CPI da Pandemia fecha colaboração técnica com CPMI das Fake News

Parceria busca investigar a existência de uma possível rede de disseminação de notícias falsas sobre vacinas e tratamentos precoces contra covid-19

Relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros (MDB-AL). Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Jornal GGN – A CPI da Pandemia contará com a colaboração técnica da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News a partir do mês de agosto.

Os técnicos indicados pela relatoria da comissão mista irão ajudar a analisar os documentos probatórios. O foco será concentrado na investigação de uma possível rede de disseminação de notícias falsas sobre temas como a eficácia das vacinas contra o coronavírus e a existência de “tratamentos precoces”.

A parceria em questão é resultado de pedido feito pelo relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros (MDB-AL), aprovado em 15 de julho. Segundo a Agência Senado, Calheiros aponta “a notória especialização” da equipe da CPMI em averiguar as ações relacionadas às fake news, e considera uma linha importante das investigações apurar a existência de uma ação coordenada, quais seriam seus integrantes, sua organização e seu modo de atuação em relação à epidemia de covid-19. 

Calheiros também pediu à CPMI das Fake News o compartilhamento de dados relativos à temática do combate ao coronavírus e afirma que essas informações deverão ser inseridas em seu relatório. Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Pandemia, também apresentaram pedidos semelhantes.

Presidente da CPMI das Fake News, o senador Angelo Coronel (PSD-BA) afirmou que, antes do pedido de liberação de uma equipe técnica pela CPI da Pandemia, a comissão mista já havia compartilhado dados e informações sobre possíveis crimes relativos à crise sanitária, e se colocou à disposição caso surjam fatos novos.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador