Contra Globo, Bolsonaro selou união com Record que já rendeu demissão de jornalistas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – A aproximação de Jair Bolsonaro com a Record, emissora ligada ao bispo Edir Macedo, foi selada na noite de quinta (4), quando o Jornal da Record transmitiu entrevista com o candidato, no mesmo horário em que a Rede Globo promovia o debate entre presidenciáveis.
 
Análise da Folha de S. Paulo desta sexta (5) afirma que Bolsonaro pretende, com a Record, ter a sua “Fox News”, isto é, um meio de comunicação que apoie sua candidatura e eventual mandato, em contraposição a outras. Essa aliança já teria gerado demissões entre jornalistas. Ricardo Kotscho afirma ter sido um dos atingidos.
 
“O objetivo de Bolsonaro é ter na Record sua ‘Fox News’, como dizem seus aliados em referência à emissora noticiosa americana que publica pontos de vista majoritariamente favoráveis ao presidente Donald Trump —largamente espezinhado pela mídia tradicional dos EUA”, publicou a Folha.
 
Segundo o jornal, “além de afinidades eletivas como a proximidade de Bolsonaro de líderes e do ideário evangélicos, há a expectativa de que, eleito presidente, ele mude regras de distribuição de verba publicitária federal.”
 
A aliança entre Bolsonaro e a Record, selada há 3 dias da eleição presidencial, começou, em vedade, em novembro de 2017, “quando Bolsonaro foi apresentado à direção da Record em um evento do Ressoar, o instituto filantrópico da emissora, no hotel Unique, em São Paulo. A apresentação foi feita por Fábio Wajngarten, analista de mídia e empresário ligado a Bolsonaro, que também levou o candidato à direção da RedeTV! e do SBT. O economista Paulo Guedes, guru do presidenciável, fez o mesmo na Rede Globo.”
 
Em artigo divulgado após a reportagem da Folha, o jornalista Ricardo Kotscho narrou o dia em que soube de sua demissão do Jornal da Record News, junto com seu colega Nirlando Beirão, no final do ano passado.
 
Ambos os comentaristas políticos receberam um “comunicado às 10 horas da noite, depois do encerramento do jornal, que não fazia mais parte da equipe, devido a uma ‘reestruturação da empresa’ para cortar despesas”, e “eu só não entendi a pressa do encarregado de cumprir a ordem para me demitir”, afirmou Kotscho.
 
“Como Nirlando e eu tínhamos total liberdade de opinião, assegurada em contrato, já não servíamos mais aos propósitos eleitorais da emissora, e fomos sumariamente dispensados”, explicou.
 
Para Kotscho, “a Globo fica agora numa sinuca de bico, depois de apoiar com afinco o “Tudo menos o PT”, e ser esnobada por Bolsonaro”.
 
Leia a coluna completa de Kotscho aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nessa briga entre Globo e
    Nessa briga entre Globo e Record, já tenho para quem torcer.

    Vou torcer pelo capeta, para destruir as duas.

    PHA, ontem eufórico, dizendo que a Record dobrou a audiência no horário que o Bolsonaro se apresentava.

    Ele que fique esperto, se Bozo se eleger, ele vai perder o emprego.

  2. A Globo tem sido respeitosa e

    A Globo tem sido respeitosa e para mim aliada ao BOZO. Se ela quiser acaba com Bozo em 3 dias. Parece-me um fake news!!!

     

  3. bom post

    Vamos trabalhar sem descanso para angariar votos para o Hadad ou outro candidato contra o COICE.

    Tó agora fazendo isso!

    Quanto as emissoras, quero que se explodam junto com os demais orgaoes golpistas!

    É obrigação do Hadad, se vencer, deixar à mingua esse emprensa PIG.

     

  4. Não duvido nada se a globo
    Não duvido nada se a globo fizer campanha contra o Bozo no segundo turno pra depois da eleição se voltar novamente contra o PT. Pq com o Bozo a Record tende a ser exatamente o que era a Globo na ditadura, já tem mostrado que vai ser assim. Então para a Globo pode ser melhor o PT, por incrível que pareça.

  5. A midia tupiniquim é a

    A midia tupiniquim é a desgraça do país……

     

    E tem jornalista esquizofrenico…..não sabe se fica com o amigaço dos coronéis cearenses e tucano enrustido, se torce por rádadi, mas fica bem alegrinho com entrevista do candidato fascista, gira mais que pião, aliás sexta feira, dia de lojista girar, girar, girar……………bumbos batendo forte para domingo………

  6. DO QUE ESTAMOS RECLAMANDO?

    A DIREITA ESTÁ NO PAPEL DELA. PARA OCUPAR O ESPAÇO QUE ACHA QUE LHE PERTENCE, SEUS SIMPATIZANTES FAZEM O QUE A ESQUERDA E A PARCELA PROGRESSITA DA SOCIEDADE TEVE MEDINHO DE FAZER QUANDO OCUPOU O PODER.

    QUANDO LULA DISSE NA AGRISHOW, REDUTO MAIOR DO CONSERVADORISMO ATRASADO (SIM, ATRASADO! AGORA PAREM DE PROPALAR A BESTEIRA DA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DO SETOR PRIMÁRIO, QUE SOMENTE UMA AIRBUS OU BOEING GERA MAIS DIVISA DO QUE TODA A TERRA A SERVIÇO DAS TRANSGÊNICAS MULTINACIONAIS) QUE “ACHAVA QUE USINEIRO ERA BANDIDO, MAS NÃO, SÃO GENTE DECENTE, BLÁ, BLÁ, BLÁ…” DEIXOU CLARO A SUA FALTA DE COMPROMISSO COM A JUSTIÇA SOCIAL PERENE E O FUTURO DAS CRIANÇAS PROBRES DESTE PAÍS MISERÁVEL (74° PIB PER CAPITA E 85° PODER DE COMPRA MUNDIAL, UM PAÍS AFRICANO!)

    NÃO É PARA SER DESUMANO COM OS IDIOTAS SIMPATIZANTES E APOIADORES DA ELITE IDOTA DESTA PAÍS, APENAS SER FRANCO COMO ELES SÃO CONOSCO. É QUEDA DE BRAÇO, É OCUPAÇÃO DE ESPAÇO. A ESQUERDA MERECE ESTAR AONDE ESTÁ, POR LEGÍTIMA INCOMPETÊNCIA E ADESISMO AO CONFORTO QUE ACHOU QUE TINHA ALCANÇADO.

    QUANDO EU ERA ESTUDANTE UM AGROBOY, FILHO DE UM DOS MAIORES USINEIROS DO PAÍS, SENTADO ATRÁS DE MIM NUMA PROVA QUE EU HAVIA ESTUDADO TODO O FIM DE SEMANA, E ELE QUEIMADINO DE SOL POR PILOTAR SEU JET SKY, PEDIA E ME IMPORTUNAVA PARA PASSAR COLA.  DEI-LHE, ENTÃO, UMA RESPOSTA ASSERTIVA, HONESTA E DEFINITIVA QUE ME DEIXOU EM PAZ E ELE NO SEU LUGAR: “FODA-SE F.D.P”.

    AO LULA FALTOU CORAGEM E MENOS DESLUMBRAMENTO. QUEM CONSTRUIU O SONHO DA SOCIAL DEMOCRACIA, COM VOTO E MILITÂNCIA,  SOBROU FRUSTRAÇÃO. EU, PESSOALMENTE, NÃO VOU MAIS “LUTAR” PARA  DEPOIS, QUANDO CHEGAR LÁ, ASSISTIR O ADESISMO AO CAPITAL ATRASADO. LULA, COM TODO O RESPEITO: “FODA-SE,” VOU CUIDAR DA MINHA VIDA.

    AH! HADADDE, SE CASO GANHAR,O QUE DUVIDO, ESCOLHA GENTE COMPETÊNTE COM COMPROMISSO SOCIAL. EU CONHEÇO UM MONTE, MAS NOS GOVERNOS PASSADOS SÓ HAVIA OPORTUNISTA IGNORANTE.

  7. Nassif nada seu consigo

    Nassif nada seu consigo postar no facebook. Dá pra vc dizer alguma coisa sobre isso? Alguém mais tá tentando e não consegue?

  8. Bolsonaro + Record + Pentecostais X Globo + Catolicismo

    Se Bolsonaro ganhar esse país vai ter outro racha!

    A igreja católica vai perder muito espaço para os evangélicos… o império Global também vai estar em risco.

    As forças de esquerda deveriam aproveitar essa brecha e refazer alianças mas pelo jeito não existe mais diálogo… o país é um trem desgovernado indo para o abismo.

  9. Tv RecordXBolsonaro

    Essa briga da cachorros loucos só rende estresse e atrazo ao pais,pois enquanto o povo rala por pão na mesa ,eles repartem os dividendos.

  10. Opa, pode ser que a derrota
    Opa, pode ser que a derrota do bozo venha por aí. Eu não desprezaria o poder de fogo de uma rede globo acuada. Isso se houver mesmo um segundo turno. Até uns dias atrás achava muito improvável uma vitória bozzoniana, mas com o ambiente que ando presenciando, confesso que já estou entrando em quase paranoid-panic-bozo-mode. PQP, só ouço falar de boçonaro pra lá, bosonazo pra cá. Uma ajudinha pro nosso lado só pra variar cairia bem

  11.  O inimigo de meu inimigo é

     O inimigo de meu inimigo é meu amigo ?

    Curiosidade ….como ficaria o Paulo Henrique Amorim nesta possível conjuntura ?

    Contra o Bozo, fechando um olho para a GRoubo ?

  12. Ta todo mundo putissimo..
    Eu inclusive..mas gente não podemos deixar esse racista, homofóbico, nazista e ladrão ganhar! Tou puto com o PT, como muitos! Mas gente, temos que nos esforçar para tirar esse cara da parada. Ou o país tá fudido. Vamos deixar a putice de lado, pelo amor de Deus. Só agora! Luís Sanches e outros colegas daqui do espaço.. juro: se fosse o Alckmin eu estaria cagando. Se fosse o Álvaro botox.. eu estaria cagando. Pois ambos, podemos acusar de tudo: menos de nazistas, homofóbicos, racistas etc.. ligaria o foda-se e como vc diz Sanches e iria cuidar da minha vida. Mas o coiso não! ABS e boa eleição para todos

  13. A Globo vai apoiar o fascista

    A globo confia que esse namoro do coiso com a record é passageiro. Ela tem armas para desfazer esse namoro.

    Não creio que a família Marinho vá atacar o coiso e defender Haddad.

    Não vamos nos iludir. Não podemos confiar nas três serpentes da família Marinho.

    Temos sim que arregaçar a mangas e de casa em casa pedir votos para o Haddad, em nome da democracia, da igualdade social. Contra o racismo e todas as formas de discriminação. Contra o pobre e sua família. Temos que usar todos os argumentos, sem nos fechar no simples “ele é fascista”, pois o povo não sabe o que é fascismo, mas sabe as coisas concretas do dia-a-dia. “Ele vai acabar com o 13º salário dos trabalhadores e dos aposentados”. Tem que ser coisa concreta. Descontruir cada ação do bozo.

    Não devemos confiar na globo. Temos que tirar o poder dos meios de comunicação e submetê-los aos interesses da sociedade e não aos interesses privados de algumas famílias. Tem que democratizar os meios de comunicação. 

     

  14. Um dos dois será derrubado pelo outro então

    Isto é ótimo, pois o país será pequeno demais para os dois, só um vai sobreviver.

    Teremos o cenário de Collor em 1990, quando ele jogou a emissora para escanteio e como represália a mesma arquitetou o impeachment dele… Ou o contrário, quem sabe fechem mesmo a emissora por corte  de verbas publiscitárias… Em ambos os casos, ganha o país. Mas eu torço para que a emissora seja fechada.

    A emissora ( cujo nome não pronunciarei ) ficou meio queimada, após ter recebido verbas do PT por anos, e em troca ter apoiado o impeachment de Dilma. Depois ensaiou derrubar Temer e perdeu. A partir de então, todos os candidatos passaram a ver a emissora como um perigo em potencial para quem governa. A emissora mordeu a mão de quem a alimenta e nunca mais ninguém vai querer alimentá-la…

    1. Direito de escolha

      O candidato tem direito de escolher a emissora que quer. Porque tem que ser somente a mesma?

      Cadê a democracia que todos falam?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador