Bolsonaro é citado nominalmente sobre convocações para atos de 07 de Setembro

É a primeira vez que a Procuradoria-Geral da República cita presidente em inquérito sobre financiamento e organização de manifestações

Agência Brasil

Jornal GGN – A organização das manifestações antidemocráticas de 07 de Setembro teve início após a convocação feita pelo presidente Jair Bolsonaro semanas antes, conforme identificado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Reportagem do jornal O Globo afirma que esta é a primeira vez que o presidente é nominalmente citado no caso, mas o documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) a que a publicação acessou não deixou claro se Bolsonaro é investigado no caso e nem descreve os eventuais crimes cometidos pelo presidente por conta de seu vínculo com os atos.

Clique aqui e veja como colaborar com o jornalismo independente do GGN

A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo é a responsável pelo caso. Segundo o documento encaminhado ao STF, o início das mobilizações em torno dos atos de 07/09 começou em 15 de agosto, quando Bolsonaro teria encaminhado mensagem aos seus contatos no WhatsApp defendendo a organização de um “contragolpe” aos protestos contra seu governo.

“A princípio, a organização da realização de prováveis atos de ataque à democracia e às instituições iniciou-se com entrevista do presidente da República informando que haveria ‘contragolpe’ aos atos entendidos como contrários à sua gestão, em 15 de agosto do presente ano”, escreveu Lindôra.

Por isso, o dia 15 de agosto foi colocado pelo PGR como “marco temporal em que iniciadas as convocações para os atos antidemocráticos previstos para o dia 7.9.2021” e, com tal dado em mãos, a investigação busca rastrear o fluxo financeiro para identificar os financiadores como também a participação de ministros na organização dos atos.

Leia Também

Contra a fome, MTST faz protesto em frente à mansão de Flávio Bolsonaro

1000 dias de destruição e mortes, por Marcelo Mattos

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador