Ion de Andrade
Médico epidemiologista e professor universitário
[email protected]

Com um Presidente investigado no cargo, o STF patrocina a advocacia administrativa, por Ion de Andrade

Com um Presidente investigado no cargo, o STF patrocina a advocacia administrativa

por Ion de Andrade

O crime de advocacia administrativa, segundo o artigo 321 do Código Penal Brasileiro, se define como “patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário.”

A gravidade das denúncias apontadas pela PGR, ouvidas por todos e acolhidas pelo STF, não seriam, em absoluto, de natureza a permitir que um funcionário público, mesmo de baixo escalão, pudesse permanecer no cargo.

O que faz o ser humano acuado e com o horizonte de liberdade cada vez mais estreito? Se defende desesperadamente com todas armas que estiverem ao seu alcance. Se tiver poder terá a seu dispor o arsenal correspondente. Mas o que, então, está à disposição de um Presidente da República?  Todo o Poder Executivo em especial as instituições responsáveis por investigar e punir o crime pelo qual está sendo investigado. É como se as galinhas fossem julgar a raposa que cuida do galinheiro.

Cabe ao presidente, por óbvio, escolher o Ministro da Justiça que por sua vez, em seu nome, poderá mudar as chefias da Polícia Federal a seu favor. Coincidentemente o Ministro da Justiça acabou de ser mudado, fato que coincide com o que, noutra gravação, sugeriu Aécio Neves. Onde estamos?

Além disto, o que não é pouco, se quiser, pois poder tem, o Presidente pode reduzir a velocidade da chegada de recursos para as operações de investigação policial que lhe forem ameaçadoras, pode retirar cargos de desafetos, pode ser ameaçador, ou negociador a seu critério dentre muitas outras ações o que inclui, por exemplo, indicar num Congresso recheado de investigados como ele, o próximo Procurador Geral da República….

A PGR com a autorização do STF deu publicidade a atos da maior gravidade tocantes à conduta do Presidente da República, foi muito importante para o país que assim tenha procedido. No entanto, após a divulgação das fitas que envolvem Michel Temer não há caminho de volta, sob pena de que as instituições venham a sofrer ainda mais. Risco há e não pequeno de que sejam convertidas num escritório de advocacia. Este escritório, sucedâneo das instituições republicanas atuais poderá, por um ato de vontade do Presidente investigado, pois poder tem, estar empenhado, noite e dia, e com o dinheiro dos contribuintes, a atrapalhar a ação da polícia, da Justiça ou do Ministério Público.

Ministro Fachin, Sr.Janot, é hora de concluir o procedimento que os senhores mesmos abriram. Os senhores deram causa e são os responsáveis diretos pelos efeitos colaterais da inconclusão dos atos autorizados pelos senhores e, perante a História e as gerações futuras, não podem deixar de assumir.

Permitir que o país viva uma página de infâmias como a que está por ser escrita seria um ato ao mesmo tempo de covardia e de extrema, mas extrema, canalhice com o que possamos ter de mais sagrado: o Brasil.

Ion de Andrade

Médico epidemiologista e professor universitário

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As decisões do STF estão

    As decisões do STF estão diretamente relacionadas com o nível de segurança intestinal de seus ministros. 

  2. Pura ilusão. Foi esse republicanismo que levou ao golpe

    Embora Ion de Andrade faça comentários interessantes, este que foi elevado á categoria de post mostra que o ‘republicanismo’ ingênuo e suicida que levou à deposição da Presidenta Dilma Rousseff, mas que acometeu TODOS os governos petistas, encontra adeptos não só entre os que integram a equipe do GGN, como também nos que lêem e comentam matérias publicadas aqui.

    Mais surpreso fico ao ler este comentário-post, pois após alertas que eu e vários outros leitores fizemos acerca do que realmente foi a delação da JBS e dos interesses obscuros e das negociatas (b)milionárias envolvendo o consórcio PGR-Globo-JBS, Fernando Rosa e outros analistas/jornalistas fizeram exumação do cadáver e autópsia de amostras do tecido, mostrando o estado de putrefação em que não só a Fraude a Jato, mas TODOS os atores e instituições envolvidos na trama golpista se encontram. Ontem mesmo, Luís Nassfi escreveu um xadrez e um artigo complementar, desmontando de vez a ilusão que ele e outros tiveram, assim que a delação da JBS foi divulgada.

    Invocar republicanismo de Luiz Edson Fachin ou Rodrigo Janot equivale a pedir a sérgio moro que respeite e aplique as Leis e o que prescreve a CF/1988.

  3. “O que faz o ser humano

    “O que faz o ser humano acuado e com o horizonte de liberdade cada vez mais estreito?”

    Pois é, cumpade, o que é capaz de fazer um “ser humano”…. Notícia de hoje: Em Florianópolis, de ontem para hoje, dois policiais da polícia federal que investigavam a morte de Teori Zavascki foram mortos a tiros….o que é capaz de fazer um “ser humano”….

  4. Com um Presidente investigado no cargo, o STF patrocina a advoca

    Nem é preciso ler a postagem para cravar que é assim que funcionamos quando a direita esta no poder. Agora o estado não esta mais aparelhado. Não há mais uma peça estranha nessa maquina chamada Brasil. A peça estranha foi retirada quando a esquerda (ou centro esquerda como queiram), foi deposta. Quando aecio neves perdeu as eleições em 2014 analdo jabor declarou: “O Brasil perdeu uma grande oportunidade”. O ex-cineasta como tantos direitistas assim como aqueles cardeais do painel de wilian waack sabem muito bem como funciona o País e jamais lutaram plenamente contra corrupção. Eu como esquerdista também não tenho ilusões quanto candura não apenas dos politicos brasileiros mas da sociedade brasileira como um todo seja por desvio de carater ou por sobrevivencia. A justiça brasileira esta funcionando como sempre funcionou. O caso é que com 4 derrotas presidenciais por parte da direita aflorou-se ódio e a intolerancia, e agora eles têm pressa par recompor Então toda ajuda das classes dominantes hoje se faz necessario para manter o que foi iniciado. Poucos terão coragem de defeder o que esta sendo feito agora em campanha eleitoral ainda mais sem financiamento empresarial. Por isso vale tudo o que nunca valeu para esquerda. Advocacia administrativa agora escancarada não sera escandalizada, pois ela é um instrumento de governaça diretista secular na vida brasileira. Num passado rescente operações da PF foram enterradas através deste instrumento porque simplesmente atacavam a representativdade do andar de cima da sociedade. No caso da operação zelotes é emblematico pois se inverteu completamente o foco da represntatividade e passou-se a focar o andar de baixo e criminalizar atvidade politica de esquerda.

  5. Crime continuado.

    O judiciário já era e é responsável (STF e MPF no meio e misturados) pela proteção que deu ao meliante MT durante toda sua história de delinquência e conseguente enriquecimento ilícito. Nesse caso e em tantos outros, como o do gangster compulsivo Eduardo Cunha, agiu sempre com base em parcialidades, partidarismos e casuísmos, até que transformou a política e toda a sociedade civil em uma gigantesca caterva dominada por malfeitores, sob ameaças permanentes de chantagens e denúncias, a disposição dos interesses das castas judiciárias. Foram longe demais e agora não sabem como resolver a monstruosidade que ajudaram a criar. 

     

     

     

     

     

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador