Cunha mantém argumento de que não é titular de conta suíça

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mantem o discurso de que não é “o titular de conta bancária individual ou conjunta” no banco suíço Julius Bär. Para sua defesa no processo de cassação que tramita no Conselho de Ética da Casa, Cunha apresentou um parecer de um escritório de advocacia do país europeu, sustentando que, pelas informações disponíveis e do ponto de vista da legislação da Suíça, ele não seria o titular.
 
A defesa do peemedebista usará o documento para contestar trecho do pedido de cassação formulado pelo PSOL e pela Rede Sustentabilidade, no qual em um dos pontos, o acusa de ter mentido durante a CPI da Petrobras, quando afirmou que não tinha “qualquer tipo de conta em qualquer lugar que não seja a conta que está declarada no Imposto de Renda”. 
 
O deputado já usou como argumento o fato de que ele era beneficiário de “trusts” na Suíça, o que poderia isentá-lo da necessidade de declaração à Receita Federal.
 
O advogado de Cunha também protocolou, na defesa do deputado, um pedido para anular o parecer desfavorável a ele apresentado pelo relator do processo, o deputado federal Fausto Pinato (PRB-SP). A defesa argumenta que Pinato já teria se manifestado, antecipadamente, o seu voto, ao afirmar em declarações que havia a existência de indícios contra Cunha. A antecipação de voto é proibida pela lei.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Paulo Maluf faz escola

    Como disse o deputado Chico Alencar, Cunha diz que o bicho tem rabo de jacaré, cara de jacaré, tamanho de jacaré, mas é uma lagartixa.

    Usa-se um jogo de palavras mal feito para fingir a conta dele não é dele. Como Maluf falava que uma carta assinada por ele não era dele.

    Pior que acham ainda que alguém acredita.

  2. Aff. Essa história já encheu!

    Aff. Essa história já encheu! Tá bom! Eu confesso! Eu sou o dono do dinheiro! Por favor, transfiram para minha conta-corrente no Brasil, descontando é claro, todos os impostos devidos.

  3. Deboche

    O conselho de ética não deve apear ele por mentiroso, mas por debochar dos seus colegas e da opinião pública; por agredir a inteligência dos seus colegas.

  4. arre! doutor cunha, um maluf lenda viva reencarnado evangélico..

    arre!

    esse doutor cunha, um maluf lenda viva reencarnado evangélico carioca da gema, que vá cunhar moedas na casa da moeda que ganha muito mais do que ficar enchendo o saco e a paciência da opinião pública… com seus contos da mamãe ganso pra inglês ler e dormir.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador