Câmara desmente pedido de aposentadoria negado a Genoino

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – A Câmara se pronunciou desmentindo que o pedido de aposentadoria por invalidez de José Genoino foi negado, e prevê que o resultado sairá na próxima semana. Uma junta médica fez novos exames no ex-deputado na última terça-feira (11), entretanto, os médicos da Câmara aguardam alguns resultados. Entre eles, está o Monitoramento Ambulatorial de Pressão Arterial (Mapa).

O resultado desses exames é ainda mais importante porque a defesa de Genoino poderá usá-lo como base para o pedido de prisão domiciliar definitivo, solicitado nesta segunda (17) por seu advogado Luiz Fernando Pacheco. Desde o dia 21 de novembro, Genoino cumpre prisão domiciliar temporária, depois de passar mal por complicações de saúde.

Barbosa havia concedido 90 dias a Genoino até que fossem analisadas as condições de ele voltar à prisão em regime semiaberto. Ainda assim, o então juiz da Vara de Execuções Penais, Bruno André Silva Ribeiro, emitiu comunicado a Joaquim Barbosa, em dezembro do ano passado, informando que o presídio da Papuda tinha condições de oferecer tratamento médico e que ele deveria retornar a prisão.

Dois meses antes de passar mal, em setembro de 2013, o ex-deputado realizou uma primeira tentativa de aposentadoria por invalidez. Na época, os médicos da Câmara negaram, informando que mesmo que grave, a situação dele não acarretava invalidez.

Ontem (18), a imprensa divulgou que este último pedido foi negado pela Câmara. Entretanto, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, disse que não há uma decisão porque alguns exames ainda não estão prontos, devendo ter uma resposta definitiva somente na próxima semana.

“O que não vamos admitir é nenhum favorecimento em que rumo for, é uma decisão extremamente técnica, até em respeito ao ex-parlamentar. Exige muita responsabilidade, maturidade, e uma avaliação técnica que exijo da Casa”, disse Alves.

Com informações de Agência Câmara.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acho mais importante que

    Acho mais importante que Genoino obtenha prisão domiciliar do que aposentadoria por invalidez. Porque aposentar-se ele pode fazê-lo proporcionalmente ao tempo trabalhado. Perde alguma coisa, mas não tanto assim. Já retornar ao sistema prisional decretaria a antecipação de sua morte, sem dúvida alguma. É óbvio que uma pessoa na condição dele não pode se submeter a um distanciamento da família e dos tratamentos. Além disso, acho que não estão cumprindo os Estatutos do Idoso do qual são beneficiários ele e José Dirceu, ambos com 66/67 anos. Qual idoso tem condições de defecar do modo que são as privadas nas celas, um buraco no chão ? Também não entendo porque ninguém reclama para eles a prisão para quem tem curso superior, ou é isso que estão tendo ? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador