Defesa de Genoino vai pedir prisão domiciliar provisória

Sugerido por Fiódor Andrade

Do G1

Defesa pedirá para Genoino cumprir prisão domiciliar provisória em SP

Pedido deve ser feito ao Supremo ainda nesta quinta (26), disse advogado.STF decidirá se ele poderá cumprir pena em casa ou se voltará ao presídio.

A defesa do ex-deputado federal José Genoino (PT-SP) informou nesta quinta-feira (26) que pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para que ele cumpra a prisão domiciliar provisória em São Paulo. O pedido deve ser encaminhado ainda nesta quinta, segundo o advogado Luiz Fernando Pacheco.

Genoino teve prisão decretada e ficou detido por alguns dias no presídio da Papuda, nos arredores de Brasília, mas passou mal e foi internado no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (IC-DF). Depois de ter alta, foi para a casa da filha em Brasília e aguarda decisão sobre se poderá continuar a cumprir pena em casa definitivamente ou se voltará para o presídio.

O presidente do Supremo e relator do mensalão, Joaquim Barbosa, concedeu prisão domiciliar temporária até analisar o resultado de avaliação médica. Laudo feito por junta médica da Universidade de Brasília (UnB), nomeada por ordem do próprio ministro, afirmou que a cardiopatia de Genoino “não se caracteriza como grave” e que não há necessidade de tratamento domiciliar permanente.

A defesa quer que, antes mesmo de dar uma decisão final sobre a prisão domiciliar, Barbosa autorize a ida para São Paulo. “Ele [Genoino] está na casa de parente há vários dias e quer ir cumprir a pena na casa dele”, explicou o advogado.

O ministro pediu que a Procuradoria Geral da República e a defesa se manifestassem sobre o laudo antes de tomar uma decisão. O procurador-geral Rodrigo Janot opinou pela concessão da prisão domiciliar por mais noventa dias e sugeriu que, depois disso, o condenado passe por uma nova avaliação.

Depois que a Procuradoria e a defesa opinaram sobre o pedido, Barbosa pediu informações para o sistema prisional do Distrito Federal e de São Paulo para saber se tinham condições de receber Genoino. A resposta não foi divulgada pelo STF.

Genoino fez cirurgia em julho para tratar um caso de dissecção da aorta, uma grande artéria que sai do coração, de onde partem os ramos que levam o sangue para os tecidos do corpo. A estrutura da parede da aorta tem três camadas, para aguentar a pressão do bombeamento do sangue. A dissecção da aorta ocorre quando o sangue se desvia do interior da artéria para o interior da parede e passa a correr entre as camadas dessa estrutura.

O ex-deputado foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa (4 anos e 8 meses) e formação de quadrilha (2 anos e 3 meses). Ele começou a cumprir a pena por somente corrupção ativa. Com relação à condenação por formação de quadrilha, entrou com recurso que será julgado no que vem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

15 comentários

    • O mau caráter Jefferson

      Apesar de curado, o oposto do caso de Jenoíno, que depende de controle severo por toda a vida, o abominável Jefferson ( criatura sórdida) não foi preso ainda pois depende de salmão defumado, sucos com água de coco, geleia real e outras iguarias, que a prisão não pode lhe oferecer. Os ministros devem estar com peninha dessa figura nefasta. É um deboche e lastimo muito que isso ocorra em nosso país, colega Assis!  É inacreditável tudo que vem ocorrendo! Isso depois do mentirão e da prisão  (com algemas) de pessoas que só enobreceram o país com luta e fervor! VERGONHA!!!! 

  1. A pressão psicológica de

    A pressão psicológica de membros do governo sobre a procuradoria e o presidente do STF está imensa e irreal. Como podem pessoas públicas se manifestarem incisivamente sobre o julgamento transitado em julgado? O resultado é que estão conseguindo uma benesse para um condenado, tendo em vista que o laudo de três reconhecidos médicos atestaram a condição do mesmo cumprir sua pena como qualquer outro.

    Imagina só todos começarem a atestar doenças e pedirem laudos e laudos e enquanto isso forem correndo sua pena em casa? Na falta de mais recursos jurídicos, vamos usar recursos médicos?

    • Vc está mencionando o caso do

      Vc está mencionando o caso do Genoíno? Então, me diga sobre a pretensa determinação de prisão do caso do réu condenado em regime fechado Roberto Jeferson? O próprio Ministro Joaquim Barbosa expressou na semana passada que por falta de “tempo” não se pronunciou e até hoje, ainda não teve tempo. Tem alguma coisa errada. A verdade é que suas decisões foram arbitrarias e desnecessarias, produzidas unica e exclusivamente para o seu “bel prazer”…….

      • Um erro não justifica o

        Um erro não justifica o outro. No caso do Roberto Jefferson, ele também deveria estar preso, como o Genoíno. Por que? Porque os médicos que avaliaram atestaram condições deles cumprirem pena no presídio. Simples e prático.

        O juiz não sentiu ter competência para avaliar uma questão de doença e chamou uma pessoa competente para responder. Feito isso, emitido o laudo, é cobrar para que ambos paguem sua pena junto a sociedade. Sem esse terrorismo psicológico que pessoas públicas (que deveriam esquecer seu pessoal), tem feito.

        • Continua

          Continua enrolando…….Então, me diga porque ele não determinou a prisão de todos, já que tinha sido publicado o “transito e julgado”. Apenas escolheu 3 dos réus  em pleno feriado de 15 de Novembro. Nós estamos em 26 de Dezembro e continua a enrolação………….O “juiz”  não sentiu ter competência para avaliar uma questão de doença?  Fala sério. Ele não decidirá nem o caso do Genoíno agora e muito menos o do Roberto Jeferson, porque sabe que extrapolou a sua própria consciência se é que a tem ainda………..Em tempo: Ontem foi dado entrada e protocolado no STF o pedido de transferencia para S.Paulo e sua permanência em regime domiciliar do paciente Genoíno. Vamos ver o que será decidido. 

        • Genoíno teve dois ou três

          Genoíno teve dois ou três laudos que atestaram que ele nâo tinha condições físicas de cumprir pena na Papuda. O que fez JB? Em vez de acatá-los, procurou uma equipe médica “de confiança” (dele, JB) que emitiu um laudo ambíguo e cheio de subterfúgios que dá margem à interpretação de que Genoíno teria condições de ficar na cadeia.  Da mesma forma, trocou o juiz de execuções penais ao seu bel prazer para outro “de confiaça” (dele, JB) – o filho de um político do PSDB. Para você ver o caráter democrático, a moralidade e legalidade das medidas de JB…

          Mesmo com o laudo dos médicos “de confiança” (dele), JB não teve coragem de mandar Genoíno de volta para a prisão. Tem receio de ser visto pela população como responsável por uma possível morte, o que prejudicaria seus planos de entrar para a política.

           

          Sujeitinho desprezível..

    • Muito pelo contrário, não há

      Muito pelo contrário, não há pressão nenhuma do Governo. Mas é óbvio que membros do Governo podem se manifestar sobre julgamentos transitados em julgado ou sobre quaisquer outros temas. Bem vindo à democracia, aliás.

    • Banalidade do mal

      Pressão psicológica” sobre JB é conversa mole.

      O moleque inventou crimes onde não existiam, obstruiu o julgamento ao omitir provas, cometeu arbítrios na execução e politizou o julgamento desde o início. Que aguente o tranco das ruas.

      Esse julgamento é uma vergonha para a democracia. Entulho autoritário. Banalidade do mal.

  2. Chego a sentir um mal-estar

    Chego a sentir um mal-estar geral quando sou informada por essas matérias sobre o que estão fazendo com os réus petistas, enquanto Roberto Jefferson permanece na dele, quase cuspindo na nossa cara. Chego a pensar que Joaquim Barbosa fala diretamente com ele, tal a segurança que o safado tem e a autoridade quando fala ou escreve alguma coisa. 

    Dirceu, então, virou u verdadeiro satanás. Ele não pode ter emprego, não poder ler na prisão, e o que mais falta para satanizar esse homem, que, em princípio, nada fez, que pudesse ser comprovado contra ele. Se achávamos que o julgamento foi injusto, pior tem ficado depois que prenderam esses três, porque todos os direitos deles estão violados. A gente sabe que os três réus do PT deveriam estar em seus estados, cumprindo pena em regime semi-aberto, mas nada disso acontece, mesmo depois dessa exposição medonha contra eles. A REDE GLOBO tem dado minutos constantes em seus jornais sobre a vida de José Dirceu, principalmente sobre ele. Quem dá a notícia também tem que fazer cara de quem está com ódio dele. É tudo muito bem arrumado entre Joaquim Barbosa e a Globo. Dá nojo. 

    Até onde isso vai continuar dessa maneira?

    soube que o nojento do JB vai entregar  a Presidência do STF a Levandowski no dia 10 de janeiro. Será que depois disso a gente pode ter alguma sensação de alívio? Tomara, pois acho tudo isso uma vergonha grande por que passa nosso país, com a mais alta corte agindo como se fosse uma instância qualquer. 

    • maria, o seu mal estar é o de

      maria, o seu mal estar é o de muitas pessoas e, só não é o da esmagadora maioria pq ainda tem gente que se fia no que é veiculado pelas emissoras de TV. Com relação a isso, paciência… já foi muito pior.

      Até dia 10, vamos ter que aturar JB, que, pelo que li pelas redes, fará o impossível para deixar tudo amarrado para que o Lewandowski não possa fazer nada com relação aos mensaleiros. O que é bom por um lado e ruim por outro. Bom pq desssa forma o Lewandowski não entra o ano já sendo massacrado pela mídia e ruim pq, de uma certa forma, o direito dos presos e de todos nós está submetido a manobrars políticas do tipo ” o melhor momento para agir”.

      No que diz respeito a Genoíno, o STF e o JEP, conseguiram mais um feito, é o cumprimento da pena em regime domiciliar NA CASA DOS OUTROS o que vai ser muito bom para os condenados que tem amantes fora do Estado em que residem. 

      Com relação ao Zé Dirceu, para a nossa sorte e para azar dos que acreditam que o comando caiu, a resposta enviada as mensagens que os militantes mandaram no Natal é um alento. Vou tentar postar aqui e destacar o que, para mim, parece importante:

      ” Companheiros e companheiras, Recebi com alegria as mensagens que cada um de vocês postou nesse dia tão feliz que é o Natal. Maria Alice vai retransmitir para as famílias do Genoíno e Delúbio. Aqui estamos como sempre lutando, lendo e estudando, nos preparando para a luta. É importante a denúncia da prisão arbitrária e a demanda para o cumprimento da lei, do regime semiaberto. Não bastasse a injustiça de nossa condenação e prisão agora somos vítimas de uma campanha infamante sobre regalias e privilégios que não temos e nunca pedimos. Contra mim voltam as campanhas que buscam impedir que eu exerça minha atividade profissional. Nada disso nos abate, já que o apoio, a solidariedade, a justeza de nossa luta e a presença amiga de vocês e da nossa militância nos fortalece. O símbolo dessa luta é o acampamento e sua alma a juventude petista. Um abraço militante e petista. Um feliz Natal e um ano bom para nós, nossas famílias e o nosso povo. Zé

      Em poucas linhas, o agradecimento, o esclarecimento da situação deles e a orientação a ser seguida. “Estamos lendo e estudando ( como sempre ), portanto, tudo bem; “nos preparando para a luta” ( dispensa maiores comentários ). O acampamento ( Trincheira da Resistência ) como “símbolo da luta” , deve ser fortalecido e todo o apoio e suporte a juventude petista; isso parece bem claro… denunciar as arbitrariedades das prisões, exigir o semiaberto e o direito dos presos ao trabalho é o que temos que fazer… Como vc pode ver, Zé Dirceu, continua no comando e na mensagem de Natal avisa: ” o peso da injustiça pode tudo;só não pode prender meus sonhos.” Nem os dele e nem os nossos.Eu não dei 34 anos da minha vida para que, agora, um maluco, só pq ganhou uma toga, coloque tudo a perder. Que venha, pois, a luta e aí, de novo eles: ” Não aceitamos a humilhação, preferimos o risco e a dignidade da luta.” ( Movimento Resistência e Luta). Quem não correu de farda não vai correr de toga. Vamos resistir até que o braço armado dos togados mostre a cara que o mundo inteiro já conhece, e que espalha a “democracia sionista” a tiro de fuzil sob a bandeira das Nações Unidas. Onde tem petróleo, os mercenários estão sempre preparados para faturar mais umas moedinhas e os vira-latas, algumas medalhas e postos chave nos governos ‘ democráticos” impostos pelas Nações Unidas e sua mídia assassina, às sociedades que se recusam a apreender o real conceito de democracia, apenas pq o conceito a inclui e a prática a torna invisível.

    • Eu também estou indignado com

      Eu também estou indignado com tanta arbitrariedade, mas tudo passa. Dirceu e Genoíno está na história do Brasil.

      Enquanto seus algozes caminham céleres para o repugnante lugar reservado aos falsos e medíocres.

  3. Barbosa o homem mau segundo

    Barbosa o homem mau segundo Baneira de Melo, protela decisão sobre Genoíno porque ele quer manter permanentemente a guilhotina sob a cabeça de Genoíno. Essa brincadeira  macabra é uma espécie de terapia para o recalcado justiceiro. Essa tortura psicológica  deliberada visa quebrar a resistência de Genoíno e levá-lo à morte fora do presídio, o que seria uma glória para o justiceiro mor do  Supremo. A mídia golpista faria a festa e glorificaria a atitude humana de Barbosa. Enquanto isso,  os assassinos de reputações infestariam as redes sociais com a costumaz canalhice vomitariam toda sordidez que trazem dentro de sí.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome