Defesa de Lula rebate tentativa do MPF de ouvir depoimento antes de perícia

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reprodução de recibo entregue pela defesa de Lula, comprovando aluguel
 
Jornal GGN – A força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba quer ouvir novamente o engenheiro Glaucos da Costamarques e o contador João Muniz Leite sobre os recibos entregues pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do pagamento de aluguel do apartamento vizinho ao de Lula em São Bernardo do Campo, São Paulo.
 
O Ministério Público Federal do Paraná quer ir a fundo para verificar se os comprovantes de pagamentos apresentados pela defesa de Lula aos autos do processo são verdadeiros. Ainda, os investigadores comandarão uma perícia nos recibos, a pedido dos procuradores, feito nesta quinta-feira (09) ao juiz Sérgio Moro.
 
O imóvel vizinho ao de Lula em São Bernardo é de propriedade de Costamarques. O MPF acusa, ainda sem provas, que o apartamento seria parte de uma propina paga pela Odebrecht ao ex-presidente e que o engenheiro proprietário seria uma espécie de laranja na transação. 
 
Em resposta, a defesa de Lula afirmou que protocolou uma nova manifestação nos autos do processo, rebatendo a suspeita do Ministério Público de que se trata de falsidade documental. Para os advogados do ex-presidente, os investigadores podem e devem fazer a perícia, entretanto, a realização de depoimentos é desnecessária.
 
“Embora a determinação judicial fosse para o MPF especificar a perícia que pretendia realizar na via originais dos recibos e a apresentação de quesitos, a manifestação dos procuradores foi em sentido diverso. Pediram a realização de depoimentos”, informou a defesa, em nota.
 
Ainda, a medida de solicitar depoimentos não está prevista na legislação que trata de investigações por falsidade documental: “A defesa demonstrou hoje que a pretensão do MPF contraria o rito legal do incidente de falsidade (CPP, art. 145)”.
 
Por último, os advogados informaram que a nova manifestação do Ministério Público, de ouvir Costamarques e o contador João Muniz Leite “colide com a prova documental anexada ao processo, especialmente a movimentação financeira do proprietário do imóvel, que é plenamente compatível com o recebimento dos aluguéis e com os recibos por ele emitidos em favor de D. Marisa, inquilina do apartamento”.
 
“Ao final da manifestação foi requerido que o juiz encerre o incidente de falsidade e declare a sua improcedência”, informou, ainda, a defesa de Lula.
 
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como dizia o velho adágio

    Dizem que quando um juiz já não sabe mais o que fazer, apela para o “J. Digam as partes”… ou, no caso, “J. Protele, tergiverse, invente, confunda, tumultue, faça qualquer coisa o MPF”.

  2. O cachorro da Dilma;
    A cadela

    O cachorro da Dilma;

    A cadela do Lula;

    O aluguel pago e provado;

    O picareta do costamarques ouvido sem a perícia feita;

    O juix que pede ao amigo procurador de confiaça parecer contra a liberação dos bens do Lula;

    Isto todos tem que saber!

    A morte da CLT;

    A entrega de graça do pré sal;

    O estouro do desemprego;

    As putarias juridicas da vaza jato contra o Lula;

    A manipulação dos depoimentos pra atingir todos os dias o Pt e o Lula:

    Isto ninguém pode saber!!!

    Quer saber? É muito pra minha cabeça !!!

  3. Punição ao Procuradores

    Os membros do Ministério Público deveriam sofrer consequências pessoais toda vez que acusam uma pessoa sem provas e fica ao final provado que eles estavam errados.

    Os procuradores agem de modo totalmente irresponsável porque nada lhes acontece se ficar provado que suas hipóteses eram totalmente falsas. Como é o caso desse outro apartamento alugado. Acusam de corrupção, a mídia fortalece a suposição e depois… fica o dito pelo não dito.

  4. nun interessa!

    A poha do ap. é do Lulaaaaaa. Esses negócio de recibo é tudo mintira. Tá na cara que o ap era usado por Lulaaaa. Vê lá se essa tal de muié do Lulaaaa, o maior ladrão do brazil, tinha dinheiro para pagar treis pau de aluguel. Tá loco meu, xerô kola?Esse tal de Lula é pião, os ap dele é tudo kurrupissaum. Onde já se viu pião ter ap na Côte de São Bernardo Beach? Tudo ladraum. Acabarum com o brazil cambada di kurrupitu! E tómem com a tal de petrobrais. Agora o polvo tem que pagar um bissurdo pelo gais. É sempre os pobre que sifu. Vai dizê que você num viu as foto daquela Ferrari di ouro dus filho dele?

  5. Abuso de autoridade

    Dos procuradores e, segundo noticiou a mídia, do juiz. Há outra definição? E nós? Pagando o salários excessivamente altos de quem em nada contribui positivamente ao país. E os altos custos da brincadeira.

  6.  
    Eu tenho a plena convicção

     

    Eu tenho a plena convicção que o Lula simplesmente odiava a sua esposa.

    Fez a sua esposa alugar a cobertura ao lado da sua, para que lá ficassem os seguranças e assesores dele, não dela.

    Nunca se importou em saber como ela pagava essa cobertura, deixando-a sozinha com a encrenca.

    Deixou o pagamento sob responsabilidade dela, fazendo ela levar o pagamento, em moeda corrente nacional, vulgo, dinheiro vivo, até o endereço do locador, o Costamarques, que vivia em São Paulo, com todos os riscos inerentes a isso.

    Ela fez os pagamentos em dinheiro, por 48 meses ininterruptos, e nenhuma viva alma, seja Lula, seus filhos, noras, assessores, seguranças, empregada doméstica, ninguém a ajudar essa pobre senhora que ela podia depositar esse aluguel direto na conta do favorecido, seja por home banking, seja por telefone, seja por aplicativo de celular, seja numa agencia bancaria em São Bernardo do Campo.

    E, quando o escandalo veio a tona, e só em 2015 em diante, fizeram o pagamento por depósito bancário. E o Lula nem sequer pediu desculpas pelo transtorno que causou à sua esposa, visto que disse que não sabia como os aluguéis eram pagos.

    Isso que ele fez a ela é pior que trabalho escravo.

     

     

  7. Antes do golpe havia no

    Antes do golpe havia no brasil e no mundo duas máximas boçais:  1 – “todo síndico é ladrão”; 2 – ” o preto é sempre o culpado”..

    Com o advento da Larva Jato, mais uma máxima boçal foi criada:  ” A culpa é do Lula, não importa a questão”..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador