Cade deixa para ano que vem processo contra cartel do metrô

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica pediu uma prorrogação de 60 dias para a abertura do processo contra as empresas envolvidas no cartel montado para contratos do metrô em São Paulo, desde a gestão tucana de Mario Covas.
Cerca de 30 Tbytes de documentos foram apreendidos em 13 empresas no último dia 4 de julho. A busca teve origem após acordo de leniência que a Siemens assinou com o Cade em maio, em troca de uma proteção no processo.
Apenas uma pequena equipe de 10 pessoas estaria encarregada do caso no órgão por questão de sigilo, segundo o Cade. O processo pode resultar em multas bilionárias se ficar comprovado que as empresas dividiam o mercado.
A prorrogação do caso para 2014, ano eleitoral, acontece no momento de uma disputa criada entre o PSDB e o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, por conta de um relatório do ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer passado à Polícia Federal.
 
O PSDB ingressou na última quarta-feira com representação contra o ministro na Comissão de Ética Pública. O partido acusa Cardozo de ter usado informações falsas para incriminar adversários do governo e do PT.
Cardozo disse nesta quinta-feira que processará criminalmente e por danos morais as pessoas que o ofenderam no caso de investigação do Metrô de São Paulo. No entanto, o ministro não especificou os nomes de quem pretende acionar judicialmente. “Todos, sem exceção, os que me chamaram de vigarista, de membro de quadrilha, de sonso, e outras adjetivações ‘tão elegantes’, serão processados criminalmente”.
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É melhor dar um jeito de

    É melhor dar um jeito de implicar algum petista nesse assunto, para ver se anda mais rápido. Até 2014 muito papel irá se perder em gavetas e pastas erradas. Como são esperados dossiês, gravações em áudio e vídeo, secretárias e assessores/as com revelações bombásticas e tal, o assunto em pauta vai ficar pras calendas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador