CDHM pede explicações à OAB e Ministério Público sobre “desfile” de crianças e adolescentes para adoção

Evento promoveu um desfile com passarela, luzes e coreografia para apresentar, a possíveis pais, crianças e adolescentes de 4 a 17 anos aptas a adoção, na terça-feira (21), em Cuiabá,

Foto: Divulgação OAB / MT

da Câmara dos Deputados

CDHM pede explicações à OAB e Ministério Público sobre “desfile” de crianças e adolescentes para adoção

por Pedro Calvi, da CDHM 

A “Semana da Adoção”, idealizada pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) em parceria com a Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da Ordem dos Advogados do Brasil no Mato Grosso (OAB-МT), promoveu um desfile com passarela, luzes e coreografia para apresentar, a possíveis pais, crianças e adolescentes de 4 a 17 anos aptas a adoção. O evento ocorreu nesta terça-feira (21), no Shopping Pantanal, em Cuiabá.

Nesta quinta-feira (23), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) enviou ofício ao Conselho Federal da OAB e ao Ministério Público do Mato Grosso pedindo informações sobre a iniciativa.

Para Helder Salomão (PT/ES), presidente da CDHM, “a exposição desnecessária e inaceitável de crianças, que deveriam receber a proteção e a tutela do Estado e colocadas em situação constrangedora, pode acarretar maior sofrimento emocional”. Salomão ressalta que são “indivíduos que já foram prejudicados e feridos pela própria vida, colocados para “competir pelo prêmio da adoção”, que, evidentemente, incentiva a adoção através da aparência”.

A presidente da Comissão de Infância e Juventude da OAB/MT e da Comissão Nacional da Infância, Tatiane de Barros Ramalho, disse em entrevista de divulgação à imprensa local que se tratava “de uma noite para os pretendentes poderem conhecer as crianças, a população em geral poderá ter mais informações sobre adoção e as crianças em si terão um dia diferenciado em que elas irão se produzir, cabelo, roupa e maquiagem para o desfile.”

Para Salomão, o envolvimento da OAB/MT torna o caso ainda mais preocupante. “Um órgão que se propõe a auxiliar na construção democrática e defesa dos interesses da sociedade, compactuar com a violação de direitos fundamentais de crianças e adolescentes é evidentemente inaceitável”.

O presidente da CDHM conclui lembrando que “é dever do Estado proteger crianças e adolescentes de toda e qualquer ameaça aos seus direitos e não poderemos permitir que sua integridade física e emocional seja afetada, mesmo que mascarada de boas intenções”.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu desisto…
    e mais por saber que o Estado é um padrasto muito descuidado e malvado ao proteger

    quanto a proteção recantada, nunca vi tanta hipocrisia

    quedo-me em silêncio respeitoso ou adentro os abrigos da alma

  2. Ainda veremos os “intestinos” putrido desta sociedade, e porque não dizer da Humanidade. Tratar crianças sem esperanças, afeto, carinho, lar e familia como mercadorias, isto é a volta aos tempos do Egito antigo!!!!

  3. Eu acho que esse peregrino é troll ou retardado/hipócrita.
    Não é possível…..

    Cara, quer acabar com a invisibilidade intramuros ?
    – Pega a porra desse dinheiro pra fazer esse evento de merda e levem as crianças aos parques, à exposições de arte, ao cinema, visitem as crianças, auxiliem no material escolar e na escola, visitem essas instituições, visitem as crianças, etc, etc, etc…

    Agora, gastar uma grana pra fazer uma apresentação de crianças desfilando para serem adotadas ?!
    Cara?! Sério?!

    Qual é o critério de alguém que decide adotar uma criança em uma situação dessa ?!
    Beleza corporal ? Desenvoltura ?
    Ou empatia, carinho, parceria, identificação com a criança e com o próximo ?!

    SURREAL !!!

    Obs.: Desculpe o linguajar mas não dá pra falar outra coisa. Absurdo. Nojento. Asqueroso.

  4. Que show de horrores! As crianças entre a cruz, o orfanato e a espada, famílias que se prestam e valorizam esse crime. Ah! Mas as crianças tiveram “um dia diferenciado em que elas irão se produzir, cabelo, roupa e maquiagem para o desfile.” Meu Deus! Acho que nem a do Jesus Goiabiano seria capaz dessa!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador