Bolsonaro não deve reconduzir Dodge à Procuradoria Geral da República

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Por “falta de afinidade”, membros de carreira do Ministério Público Federal disseram ao Correio Brasiliense que Raquel Dodge não deve ser escolhida por Jair Bolsonaro para capitanear a Procuradoria Geral da República por um segundo mandato. Apesar disso, procuradores entendem que o importante é o presidente eleito respeitar a lista tríplice para a escolha do próximo PGR. Bolsonaro, porém, dá sinais de que irá ignorar o documento pela primeira vez desde que passou a ser seguido, em 2003.

Bolsonaro tem usado a desculpa de que a lista tríplice do MPF pode conter nomes alinhados com a “esquerda” para criar margem para ignorar o documento. “O critério [de escolha do PGR] é a isenção. É alguém que esteja livre do viés ideológico de esquerda, que não tenha feito carreira em cima disso. Que não seja um ativista no passado por certas questões nacionais”, disse em 16 de outubro.
 
Dodge já denunciou Bolsonaro, em abril de 2018, por racismo e manifestação discriminatória contra quilombolas, indígenas, refugiados, mulheres e LGBTs. A 1ª turma do Supremo Tribunal Federal rejeitou a denúncia. “Os dois vão se encontrar amanhã”, afirmou o Correio.
 
O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, José Robalinho Cavalcanti, disse ao jornal que espera que Bolsonaro seja influenciado por Sergio Moro, futuro ministro da Justiça, a aceitar a lista tríplice.
 
“A lista tríplice, a independência e a credibilidade são parte essencial da Lava-Jato ser o que foi. Sem a lista, a operação que atacou várias pessoas que estavam no governo não teria forças para continuar. A Lava-Jato não seria a sombra do que foi. Tenho certeza de que Moro sabe disso. (…) Eu não acredito que Moro e o presidente, refletindo com mais calma, não respeitarão a lista”, defendeu.
 
A lista tríplice foi criada em 2001 mas só passou a ser respeitada com Lula, em 2003. O MPF indica 3 nomes para ocupar o comando da PGR. O escolhido pela Presidência da República com base nessas indicações passa por sabatina do Senado, e precisa ser aprovado pela maioria dos parlamentares.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prezado Mouro
    Bom dia 
    Com

    Prezado Mouro

    Bom dia 

    Com certeza nossa direita não é tão ingenua e republicana quanto nossa esquerda!

    Se o petismo não fosse omisso no caso banestado, não teria sido expelido da presidencia como foi.

    Abração 

  2. Ambivalência

    Sepultaram os critérios do PT, apresentados como republicanos e democráticos.

    O próximo PGR será um misto de “engavetador” e “opressor”.

  3. Aposto

    que será o playboy de porta de igreja, aquele sujeito que gosta de comprar apartamentos do projeto minha casa minha vida, aquele que gosta de dar palestras para o mercado financeiro…. lembrei, o messias Deltan Dallagnol!

  4. Acostumbrados

    “o presidente eleito respeitar a lista tríplice”

    Nenfu! Em quem esses procuradores petralhas acham que votaram? Em algum comunista bolivariano do PêTê?

    Agora teremos governo! Quem escolhe é o líder eleito! Aos perdedores as batata (das)!

    Melhor já ir se acostumanu!

  5. Que surpresa 🙂

    Fascista e gente limitada é o que não falta na PF, MPF, Judiciario e que tais, logo Bolsonaro não tera nenhuma dificuldade em encontrar alguém à sua altura.

  6. Dodge?

    Quem é esta tal de dodge? Reconduzir o que? Apesar dos serviços prestados.

    Falando sério: conseguirá encontrar outra pior?

    Todas as não escolhas do pt foram péssimas.

  7. Excelente decisão

    A lista tríplice foi a causa principal  do Brasil ter sido arruinado, e foi uma das causas principais  do PT ter perdido as eleições, foi a causa da prisão de Lula e da queda do PT. Mesmo após a Odebrecht, a JBS, e a Petrobrás terem sido arruinadas por isto, mesmo após o recorde de desempregados atingidos por esta peste, Haddad nesta camapanha disse que o PT se orgulhava da lista tríplice e que manteria a ” independência da PF “como se estivesse tendo um acesso de falta de noção aguda.

    A lista tríplice sozinha causou mais danos do que FHC, Collor e Sarney juntos na presidencia, se somarmos a queda de PIB de ambos e a queda de PIB causada pela lista trípice. Bastaria o PT dizer que não daria continuidade a lista tríplice, para Haddad ganhar a eleição. Mas e a vaidade de admitir que erraram e que Lula fez uma asneira descomunal?

    ———

    Enfim, o povo teve de votar em branco ou se abster ( quase 30 milhões de abstenções  ) para que esta praga pudesse ser erradicada da face da Terra. Pelo menos isto Bolsonaro fará de bom para o país.

     

    Meus votos para que esta lista tríplice nunca mais volte a existir sobre a Terra.

     

     

  8. Erros e acertos
    O Bolso pode ser maluco, mas de bobo não tem nada. Foi a Dodge que o acusou de racismo quando de sua citação sobre o quilombola. Um MP isento não existe no Brasil. Então ele escolherá um que, se não ajudar, pelo menos não atrapalhe.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador