Contra médico particular, MPF de Curitiba diz que saúde de Lula é obrigação do Estado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Do Brasil 247
 
Em manifestação à juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara da Justiça do Paraná, o Ministério Público Federal argumenta que a saúde do preso é responsabilidade do Estado, e que médicos particulares só são aceitos em caso de necessidade. A juíza já havia negado a visita de médicos a Lula, que tem 72 anos e já teve câncer. Nesta sexta, os Médicos pela Democracia divulgaram nota em defesa do recebimento de cuidados pelo ex-presidente.
 
“A saúde é dever do Estado (CF, art. 194) devendo ser a todos assegurada, inclusive aos presos na forma prevista no art. 14 da Lei de Execução Penal, somente se justificando o acesso a estabelecimento nosocomial ou a profissional médico diverso em caso de efetiva necessidade. Não há notícia nos autos de que tal direito não tenha sido assegurado pelo estabelecimento de custódia, ou mesmo de qualquer enfermidade que esteja acometendo o recluso, devendo a defesa esclarecer a respeito”, argumentou o MPF.
 
A defesa de Lula sustenta, porém, que diversas pessoas que se encontram presas na Polícia Federal em Curitiba recebem médicos particulares.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos torcer para que ele não

    Vamos torcer para que ele não precise de médico.

    Porque vindo da República direitista de Curitiba já podemos imaginar que tipo de médico será autorizado a atender o ex Presidente Lula.

  2. Esse tal mpfezeta de curitiba

    Esse tal mpfezeta de curitiba e merda é a mesma coisa. A lei determina a assistência médica por parte do estado aos detentos que não possuam condições de arcar com tais despesas. Portanto, esse mpfezinho-de-dodge-polara de curitiba e merda é a mesma coisa.

  3. Se precisar, melhor.. pensa eles

    Aqui em Curitiba ele vai morrer mais depressa. Da-se uma atrasadinha no medico antiLulista… a ambulancia quebra no caminho.. Onde estavam com a cabeca de entregar Lula para os caras …  NAO TEM UMAS CABECAS GENIAIS NO PT?

  4. Não é só a saúde do Lula que é obrigação do Estado

    O Artigo 196 da Constituição Federal de 1988 dispõe que:

    “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Mas todo dia pessoas morrem à mingua, por doenças facilmente curáveis ou evitáveis, inclusive nas filas do $U$. Mas quem tem condições de acesso à saúde privada não só tem uma vida longa e saudável como investe em cirurgias estéticas para ficar menos feia. Então, vão deixar o Lula morrer à mingua?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador