Chico Buarque vai processar colecionador e fazendeiro por ofensas

Do blog de Marcelo Auler

Chico Buarque processará também fazendeiro paulista

Marcelo Auler

Na quinta-feira, dia 21, ao encerrar o recesso forense, o advogado João Tancredo ingressará não com uma, como noticiou Ancelmo Góis em seu blog, mas duas ações indenizatórias em nome do cantor, compositor e escritor Chico Buarque de Holanda. Pelo andar da carruagem, poderá ter que entrar com mais processos em defesa da honra do cantor e de sua família.

Além do colecionador e “jornalista” João Pedrosa, de São Paulo, que se referiu aos Buarque de Hollanda como “família de canalhas!!! Que orgulho de ser ladrão!!!”, em uma postagem no Instagram da filha do cantor, Silvia Buarque, o outro alvo de processo judicial será o fazendeiro paulista Guilherme Gaion Junqueira Motta Luiz.

Ele estava com O jovem incoerente que provocou Chico Buarque, na noite de 21 de dezembro, quando o cantor e seus amigos foram importunados na saída de um restaurante no bairro do Leblon, zona Sul do Rio

A ação não é pelo pelo entreveiro daquele fim de noite e sim por sua postagem no Face book na qual acusou-o de beneficiar-se financeiramente de sua posição política a favor do governo de Dilma Rousseff e do Partido dos Trabalhadores.

Em ambas ações, Tancredo reproduzirá na abertura do pedido de processo contra os dois, versos do próprio injuriado, retirados da música que compôs com o mesmo nome:

“Dinheiro não lhe emprestei

Favores nunca lhe fiz

Não alimentei o seu gênio ruim

Você nada está me devendo

Por isso, meu bem, não entendo

Porque anda agora falando de mim.”

Leia mais →

Redação

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Chico Buarque, orgulho de

    Chico Buarque, orgulho de muitos brasileiros, vá em frente. Não deixe esses canalhas impunes. Você é unanimidade entre os brasileiros que possuem neurônios funcionando. Não deixe esses midiotas atingirem não apenas você e sua família, mas nós todos que o admiramos desde “A banda” e de sua atitude fantástica naquele festival inesquecível. Desde então, como muitos outros brasileiros, acompanho sua carreira e sua integridade intelectual, motivo de orgulho e satisfação. Aos 72 anos continuo a admira-lo e, certamente, muitos, muito outros como eu. Milhares, milhões de brasileiros. Muito obrigada por tudo que tem feito como grande músico e intelectual que é. 

  2. Demorou

    Olha, eu sempre defendi que se fizesse isso, e já passei muita raiva com a omissão dos ofendidos. Não convém menosprezar nem deixar impunes essas manifestações de ódio acompanhadas de mentiras. Lula e seus familiares já deveriam ter feito isso há tempos. E não somente essas ações temerárias em que juízes reacionários usam a “liberdade de expressão” para justificar os maiores absurdos da imprensa. Há ofensas gratuitas, manifesta e obviamente mentirosas, sendo espalhadas pelas redes sociais, por gente com nome, sobrenome e fotografia expostos. Basta escolher semanalmente alguns “símbolos”, como médicos, professores universitários, empresários, essa gente que se julga “de bem”  e “bem informada” e tacar-lhes processo em cima de processo.  Garanto que o efeito pedagógico seria fantástico com a divulgação das ações e seus resultados pelas próprias redes sociais, viralizando a reação da mesma forma que viralizam as mentiras.
    Deviam fazê-lo não por si, mas pelo país, pela democracia, pelo povo. Mas parece que não ouvem.

    E o tal “Revoltados on line”, que mente como se não houvesse amanhã?  Alguma vez foi incomodado por um oficial de justiça?

     

    1. Não

      Mas para muita gente é, já que espalham dizendo ser ele….como disse, ele deveria processar uns 20 boateiros escolhidos a dedo nas redes sociais e começar a acabar com essa farra.

        1. Julio Camargo

          Lobista, réu confesso da lava jato, fez delação premiada a tempo de dar uma festa de arromba para o casamento da filha e ir curtir Angra de iate. Obviamente não é petista, ou estaria preso.

  3. Bem feito

    E há quem diga que naquele episódio “Chico não soube aceitar críticas”. Críticas? Chamarem ele e seus familiares de ladrões é  difamação e precisa ser respondido na Justiça mesmo. Seja Chico o ofendido ou qualquer outra pessoa.

  4. Os tais “bonecos infláveis”

    Para mim, o Lula e a Dilma também deveria processar os idiotas que criaram os tais bonecos e exibem nas famigeradas passeatas… Ora, o Lula está caracterizado de presidiário (com uniforme listrado etc..mo tal “pixuleco”); se isso não for no mínimo uma injúria, rasgo meu diploma!

    Quem sabe mexendo no bolso destes coxinhas eles aprendiam um poucquinho…

  5. Se o Chico processar esse

    Se o Chico processar esse insignificante cidadão, ele estara fortalecendo a mediocridade que tomou conta da vida intelectual do pais.

    Esse joão pedrosa é uma das figuras proeminentes dessa tropa de despreparados, desinformados, mal intencionados e mediocres cidadãos que tomou de assalto os espaços que deveriam estar ocupados, no Brasil,  por gente qualificada, de talento, de luz.

    O Chico não deveria gastar um cartucho com alguem tão pobre de espirito, ligar seu nome ao dele por qualquer elo.

    Esse é tão insignificante que caira sozinho.

    Melhor seria nosso grande artista compor um samba mostrando como essa turma sinistra quando chega na roda estraga a festa. Não tem samba no pe e amor na cabeça.

    1. Eu concordo com você  que

      Eu concordo com você  que esse joão pedrosa é um medíocre insignificante. Mas Chico tem que dar um paradeiro nessas calúnias. Não foi só ele, são inúmeras pessoas fazendo o mesmo nas redes sociais.  Tem que processar, punir os caluniadores. Com essa atitude, Chico ao mesmo tempo desmente os boatos e impõe respeito, que é bom e todos nós  gostamos.

      1. Uma mentira repetida muitas vezes…

        As pessoas são muito desinformadas. Calar sim é que é  fortalecer a mediocridade. E ainda passar recibo de covardia

        1. Quer dizer que se estivesse

          Quer dizer que se estivesse numa guerra ia mandar um de seus melhores generais trocar tiros com um soldado inimigo no meio da rua?

          Meu conceito de valentia é realmente bem diferente do seu.

          1. Você não entendeu.

            Não se trata de “guerra” ou “valentia”. Esses conceitos não se aplicam ao caso em questão. Trata-se de uma medida legítima e democrática para  evitar um assassinato de reputação..

          2. Quem falou em “valentia”, ou

            Quem falou em “valentia”, ou melhor, em “covardia” foi a senhora mesmo, poucos centimetros acima. Eu apenas lhe respondi.

            O Chico processando o joão pedrosa, logo o joão pedrosa, o nada do nada, não vai “evitar assassinato de reputação” algum.

            Alias, quem é o joão pedrosa para “assassinar a reputação” de um artista do nivel do Chico?

            Uma pessoa com a reputação do Chico, se precisar sair para a briga, que seja contra o Bolsonaro, o Aecio, por semearem o odio no pais.

            O Chico é muito amado.

            Não precisa sair com uma pistola nas mãos.

            Tem muita gente para defende-lo antes.

            Entendeu?

  6. As ofensas ao Chico Buarque

    As ofensas ao Chico Buarque têm sido a tônica nas redes sociais, do Facebook ao Youtube. Neste, em cada vídeo musical do compositor, aparece um direitista raivoso  acusando-o de defender ditaduras, enriquecer com a Lei  Rouanet, receber verba do governo para defendê-lo etc. Espero que essa decisão de processar iniba os caluniadores. Mas não pode fazer como o Guido Mantega, que depois ficou com peninha do réu e  voltou  atrás.

    Lula e família, assim como outros petistas, já deveriam ter feito o mesmo há muito tempo.

  7. Esses jovens da elite brasileira não tem o menor escrúpulo…

    Esses jovens da elite brasileira não tem o menor escrúpulo. Acreditam que podem tudo, que o dinheiro e a influência de seus pais podem livrá-los de todas as conseguências de seus caprichos. Vibram e se divertem humilhando os oprimidos e vulneráveis. O ódio contra os nordestinos, negros, os pobres e a esquerda é algo de embrulhar o estômago.

    A reação do Chico Buarque é mais do que uma resposta a um caso isolado. É na verdade uma resposta a fúria e intolerância dessa “elite” nojenta que controla o país, e que se sente no direito de agredir quem quer que seja.    

  8. Dígnos de dó !

    Devem mesmo ser processados, levar uma grande multa, prestar serviços em comunidades carentes e tudo o mais que teriam direito.

    Não somente por serem as ofensas dirigidas ao Chico, um cidadão e músico acima de qualquer suspeita, mas principalmente por ser ao Chico e pelo desconhecimento de sua orígem , de sua educação, de sua obra e dos grandes momentos de alegrias e ternuras proporcionadas por elas.  E perceber que nem todos são medidos pela mesma régua, nem todos vivem de se LAMBUZAR do dinheiro público, como é costume em várias famílias brasileiras e pelo que foi dito , as deles tb. Essa é a régua (regra) de quase todos que fazem parte da oposição, como as diversas “famiglias” existentes nestas e outras paragens. E,  que se acham possuidoras de um direito quase divino, de serem beneficiadas e protegidas pelo governo de todos os momentos e blindadas pela justiça.

    Sinto até pena deles, como sinto por todos os ignorantes, mesmo tendo todas as ferramentas para não sê-lo. Foram sempre protegios e tb as suas famílias, daí o desconhecimento s/ a realidade do país em que vivem e de seus GRANDES HOMENS, que engrandecem o país.

  9. Comentaristas que xingam FHC,

    Comentaristas que xingam FHC, Aécio, Marina, Sergio Moro, Joaquim Barbosa aqui no blog devem ser processados também?

    1. Ningém deve ser processado por falar a verdade

      Ainda assim, é um direito.

      Sérgio Moro, por exemplo, deveria processar os 104 advogados que o acusaram de promover um Estado de Exceção. Serra deveria processar Amaury Ribeiro Júnior, FHC a Palmério Dória e assim por diante.

      1. Só que precisam ter cuidadado com o instituto

        Da exceção da verdade. É por isso que não processam. Da mesma forma, é por isso que o canalha do Aécio “Agressor de Mulher” Neves não processa o Juca Kfoury.

  10. O buraco é mais embaixo

    Não se trata simplesmente – como se isso fosse pouco – de opositores insultando um poeta mas de estarmos vivendo tempos em que a violência está esmagando a beleza, em que o dinheiro é muito mais importante do que a atividade que o traz, em que não há nada antes ou acima da conquista do poder pelo poder. A vitória da selvageria sobre o processo civilizatório, do capitalismo neoliberal sobre a solidariedade e humanismo socialistas, do gigantismo concentrado contra as iniciativas locais.

    Mas como interromper esse ciclo? Ainda mais com “tudo mundo” achando que “essa é a (imutável, eterna, perene e única) realidade”? É a real politik, estúpido? Ora, então não me venham com leis e outros recursos civilizatrórios…

  11. Tem mais é que descer a ripa
    Essa gente, além de arrogante, é burra (ou é arrogante pq é burra). Chamam de ladrões pq acham que o governo “dá” dinheiro pros artistas. Só que não.
    A Lei Rouanet autoriza o artista ou o produtor cultural a captar recursos de IR, dentro de limites. Aprovar um projeto no MinC é fácil. Captar é que é o cão.
    Os caras mal sabem ler, falam do que não entendem e ainda denigrem a honra alheia gratuitamente.
    Tem mais é que arrancar o couro dessa gente para aprender a ser menos arrogante menos burra.

  12. Ninguém tem o direito de chamar alguém. . .

    Ninguém tem o direito de chamar alguém de ladrão, corrupto ou de “merda” como fizeram com o cantor e compositor Chico Buarque. Quem sofrer esse tipo de ofensa deve recorrer à justiça, mesmo porque advogado é o que não falta neste país.

  13. Para variar,

    a FSP noticia hoje que o canalha covarde já pediu desculpas ao Chico, dezendo que cometeu um erro. Ou seja, já se acadelou, como se diz aqui no Sul.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador