Delegado da PF diz que “em momento algum” vazou imagens de Lula à Veja

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O delegado Igor Romário de Paula negou, em resposta ao juiz Sergio Moro, que policiais federais tenham vazado imagens da condução coercitiva de Lula à revista Veja ou à produtora do filme “Lava Jato – A Lei é Para Todos”. O delegado, contudo, admitiu que a gravação foi feita mesmo com Moro tendo decretado sua ilegalidade. 

“Não foram cedidas quaisquer imagens, sejam elas fotografias ou vídeos, relacionadas à ação policial decorrente da 24ª Fase da Operação Lava Jato a qualquer pessoa, empresa ou veículo de comunicação por parte da Polícia Federal”, disse Romário.

“Em momento algum as imagens realizadas naquela data foram fornecidas a terceiros, sendo anexadas ao processo eletrônico correspondente somente imagens do depoimento realizado e posteriormente degravado”, acrescentou.

O delegado ainda avaliou que “não houve em momento algum descumprimento, por parte da equipe de policiais que participou da diligência, dos parâmetros estabelecidos na decisão judicial (procedimento aliás que é adotado rotineiramente em todas as ações da Polícia Federal)”, referindo-se às ações tomadas para tornar a investida contra Lula mais “discreta”.

“Tanto os procedimentos de busca, os deslocamentos e a coleta de depoimento foram feitos com a absoluta discrição, sem o uso de viaturas ou uniformes ostensivos, em local reservado e diverso de unidade policial, sem que tenha sido divulgada qualquer imagem que atente contra a intimidade e privacidade de investigado, ainda que consideradas as dificuldades decorrentes de toda a cobertura jornalística dada ao caso na ocasião”, comentou.

Sobre o despacho em que Moro proíbe a gravação e divulgação das imagens da operação contra Lula, o delegado afirma que “obviamente a determinação expressa na ordem judicial expedida não se refere à gravação feita pela Polícia Federal durante a realização da diligência, mas à veiculação indevida e desnecessária de imagens captadas que venham porventura expor desnecessariamente a figura do então investigados nestes autos, o que de fato não ocorreu.”

A revista Veja afirmou ter tido acesso exclusivo às imagens e relatou que os produtores do filme sobre a Lava Jato assistiram à gravação na sede da própria PF.

A defesa do ex-presidente Lula peticionou ao juiz Sergio Moro no sentido de impedir que essas imagens sejam divulgadas pela imprensa. Moro, contudo, já antecipou que não compete a ele “impor censura a meios de comunicação”.

Assine

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “”Não foram cedidas quaisquer

    “”Não foram cedidas quaisquer imagens, sejam elas fotografias ou vídeos, relacionadas à ação policial decorrente da 24ª Fase da Operação Lava Jato a qualquer pessoa, empresa ou veículo de comunicação por parte da Polícia Federal”, disse Romário.”:

    De fato, eh pra publicaaco na semana da eleicao, nao eh?

  2. Está na hora do Moreno de

    Está na hora do Moreno de Poços abrir a caixa de pandora.Sinto um cheiro estranho no ar.A combustão se eleva aos meus olhos,a niveis pertubadores.Nassif sabe medir o termometro da coisa.Um Xadrez,que por sinal anda sumido,deve voltar com informações bombasticas.O meu faro nunca me enganou.Vamos aguardar.

    1. Eu nunca olhei para a vizinha

      Eu nunca olhei para a vizinha gostosa que mora no prédio ao lado com olhos libidinosos.

      Essa imagem foram para na Veja por tele transporte.

  3. Chico e Francisco.

    Já não teve um delegado que perdeu o cargo porque foi acusado de vazar uma operação de prisão (Dantas) para a Globogolpista?

    Agora, é com o “Chico”, né?

  4. Fascistas amarelos traidores do Brasil

    Moro, Delagnol e Igor constituem um bando que atua politicamente sob valores fascistas.

    Eles nem consideram a possibilidade da canoa virar.

    Mas, se a canoa virar, eles contam com a mesma impunidade aplicada aos magistrados franceses que condenaram à morte cidadãos franceses sabidamente inocentes, apenas para satisfazer os invasores nazistas. Tal como ocorre com o golpe no Brasil, os tais magistrados franceses davam às execuções uma aparência de legalidade.

  5. Conte outra

    “Tanto os procedimentos de busca, os deslocamentos e a coleta de depoimento foram feitos com a absoluta discrição, sem o uso de viaturas ou uniformes ostensivos, em local reservado e diverso de unidade policial, sem que tenha sido divulgada qualquer imagem que atente contra a intimidade e privacidade de investigado, ainda que consideradas as dificuldades decorrentes de toda a cobertura jornalística dada ao caso na ocasião”

     

    Tudo bem. O ilustre delegado deve estar se referindo a outra operação que não tivemos conhecimento, e não aquele circo montado no dia da condução coercitiva de Lula. Tenha paciência.

  6. Quem causou isso ainda não acordou

    Sabe o que é pior? Quem deixou isso acontecer, para as coisas chegarem a esse ponto, foram as próprias lideranças do PT, por covardia ou comodismo ou sei lá o que.

    Ontem mesmo, na segunda-feira (dia 27/3/2017), em discurso na tribuna do Senado, o Sen. Jorge Viana (PT-AC) mostrou isso.

    Os argumentos dele eram a respeito da importância dos governos de Lula e Dilma na inserção internacional do País, com um novo relevo, de destaque. Até aí tudo certo.

    Mas qual era o exemplo que ele dava sobre mudança de cenários e rumos mundiais? o Fantástico e a Veja.

    Repito, as referências do discurso era o que ele tinha visto na Veja e no Fantástico.

    Então, como cobrar do cidadão médio que busque informação alternativa se aqueles que são os mais massacrados pela mídia tradicional são os primeiros a respaldá-la?

    Nessas horas lembro do Macunaíma, pois dá uma preguiça danada ficar lutando contra tudo isso.

  7. ATÉ O ESCLARECIMENTO DAS TRAPALHADAS SÃO TRAPALHADAS.

    Tem horas que nem acredito nisso, a evolução do GOLPE e estarrecedor do ponto de vista de legalidade das instituições, tramaram rumos próprio num tremendo vale tudo. A obsessão pessoal de cada membro da operação é conjunturalmente criminosa, o que era para ser uma operação de passaria o pais a limpo virou persecutoriamente uma aberração política constrangedora para as instituições brasileiras, isso dá vergonha, como apoiar uma coisa dessas. O STF como disse o próprio Lula acovardou, é o mínimo que se pode entender dessa trapalhada toda e a frase mais exata para isso é, para pegar uma barata explodiram a casa toda, é só irresponsabilidade em cima de irresponsabilidade, para essas pseudos celebridades lavajatense só falta agora expor traições e questões passionais como fazem os artistas globais, no qual agora ao invés de polícia são roteiristas e acompanhes em tour penitenciários para atores e diretores cinematográficos globais. É o escarnio das nossas instituições, se já não tínhamos políticos, agora nem justiça e nem polícia se inscreveram no Big Brother e agora estão acima do bem, e do mal, na casa da mãe joana Brasil pode se fazer tudo, até colocar adversários no paredão e sorrir em continhos canto do ouvido entre juiz e delatado e investigado, tudo pode. VERGONHA é a única palavra.

  8. Constituição, Sempre Constituição

    Nassif: o delega tem razão. O sigilo da fonte é constitucional. Tanto de onde veio como para onde foi. Seja do Bebê de Rosemary, seja para o marginal da Marginal, estão todos em “off”. Todos sob o manto encantado da sagrada Constituição. Pergunte prós do Çu-premu!

  9. Fim do mundo

    Só o fato de existir essa gravação, que pelo jeito já foi assistida por muita gente, inclusive por atores globais, eu considero o fato de uma gravidade inacreditável. Tomara que Requião consiga aprovar a Lei por abuso de autoridade.

  10. “POR PARTE DA POLICIA FEDERAL” DELEGADO?

    Que outra parte poderia vazar? O juiz disse que proibiu e disse que se tivesse já haveria de ter vazado pelo tempo, então quem mais teria essa gração? O Delegado deveria falar ou o “de parte da pf” foi só figura semantica na entrevista?

  11. Qual a parte de “GRAVAÇÂO” o fede all não consegue entender?!

    “Sobre o despacho em que Moro proíbe a gravação e divulgação das imagens da operação contra Lula, o delegado afirma que “obviamente a determinação expressa na ordem judicial expedida não se refere à gravação feita pela Polícia Federal durante a realização da diligência, mas à veiculação indevida e desnecessária de imagens captadas”

    Nem interpretação básica de texto é necessária para passar em concurso pra federal?

    Ou cara de pau e desfaçatez é suficiente?

  12. Veja, PF e Moro estão querendo demonstrar superioridade

    Eles querem demonstrar como não estão nem aí para o que diz a lei,para injustiças cometidas… querem mostrar força.

    As declarações da Veja, Moro e da PF basicamente dizem: FODA-SE… NÃO VAI DAR EM NADA… ESTOU ACIMA DAS LEIS

    A Veja admite que teve acesso às gravações… a PF fala que vazou mas não vazou… Moro diz que apoia a liberdade de imprensa… basicamente todos dão uma desculpinha esfarrapada como quem sabe que não será minimamente responsabilizado por absolutamente nada! 

  13. MINHA NOSSA … é tudo fake demais!

    Pessoas fakes. Autoridades fakes. Declarações fakes. Posições fakes.  Olhares fakes. Atitude fakes. E eles acham que vão enganar as pessoas para sempre! Chega a dar dó de tanta inocência … Acham que a mentira é eterna! E nisso, uma instituição como a PF, com quase 6 décadas de existência, indo pro espaço. Virou piada, motivo de chacota. Tem musiquinha de japonês… tem de tudo. Respeito quase zerado. E ninguém faz nada???  Esse trapalhada da carne, por exemplo, qual foi a punição para o delegado que fez o estrago. Nenhuma? Bilhões de prejuízo … Um dia desse o motorista do Uber, com o radio sintonizado na bandnews, diz: “cara será que vai ficar tudo por isso mesmo?”…. Disse eu: olha, acho que sim! Ou seja, para a população a culpa é da instituição PF. De toda a PF. O que não é verdade. A culpa é sempre de alguém que resolve extrapolar as leis, os procedimentos etc. Esse silêncio total. Triste demais … 

  14. O lance é se antecipar e

    O lance é se antecipar e negar tudo que venha complicar o juizeco de curitiba. Depois, quando o Lula vier a ver no filme ( sacanagem) todas as cenas que fez ao ser sequestrado pelos nazistas de curitiba, vão dizer que foi mera coincidência.Alguém imagina que isso aconctederia com algum tucano ? O que mais me espanta é a coragem de um diretor de cinema se dar ao desplante de filmar uma coisa tão sórdida como essa. Definitivamente acabou-se a dignidade dos “artistas” globais brasileiros.

  15. Vai ficar nisso

    Ele diz que gravou e n”ao se sabe como as imagens foram passadas ‘a frente. Ê um pais sem lei, sem tribunal fderal, sem constituição vigente. E gente sem moral sob a supervisão de juizes sem moral. É a zona. 

    Não, não roubei o celular, neste instante eu estava a matar uma velhinha no outro quarteirão, posso provar.

    Canalhas.

  16. O MORO está preparando a sua delação premiada.

    Quanto as patuscadas da PF já era de se esperar, quem coloca como símbolo da honestidade da Lava-Jato o Japonês da Federal, pode fazer tudo.

    Porém o mais importante é que a gangue está se desmontando, Moro parece preparando a sua delação premiada, está atirando tudo nas costas da PF, porém isto é recente, há pouco tempo era um bloco coeso, a turma do MATA, a do ENFORCA e do FUZILA, agora começa aparecer:

    – Ora, eu até proibi!

    Vai começar a debandada, quem for por último apaga a luz.

    1. Delação premiada de Sérgio Moro……kkkkk

      Tenho algumas perguntas sobre “a condução coercitiva” de Lula em março de 2016 que gostaria de ver respondidas, tanto que elas me incomodam:

      – que razões técnicas, jurídicas e, quem sabe, midiáticas levaram à condução coercitiva de Lula à sala da PF no Aeroporto de Congonhas, quando o mais esperado seria levá-lo à sede da PF no bairro da Lapa em São Paulo?;

      – neste mesmo caso, creio que no mesmo dia, ocorreu “outra condução anunciada como coercitiva” do alto executivo do Grupo Gerdau (filho de Jorge Gerdau Johanpetter!) e que a Globo News exibiu “chegando à sede da PF” no bairro da Lapa, em carro particular, sem escolta da PF, e de lá saindo da mesma forma? (não deve ser difícil obter estres registros nos arquivos da Globo News);

      – quem informou à mídia, mais especificamente ao Sistema Globo de rádio e tvs, sobre a operação, consideradas a total cobertura televisiva do fato e a tal resposta de Moro ao questionamento do Delegado da PF?;

      – quem pode esclarecer sobre a ação do comandante da segurança do Aeroporto de Congonhas, no momento da ação tresloucada da Lava Jato, em que constatada a presença, estranha aos procedimentos de praxe, do avião da PF, com motores ligados próximo do local onde supostamente se interrogava Lula, que resultou no “aborto” da operação da Lava Jato cujo objetivo final seria a condução de Lula, já preso, até Curitiba? (li sobre estes fatos no blog Conversa Afiada, nos dias seguintes ao fato);

      – quem informou aos Deputados Federais Francischini e Bolsonaro sobre iminente prisão de Lula pela força tarefa da Lava Jato, tanto que os mesmos senhores (?) gravaram vídeo nas cercanias das instalações da PF em Curitiba, onde afirmavam sorridentes e exultantes que ali aguardavam e comemoravam antecipadamente, em companhia de outras pessoas, a chegada do “prisioneiro”? (este vídeo foi divulgado nas redes sociais, também nos dias seguintes ao fato)

  17. Comentário.

    O próximo passo do golpe é colocar a PF na linha (algo que o Zé da Justiça deveria ter realizado antes que se tornasse, segundo penso, uma das peças mais importantes do golpe jurídico-parlamentar). Alguém vai dançar, imagino. A ver.

  18. Modo de Falar

    O delegado, tão “discreto”, afirma que “em momento algum vazou imagens de Lula à Veja”. Mas, nesse mar de vazamentos seletivos da seletiva operação de que ele participa, nós podemos ser levados a pensar que ele ou alguém de sua equipe “em algum momento vazou imagens de Lula a alguém, para ser entregue à Veja”. É só investigar com isenção e rapidez e logo se chegará à verdade. Isso é possível no Brasil de hoje?

  19. Os três lados mentem e cometem crimes

    Entre esse delegado criminoso, o juiz criminoso e a revista criminosa não há escolhas. Dos três lados há criminosos contumazes, mentirosos, canalhas. Nenhum dos depoimentos, falas, pronunciamentos, declarações ou matérias divulgadas merece respeito ou possui qualquer credibilidade.

    Apesar de haver criminosos dos três lados, os crimes mais graves são cometidos pelos funcionários púbicos, que são o “juiz” e o “delegado”. É claro que a PF gravou e vazou as imagens. É claro e cristalino que o “delegado” e o “juiz” sabem disso e foram coniventes partícipes desses crimes. 

    A revista **** é criminosa reiterada, mas neste caso pode ser que tenha apenas sido cúmplice dos crimes cometidos pelo “delegado” e pelo “juiz”, o que atenua, mas não elimina a culpa, já que os profissionais dessa revista canalha e golpista sabiam muito bem o que estavam fazendo, ao se acumpliciarem com um “delegado” e um “juiz” criminosos.

    As ORCRIMs estão com as entranhas pútridas e fétidas expostas à luz solar. Neste caso vemos a ORCRIM lavajateira e a do PIG/PPV trocarem acusações. Os golpistas e o crime organizado enquistado e encastelado nas instituições que compõem o ‘sistema de justiça’, assim como aquele que domina o oligopólio midiático, começam a se desentender, as versões desencontradas e pouco verossímeis que usaram até pouco tempo dão lugar a desculpas esfarrapadas. Por tudo isso a verdade começa a vir à tona: a Fraude a Jato  é uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA INSTITUCIONAL.

  20. Mentira em cima de mentira

    Mentira em cima de mentira para tentar cobrir as brechas em desculpas e disfarces de ilegalidade.

    Ainda bem que temos Internet para veicular questões e dúvidas, tentar esclarecer o que se quer esconder, agora os golpes tendem a durar menos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador