Crimes indicados por Janot gerariam 184 anos de prisão para Cunha

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Cálculo de reportagem do Valor indica que se somada a pena mínima de cada um dos crimes, separadamente, o presidente da Câmara ficaria recluso por mais de cem anos
 
 
Jornal GGN – Rodrigo Janot sugeriu que Eduardo Cunha seja condenado em duas vezes pela prática de corrupção passiva e em 60 vezes por lavagem de dinheiro. Apesar de a denúncia do MPF não identificar quantos anos gerariam de reclusão, se condenado, reportagem do Valor indica que, somada a pena mínima de cada um dos crimes separadamente, o presidente da Câmara seria sentenciado a 184 anos de prisão. 
 
Do Valor
 
Janot pede 184 anos de prisão para Cunha
 
Por Maíra Magro e Juliano Basile
 
Com uma enorme quantidade de detalhes descritos em documento de 85 páginas, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou ontem o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao Supremo Tribunal Federal e o acusou de cometer crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em esquema na Petrobras. 
 
A denúncia detalha que Cunha recebeu pelo menos US$ 5 milhões em propina, de 2006 a 2012, para facilitar a contratação de navios-sonda pela Petrobras. O recebimento do dinheiro teria sido camuflado por meio de contas offshore, empresas de fachada, simulação de contratos de serviço e até doações falsas a uma igreja. Cunha teria praticado corrupção em dois episódios distintos, além de lavar dinheiro 60 vezes. Isso levou Janot a pedir 184 anos de prisão, levando em conta a soma da pena mínima de cada um dos crimes separadamente.
 
Leia a íntegra da reportagem do Valor, aqui.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ja imaginaram se o Supremo
    Ja imaginaram se o Supremo adotar a teoria do dominio do fato? Seus eleitores, no minimo teriam que pagar uma cesta básica? E os que o elegeram Presidente da Câmara? Xiiiiiiiiii, eu juro que não conheço e que nunca votei nele.

  2. Matéria equivocada. Esclareço

    Matéria equivocada. Esclareço aos não versados em direito.

    Se uma pessoa comete os mesmos crimes em pequeno espaço de tempo, tratado pelo Código Penal como CRIME CONTINUADO, ela não será condenada por cada crime, mas apenas por um deles, tendo a pena majorada por uma determinada fração. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador