Bradesco passa informação errada ao Coaf sobre saque de Cerveró

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O Banco Bradesco reconheceu ter cometido um grave erro ao enviar informações sobre transações do ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), em 2011. O relatório indicava que Cerveró teria sacado R$ 200 mil em espécie da conta de uma usina de etanol em Paracatu, interior de Minas Gerais. 
 
A funcionária do banco, encarregada dos lançamentos, teria confundido uma movimentação financeira comum, de duas empresas clientes do Bradesco, com um suposto crime envolvendo o nome do ex-diretor, investigado na Operação Lava Jato.
 
Uma petição foi juntada na última sexta-feira (23) a um dos processos que tramitam na Justiça Federal do Paraná, sob responsabilidade do juiz Sergio Moro. O documento caracteriza o ocorrido simplesmente como “típico erro humano”.
 
“As inconsistências de registro, segundo se apurou, decorreram de lançamento efetuados no dia 07/01/2011, no mesmo lote de processamento, tendo a funcionária que se encarregou dos lançamentos confundido a movimentação de duas empresas, clientes deste banco, que realizaram somente operações de transferências entre contas de mesma titularidade”, informa o banco à Justiça, que assegura que cancelou os registros enviados anteriormente ao Coaf.
 
Com informações de O Estado de S. Paulo. 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aos açodados da nossa mídia

    Aos açodados da nossa mídia só restam dois caminhos, nesse caso:  Desmentir o mentido ou enrustir-se qual passarinho na muda.

    1. Aos açodados da nossa mídia

      Fico com muita dó da unica banqueira(dona de banco)presa. A dona do Rural ta sozinha no xilindró enquanto seus colegas de “latifundio” deitam e rolam.Esses artistas que carregam cem mil dolares na cueca e doleiros que não utilizam serviços bancarios.Esse doleiros são espertos,vivos,roubados somos nós com as nossas continhas cheias de tarifas.

    2. Longe de defender mídia, mas

      Longe de defender mídia, mas nesse caso foi noticiada a informação do Bradesco ao Coafi. Ou não ?

      E putz, o Cerveró é azarado.

  2. Buling

    Bom dia, penso ser o cumulo do Arroto Ético, os senhores Ricardo Boechato ou Boeçal e o Macaco Simão da radio Bandnews, fazerem piadas com as diferenças existentes na face do Sr. Cerveró, é de uma maldade tão gr4ande que fico indignado todas as vezes que os ouço!!!

    1. A deformidade do CERVERÒ é na

      A deformidade do CERVERÒ é na face, já a deformidade da dupla de palhaços sem graça Boechato/MACACO SIMÃO, é na alma…

       

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    2. Eu assisti…

      O cúmulo da mediocridade, insensatez, maldade e falta de sensibilidade humana.  E agora como fica?  Essa notícia será veiculada nas primeiras páginas desses jornais tendenciosos?  Bonner e semelhantes, informarão em seus “programas” esse lamentável erro?  Erros que podem desconstruir reputações. E o juiz do Paraná?  Ficará silente dessa vez?  Há algo de muito podre que se vislumbra no Reino da Dinamarca!!!!

  3. Esse “ops” gerou o pedido de

    Esse “ops” gerou o pedido de prisão dele?

    Tinha que processar o Bradesco. E pedido de resposta na mídia (ok, estou viajando).

  4. se cada informação desse tipo

    se cada informação desse tipo não for devidamente

    checada pela justiça, como neste caso, fica caractrerizado um

    absurdo na condenação ou julgamento.

    é claro que a grande mídia que trabalha em conluio não repercutirá fatos 

    como este com a mesma proporção com que denuncia com

    a maior facilidade presumíveis adversários, sempre os mesmos.

    os denunciados pela grande mídia são sempre

    os vinculados ao campo progressista.

    como este campo permanece no governo por doze anos

    consecutivos, nesse tempo as denúncias sistematizadas

    são contra ele.

    foi nesse tempo que criou-se o termo   pig – partido da imprensa golpista,

    caracterizando esse tipo de atitude no mínimo antidemocática e contra as instituições.

    foi durante esse período que a sociedade despolitizou-se, por motivos óbvios:

    os massacres   cotidianos do pig contra toda e qualquer  política.

  5.  
    A nossa mídia pode tudo, e,

     

    A nossa mídia pode tudo, e, não presta satisfação a senher ninguém. Os ofendidos que se mudem de país, ou, vão lamentar-se com padre Marcelo da rede Bobo.

    Orlando

  6.  
    A nossa mídia pode tudo, e,

     

    A nossa mídia pode tudo, e, não presta satisfação a senhor ninguém. Os ofendidos que se mudem de país, ou, vão lamentar-se com padre Marcelo da rede Bobo.

    Orlando

  7. É por meio de errinhos como o

    É por meio de errinhos como o citado que um homem, já com o nome enlameado na praça, sob “suspeita” de prática de crime, antes mesmo de um julgamento, é atingido por bancários(?) que se enganam (?) sobre saques de contas-correntes. Triste!

  8. O justiçamento rápido de Moro

    As informações disponíveis é de que não há nenhuma prova contra Nestor Cerveró. Há apenas a palavra do delator.

    Enquanto isso ele está preso, sendo submetido a uma tortura psicológica. Exatamente como foi feito com aquele diretor chamado Duque e que está livre por absoluta falta de provas.

    O Estado Democrático de Direito está sendo corrompido pelo “Justiçamento de Sergio Moro”.

    O justiçamento de Moro não tarda, mas é falha.

  9. Parece que o juiz Moro

    Parece que o juiz Moro esqueceu de dar prosseguimento às investigações de uma empresa que atua no ramo do petróleo do tio de sua mulher. E o tio é ligado ao PSDB. Interessante, não? PSDB é cheio de tios, irmãos, primos e cia. com vida facilitada.

  10. Responsabilidade

    Errar é humano e reparar danos causados por esse erro é dever de quem foi responsável pelo dano. Entendo, que no caso em questão, lei é lei independente de favorecer a benfeitores ou malfeitores.  Eu penso, que se um advogado de qualquer réu entender que um grave erro de informação emitida oficialmente por um banco, após ser solicitada por juiz federal, para fazer parte de um processo crimininal, pode causar sérias consequências a esse réu, é dever do advogado, após séria avaliação, listar todos os prejuízos que essa informação causou, que causa e que ainda pode causar a seu cliente. Mesmo que o réu tenha tantas provas contra si, que sejam capaz de colocá-lo na condição de provável condenado, um erro dessa gravidade acrescenta muito mais prejuízos que deveria para o réu. É fato, que se não houvesse o erro, ele não seria considerado por não existir e não seria contabilizado para aumentar a punição, não teria como aumentar o dano moral e dano na imagem, ainda que o réu já tivesse prejuízo de danos em função da veiculação, da prisão, das denúncia, do processo e das provas anteriores a essa informação errônea da instituição. Qualquer cidadão ou cidadã, sabe muito bem que perderá muito mais que deveria por um erro grave de uma informação documentada e oficial. Todos sabem que essa informação será uma peça de prova importantíssima contra a sua pessoa. Se esse erro de informação não fosse identificado a tempo, os danos referentes a essa informação específica teriam proporções infinitamentes maiores, bem como os prejuízos e as dificuldades necessárias pára repará-los.

    Será que esse tipo de erro já aconteceu antes? Será que alguém já condenado em excesso por outros erros dessa natureza? Que esse caso sirva de lição para que instituições tenham mais responsabilidade, mais seriedade, mais respeito e menos prepotência ao tratar de questões que exijam uma atenção muito especial e dedicada. Porém, se essa lição for ignorada e tratada como um simples erro, odem transformar uma sentença justa em uma sentença injusta, arbitrária e abusiva.

  11. enquanto aguardamos – uns,

    enquanto aguardamos – uns, sentados esperando godot, outros, deitados bela adormecida – a justiça brasileira condenar o deita-e-rola Bradesco & Bancos Associados, pelo grave crime operacional-contábil contra a vida corrente de mais um correntista difamado na sua bona fama (boa reputação)… observemos e apreciemos a beleza fenomenal surpreendente da vida que imita a arte:

    Pablo Picasso (1881-1973)

    fase rosa - self portrait 1906

    Self-portrait, 1906

     

    Pablo Picasso. Les Demoiselles d'Avignon. Paris, June-July 1907

    Les Demoiselles d’Avignon, 1907 

     

  12. Nosso poder judiciário é uma

    Nosso poder judiciário é uma pérola;

    A maior culpa está no “poder” judiciario brasileiro, que permitiu e permite vazamentos seletivos, sem nenhuma investigação e sequer possibilidade do acusado se  defender.

    O judiciario brasileiro incluindo aí Moros, Gilmares, etc etc é um poder parcial, corrupto, hipócrita e lento (para não dizer vagabundo)  e perdulário quando de seus interesses.

    A honra de um hoimem não pode ser atacada impunemente. Onde fica o principio da presunção da inocência??

    Neste caso o Moro precisa responder por que deixou vazar e quem vazou, imaginem quantos outros “errinhos” destes tipo permeiam  os processos do lava jato? 

    sds

    Genaro

     

     

  13. Depois que o “material

    Depois que o “material orgânico processado” é posto frente ao “ventilador” e este o espalha no nível mais forte(3) não tem como recolher mais a sujeira e o fedor. 

    Não caberia no caso(socorram-me os rábulas de plantão) uma Ação de Perdas por Danos Morais para cima da União, considerando que o COAFI é um orgão integrante do Ministério da Fazenda? 

    Será que à época deram voz(de negação do fato) ao acusado Cerveró? Duvid-o-dó!

      1. Efetivamente cometi um

        Efetivamente cometi um equívoco raso no meu comentário. O erro partiu do BRADESCO e, se for o caso, é este somente este que deve responder pelo deslize, não o COAFI.

        Falha nossa, inegavelmente. Agradeço as retificações. 

  14. Abusrdo …
     
    “O BRASIL PARA

    Abusrdo …

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na rREDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  15. Pergunta que não quer

    Pergunta que não quer calar: a funcionária que se encarregou dos lançamentos confundido a movimentação foi demitida ou promovida ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador