Defesa do governo Bolsonaro diz que não sabia da crise em Manaus

"Foi informado de maneira tardia": alegação foi dada em resposta da Advocacia-Geral da União (AGU), que faz a defesa do governo, ao STF

Foto: Alan Santos/PR

Jornal GGN – O governo de Jair Bolsonaro alega que não é responsável e que não tinha conhecimento da crise instaurada no Amazonas, com a falta de oxigênio em Manaus. A conclusão consta na resposta dada pela Advocacia-Geral da União (AGU), que faz a defesa do governo, na determinação do ministro Ricardo Lewandowski para que o Ministério da Saúde atenda “imediatamente” a situação de emergência da região.

Em decisão na última sexta (15), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o governo federal envie oxigênio e outros insumos hospitalares e deu um prazo de 48 horas para que apresente um plano “compreensivo e detalhado” para responder à crise sanitária de Manaus.

Mas o governo Bolsonaro saiu pela tangente e respondeu, por meio da AGU, que “foi informado de maneira tardia aos órgãos federais” e que “empregaram toda a diligência possível para contornar a situação”.

De maneira generalizada, afirmou que “a União repassou um volume extremamente significativo de insumos estratégicos e de recursos financeiros aos estados brasileiros, como um todo, e ao estado do Amazonas, em especial”.

“O colapso do estoque de oxigênio hospitalar na cidade de Manaus foi informado de maneira tardia aos órgãos federais, que empregaram toda a diligência possível para contornar a situação, sobretudo mediante a mobilização da Força Nacional de Saúde do SUS”, continuou.

Conforme o GGN mostrou, ao contrário do que alegado, o governo Bolsonaro ajudou a transportar somente 6% de todo o oxigênio que a cidade precisa por dia. Ainda, outros empecilhos, como um avião da Força Aérea que estava em manutenção, atrasaram o envio dos cilindros de oxigênio líquido.

Em resposta ao STF, a AGU afirmou que só soube “da crítica situação do esvaziamento de estoque de oxigênio em Manaus” no dia 8 de janeiro. Entretanto, a atuação do ministro da Saúde, com a ida de Pazuello ao estado, ocorreu dias depois, na semana passada.

 

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Sério: primeiro, essa brilhante Teoria tinha prazo de validade em Pindorama (dito pelo Dr. Gandra-Pai). Segundo, ela só valeu contra o pessoal do SapoBarbudo. Foi uma grande encomenda dos VerdeSauvas. Pra isso o Morcegão, que cagou na Teoria, foi bem pago, mesmo sendo escorraçado pelo CarrascoDeDiamantino e despachado, como cão raivoso, do Çupremu!

  1. Não sabia? Mais um crime de responsabilidade para o “conjunto da obra”. Impeachment ou cassação da chapa já. Devem ser julgados e pagar por seus crimes.

  2. Por que não usou a Abin para se “informar”. Porque não afeta o filhote zero à esquerda?
    O adolinquente automarketeiro fica fazendo exibições préarmadas de lancha e se vangloriando (toscamente) que “ganhou mais uma”, enquanto brasileiros morrem aos milhares e seu desgoverno “não sabia”. Uma confissão de incompetência.
    Até jacarés trans sabiam.

    PS: Esta p#rr@ de AGU é da União ou é uma AGB de Bolsonaro?

  3. Nassif: nessa o (des)governo atual tem razão. É que os ServiçõsSecretos, comandados pelo pico das Agulhas, pela PraiaVermelha e, principalmente, pelos da QuerênciaDeCruzAlta estavam divididos. Metade, envolvidos em descobrir (até amanhã) alguma falcatrua na eleição do Gringo administrador do CondomínioLatinoAmericano onde moramos. A outra banda, grampeando e vigiando os Esquerdopatas e Kummunistas de Pindorama. Por isto deram mancada em não informar Cavalão e sua Trupe da questão do oxigênio. A defesa alegou a “Teoria-do-Kôrno-Assumido”, aquele que é o último a saber. E agora os sabujos do PríncipeParisiense sairão à caça de culpados, para lavar a honra da “indumentária” maculada. Mas (como, de certa feita, disse um Desembargador descolado) — “que honra tem o kôrno?”. O episódio é tão babaca que nem PanchoVilla, que normalmente se manifesta pela GrandeMídia em favor dos Akuartelados, balbuciou palavras. É que vai ficar por isso mesmo. “Os mortos (dizem no KhuartelAlvorada) que se lasquem”. Duvida?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador