Cunha mostra que vai emparedar Temer e cúpula do governo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mostrou que desde que Michel Temer consentiu com a suposta compra de seu silêncio na prisão em conversa com o delator e dono da JBS, Joesley Batista, não economizará esforços ou cuidados que mantinha em delatar toda a cúpula que sustenta o atual governo peemedebista.
 
“Vossa Excelência teve conhecimento de alguma vantagem indevida, seja à época de Moreira Franco, seja posteriormente, para liberação de financiamento do FI-FGTS?”, questionou Cunha a Temer, em perguntas enviadas ao presidente da República, o arrolando como testemunha de sua defesa na ação que apura as irregularidades do Fundo de Investimentos do FGTS.
 
Nas 22 questões enviadas a Michel Temer, o ex-deputado preso na Operação Lava Jato demonstra que o atual presidente teria responsabilidade ou, pelo menos, conhecimento dos ilícitos que hoje recaem somente contra o ex-parlamentar.
 
“Vossa Excelência conheceu Fábio Cleto? Teve alguma participação na sua nomeação?”, disse Cunha sobre o ex-vice-presidente da Caixa Econômica. “Vossa Excelência conhece Henrique Constantino? Esteve alguma vez com ele? Qual foi o tema? Tinha a ver com algum assunto ligado ao financiamento do FI-FGTS?”, continuou sobre o dono da Gol, que acusou Cunha de receber propina.
 
Constantino afirmou aos próprios procuradores das Operações “Sepsis” e “Cui Bono?” que a campanha de Gabriel Chalita à Prefeitura de São Paulo, em 2012, foi irrigada com dinheiro de propina do empresário ao peemedebista.
 
“Alguma delas [das dezenas de empresas que formaram o consórcio Porto Maravilha] fez doação para a campanha de Gabriel Chalita em 2012? Se positiva a resposta, houve a sua participação? Estava vinculada à liberação desses recursos da Caixa no FI-FGTS?”, questionou ainda o ex-deputado.
 
Leia, abaixo, as 22 perguntas:

1 – Vossa Excelência foi presidente do PMDB em que período?

2 – Vossa Excelência foi apontado como o responsável pela nomeação do senhor Moreira Franco para a vice-presidência da Caixa de fundos e loterias. O senhor era o presidente do PMDB à época? Quando foi isso?

3 – Em 2010, Moreira Franco teve de deixar a Caixa para ocupar a representação do PMDB na coordenação da campanha presidencial. Vossa Excelência indicou o então gerente de Moreira, Joaquim Lima, como seu substituto?

4 – Vossa Excelência conheceu o senhor André da Souza, representante até 2012 no Conselho FI/FGTS, dos trabalhadores ou do PT?

5 – Vossa Excelência fez alguma reunião para tratar de pedidos para financiamento com FI-FGTS, com Moreira Franco e André de Souza? Se sim, quando? Com quem?

6 – Vossa Excelência conhece Benedicto Junior e Léo Pinheiro?

7 – Vossa Excelência participou de alguma reunião com eles e Moreira Franco para doação de campanha para os pleitos eleitorais de 2010, 2012 ou 2014?

8 – Se a resposta for positiva, estava vinculada a alguma liberação do FI-FGTS?

9 – André de Souza participou de alguma dessas reuniões?

10 – Onde se deram essas reuniões?

11– Joaquim Lima continuou como vice-presidente da Caixa, em outra área, a partir de 2011. Quem foi o responsável pela sua manutenção?

12 –- Vossa Excelência conheceu Fábio Cleto?

13 – Teve alguma participação na sua nomeação?

14 – Houve interferência do então prefeito Eduardo Paes visando à aceleração do projeto Porto Maravilha para as Olimpíadas?

15 – Vossa Excelência teve conhecimento de alguma vantagem indevida, seja à época de Moreira Franco, seja posteriormente, para liberação de financiamento do FI-FGTS?

16 – Vossa Excelência conhece Henrique Constantino? Esteve alguma vez com ele? Qual foi o tema? Tinha a ver com algum assunto ligado ao financiamento do FI-FGTS?

17 – A denúncia trata da suspeita do recebimento de vantagens indevidas do consórcio Porto Maravilha (OAS, Carioca e Odebrecht), da Haztec, da Aquapolo e Odebrecht Ambiental, Saneatins, Eldorado Participações (Grupo JBS), Lamsa (Linha Amarela S.A.), Brado, Moura Debeux, BR Vias. Vossa Excelência tem conhecimento, como presidente do PMDB até 2016, se essas empresas fizeram doações a campanhas do PMDB? Se sim, de que forma?

18 – Alguma delas fez doação para a campanha de Gabriel Chalita em 2012?

19 – Se positiva a resposta, houve a sua participação? Estava vinculada à liberação desses recursos da Caixa no FI-FGTS?

20 – Como vice-presidente da República desde 2011, Vossa Excelência tem conhecimento da participação de Eduardo Cunha em algum fato vinculado a essa denúncia de cobrança de vantagens indevidas para liberação de financiamentos do FI-FGTS?

21 – Vossa Excelência tem conhecimento de algum pagamento de vantagem indevida pelo senhor Benedicto Junior a Moreira Franco para liberação de financiamento do FI-FGTS à Odebrecht Transportes para associação no Porto de Santos?

22 –Vossa Excelência tem conhecimento de qualquer vantagem indevida solicitada ou recebida pelo senhor Moreira Franco para liberação, no âmbito do FI-FGTS, em qualquer projeto, incluindo o Porto Maravilha?

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Discurso da Servidão Voluntária

    Por que os brasileiros, em geral, não se rebelam ?

    ” A primeira razão pela qual os homens servem voluntariamente é terem nascidos servos e assim terem sido criados. A outra, é a de que as pessoas, sob a tirania, tornam-se facilmente covardes e submissas”.

                                                                                                               Étienne de La Boétie

     

  2. Povão assiste tudo sem protestar

    ADMIRÁVEL GADO NOVO (Zé Ramalho)

     

    Vocês que fazem parte dessa massa
    Que passa nos projetos do futuro
    É duro tanto ter que caminhar
    E dar muito mais do que receber
    E ter que demonstrar sua coragem
    À margem do que possa parecer
    E ver que toda essa engrenagem
    Já sente a ferrugem lhe comer
    Êh, oô, vida de gado
    Povo marcado
    Êh, povo feliz!

    Lá fora faz um tempo confortável
    A vigilância cuida do normal
    Os automóveis ouvem a notícia
    Os homens a publicam no jornal
    E correm através da madrugada
    A única velhice que chegou
    Demoram-se na beira da estrada
    E passam a contar o que sobrou!
    Êh, oô, vida de gado
    Povo marcado
    Êh, povo feliz!

    O povo foge da ignorância
    Apesar de viver tão perto dela
    E sonham com melhores tempos idos
    Contemplam esta vida numa cela
    Esperam nova possibilidade
    De verem esse mundo se acabar
    A arca de Noé, o dirigível,
    Não voam, nem se pode flutuar
    Êh, oô, vida de gado
    Povo marcado
    Êh, povo feliz!

     

     

  3. Mas antes ele vai ter que passar por cima do cadáver do Moro

    O Pitbull do Vampirão já frustou o Eduardo Cunha antes. Então o Moro, em observancia ao pacto, rebolou contorcuibustucanebte e soktou a Gastona do Cunha de machado ruim, achando que ele ia manter o bico calado e ficar guardado para não dar a idéia de queos petistas, que são presos sem qualquer prova, não digam que é perseguição ao partido.

    Mas o homem não quer morrer na gaiola, e está com vontade de botar a sua boca porca no trombone. Mas não vai botar se depender do Moro. Ele é contra;

    O que o Joesley sabia é café pequeno frente ao que o arquivo vivo Cunha guarda na sua memória.

    Cuidado, o arquivo é inflamável e oide ser queimado.

    Esses Vermes transformam o país inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro

  4. Todos eles tem carreiras políticas elogiáveis

    Só nunca levaram pé na bunda duas vezes consecutivas de uma Mulher com M Maiúsculo que não se curvou nem perante a tortura.

    Por isso não vão ser emparedados. Não são pobres, nem pretos, nem putas, nem petistas. Todos delatarão, garantirão sua impunidade e a lavagem a jato oficial de parte do produto dos seus crimes. Aí é só correr pro abraço e só voltar a praticar crimes, ou pelo menos não deixá-los serem descobertos, até dez anos. Depois, tudo é permitido, apesar da existência de Deu$

  5. Maia e Meireles deverão ser poupados

    Ele tem que confessar que recebeu propina de toda obra pública carioca acima de $100 mi, pagamento de propina a dezenas de deputados da OrCrim dele e que recebeu centenas de milhões de reais pra eu poder acreditar nele.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador