Cúpula da PF agora diz que o escândalo da “carne podre” não pode ser generalizado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Quatro dias após o “escândalo da carne podre” criado pela Operação Carne Fraca ganhar proporções incontroláveis e levar a exportação do produto brasileiro a ser boicotado em vários países do mundo, a cúpula da Polícia Federal, após reunião no Ministério da Agricultura, enviou nota à imprensa dizendo que os problemas de fiscalização alardeados, na verdade, são pontuais, e que o sistema de inspeção federal não pode ser questionado de maneira generalizada.

“Embora as investigações da Polícia Federal visem apurar irregularidades pontuais identificadas no Sistema de Inspeção Federal (SIF), tais fatos se relacionam diretamente a desvios de conduta profissional praticados por alguns servidores e não representam um mal funcionamento generalizado do sistema de integridade sanitária brasileiro”, diz a nota.
 
O informe só foi veiculado após o delegado geral da PF, Leandro Daiello, ter encontro com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Roberto Novacki. Nos últimos dias, o governo Temer tem se empenhado em contornar os estragos provocados pelo lançamento da operação Carne Fraca, na sexta-feira (17).
 
Na ocasião, o delegado da PF em Curitiba, Maurício Moscardi Grillo – o mesmo que disse que a Lava Jato perdeu o “timing” para prender Lula – disse à imprensa que era possível que a população tivesse consumido carne de péssima qualidade, mesmo sem conhecer o alcance real do esquema apurado na Carne Seca.
 
A operação investiga esquema de pagamento de propina para burlar a fiscalização de fiscais federais em empresas produtoras de carne, entre outras irregularidades. Moscardi ainda disse que o esquema abastecia o caixa de campanha de PP e PMDB, mas a PF não sabe dizer quem foram os beneficiados. Tampouco tem noção do volume de propina movimentado.
 
Abaixo, a nota completa.
 
NOTA A IMPRENSA – OPERAÇÃO CARNE FRACA
 
Brasília/DF – Sobre a Operação Carne Fraca, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Polícia Federal esclarecem:
 
1.            A reunião ocorrida hoje (21) entre o Secretário Executivo do MAPA, Eumar Roberto Novacki, e o Diretor Geral da PF, Leandro Daiello Coimbra, teve como objetivo fortalecer a relação entre as instituições e reafirmar o compromisso de ambas em elucidar os fatos investigados.
 
2.            A operação deflagrada na última sexta-feira (17) tem como foco a eventual prática de crimes de corrupção por agentes públicos;
 
3.            Embora as investigações da Polícia Federal visem apurar irregularidades pontuais identificadas no Sistema de Inspeção Federal (SIF), tais fatos se relacionam diretamente a desvios de conduta profissional praticados por alguns servidores e não representam um mal funcionamento generalizado do sistema de integridade sanitária brasileiro. O sistema de inspeção federal brasileiro já foi auditado por vários países que atestaram sua qualidade. O SIF garante produtos de qualidade ao consumidor brasileiro.
 
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Polícia Federal
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não se enganhem.
    A canalha da

    Não se enganhem.

    A canalha da PF fez exatamente o que desejava de maneira calculada.

    Eles explodiram uma bomba atômica no Brasil para destruir a carne “made in Brazil”.

    Agora eles perdem desculpas não porque estão convencidos do erro e sim porque querem se safar das consequencias de seus atos.

  2. Sugiro que os prejuízos sejam

    Sugiro que os prejuízos sejam descontados dos salários dos irresponsáveis pela operação, divulgação e escandalização. Quem sabe, da próxima vez, pensem um pouco antes de barbarizar na frente de microfones e holofotes. 

  3. Holofotes pela culatra.

    Negativo!

    Até onde acompanhei, inúmeros senadores enfatizam os estragos na economia do país, após  mais esses  “holofotes inconsequentes”!

    O assunto, portanto,  é sério demais para se limitar a uma “nota”.

    Além do nome, da confiança Brasil e do Mundo,  foram e continuam sendo  “só” alguns milhões ou bilhões perdidos.

    “Nada demais.”

    Francamente…

    Resta saber agora quem é que vai pagar por isso? 

    Digo pagar de forma séria e efetiva de acordo com a lei!

    Pena administrativa, civil e penal se for o caso. Quais serão? 

    Quem , devidamente competente, já está tomando essas providências?

    Que tipo de responsabilização pode ser aplicada IMEDIATAMENTE aos autores do estrago econômico?

    Enfim, “Quem vai pagar mais esse pato”?

    Resp: suspeita-se que será mais uma vez, o “povo que é realmente bobo, avante a r…”

     

  4. Agora é tarde. O próximo

    Agora é tarde. O próximo presidente eleito terá muito trabalho para limpar essa sujeirada toda.

    Mas esse é um fenômeno muito comum hoje em dia. Concursados da era Lula usam os seus cargos para benefícios pessoais e militância de direita com abuso explícito de poder em várias esferas do Governo Federal.

    Altos salários e muitas regalias desvituaram o verdadeiro objetivo da PF MPF Judiciário e várias outras carreiras de Marajás.

    Muita vigilância porque Moro está se achando dono do Brasil, e a PF age como capitão do mato, sem refletir, sem inteligência, denunciando aquilo que já mostraram por aí – PF está na zona de influência da CIA.

  5. literatura

    Carne Phraca:

    Eu não tenho provas que a carne é podre, mas vou condená-la porque quero sair no PLIMPIG e ser visto no mundo todo.

  6. Se nós cidadãos comuns erramos…

    Se nós cidadãos comuns erramos (ou mesmo quando não erramos) somos humilhados e perseguidos pela polícia e pelas autoridades. Agora quando essas mesmas autoridades erram e causam danos gigantescos ao país e a todos os brasileiros tudo bem.

    O mínimo que deveria ocorrer neste caso era a demissão a bem do serviço púbico de todos os policiais envolvidos nessas operações para sinalizar ao mundo que foi um erro cometido pontualmente por alguns servidores amadores. Assim poderíamos tentar reverter um parcela dos danos causados por essa brincadeira toda.

  7. “enviou nota à imprensa

    “enviou nota à imprensa dizendo que os problemas de fiscalização alardeados, na verdade, são pontuais, e que o sistema de inspeção federal não pode ser questionado de maneira generalizada”:

    Varios bilhoes de dolares perdidos mais tarde?

    Faltou fiscalizacao sim.  A PF precisava, nao houve nenhuma.

    Cadete Nogueira, sua BABAH esta te esperando com um bolo.  Eh de chocolate.

  8. Se o governo Temer não

    Se o governo Temer não tivesse tanto telhado de vidro, demitiria o diretor da PF, o tal Moscardi, ou seja peitava a PF, mostrando ao mundo como são ignorantes e despreparados. Só isso salvaria a exportação de carne brasileira.

    Na verdade, a reação veio do agronegócio, que ao contrário das empreitieras, apoiou o golpe, e que tem uma bancada poderosa na câmara. Além de ser patrocinador do Jornal Nacional! Desse vez os concursados brigaram não com cachorro grande, mas com toro grande

  9. A canoa tá virando.
    Os intelectuais de apostilas aos poucos destruirão a si mesmos.
    PowerPoint Bobão, Vaca Louca e por último Juiz Louco sequestrando blogueiro.

  10. Nova operação em andamento

    Segundo apurações, essa notinha foi o pontapé inicial da operação Cobertor de C*, tendo em vista que terem deixado o Moscardi Pateta fazer o que fez voou meleca para todos os lados e prejudicou bastante a balança comercial

  11. Os episódios da fraude da

    Os episódios da fraude da Volkswagen, ao alterar um software que mede emissões gasosas, do mal da vaca louca, da peste suína nos dizem que o problema encontrado com a carne brasileira iria ganhar as manchetes globais inevitavelmenete. Não só pelo interesse natural de que consome o produto, também pelos interesses comerciais em jogo. É a hora dos concorrentes da carne brasileira atacarem e dos importadores pressionarem por redução de preços.

    Exatamente por isso que a PF deveria ter redobrado seus cuidados para realizar uma investigação discreta, mas não negligente. O que se viu foi um show de pirotecnia e uma investigação negligente. Um número reduzido de frigoríficos com problema foi transformado em um problema generalizado. Problemas foram apontados sem lastro técnico especializado. Um número ridiculamente baixo de perícias foi realizado. 

    Não faz muito tempo, eu acreditava que o caminho para transformar isso aqui em um país de respeito seria fortalecer nossas instituições de estado, ao invés de dependermos de estadistas bissextos. Mas eu vejo que nem isso funcionou. Os governos petistas fortaleceram a PF, o MPF e o STF. Este último ao deixar de nomear juízes bola nossa. 

    O que vimos foi que os juízes independentes se acovardaram e passaram a temer a mídia ou os grupos de pressão, ou ainda a livrar a cara de seus amigos. A PF preferiu jogar para a torcida, ao descobrir que poderiam ser as estrelas da mídia. Talvez sonhem em estrelar uma série policial na rede globo. O MP é caso de análise psiquiátrica. Pessoas muito jovens, sem experiência de vida e muito bem pagas resolveram vestir trajes de superheróis. Fora os espertalhões de sempre que se aproveitam das situações.

    Diante disso, damos a mão à palmatória e reconhecemos que a sabedoria popular já havia enquadrado o que ocorreu a essas instituições no dizer “Deus não dá asas à cobra”. As instituições só devem ser fortalecidas quando estão prontas para isso. O processo de fortalecimento deve ser gradual e monitorado.

    Pelos prejuízos que esses malucos causaram ao país, hoje vemos que melhor teria sido continuar a nomeação de juízes bola nossa, PGR engavetador e manter a PF em rédeas curtas, prendendo maconheiro de esquina.

  12. Um acordo com o MAPA é o

    Um acordo com o MAPA é o mesmo que nada. Imagino o imenso prestígio que a PF possui no exterior para reverter o estrago que o espetáculo que fizeram, ao lado da grande mídia, destruindo a credibilidade do nosso país.

    O que se pede é severa punição. Está passando do momento de inculpar os desmandos do poder autoritário daqueles que deveriam estar cuidando da Nação.

  13. Esses crápulas da polícia

    Esses crápulas da polícia federal recebem dinheiro do FBI para executar operações em favor dos EUA. Não há mais o que falar. Se um dia, no futuro, tivermos um governo que defenda, de fato, os interesses dos brasileiros, esses crápulas da PF, do MP, do judiciário, do STF deveriam ser julgados, condenados e expulsos do pais. Mas a chance de que isso aconteça é quase zero.  

  14. Espero algúem seja responsabilizado por esta irresponsabilidade

    Tamanha irresponsabilidade acaba de ser assumida pelo Diretor da PF. Mas ainda não sabemos qual foi o custo, social político e financeiro deste ato. Alguém vai ressarcir os cofres públicos e o dos  desempregados, ou vai continuar a minimização dos erros da PF. No momento o delegado Moscardi sequer foi afastado do caso.   E como já disse se o que Katia Abreu denunciou é uma verdade então a conclusão da polícia sobre o ministro da Justiça  está também errada. E se esta polícia sabia disto, então esta conivente ou esta com o Ministro Serraglio nas mãos. Enquanto isto os consumidores

  15. CÚPULA OU CÓPULA.

    Ultimamente esse povo que come os empregos das pessoas ninguém mais sabe que palavra usar, o certo é que são uns tarados em destruição, até se autodestroem. Seria correto abaixar seus salários ou demitilos também.

  16. Milho e soja

    Como soja e milho são  produtos largamente utilizados na fabricação de rações para bovinos e aves, a agricultura também será atingida com a queda nas vendas,  para criadores nacionais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador