorias.

  3. BARROSO E STF TRAÍRAM O BRASIL!

    Em nenhum país civilizado do mundo, alguém pode dar declarações públicas contra o regime democrático, ou a favor da tortura, sem ser processado!

    Se o PT cumprisse com sua obrigação, e, em vez de ficar se envolvendo com corrupção, tivesse pedido a prisão do Bolsonaro, e levasse 100 mil pessoas pra frente do STF, o mal seria cortado pela raiz. Essa filosofia da “casa da sogra” onde todo mundo faz o que quer, sem nenhum problema, do PT, é o que arruinou o Brasil. A impressão é que havia um pacto, todo mundo faz o que bem entender, vocês não mexem comigo, que eu não mexo com vocês…

  4. Ah tá, …

    o ministro luiz roberto ” com supremo,… com tudo” barroso, vai defender as minorias….  Ele deve estar se referindo àquelas encasteladas no serviço público, com salários altíssimos pagos com o sangue do trabalhador, … que vai ficar sem direitos e  sem emprego…

    … me engana que eu gosto !

  5. No Brasil de hoje a gente ter

    No Brasil de hoje a gente ter que ler uma manchete em que o STF vai  “proteger” as minorias da fúria do presidente da república. O quão estapafúrdio isso soa?

     

    Mas, ele não entendeu que basta um cabo e um soldado?

  6. e quem vai proteger-los do cabo e do soldado do Bolsonaro?

    Não vejo muita saida.

    A midia e os tucanos conseguiram mesmo destruir tudo, a sede de vencer o Lula e o PT nos levou todos ao precipicio.

  7. eles vão sair nas ruas e nas
    eles vão sair nas ruas e nas noites?
    vão estar nos acampamentos e aldeias indígenas?
    o fascismo chocou seus ovos de serpente e o ninho foi o stf.

  8. abandonaram a Constituição…

    e agora querem proteger as minorias de uma justiça com armas na mão?

    deve ser por isso que Bolsonaro não larga a Constituição ” é minha e de mais ninguém “

    1. A defesa dos direitos fundamentais sempre uniu o $TF?

      Como assim, Cara Pálida?

      Vou refrescar a memória desse Ministro Panaca. O Título II da Constituição Federal trata dos Direitos e Garantias Fundamentais. O Cpítulo I do antecitado Título trata dos Direitos e Deveves Individuais e Coletivos. O art. 5º da CF está inserido no Capítulo Título II e no Capítulo I. O inciso LXVI do mencionado art. 5º da Carta Magna, que trata dos direitos e deveres individuais e coletivos, dispõe que ninguém será levado à prisão ou nela mantido quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança.

      A Lei admite a liberdade provisória do Lula, já que a execução da sua pena não é definitiva, em razão da sentença condenatória ainda não ter transido em julgado, até porque ele pode inclusive ser absolvido, já que não há provas nos autos, tendo o próprio autor da ação dito que tem dúvida razoável sobre a existência o crime atribuído ao Lula e sobre a autoria respectiva. O próprio Ministro Roberto Barro$o admitiu isso em seu voto proferido no Habeas Corpus nº 126.292/SP ao afirmar que “a própria CF, em seu art. 5º, LXVI, ao assentar que “ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança”, admite a prisão antes do trânsito em julgado, a ser excepcionada pela concessão de um benefício processual (a liberdade provisória).

      http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=10964246

      Em sendo assim, porque o Lula está preso, seu Cara Pálida?

      De acordo com Ayn Rand, a menor minoria na Terra é o indivíduo. Aqueles que negam os direitos individuais não podem se dizer defensores das minorias.

  9. O consenso do stf era prender

    O consenso do stf era prender Lula, perseguir a esquerda e proteger a direita. Quanto à corrupção, havia consenso sim: pune a da esquerda, mesmo sem provas, e absolve a da direita, mesmo com provas. Mas Barrosinho será o protetor das minorias, à exceção das empregadas domésticas, que são, para o nobre togado, símbolos da corrupção do povo brasileiro.

  10. O $TF violou os direitos do Lula
    O $TF nao so violou mas tambem permitiu que instancias inferiores violassem os direitos do individuo Lula. Ora, Ayn Rand disse que a menor minoria na Terra eh o infividuo e que aqueles que negam os direitos individuais nao podem se dizer defensores das minorias.

  11. Medice, cura te ipsum

    O $TF não protege nem a si mesmo, quanto mais as minorias.

    Se tivessem priorizado a prevenção, não precisariam estar agora apelando em vão para a cura. A merda já se espalhou no organismo da Nação. Não tem bolsa de ciclostomia que dê vencimento nessa bostança a granel.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador