Deputado do PT diz que PEC não vai cancelar eleição de 2018

ATUALIZADA ÀS 19H50 PARA CORRIGIR INFORMAÇÃO

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – O deputado Vicente Cândido (PT), relator da reforma política na Câmara, explicou que a PEC 77/2003, que poderia cancelar a corrida presidencial de 2018 para instituir mandatos de 5 anos e eleições unificadas a partir de 2022, na verdade, será modificada e seus efeitos não implicarão a próxima disputa eleitoral.

“(…) junto ao presidente (da comissão especial da reforma política) Lucio Vieira Lima (PMDB) com anuência dos membros do colegiado – escolhemos esta proposição [PEC 77] por ser matéria correlata com o tema da comissão especial para que possamos deliberar sobre a Proposta de Emenda à Constituição presente no relatório apresentado em abril na atual Comissão da Reforma Política. Desta maneira, a instalação desta Comissão de PEC ocorre de maneira simbólica uma vez que apresentaremos um substitutivo que institui, entre outras medidas, a descoincidência das eleições a partir de 2022 (em anos separados para executivo e legislativo), fim dos cargos de vice, mandato de dez anos para representantes das Côrtes e adoção do sistema distrital misto nas eleições a partir de 2026.”

Nesta quarta (4), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), leu em plenário um aviso de que autorizou a discussão em torno da PEC 77/2003.

A ideia da PEC era mudar a Constitutição para juntar eleições de presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual, vereador e prefeitos em um único ano. Senadores passariam a ter mandatos de 10 anos ao invés de oito anos. Os demais ficariam em seus cargos por cinco anos – hoje, o mandato é de quatro anos e os pleitos ocorrem a cada biênio.

Para aprovar a PEC, o governo Temer precisará de dois terços dos votos.

Assine

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

34 comentários

  1. Confirma-se assim a previsão

    Confirma-se assim a previsão que eu fiz há exatamente um ano num vídeo em inglês para meus colegas de Facebook e Twitter:

    Video: https://www.facebook.com/fabio.deoliveiraribeiro/videos/vb.100000415136357/1203024419721384/?type=2&theater&notif_t=video_processed&notif_id=1462993183164176

    Não por acaso fui especificamente inquirido sobre este vídeo na Polícia Federal.

    Doravante ninguém deve ficar surpreso se eu for preso ou morto. Mas estou calmo como disse aos meus amigos estrangeiros.

    https://twitter.com/FabioORibeiro/status/860233551563943936

     

  2. Canalhas.

       Para mim não há surpresa. Apostava nisso, quando foi dado o golpe. Acho que acertei,infelizmente. Eles não tem saida ,nem com o boneco paulista , nem com ninguem. Não existe alguém que possa derrotar o Lula. Impossivel.

  3. Verdade seja dita  …a cara

    Verdade seja dita  …a cara de PAU destes F.D.P. parece não ter limites

    em tempo f.d.p. = fiéis depositários da pátria

    Pior de tudo é que NESTA primeira semanda de maio de 2017, com as criticas tornadas públicas, e com os acordos de cooperação com os EUA vindo ao noticiário, o exército acabou se revelando ser um dos golpistas   ..embora as fraquejadas marinha e aeronáutica ainda não se pronunicaram de forma clara

    que triste  ..justo eles que encontraram no governo Lula/DIlma uma vertente nacionalista  ..vai entender estes gorilas ?!

  4. É natural

    Os golpistas não deram o golpe para que em 2018 o Lula retorne. Como sempre o Lula é um amador na política. Ele acreditar que vão deixá-lo voltar ao poder é no mínimo muita ingenuidade. 

  5. Diretas Já

    Absurdo, temos que sair pras ruas e rumo à Brasília pedindo Diretas Já antes que esta quadrilha que roubou os nossos 54 milhões de votos roube tudo que resta do povo brasileiro! Estes canalhas canalhas canalhas tem que sair Já! Começando pelo Temer e por este fascista canalha canalha canalha deste Rodrigo Maia!  

  6. Eleições 2018
    É motivo e tempo p mais um dia de greve. Mt injusto não podermos renovar nosso voto em 2018. Sinto-me roubada.

    Devemos fazer um barulho nas redes sociais contra td isso e, principalmente, temos q convocar os brasileiros p enfrentar nosso maior e principal algoz: organizações globo de “comunicação “. Temos q pensar o q fazer com essa bandidagem travestida de sistema de comunicações, q parece ter políticos, executivos e eminentes figuras do judiciário em suas rédeas (será q a líder da mídia tradicional conseguiu grampear tds esses atores e, de posse das “artes” de cada um, conseguiu dominá-los?

  7. Visitas aos familiares dos

    Visitas aos familiares dos envolvidos? Visitas ao Congresso? Parar tudo? Essa possibilidade, desde o golpe, sempre foi apontada por n comentaristas, portanto, não é surpresa.

  8. Que nem FHC. São os marinhos

    Que nem FHC. São os marinhos através seus pistoleiros na mídia botando pressão nos 300 picaretas. Imagina o Lula ou Dilma fazendo uma coisa dessas, os coxinhas estariam espumando no FasciBurro.

  9. Vicente Cândido (PT-SP) é um

    Vicente Cândido (PT-SP) é um dos membros mais importantes da bancada da bola, ou seja, dos representantes dos interesses da cbf, de Marco Polo del Nero. Diz tudo do atual estado do PT o fato dele ser relator dessa comissão, em cargo que em 2014 esteve com Cândido Vacarezza, também do PT-SP, por indicação de Eduardo Cunha. O PT não tem proposta própria de reforma política, algo que implique em uma decisão partidária a respeito, discutida, por exemplo, em um congresso extraordinário convocado para esse fim.  

  10. E não só isto

    Acho prudente está PEC, mas sou a favor de acabar com a reeleição e também com a possibilidade de reeleger político para qualquer cargo, mesmo que em diferentes cargos e períodos 

  11. Cuidado, esse papo está muito estranho.

    Esse dePUTAdo vicente candido não é nem um pouco confiável, para se ter uma idéia é membro do conselho da cbf. Infelizmente está no PT. Pode estar tramando com GOLPISTAS ou será enganado por eles, daí então, já era eleição e o verme intestino continuará, sabe-se lá até quando. 

    • corrigindo, não é do conselho é diretor

      O deputado é diretor de assuntos internacionais, cargo pomposo não?!. Não é um simples conselheiro não.

  12. deputado Vicente Cândido (PT)

    deputado Vicente Cândido (PT) diz:

    “Desta maneira, a instalação desta Comissão de PEC ocorre de maneira simbólica uma vez que apresentaremos um substitutivo que institui, entre outras medidas, a descoincidência das eleições a partir de 2022 (em anos separados para executivo e legislativo), fim dos cargos de vice, mandato de dez anos para representantes das Côrtes e adoção do sistema distrital misto nas eleições a partir de 2026.”

    1- Vai ter um substitutivo mesmo ?

    2 – Essa proposta que teve a relatoria feita pelo PT foi discutida com a população/movimentos sociais ?

    3 – A miltância tem limite viu PT ! Toma cuidado !

    4 – Não sei o que esperar disso… já é hora de gritar “parem as máquinas” ?!

     

     

  13. Isso …
    Depois de um golpe

    Isso …

    Depois de um golpe praticado pelo vice, vamos todos de maos dadas aprovar essa PEC. Porque amigos te apunhalam pelas costas, mas a nobreza se esconde no perdao.

    Apesar da popularidade do Temer estar em 9%. 

    Apesar do Lula ser o favorito pra 2018 em todos os cenarios, tendo como segundo colocado o Bolsonaro. Ambos nao financiados pelos que deram o golpe.

    Apesar dos diversos senadores como Renam, Aecio, Marta nao se reelegerem em 2018.

    Apesar dos diversos deputados e senadores que aprovaram e vao aprovar mais emendas impopulares nao se relelegerem em 2018.

    Apesar dos diversos politicos com inqueritos na lava jato e que nao vao se reeleger em 2018.

    Apesar de em 2018 o PSDB nao ter nenhum cnadidato viavel.

    Vamos aprovar essa PEC, mas essa PEC so vai valer em 2022 viu amiginho?

    • Pois é, até parece que o PT

      Pois é, até parece que o campo progressista tem maioria para evitar essa tragédia naquele circo de horror: o  que se sabe é que o golpe de 2016 segue o mesmo script do de 64, quando se dizia que haveriam eleições em 65, o que não ocorreu porque, se elas estivessem acontecido, JK teria sido eleito, o que não era plano dos golpistas daquele momento…de forma que até pode ser que as eleições ocorrem no próximo ano, desde que Lula seja retirado do páreo quem poder prá isso: Moro, o arremedo de juiz de Curitiba….não nos esqueçamos de que os golpistas de hoje são os mesmos daquele momento, a Globo é a mesma, a UDN é a mesma…o mesmo Judiciário anti-povo e pró-Casa Grande.,..a mesma Máfia dos Bacharéis a arrotar preconceitos e ódio de classe: a única diferença está na cor da farda: os de 64 usavam verde-oliva e os de 2016 usam camisas negras…

      Fórum: Apesar do deputado que será relator negar, criação de comissão especial pode adiar eleições de 2018, sim

      http://www.viomundo.com.br/politica/forum-apesar-do-deputado-que-sera-relator-negar-criacao-de-comissao-especial-pode-adiar-eleicoes-de-2018-sim.html

      • Posturas equivocadas como essa do PT desmobiliza toda a resistên

        Posturas equivocadas como essa do PT desmobiliza toda a resistência ao golpe. Essa história do Lula ir a trás do FHC para propor uma conciliação é outra presepada.

        Não há mais espaço para a conciliação. É um jogo de cartas marcadas e os golpistas não são nenhum pouco confiáveis.

  14. Cabeças Cortadas

    A militãncia tem que comer o fígado desse um.

    Enquanto as cabeças não rolarem pelo chão, as ratazanas continuarão a comandar a surtuba nesse puteiro sem lei.

  15. Deputado do PT, esse tal de

    Deputado do PT, esse tal de Vicente Cândido, não sei se é confiável. O fato, REAL´, é que desencavaram uma PEC de 2003 e Rodrigo Maia determinou a formação da Comissão para analisá-la em tempo recorde.

    Tem gente que acredita que essas cobras criadas do Congresso Nacional prestam para alguma coisa.

    Se não conseguirem inviabilizar Lula para 2018 a opção será, com certeza, cancelar pleito e adiar para 2020.

    Se esse deputado petista acha que nos convence com essas conversa pra boi dormir, está muito enganado. Lembro muito do velho Brizola falando que tem político que gosta muito de “costear o alambrado”.

    Queria ter certeza de que estou errada…

  16. Pode não cancelar e pode

    Pode não cancelar e pode cancelar.

    Pode também colocar um dispositivo, por exemplo, impedindo Presidentes que já tiveram 2 mandatos, de disputarem o terceiro, como é nos EUA.

    Tudo pode acontecer.

  17. PEC da Eleição

    Se eles não fossem tão canalhas, reduziriam os respectivos mandatos e transformariam as eleições de 2018 em eleições gerais. Afinal, cerca de 70% deles foram eleitos com a grana das empreiteiras e outras mais suspeitas ainda. Mas…..esperar o que de canalhas que não respeitam nem o VOTO popular.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome