Defesa de Lula encontra e-mails de FHC pedindo dinheiro à Odebrecht

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Imagem: Agência Brasil

Jornal GGN – As doações que a Odebrecht fez ao Instituto Lula são tão legítimas como as que foram feitas em benefício do instituto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Pelo menos é isso o que a defesa do petista tenta provar ao pedir a Sergio Moro que anexe no processo que tramita em Curitiba cinco e-mails que supostamente mostram FHC pedindo verba para a empreiteira.

Os e-mails foram identificados durante uma perícia contratada pela defesa de Lula e, segundo os advogados, eles mostram que o FHC teria solicitado “valores de natureza idêntica” e recebido tais recursos “nas mesmas circunstâncias daqueles valores atribuídos ao Instituto Lula — ou seja, contabilizados e com documentação hábil devidamente emitida, portanto, doações lícitas.”

“Essa situação mostra uma indevida tentativa de criminalização de doações lícitas [ao Instituto Lula] sob o pretexto de que as doadoras seriam de ‘investigadas na Operação Lava Jato'”.

“O fato de a doação ter sido realizada por empresas investigadas na Operação Lava Jato’ não pode levar à conclusão da prática de ato ilícito, como o MPF afirmou em relação ao Peticionário e a pessoas ou instituições a ele relacionadas”, diz a defesa.

Na mesma petição, os advogados também anexaram outros 4 e-mails que ajudariam a desmentir a delação premiada de Marcelo Odebrecht. Preso na Lava Jato, o empresário decidiu fazer um acordo de cooperação no qual afirmou que o assessor de Antonio Palocci, Branislav Kontic, teria sacado propina em espécie em benefício do PT. Os e-mails identificados na perícia demonstrariam que não há relação entre Branislav e uma planilha entregue por Marcelo à Lava Jato.

A petição, que está em anexo, foi feita no âmbito do processo em que Lula é acusado de receber vantagens indevidas da Odebrecht por meio de um imóvel nunca usado pelo Instituto Lula, e por conta de um apartamento que pertence a Glaucos Costamarques, primo distante de José Carlos Bumlai.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Justiça política

    A justiça brasileira, nos seus escalões mais altos, não esconde mais que utiliza critérios políticos e não técnicos para embasar suas análises.

    Vão ignorar qualquer coisa levantada pela defesa do Lula.

    1. Delações “premiadas”…..

      Assisti algum tempo atrás no Youtube um depoimento de Nestor Cerveró ao Juiz Sérgio Moro no qual o depoente, em final de depoimento, dizia ter muito a falar sobre a Brasken, empresa voltada a produção de insumos para produção de fertilizantes e resultante da associação entre a Petrobrás e a Odebrecht, creio que organizada/fundada no segundo semestre de 2002, período final do governo FHC, classificada por Cerveró como uma “grande safadeza” (ou coisa que o valha), sendo imediatamente descartado qualquer interesse “do juízo” neste caso….embora envolvendo a Petrobrás. Imagine se fosse nos governos petistas de Lula ou Dilma!!!!!

  2. FHC e Lula… Blindagem Total x Perseguição Total

    Acho que existe mais provas contra FHC nas capas de jornais e produzidas por ele mesmo em seus livros e declarações do que existe contra Lula nos relatórios da PF e nas condenações de Moro.

    -Enquanto FHC aparece na mídia falando abertamente em “seu” apartamento em Paris… nunca provaram que o Triplex é de Lula.

    -Enquanto FHC recebeu da Camargo Correa um aeroporto em sua fazenda… tentam provar que Lula foi beneficiário de uma reforma no sítio que frequentava.

    -Enquanto FHC usava abertamente seu cargo público de presidente para pedir dinheiro para seu instituto… tentam provar que Lula, como ex-presidente, cometeu crime por pedir dinheiro para seu instituto.

    -Enquanto FHC teva amante e filho escondidos e sustentados no exterior por toda mídia… Lula teve a mulher “assassinada” devido a perseguição pública.

    -Enquanto filho FHC aparece no PanamáLeaks e como beneficiário de contratos de 750 milhões na Lava-Jato, tudo em sigilo completo… o filho de Lula é escrachado por toda mídia nacional

  3. Neste caso  não vem ao caso,

    Neste caso  não vem ao caso, até mesmo porque nossas Instituições STF STJ MPF JF foram convertidas em organizações criminosas a serviço de interesses que não os do povo brasileiro e da democracia.

  4. Tem Mais É Que Dar

    Nassif: o que estão pensando esses Kummunistinha ao acusar o Príncipe de Paris, neto daquele Alferes terrotista, que queria dizimar até os chachorros da familia real brasileira? Ele é o bom. Pode pedir dindim até o Pedro (aquele parente do Capeta), ou diretamente pra Shell ou Chevron (promessas de campanha). E dai? O importante e entrar ganinha nas Ilhas Cahimãs. Porque não fica barato manter aquele palacete parisiense de 235 milhões de euros. Essa da Odebrecht foi só pra pagar o IPTU frances.

    Do mais, a missão de Savonarola dos Pinhas (que vem cumrindo à risca) e acabar com o Meliante-Nordestino (versão Judiciário-FIESP). Nem que pra isto ponha fogo no Pais. Não é dele mesmo. E depois os gringos mandam arrumar o quintal.

    Por isto chego a ficar revoltado quando vejo o Zepovinho gritando slogans contra essa pessoa importante. Inclusive na Caserna. Acho até que o Verdugo deveria fazer o mesmo, quando quase mandou pra cana aquele tal de Leão carioca.

    Os caras levaram mais de 10 anos arquitetando o golpe e vem agora esses do Minha Casa Minha Vida querendo melar os planos. Onde já se viu…

  5. O presidente Lula …

    Acredito que deva saber muito dos rolos do FHC , já que o sucedeu logo depois do Banestado. Mas ele jamais acusou alguém, só a Globo, após ela passar dos limites do tolerável.

  6. “Assunto: o de sempre”

    Pelo teor do assunto fhc era useiro e vezeiro em pedir dinheiro à Odebrecht.

    Talvez, afinal, o Mineirinho não fosse o “mais chato” pra pedir dinheiro…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador