Blogueiro condenado por calúnia contra Moro recorrerá da decisão do TRF-3

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Reprodução
 
 
Jornal GGN – A defesa do blogueiro Miguel Baia Bargas, editor do blog Limpinho & Cheiroso, vai recorrer “até a última instância” da decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que condenou o jornalista a 10 meses de serviços comunitários, mais pagamento de multa equivalente a meio salário mínimo, por ter reproduzido uma matéria que ofendeu a honra de Sergio Moro.
 
O juiz da Lava Jato moveu a ação por calúnia e difamação em 2015, contra o blog de Miguel e, em outra frente, contra os responsáveis pela produção original, que associou Moro a um escritório de advocacia que teria “ajudado” um prefeito tucano a desviar meio milhão de reais dos cofres de Maringá.
 
Em primeira instância, Miguel foi condenado à pena de 2 anos de detenção, que seria substituída por restritiva de direitos (serviços à comunidade), mais pagamento de multa e a obrigação de se retratar em seu blog.
 
O TRF-3 reduziu a pena para 10 meses, diminuiu a multa e não exigiu a retratação.
 
Leia o acórdão da decisão da segunda instância aqui.
 
Leia a nota completa abaixo.
 
Nota de esclarecimento sobre a condenação do editor do blog Limpinho & Cheiroso
 
No último dia 23 de março, foi publicada decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região – TRF3 – no processo movido pelo Ministério Público Federal contra o jornalista Miguel Baia Bargas, editor do blog Limpinho & Cheiroso, por supostas calúnia e difamação contra o juiz Sérgio Moro.
 
Alguns esclarecimentos se fazem necessários acerca do caso.
 
Miguel apenas reproduziu 01 (uma) matéria do portal I9 em seu blog com pequena modificação do título da matéria, que não lhe alterou a substância, principalmente, pelo fato do texto da matéria ter sido reproduzido fielmente.
 
O autor da matéria foi condenado, em primeira instância, à pena menor que a de Miguel, um dos motivos pelos quais estão sendo manejos os competentes recursos contra a decisão.
 
O TRF3, em verdade, deu parcial provimento ao recurso de apelação e reduziu a pena aplicada pela juíza de primeira instância de 2 anos, 5 meses e 16 dias para 10 meses e 10 dias, de modo que de forma alguma o jornalista será recolhido à prisão, pois é impositiva a substituição da pena por uma restritiva de direitos.
 
Entendemos que a diligência em checar as informações publicadas exigidas do blog Limpinho & Cheiroso, nos termos da decisão, desbordam do razoável, resvalando em afronta às garantias constitucionais.
 
Desta forma, Miguel Baia Bargas firme na defesa, não só da sua, mais na liberdade de expressão que deve proteger os jornalistas, recorrerá da decisão até a última instância.
 
São Paulo, 29 de março de 2018.
 
João Vicente Augusto Neves
Advogado
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Moro é peça importante na

    Moro é peça importante na destruição do nosso pais, foi ele que colocou no poder os verdadeiramente corruptos, e agora traz censura, o que mais falta a este principe das trevas

  2. A “liberdade de expressão”

    A “liberdade de expressão” passou a ter várias interpretações, de acordo com o freguês. Tá parecendo texto bíblico, que uns tomam pra si a interpretação que, pra eles, é única, em detrimento de outros, também se autointitulando os donos do Livro Sagrado. 

    Quem quiser ter paz na vida, por aqui, precisa saber que está sendo teleguiado pela “justiça” diuturnamente, e, portanto, que cala-a-boca não morreu. Tá vivinha e bulindo. 

  3. O que esse juizeco vendido ainda tá esperando?

    TCHAU, Moro!

    Bye!

    ¡Adiós!

    Au revoir!

    再见!

    Auf Wiedersehen! 

    Do widzenia!

    до свидания !

    안녕히!

    Αντίο!

    געזונט!

    Arrivederci! 

    Tot ziens!

    Vai, capiroto! Volta pros isteitis, pros braços de quem pariu as “tuas” ideias!!!

  4. A violência é o último refúgio dos covardes

    Se eu fosse condenado por causa de um crime do Moro, eu recorreria não á violência, mas à auto-defesa, isto é, eu recorreria a uma AK-47.

    Tô cansado de tanto asco desses baba-ovos dos magnatas. Se chutarem a bunda do Trump, o Moro fica banguela.

  5. Acho que o jornalismo tem que

    Acho que o jornalismo tem que ser responsável. E o blog limpinho e cheiroso atuou à margem da responsabilidade ao publicar um texto que tinha no seu título uma acusação grave e que não foi provada.

    E isso nada tem a ver com ser de esquerda ou de direita, mas ser ético.

    É por essas e outras que a esquerda acaba perdendo sua força, pois faz o jogo sujo de MBLs da vida.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador