Para evitar ida de Lula a Curitiba, Moro pede para interrogá-lo em vídeo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Reprodução
 
 
Jornal GGN – O juiz Sergio Moro vai interrogar Lula novamente, mas agora em processo que envolve suposto pagamento de propina feito pela Odebrecht em favor do ex-presidente. Depois de condenar o petista no caso triplex, Moro quer evitar um contato presencial e pediu à defesa de Lula para fazer a audiência por videoconferência, no dia 13 de setembro, às 14h.
 
A desculpa do magistrado, segundo despacho proferido nesta quinta (20), é que a presença de Lula em Curitiba geraria “gastos desnecessários” com segurança pública. Na audiência do triplex, todo um aparato foi montado com ajuda da Polícia Militar.
 
“Considerando o havido no interrogatório de Luiz Inácio Lula da Silva na ação penal 5046512-94.2016.4.04.7000, que acabou envolvendo gastos necessários, mas indesejáveis de recursos públicos com medidas de segurança, diga a Defesa respectiva, em cinco dias, se tem objeções à realização de novo interrogatório do acusado em questão por videoconferência com a Justiça Federal de São Paulo.”
 
No mesmo dia, Moro pretende ouvir Branislav Kontic, ex-assessor de Antonio Palocci, que será ouvido no dia 6 de setembro, assim como o advogado Roberto Teixeira. O depoimento de Marcelo Odebrecht foi agendado para 4 de setembro.
 
Nessa ação penal, Lula é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro novamente pelos procuradores de Curitiba, que alegam que a Odebrecht pagou propina através da compra de um imóvel nunca usado pelo Instituto Lula. Além disso, a Lava Jato questiona a compra de um apartamento vizinho ao de Lula, em São Bernardo do Campo. Somados, os valores chegam a aproximadamente R$ 13,5 milhões.
 
Moro também determinou que o depoimento de 5 horas que Lula prestou no caso triplex será usado nesse segundo processo.
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Covarde e canalha. Quer

    Covarde e canalha. Quer destruir agora a candidatura do Lula. Esse lazarento que ajudou a cassar a candidata em quem votei tenta agora impedir o meu voto no próximo presidente. País indecente esse.

  2. perdeu playboy

    O juizeco não consegue olhar nos olhos do inimigo declarado a sua sentença de m#$%@.

    O juizeco achou que a condução do grande presidente Lula na sua republica curitibana seria o  seu sucesso a merecer um arco de triunfo,n o entanto foi uma entrada triunfal na cloca.

    Perdeu playboy!

  3. Parece até uma

    Parece até uma obsessão……Pq tudo para esse juíz ou MP ou burguesia (vide) van do casamento da deputada aqui em Curitiba, tem que ter o nº 13 ????

  4. Medo! Gasto à toa é aceitar denúncia sem base.

    Em cognição sumária a explicação mais plausível seria medo. A mesma natureza do medo que torturadores tem de encontrar com a vítima em público depois que ela escapa da tortura. O mesmo medo que os nazistas fugitivos do pos-guerra tinham de encontrar ex-prisioneiros que os reconhecessem. O medo do ridículo desta segunda denúncia, mais um prédio que nunca foi do Instituto Lula, denunciado como se fosse.

    E como se trata de um debate político travestido de processo, Lula nocauteia o contendor.

    Os advogados de Lula deveriam responder que, em virtude de tratar-se de um processo de cassação política travestido de criminal, o réu prefere lidar com a verdade olho no olho. E que gasto público à toa foi aceitar outra denúncia sem nenhuma base factual e cujos únicos indícios que haviam eram de absoluta inocência.

  5. pela tv

    Só não entendi para que o mouro quer ouvir Lula. Independente do que o Lula venha a declarar, ele, o Lula 2018 será condenado em processo onde só se aceitam provas contra o paciente e nunca à favor !

    -Vai mouro, aproveita que você curtiu e condena logo!!! 

  6. Tenho a esperança que os

    Tenho a esperança que os advogados de Lula lutem para que a audiência seja pessoal, a voz fininha e os trejeitos do cagão merecem repeteco já que, nada podemos fazer então que haja diversão ohando e ouvindo o cagão.

    1. m

      Terei de lembrar-me de F. Colllor que falou em “aquilo roxo”, pra dizer o quê falta ao juiz pra enfrentar

       L U L A cara-a-cara de novo .Preocupado com despesa ? Conta outra cara !

  7. Após tantos gastos

    Após tantos gastos desnecessário do dinheiro público somente agora Moro declara o que nós já sabemos de há muito.

    É mais fácil ele ser sincero, ao menos uma vez, e dizer que naquele dia do depoimento do ex-Presidente, ele não quis aparecer para que o povo não só ouvisse suas patadas, mas visse sua cara diante de Lula. Este, que não teme nem o diabo, pouco se lixou pra falar tudo que estava engasgado. 

  8. A acusação é a mesma. de receber um imovel que jamais recebeu.

    Este tipo de acusação é que pode ser chamada de desperdício de dinheiro publico. O processo montado contra Lula, pode ser chamado de desperdício do dinheiro publico, para fins de promoção pessoal, e favorecimento de amigos. E este vai ser mais um processo que não deveria sequer iniciar. Os agora legisladores Moro e Dallagnol inventaram que para acusar alguém de corrupção e condenar, não precisa sequer ter existido a corrupção basta que um juiz ou um procurador tenham a sua disposição muito dinheiro e um poder que  foi outorgado pelo país, e usurpado pelo individuo e uma convicção baseado no ódio de classes.  Para Moro e Dallagnol,  Lula é culpado por ter nascido pobre, da mesma forma como  em cada esquina de país, autoridades investidas de poder publico investem contra cidadãos pela simples convicção de que devido a todas as caractéristicas e sendo morador da comunidade é  ( na visão da autoridade) culpado.

    Eu gostaria que alguém fizesse as contas sobre quanto dinheiro público foi gasto nas falsas condenações de Dirceu, Lula, Vaccari ( que agora já foi absolvido) . E quanto dinheiro publico já foi liberado para os delatores. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador