De Grandis deve assumir investigação da Siemens caso STF devolva inquérito para SP

Do Estadão

 
Procurador Rodrigo de Grandis, que já cuida do caso Alstom, pode assumir investigação

por Fausto Macedo

O inquérito sobre o cartel dos trens deverá mudar de mãos se retornar a São Paulo, parcial ou integralmente.

O procurador da República Rodrigo de Grandis, que atua perante a 6.ª Vara Criminal Federal em São Paulo, já cuida do caso Alstom – investigação sobre cartel na área de energia – e poderá assumir a investigação também do caso Siemens.

Três procuradores da República atuam perante a 6.ª Vara Criminal Federal – além de Rodrigo de Grandis, Silvio Luís Martins de Oliveira e Andrey Mendonça.

A 6.ª Vara Criminal Federal cuida exclusivamente de ações sobre crimes financeiros e lavagem de dinheiro.

O caso Siemens é acompanhado pela procuradora Karen Louise Kahn desde o início. Ela foi designada para o caso. Todas as investigações da Polícia Federal, inclusive depoimentos, foram acompanhados por Karen. Ela se manifestou contra a remessa dos autos para o Supremo Tribunal Federal (STF) alegando que a medida é prematura.

Karen avalia que a citação aos nomes de políticos detentores de foro privilegiado – como consta do depoimento do engenheiro Everton Rheinheimer, ex-diretor da multinacional alemã – não basta para justificar a transferência do inquérito para a Corte máxima.

Desde segunda feira, 9, o inquérito Siemens está no Supremo. A ministra Rosa Weber vai decidir o destino da investigação.

O STF poderá ficar com o caso em sua totalidade. Mas poderá devolver a investigação a São Paulo se entender que não há indícios que justifiquem investigação contra parlamentares mencionados no caso.

O Supremo também pode desmembrar o inquérito, ou seja, fica com a responsabilidade sobre a parte que cita autoridades com foro especial e devolve a São Paulo o trecho da investigação sobre empresários e diretores de estatais que respondem perante a Justiça de primeiro grau.

Caso seja devolvido a São Paulo o inquérito deverá sair do gabinete da procuradora Karen porque sua atuação ocorre perante a 2.ª Vara Criminal Federal, também especializada em ações sobre crimes financeiros e lavagem de dinheiro  – o inquérito Siemens está afeto à 6.ª Vara.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

33 comentários

  1. Ou seja… como tudo que

    Ou seja… como tudo que envolve demotucanos, não vai dar em absolutamente NADA! E como a grande Imprensa brasileira faz parte da camarilha, pois recebe em forma de propaganda o fruto do botim, o assunto vai morrendo lentamente… Tudo muito previsível. 

  2. O pequeno em moral “deGrandis”

    em vez de ser investigado por prevaricação, recebe de volta o processo do trensalão tucano? Para que? Para engavetar mais  anos? E vamos ficar por isto mesmo? 40 Bilhões?

  3. o que eu digo para meus filhos?

    acreditar na justiça?

    acreditar na política?

    acreditar em mim?

    acreditar em Deus?

    como é difícil ensinar bons princípios a alguém.

    • Em quem(ou no que)acreditar.

      Use na formação e na educação dos seus filhos, a seguinte lógica:

      Acredite(desconfiando) na justça, e lute para que ela tarde, mas não falhe;

      Acredite(precavidamente) nos partidos políticos, porem cobre destes, o cumprimento das propostas;

      Acredite neste seu “professor” de direitos e deveres, e nos professores da formação tradicional, que não forem demasiadamente engajados politicamente;

      Acredite sempre em Deus, a única esperança, quando desacreditamos nos homens;

      Acredite em sí próprio. Vá à luta, e não deixe-se vencer pelas iniquidades e contratempos. Faça a sua hora, não espere acontecer.

  4. não é aquela que ?….

     

    Pera aí….

     

     

    Essa “ministra” não é aquela que disse que “não tinha provas,… mas ia condenar assim mesmo”… ?

     

    E esse De Grandis não é aquele que engavetou os inquéritos da propina do Metrô ?

     

     

    Que porra de justiça é essa ?….

     

    A única chance que existe,… é o povo fazer justiça nas urnas.  Se os canalhas não vão pra cadeia, pelo menos vão deixar de sugar o sangue do povo em cargos públicos eletivos…

     

    Um horror !….

    • Pois é, Francisco…  A

      Pois é, Francisco…  A distribuição no STF deveria ser feita que nem sorteio da Mega Sena de fim de ano; ao vivo e em horário nobre… pq tá brabo… o Inquértio está sob segredo de justiça… periga voltar p/ de Grandis… e olhar que é só o trensalão… magina qdo for o helipóptero… capaz de ser distribuído para o Ayres Britto pq, “de acordo com o Regimento”, em alguns casos o relator tem que ser de Propriá, entender de física quântica e poesia, MESMO QUE, não esteja mais na Corte. Agora é torcer para existir alguém com esse perfil no STF nos últimoa anos…. Cara, tá ficando feio isso…

      Aliás, não entendi a arguição de suspeição por motivo de foro íntimo pela Ministra Carmem Lucia, no caso ( não lembro se era um Agravou ou se eram Embargos ) no Mensalão Tucano. Ora, se é assim, não deveria ter dado aquela palestra no Mensalão Petista… Pô, isso aí é que enfraquece… É a mesma coisa que o juiz descer o cacete na mulher ho julgamento e depois, alegar foro íntimo na hora de julgar o marido dela… Pô mas o cara é meu amigo… ah é esperto, então pq vc desancou a mulher? Para facilitar a vida de seu amigo… assim não dá, assim não pode…

  5. Resumindo: Os petistas estão

    Resumindo: Os petistas estão literalmente fudidos e os tucanos podem dormir tranquilos, tranquilos….

    Se o pt não fizer nada com esse mp paulistas, vão parar todos na cadeia…

  6. Globo, Folha, Estadão, Veja,

    Globo, Folha, Estadão, Veja, Valor, Band, Record, SBT, Época, RBS, CBN, Jovem Pan, STF, MPs, PSDB, PPS, DEM, FIESP, PSD, Solidarieda, Rede, Itaú, Natura, Bradesco, Santander, Opportunity, Odebresch, Vivo, OI, Dantas,etc, são todos parte da quadrilha que domina e manda no Brasil. Não vai acontecer nada com os aliados deles. Percam a esperança…

  7. É verdade que ele sua equipe

    É verdade que ele sua equipe vão fazer um cursinho sobre arquivamento de documentos?  O programa consta dos seguintes tópicos: colocando documentos na pasta certa (pasta física e virtual);  como colocar alertas no computador sobre prazos para respostas a ofícios, cartas e outros; gavetas – suas finalidades e profundidade adequada; o que quer dizer impessoalidade no serviço público.

    Se não for verdade, adeus processo. E o Janot?

  8. Será que pela teoria do

    Será que pela teoria do domínio do fato a justicinha brasileira consegue enquadrar o Lula, a Dilma ou o ministro da justiça? Se der o processo vai para diante. Se não, esquece. Tucano não rouba, participa de cartel. 

  9. E com de Grandis “garantido”,

    E com de Grandis “garantido”, os tucanos se livrarão de mais um processo, pois sabemos que ele é outro que “mata no peito”, e depois engaveta toda denuncia contra o PSDB e “amigos”… Viva a moral e a justiça seletivas…

    Aliás, qual justiça estamos assistindo aqui em SP?

    Um abraço.

  10. Está na hora das forças

    Está na hora das forças progressistas deste país sairem da defensiva e partirem para o ataque.

    O mensalão tucano, o propinoduto do metrô e o tráfico dos Perrella não podem ser abafados. As forças políticas progressistas tem OBRIGAÇÃO de não deixar isso acontecer e denunciar duramente as tentativas de esconder a roubalheira tucana (e o tráfico dos aliados do Aécio), como o que é: um atentado à democracia e a proteção direta de corruptos e traficantes feita por membros do judiciário.

    Se for o caso é preciso chegar à beira de um rompimento institucional porque chegou-se a um ponto tão aburdo de escancarado uso político do judiciário para atacar o PT e proteger corruptos e traficantes ligados ao PSDB, que deixar esse descalabro acontecer implicará em grave ameaça à democracia.

    Se conseguirem abafar as roubalheiras dos tucanos e até tráfico pesado de drogas, o passo seguinte é o golpe paraguaio.

    É uma questão de sobrevivência não do PT, mas da própria democracia. Está na hora de partir para o ataque.

      • Vai usar seu próprio nome

        Vai usar seu próprio nome para trollar no blog ou vai continuar sendo um covarde sem vergonha na cara que não tem hombridade nem para usar o próprio nome?

        Se é que tem um nome de verdade, porque deve ser um filho de chocadeira que nem pai tem para lhe dar um nome.

        É engraçado ver um frouxo covarde de merda, que se esconde atrás do aparente anonimato da Internet (e o burro nem percebe que esse anonimato que ele pensa que o esconde é uma ilusão) querer cobrar coragem de alguém que fala de cara limpa, usa o próprio nome e assume suas posições.

        Você não é um homem, é um moleque frouxo e fanfarrão, tão ridículo e burro a ponto de cobrar dos outros a coragem que evidentemente você não tem.

        Sinceramente eu DUVIDO que vocẽ tenha um pai, mas na hipótese remota de ter, será que ele é frouxo como você ou tem nojo de sua atitude de esconder-se atrás de uma identidade falsa?

         

    • Esse problema das estrelinhas é um saco!

      Nassif, você tem alguma resposta ou solução para o problema de conseguir dar nota em alguns comentários, mas não em outros? Tentei dar cinco estrelas para o comentário do Ruy, mas não consigo. Não acontece nada. É um saco isso. Por que funciona em alguns comentários, mas não em outros?

      Discordo, Ruy. Não está na hora. Já passou da hora!

      • Repassando…

        Informação do próprio Nassif. Para avaliar o comentário longo, é preciso clicar em “Link permanente”. A pagina fai fechar e reabrir. Ai então está disponivel a avaliação com estrelas. 

  11. Como assim?

    Volta para as mãos do De Grandis, como assim? O sujeito já prevaricou, deu provas que não é confiável, que está metido até à tampa neste rolo e aí o inquérito volta para as mãos dele, ou seja, para a gaveta dele? Se essa nossa justiça fosse séria, esse de Grandis deveria estar afastado do seu cargo. Se isso acontecer, é o fim do mundo!

  12. esqueçam tudo que já era, proteção garantida, vamos em frente…

    acredito que mais à frente tem coisas muito mais sérias para serem debatidas por especialistas da área…………..

     

    como cidadão preocupado com o futuro dos meus filhos e netos, adianto minha dúvida prrincipal:

    Será que temos dois Presidentes, um no Executivo e outro no Judicário?

     

    pela boca do povo:

    Será que temos dois presidentes, um em Brasília e outro em São Paulo?

    • como já dizia o mais convicto da podridão generalizada

      “muitas vezes, em regimes de falsa Democracia, fazer valer e distribuir justiça é como administrar um circo de dentro das jaulas dos macacos”

  13. Vejam a que ponto chega os

    Vejam a que ponto chega os fanátismo petista, a questão agora nem é mais negar que roubam mas chorar pq só eles são presos.

    “Puxa vida companheiro a gente rouba e é preso, os tucanos roubam mas não são presos, que injustiça!”

    A esquerda não rouba ela apenas usa um meio alternativo de redistruição de renda confiscada da burguesia para financiamento da revolução.

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=UUckYjoySBc%5D

    •   Pare de ser hipócrita. Você

        Pare de ser hipócrita. Você GOSTA de corrupção, desde que envolva aqueles por quem você tem simpatias políticas.

       

        Aqui se está discutindo a atuação do procurador e o andamento da ação, mas você vem falar em petistas – e você é useiro e vezeiro nisso.

       

        Reafirmo: você GOSTA de corrupção, mas só se for aquela que envolva seu coração.

      • Este já conhecido

        mamava nas tetas da prefeituta de município no Rio Grande do Sul governada pelo PSDB. Sua mamata acabou quando o PT ganhou esta prefeitura. Por isto é revoltado contra o PT. Este deve ser solenemente ignorado

  14. E vai acabar em pizza.

    Conhecendo, como conhecemos a simpatia política deste Procurador paulista, sabemos que se esta situação se comprovar, este inquérito contra os próceres tucanos, será senão arquivado, ou esquecido nas gavetas da Procuradoria da 6ª Vara Federal, relegado a 2º plano, e cairá no esquecimento público, até que caduque, e perca sua essência, e acabe numa enorme e indigesta pizza

    De Grandis, não ! 

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome