Celso de Mello é “pessoalmente” contra a prisão de Lula, mas respeitou a “maioria”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Decano do Supremo Tribunal Federal, o ministro Celso de Mello escreveu em seu voto, no julgamento virtual de um recurso da defesa de Lula, que é pessoalmente contra a prisão em segunda instância. Mas decidiu votar com a maioria da segunda turma do STF – que negou o recurso por 5 a 0 – em respeito à maioria que hoje acredita que é possível antecipar a execução de penal.

Dessa forma, Celso de Mello repetiu Rosa Weber no julgamento do habeas corpus preventivo de Lula, quando a ministra – que vinha dando sinais de que é contra a prisão em segunda instância – também decidiu apelas para o “princípio da colegalidade” e seguir a maioria contra Lula, a despeito da contradição.

No despacho divulgado nesta sexta (11) pelo Conjur, Celso de Mello assinalou:

“O meu voto, não obstante a posição pessoal que externei (e de que guardo firme convicção) a propósito da inadmissibilidade, em nosso sistema jurídico, de ‘execução provisória ou antecipada’ de condenação penal meramente recorrível, é proferido, no caso ora em exame, em respeito ao princípio da colegialidade.”

O princípio da colegialidade, na prática, impôs ao ministro a obrigação de seguir o entendimento atual do STF, embora ele esteja entre uma maioria virtual que quer alterar a jurisprudência para tornar inconstitucional a prisão em segunda instância.

Celso de Mello, a prisão em segundo grau, sem que o réu tenha tido direito de recorrer a instâncias superiores, é uma “esdrúxula execução provisória de condenação crimina sem trânsito em julgado”. Apesar disso, ressaltou o ministro, “bem ou mal, essa matéria foi efetivamente debatida e apreciada pelo Plenário desta Suprema Corte.”

Há ações no STF que podem reverter esse entendimento, mas a presidente Cármen Lúcia se recusa a colocá-las em pauta. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rosa Weber fez escola. Então

    Rosa Weber fez escola. Então ficamos assim: eu sou contra a policia matar brasileiros indiscriminadamente mas como mataram a Marielle e continuam a matar nas ruas do Brasil sou favorável a que matem os ministros do Supremo. Vou pela maioria.

  2. A Lei garante ao juiz o
    A Lei garante ao juiz o direito de decidir de acordo com sua consciência, obrigando-o apenas a extrair seu livre convencimento racional das provas existentes nos autos. Ao interpretar e aplicar a Lei ao caso concreto o juiz não está obrigado a seguir as decisões de seus colegas, exceto quando existe jurisprudência vinculante.

    Portanto, uma vez mais Celso de Mello fez jus ao apelido “juiz de merda”.

  3. Alguma dúvida que o nosso

    Alguma dúvida que o nosso Judiciário está aí para proteger o establishment em troca de benesses gigantescas e salários imorais????

    Coitado do Brasil onde juiz vende sentença que nem banana na feira.

  4. Rosa Weber não quis criar uma

    Rosa Weber não quis criar uma nova maioria por respeito à maioria. Eles são enfadonhos, menosprezam nossa cidadania! São homens e mulheres medrosos, por que os estamos merecendo?

  5. Agora entendi por que Saulo Ramos

    chamou no seu livro de memórias o Celso de Mello de “juiz de merda”.

    Aliás essa definição se aplica a quase totalidade do STF.

  6. Judiciário agiu desde o

    Judiciário agiu desde o início para derrubar o governo republicano e democrático de Dilma e do PT quando permitiu que Eduardo Cunha agisse nas sombras, em reuniões com ministro do supremo, para maquinar a favor do golpe de estado.

    STF medíocre e covarde. Ajudaram a destruir nosso país e nossa democracia!!

  7. Lewandowski e Celso de Mello
    Lewandowski e Celso de Mello são contra a prisão em segunda instância, mas o pedido da defesa de Lula não era sobre isso. Era sobre a irregularidade da prisão diante do entendimento do STF.

  8. Enquanto isso….

    O Gilmar solta o Paulo Preto, antes deste abrir o bico: “Com Supremo, com tudo”

    113 milhões no seu nome, na suíça, não tem o valor de um triplex!

    Quem pode acreditar na justiça brasileira!

  9. Quando eu penso que chegamos

    Quando eu penso que chegamos enfim no fundo do poço, eis que o judiciário mais um vez se supera.Na semana em que foi colocado pela cia aquilo que todo esquerdista sabe, os assassinatos da ditadura, o stf nega mais uma pro Lula sem justificativa nenhuma , o gilmar dá veredito do stf pra prisão do Lula, dizendo que por lá ninguém vai fazer nada mesmo. Diz o minisinistro que a candidatura não sai de jeito nenhum e, de lambuja, solta o paulo preto. Se levarmos em conta que sob medida o stf acabou como foro dos políticos e em enviou todos do psdb pra primeira instância, será que existe alguém que ainda crê no judiciário tupiniquim?. Pode? Já não tenho estômago pra saber de tanta sacanagem com o Pt que só é comparada aos paparicos que dão aos tucanos. Felizes são os paraguaios que não predcisam se iludirem, como nós nos iludimos, que isto aqui foi uma república. 

  10. Brasil, um país sequestrado !!

    GILMAR MANDA SOLTAR PAULO PRETO, OPERADOR DO PSDB

    O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes concedeu habeas corpus a Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto, apontado pela Lava Jato como operador do PSDB; recursos recebidos por ele são ligados principalmente ao ex-governador José Serra; segundo autoridades suíças, ele mantinha o equivalente a R$ 113 milhões em contas fora do Brasil

    Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Google +17

  11. hipocrisia

    Condenação e execução da pena sem provas é sequestro e tortura.

    Como provas eu não tenho me valho da literatrura jurídica dos tribunais de exceção.

  12. SABE DE QUEM É A CULPA DO

    SABE DE QUEM É A CULPA DO LULA ESTAR PRESO? VOCÊS!

    CADE A COMOÇÃO SOCIAL

    CADE AS GREVES?

    CADE O MST NAS RUAS?

    CADE O MTST?

    CADE A MOBILIZAÇÃO NAS UNIVERSIDADES?

    CADE A MOBILIZAÇÃO NAS ESCOLAS?

    VOCÊS ACHAM QUE ESCREVER AQUI NO BLOG DO NASSIF VAI TIRAR O LULA DA CADEIA?

     

    1. O PT não quer enxergar

      Concordo. Eu pelo menos escrevo mais tive lá no acamapmento com chuva e tudo. O PT faz de conta. O PT acredita em Papai Noel. No fundo tem medo de encarar a verdade. O Judiciário é TODO, sem exceção, contra a libertação do Lula, a grande mídia idem. Ou mudam a estratágia, ou Lula só sairá da prisão morto. Na realidade o PT tirou a venda que cobre os olhos da Justiça e colococou nos seus.

  13. Rosa Weber abriu a porteira das bestas-feras…

    Alguma dúvida de que, mais uma vez, teve o dedinho do juiz de piso nessa inovação….quando ela condenou Dirceu, o que proferiu, foi uma sentença dele Moro: não tenho provas para condenar Dirceu, mas como a litetura manda condenar, então eu condeno…..

    Cinismo pouco é bobagem….

    Depois que fizeram aquele teatrinho do 6 x 5, com a Rosa Weber abrindo a porteira para o “eu sou contra a prisão do Lula mas como a maioria é favor, eu voto a favor”, a porteira para a fascitada foi aberta de vez….

  14. Novidade nenhuma. Celso de

    Novidade nenhuma. Celso de Mello fez o que tem compromisso para fazer. Os compromissos do Supremo não são com a aplicação das Leis, defesa da Constituição. O palavrório que usam em suas sentenças estão a serviço do grande capital, que no  momento tem o objetivo de manter afastados das eleições  Lula e o PT. E na palavra, no papo, no blá, blá, blá, que são mestres, ninguém atinge o cerne, o comando do golpe de 2016, que é exatamente o STF. Não dá para pedir ao comando do golpe, que abandone seus objetivos, que mude de rumo. Não há engano, é tudo pensado e coordenado com os demais executores do golpe. O golpe vitima o povo e as classe médias. Estando estes, quando não seja na inação, apoiando o golpe, a sensação dos golpista é de conforto, de segurança. É uma derrota atrás da outra. Isto , apesar de o golpe estar entalado com a com a candidatura do Lula, que se agrava à medida que não encontra um candidato que possa vencer o pleito. Dá para esperar alguma justiça de um pulha desses? Vai ficar encastelado, com ares imperiais, sabendo-se inatingível. Uma coisa é verdade: todos os Ministros do Supremo estão nus perante a Nação.  Do jeito que vai, continuarão nus, comandando as ações do golpe. E daí?

  15. A maioria é contra a prisão do Lula mas…

    A maioria dos ministros do $TF é contra a prisão do Lula mas, em respeito à maioria, votam a favor dessa prisão.

    Como esses pulhas superestimam nossa burrice

  16. Eu não sei o que é masi

    Eu não sei o que é masi apequenado no modo de agir dos Ministros  da ex Suprema Corte: permitir que se faça  confete da Constituiçãi de 1988 ou a esculpa “colegiada” pra tamanha covardia intitucional.

     

    E se o Povo chegar à conclusão que nosso Judiciário é caro, covarde,  sem credibilidade e perfeitamente dispensável? Uma Bastilha Tropical?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador