Denúncia contra o PT é tentativa da PGR de retomar credibilidade no dia seguinte

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: José Cruz/Agência Brasil
 
Jornal GGN – Claramente uma tentativa de desviar o foco pós acidente dos áudios de Joesley Batista arrolando procuradores da República e Rodrigo Janot em quase um esquema para o acerto dos acordos da JBS, Janot viu o fim do mandato se acercando, e se o resultado de uma nova denúncia contra Temer vem sendo o de fracasso, decidiu despachar de última hora a denúncia contra Dilma Rousseff, Lula e petista por “organização criminosa”.
 
“A denúncia apresentada nesta terça-feira (5/9) pela Procuradoria Geral da República parece uma tentativa do atual procurador-geral de desviar o foco de outras investigações, que também envolvem um membro do Ministério Público Federal, no momento em que ele se prepara para deixar o cargo”, pontuou em nota o Partido dos Trabalhadores.
 
São acusados junto com os ex-presidentes da República, os ex-ministros Antonio Palocci, Paulo Bernardo e Guido Mantega; os ex-tesoureiros do PT, Edinho Silva e João Vaccari Neto, e a senadora Gleisi Hoffmann.
 
A peça de 230 páginas tenta convencer que os 14 anos de mandatos de Lula e Dilma foram estabelecidos com base em uma grande organização criminosa, tendo como uma das repercussões o esquema de corrupção deflagrado na Petrobras. Lula, Dilma e os ex-ministros não detêm de foro privilegiado. Mas em um aceno de suposta isonomia, Janot pede que eles sejam investigados na Corte Suprema, tendo consciência de que seus casos podem e devem retomar à primeira instância.
 
Qual Justiça Federal iria julgá-los? Uma vez acertado a tentativa de impessoalidade contra Dilma e Lula, Janot pede que outros investigados nos fatos fossem remetidos à 13ª Vara Federal de Curitiba, ainda que cada caso tenha supostamente ocorrido em uma jurisdição diferente, que tais apontados sejam todos julgados por Sérgio Moro, com a justificativa de “que sejam evitadas decisões contraditórias”.
 
Seriam remetidos à Moro os investigados: Ricardo Berzoini, Jacques Wagner, Delcídio do Amaral, Giles de Azevedo, Erenice Guerra, José Carlos Bumlai, Paulo Okamotto e José Gabrielli. Rodrigo Janot propositalmente sabe que, uma vez aceito os pedidos para que Sérgio Moro julgasse os referidos, Lula, Dilma e os ex-ministros também seriam remetidos à Justiça de Curitiba.
 
“Não há fundamento algum nas acusações contra o Partido dos Trabalhadores. Desde o início das investigações da Lava Jato, o PT vem denunciando a perseguição e a seletividade de agentes públicos que tentam incriminar a legenda para enfraquecê-la politicamente. Esperamos que essas mentiras sejam tratadas com serenidade pela justiça brasileira, e terminem arquivadas como já ocorreu com outras denúncias sem provas apresentadas contra o partido”, seguiu a nota do PT.
 
Também em resposta, Dilma alertou que “em apresentar provas ou indícios da materialidade de crime, o chefe do Ministério Público Federal oferece denúncia ao Supremo Tribunal Federal sem qualquer fundamento. Caberá ao STF garantir o amplo direito de defesa e reparar a verdade, rejeitando-a”, completando: “A Justiça será feita e não prevalecerá o Estado de Exceção. Não há mais espaço para a Justiça do Inimigo.”
 
O advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, também enfatizou que se trata de um “ataque ao Estado de Direito e a democracia”. “Essa denúncia, cujo teor ainda não conhecemos, é mais um exemplo de mau uso das leis para perseguir o ex-Presidente Lula, que não praticou qualquer crime e muito menos participou de uma organização criminosa”.
 
Todos conscientes de que o gesto de Janot no dia seguinte às notícias dos áudios de Joesley arrolando o Ministério Público como instituição, ferindo sua credibilidade, a defesa de Lula também ressaltou: “O protocolo dessa denúncia na data de hoje sugere ainda uma tentativa do MPF de mudar o foco da discussão em torno da ilegalidade e ilegitimidade das delações premidas no país.”
 
O próprio ex-presidente emitiu comunicado: “É o auge da campanha de perseguição contra o ex-presidente Lula movida por setores partidarizados do sistema judicial. Foi anunciada hoje para tentar criar um fato negativo no dia em que Lula conclui sua vitoriosa jornada pelo Nordeste”. 
 
O ex-tesoureiro do PT, João Vaccari, disse que “continua confiando na Justiça brasileira e tem convicção de que as acusações que lhe são dirigidas, haverão de ser rejeitadas”. A denúncia, acrescentou o advogado Luiz Flávo Borges D’Urso, “é totalmente improcedente, pois o sr. Vaccari, enquanto tesoureiro do PT, cumpriu seu papel, de solicitar doações legais destinadas ao partido”.
 
A senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido, lembrou o mesmo teor: “é uma denúncia sem qualquer fundamento, que busca criminalizar a política e o Partido dos Trabalhadores no mesmo momento em que malas de dinheiro são descobertas e membro do Ministério Público é envolvido em denúncias”. 
 
“É no mínimo contraditório que num dia histórico, quando o Brasil se depara com a desfaçatez dos delatores, e sua disposição ao teatro e à dissimulação, a PGR resolva oferecer denúncia usando como prova basicamente palavra de delatores, antes de empreender uma apuração mínima para saber se as acusações possuem algo elo com a realidade”, disse o advogado do ex-ministro Guido Mantega, Fábio Tofic Simantob.
 
Também ex-ministro e ex-coordenador financeiro da campanha de Dilma em 2014, Edinho Silva defendeu que “sempre agiu de forma ética e legal e que não tem dúvidas que todos os fatos serão esclarecidos e que a justiça vai prevalecer”.
 
Mas mesmo após todas as defesas e personagens citados na denúncia manifestarem suas posições, de que a peça é uma tentativa de recuo, “retificação” ou desvio de foco por parte de Rodrigo Janot, o noticiário amanhaceu “alertando” que o PT iria assim se defender. “PT dirá que denúncia de Janot é gesto político para rebater versão de que ele persegue Temer”, divulgou, de forma previsiva, o Painel da Folha de hoje. 
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tem isso, sim, mas denunciar

    Tem isso, sim, mas denunciar o PT também ajuda na tentativa de desviar o foco sobre os mal feitos da turma da Lava Jato: Moro, esposa e “amigos”, acusados de serem corruptos, Dallagnol e tanto suas puladas de muro administrativo para ganhar dinheiro não dando aula mas sim palestras para a iniciativa privada quanto os imóveis do MCMV que comprou para especular.

    Esses fatos todos que pairam sobre a Lava são muito graves, são gravíssimos. Já denunciar o PT é apenas requentar comida velha. Mas quem disse que a turma que reza pela cartilha das firmas estrangeiras e de nacionais como “Globo”, “OESP”, “MBL” e outras do Instituto Millenium fazem questão de comida requentada? O importante para essa turma é criar pretexto para desmontar a liberdade, a prosperidade e a soberania pátrias, civis e militares.

    Pena… estávamos indo bem. Retomaremos, claro, e com mais experiência, com mais determinação e força. Mas não precisaria ter tido esse atrazo.

  2. A delação premiada virou uma indústria rentável

    Zucolotto e a Mulher do Moro se locupletaram com o agenciamento de acordos de delação premiada; Marcelo Miller, certamente com o conluio ou indiferença do Janot, fez o mesmo. Agora o Procurador Carlos Fernando dos Santos Lima já avisou que vai seguir os passos do Miller: se aposentar e ganhar dinheiro com as informações privilegiadas da instituição em que atua.

  3. Essa perseguição ao PT e ao Lula já está desmoralizada perante o

    Essa perseguição ao PT e ao Lula já está desmoralizada perante o mundo. Não há mais o que fazer para livrar esses carrascos do vexame internacional iminente. 

    A condenação do Estado brasileiro pela perseguição ao Lula é certa no Comitê de Direitos Humanos da ONU.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=jsfePJkwxWU%5D

  4. Vamos simplificar. Janot é um

    Vamos simplificar. Janot é um golpista, canalha, covarde, um dejeto humano, está lá porque o judiciário é um esgoto a céu aberto. 

  5. Acusar Lula e Dilma é o

    Acusar Lula e Dilma é o passaporte para entrar nos cérebros atrofiados coxinianos. Daí o sujeito pode fazer qualquer merda, de repente alguém que não é do PT rouba 50 milhões e o måximo que acontece é darem algumas risadas. Por isso até hoje não prenderam o Lula. Se quisessem já teriam feito. 

  6. Por falar na credibilidade da PGR/Lavabosta

    O Stédile subiu no palanque do Lula na sua caravana pelo Nordeste e gritou fora Sarney. Afirmou que no dia 13 de setembro os trabalhadores sem-terra vão a Curitiba defender o Velho Lula contra aquele “Merdinha”, não, “Bundão” $érgio Moro.

    Enquanto o Lula discursava, eu fiquei pensando na covardia da elite brasileira, que persegue um Home Velho como o Lula.

    Ele contou que quando era pequeno, em Garanhuns, lá na feira se vendia maçãs argentinas e ele tinha muita vontade de comer uma maçã. Mas não tinha dinheiro. Então um dia ele planejou pegar uma maçã e sair correndo, pois naquele tempo, segundo ele, não se matava alguém por algo de valor tão insignificante. Mas para não envergonhar sua mãe, ele resolveu não pegar a maçã. Porque ele agora iria envergonhar sua mãe, seus filhos e o povo brasileiro depois de adulto?

    Todo mundo bateu palmas. O Lula continuou. Afirmou que enquanto Universidades foram criadas há alguns séculos em muitos países da América Latina vizinhos do Brasil, a primeira Universidade brasileira só foi criada em 1923 (se não me engano), porque o Príncipe da Bélgica só aiajava a países nos quais recebesse o título de Doutor Honoris Causa. Por causa disso, criaram a primeira universidade brasileira. Os ricos não precisavam de Universidades, pois mandavam seus filhos estudar na Inglaterra, na França e em Portugal. Os ricos não queriam que os filhos dos pobres estudassem em universidades. Como o Lula e a Dilma criaram muitas vagas para pobres na Universidade, eles foram e estão sendo perseguidos por isso.

    Falou que a mulheres devem se profissionalizar para não dependerem dos seus maridos, pois se elas foram profissionais e independentes elas não vão morar com um homem só por causa de um prato de comida, mas por amor.

    Foi muito positiva a caravana do Lula pelo Nordeste.

    Se as Mulheres com as quais eu fui ver o Lula fossem rápidas no gatilho, eu teria sido fotografado ao lado do Stédile (sem culto à personalidade). Antes do início dos discursos, eu estava no meio da multidão, de cabeça baixa, e quando levantei a cabeça sabe quem eu vi na minha frente?

    O Stédile. Eu tentei tirar uma foto ao lado dele. As Mulheres não foram rápidas no gatilho. Eu sobrei.

    Valeu, Stédile, vamos botar uma coleira naquele cachorro das elites no dia 13 lá em Curitiba.

    Valeu, Lula. Antes ser perseguido do que perseguir

    As cadelas ladram mas a caravana passa enquanto as Almas Sebosas não passarão.

    Torço para que Stédile e Boulos se sintonizem

  7. Ao que tudo indica, Janot

    Ao que tudo indica, Janot chegará ao fim do mandato sem denunciar o aécio neves. Os pedidos de prisão contra o tucano são irrelevantes e passam uma falsa sensação de imparcialidade.

    Certamente será convocado a depor na CPI da JBS e não será recebido com flechas, mas tiros de canhão.

    Espera-se que, até lá, seu ex assessor já esteja na prisão e seja “convencido” a provar o mesmo remédio oferecido aos detentos de Curitiba.

    Depois do vexame dos novos aúdios da JBS, o jeito foi garantir a capa do globo. 

    Raquel Dodge conseguirá colocar a casa em ordem?

    1. O principal processo que é os

      O principal processo que é os das contas em Liechtenstein estão guardados em suas gavetas desde que assumiu, isso se não foram destruídos. 

  8. Jogada do Janot armada com a

    Jogada do Janot armada com a Globo. A montanha de dinheiro do Geddel inclusive virou grana do Lula e sua “organização criminosa”, na capa do Jornal O Globo.

    Os caras tem a cara de pau de usar o beabá da manipulação que é ilustrar uma manchete com uma foto que não tem nada a ver. Associação por proximidade. Isso a gente aprende na escola.

    Vê-se que a credibilidade do Janot é diretamente proporcional à da Globo, e vice-versa. As duas “credibilidades” estão de mãozinhas dadas para ou ir para o brejo ou para os píncaros da glória, aleluia!

  9. Se

    Se o Supremo não fizer parte do “jogo” que joga o atual PGR e seus procuradores americanófilos, a única solução legal possível para  essa denúncia fajuta é a lata do lixo. Aguardemos, ingenuamente, com esperança … 

  10. E o proprio Reynaldo babou.

    O Reynaldo Azevedo falou corretamente que Janot ao fazer a acusação contra Lula e PT, trata a direita como cão de Pavlov. De fato, tanto é assim que o próprio  Reynaldo babou.  

  11. Os estertores de Janot

    Janot emagreceu.

    Aparece elegante e temeroso na tela.

    Janot, com seu sapato sujo das próprias cagadas, chuta cachorro morto ao formular denúncia contra o PT.

  12. Do Twitter

    (1)
    Mala de 500 mil pro Temer
    51 mi no bunker do Geddel
    23 mi pro Careca
    1 bote de lata e 2 pedalinhos de cisne pro chefe (do quadrilhão)

    (2)
    Tese: ninguém aguenta mais tanta corrupção
    Demonstração: vamos desviar uns milhões e botar a culpa no PT
    Conclusão: esqueceram a nossa roubalheira, a tese é furada

  13. Janot sempre usou a lava jato contra o PT e Lula, junto com Moro

    entregou a economia brasileira para os abutres estrangeiros, a mando dos democratas, só não estamos piores porque o Trump ganhou da Hillary e isso desmontou os planos dos sionistas americanos que se alimentam de petroleo.

    Ele protegeu Eduardo Cunha para viabilizar o golpe, sempre esteve dentro dos esquemas golpistas da #GloboGolpista.

    Essa acusação ao PT já era mais do que previsível.

    Resta saber quando haverá reação popular contra o JUDICIÁRIO!!!o MAIS PODRE de todos os poderes!!!

  14. ” a justiça será feita…não

    ” a justiça será feita…não ha mais espaço para a Justiça do Inimigo” Dilma

    “continua confiando na justiça” Vacari

    “A justiça vai prevalecer” Edinho

    Com dirigentes que pensam assim o PT só poderia se fe**ar mesmo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador