Condenado em 2ª instância, Azeredo tentará último recurso para evitar prisão

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Divulgação/PSDB
 
 
Jornal GGN – Eduardo Azeredo sofreu no Tribunal de Justiça de Minas Gerais mais uma derrota nesta terça (21), quando a corte negou os embargos declaratórios que a defesa do tucano apresentou na tentativa de anular sua condenação de mais de 20 anos no mensalão mineiro.
 
Agora, Azeredo promete entrar com um último recurso, os embargos infringentes, com o objetivo de adiar um pouco mais a sentença confirmada em segunda instância em agosto passado. Na ocasião, o TJMG prometeu que só iria mandar deter o tucano após o término da possibilidade de todos os recursos pela defesa.
 
Na prática, a situação de Azeredo é a mesma que a de José Dirceu, condenado na Lava Jato por causa de propina da Engevix, em processo conduzido por Sergio Moro.
 
Nesta terça (21), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região também negou embargos declaratórios a Dirceu, que deverá recorrer aos infringentes para reformar a sentença. Mas os jornais destacaram que, no caso do petista, a decisão do TRF4 pode fazer com que ele volte à cadeia a qualquer momento. Hoje ele desfruta do regime domiciliar, por autorização do Supremo Tribunal Federla.
 
No caso de Azeredo, o advogado Castellar Guimarães afirmou ao Estadão que ssim que a decisão de hoje for publicada, “a defesa entrará com os embargos infringentes. Com os embargos declaratórios, rejeitados hoje, a defesa tentou, sem sucesso, a nulidade do processo. 
 
O ex-governador mineiro completará 70 anos em 9 de setembro do ano que vem e, pelo que prevê o Código de Processo Penal, os prazos para prescrição da pena caem pela metade quando o réu atinge essa idade.
 
Azeredo vinha sendo processado pelo Supremo Tribunal Federal quando, em fevereiro de 2014, abriu mão do mandato e fez seu caso tramitar na primeira instância. 
 
Em agosto de 2017, o TJMG confirmou, depois de mais de dez horas de julgamento, a condenação em primeira instância do ex-governador, acusado dos crimes de lavagem de dinheiro e peculato, no esquema conhecido como mensalão mineiro. “Houve, no entanto, pequena redução na pena de prisão dada na de decisão anterior, de 20 anos e 10 meses para 20 anos e 1 mês. Azeredo recorre em liberdade”, lembrou o Estadão.
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Maluf mineiro

    Julgamento tartaruga, à Maluf. A justiça tartaruga seguindo os procedimentos e “respeitando os direitos de defesa” e etc.

    A justiça é rapidinha apenas contra Lula e o PT.

    Dirceu vai chegar ao céu ainda devendo anos de cadeia, numa situação em tese similar (mensalão) e, ainda, considerando que o Marcos Valério operou para os tucanos vários anos antes.

    A justiça e as Leis apenas devem nortear o desejo majoritário de um povo, as suas raízes, convicções e costumes. O povo, algum dia, irá mudar as leis e acabar com este “desvio de funciones” dos seus funcionários meritocráticos.

    1. condenado….

      Tudo gente honesta, que faria Política de outra forma. Gente descompromissada com interesses pessoais, que não  viam a Política como Profissão nem forma de enriquecimento. Socialistas e Democratas, diziam. Dirceu, Azeredo, Aécio, Genoino e toda esta Esquerdopatia mostram claramente o porque desta latrina depois de 40 anos, em pleno 2017. A Verdade Vos Libertará. ( E vos colocará atrás das grades também). Nada como um dia após o outro. (P.S. A fila é longa, esperamos toda a corja. “Gente Honesta” que fez carreira política acusando Maluf por corrupção. Qual é o valor das insiniuações de bandidos?)

  2. A Lei que vale para Azeredo não vale para José Dirceu

    É fundamental que o GGN e outros portais e blogs independentes e progressistas acompanhem o desenrolar do caso/processo de Eduardo Azeredo e faça um paralelo com o de José Dirceu. Azeredo, por ser tucano, renunciou ao mandato parlamentar e teve seu processo remetido para 1ª instância do judicário mineiro; embora em situação semelhante, José Dirceu e  outros petistas não tiveram esse benefício que a Lei lhes faculta, o de, no mínimo, serem submetidos a dois graus de jurisdição. José Dirceu e José Genoíno foram condenados pelo STF, SEM PROVAS,  e encarcerados. Eduardo Azeredo JAMAIS passou um dia privado de liberdade; o processo do tucano mineiro se arrasta há mais de 5 anos; embora condenado em 1º grau e agora em tribunal de 2º grau, Azeredo recorre em liberdade. É quase certo que o processo dele, com os embargos infringentes, se arraste atá o final do ano que vem, quando ele completa 70 anos e os crimes prescrevem. 

    Em resumo: como todo e qualquer tucano graúdo, Azeredo não ficará sequer um dia privado de liberdade. A partir de setembro do ano que está livre, leve e solto, apto inclusive a voltar à careira política. Como se vê, a Lei nesse país da bananolândia, não é para todos, pois NENHUM tucano graúdo recebe o mesmo tratamento punitivista aplicado aos petistas e esquerdistas nem esses últimos têm os direitos legais respeitados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador