Deputado denuncia prática de tortura para se conseguir delação na Zelotes

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – “Surpreendentemente, cada vez mais a prática é prender os  parentes, especialmente as mulheres, para constranger os maridos e ameaçá-las de ficar longe dos filhos, para arrancar confissões e delações premiadas”, denunciou o deputado federal Paulo Pimenta, que tentou visitar Cristina na prisão, esposa de um dos investigados da Operação Zelotes, Mauro Marcondes.
 
Cristina, que está em cadeira de rodas e com mobilidade reduzida, devido à uma cirurgia que realizou nas pernas, foi transferida da prisão domiciliar, em São Paulo, para o regime fechado. A suspeita é de que o delegado Marlon Oliveira Cajado, um dos responsáveis pelas investigações da Zelotes, e o procurador José Alfredo de Paula Silva, tentam coagir, por meio dessas condições, a delação premiada de Marcondes.
 
Sugerido por Henrique O
 
Do VioMundo
 
Deputado Paulo Pimenta denuncia: PF mantém presa em condições precárias para forçar a delação premiada do marido
 

Por Conceição Lemes 

Desde terça-feira passada, 18, a empresária Cristina Mautoni Marcondes Machado, 53 anos, está presa na Polícia Federal (PF), em Brasília.

Tudo indica que é o “o troco” dado ao seu marido, o lobista Mauro Marcondes Machado, 79, por ele não ter aceito fazer delação premiada.

Cristina e Mauro são sócios na empresa Mautoni&Machado.

Em 26 de outubro de 2015, os dois foram presos preventivamente em nova fase da Operação Zelotes – a que investiga a suposta venda de medidas provisórias (MPs) do governo federal.

Parênteses: a Zelotes original, que apurava sonegação de impostos de R$ 21 bilhões por grandes empresas, como Bradesco, Santander, Grupo Gerdau, Mitsubishi, e Grupo RBS, afiliado à TV Globo no Sul, foi abandonada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF), sem maiores explicações até agora. Fechado parênteses.

Mauro Marcondes é acusado de ter pago valores acima do mercado em contrato de consultoria à LFT Marketing Esportivo, do empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula.

Para os acusadores, os repasses teriam ligação com a venda de MPs. Luís Cláudio sustenta que os valores se referem a serviços de consultoria prestados em sua área de atuação, o esporte.

Cristina foi presa por “ameaça à ordem pública”. Na empresa, ela figurava como sócia do marido e cuidava da rotina administrativa.

“Não é segredo que, com sua prisão, o comando da Zelotes quer forçar seu marido a fechar um acordo de delação premiada”, observou em dezembro do ano passado, a jornalista Teresa Cruvinel

De fato, desde o início, as pressões sobre o casal para a delação premiada são constantes e só fazem aumentar.

Marcondes está preso em regime fechado na Penitenciária da Papuda, em Brasília. Cristina foi autorizada, no final do ano passado, a cumprir prisão domiciliar, em São Paulo, para recuperar-se de cirurgia nas pernas.

Em abril, Marcondes completa 80 anos. E, de acordo com o artigo 318 Código de Processo Penal, a partir dessa idade ele pode requerer a prisão domiciliar. O grifo em negrito é desta repórter.

 “Art. 318. Poderá o juiz substituir a prisão preventiva pela domiciliar quando o agente for: (redação dada pela Lei 12.403, de 2011); I — maior de 80 (oitenta) anos; (incluído pela Lei 12.403, de 2011); II — extremamente debilitado por motivo de doença grave; (incluído pela Lei 12.403, de 2011); III — imprescindível aos cuidados especiais de pessoa menor de 6 (seis) anos de idade ou com deficiência; (incluído pela Lei 12.403, de 2011); IV — gestante a partir do 7º (sétimo) mês de gravidez ou sendo esta de alto risco. (incluído pela Lei 12.403, de 2011). Parágrafo único. Para a substituição, o juiz exigirá prova idônea dos requisitos estabelecidos neste artigo. (Incluído pela Lei 12.403, de 2011)”.

Daí, acreditam alguns, a obsessão do delegado Marlon Oliveira Cajado, um dos responsáveis pelas investigações da Zelotes, e do procurador José Alfredo de Paula Silva pela delação premiada de Marcondes antes do seu aniversário de 80 anos.

Na segunda-feira retrasada, 11 de janeiro, o “incentivo” pela delação atingiu o seu ápice.

Nessa data, sem a presença dos advogados, o lobista foi visitado de surpresa na prisão pelo delegado Cajado para uma “conversa”.

A denúncia foi feita por Roberto Podval ao Estadão

O advogado do casal, Roberto Podval, disse ao Estado que, no encontro, o policial “chantageou” seu cliente para que fizesse acordo de delação premiada. Conforme o defensor, a colaboração foi proposta como uma forma de Mauro Marcondes evitar a transferência de Cristina para uma unidade prisional.

Procurada, a assessoria de imprensa da PF informou que o delegado não comentaria as declarações do advogado.

Mauro Marcondes não aceitou a proposta.

O “troco” veio na terça-feira 18.

Cristina, mesmo de cadeira de rodas e com mobilidade reduzida devido à cirurgia nas pernas, foi tirada da prisão domiciliar, em São Paulo, e levada novamente para o regime fechado.

Ela foi transferida para Brasília, mais precisamente a superintendência da PF.

No final da tarde dessa sexta-feira 22, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, recebeu várias denúncias sobre a situação de Cristina Mautoni, custodiada na Polícia Federal:

* Ela foi colocada num quarto sem janelas e banheiro, onde esteve preso o senador Delcídio do Amaral. Um local limpo e “decente”, que antes era utilizado como alojamento para os agentes de plantão.

* Devido aos medicamentos que utiliza, ela urina muito mais vezes que o normal.

* Ainda no dia em que chegou, pediu ajuda para ir ao banheiro, o que só veio acontecer cerca de duas depois. Cristina não aguentou e urinou na roupa, sujando-se, bem como o chão. Teve quem lhe dissesse que ela teria feito isso “por gosto”.

* Cristina foi transferida imediatamente para uma cela, onde não existe vaso sanitário. Tem um buraco no chão – o chamado “boi” – e um cano por onde sai água para que tome banho.

* Por estar ainda com mobilidade reduzida devido à cirurgia, Cristina não consegue se agachar para usar o “boi” ou tomar banho sozinha. Na superintendência da PF, muitas vezes, os agentes de plantão são todos homens, não havendo uma agente mulher que possa auxiliar para que faça as necessidades fisiológicas ou tome banho.

“Imediatamente, fui à PF para inspecionar o local da detenção e saber se era verdade ou não tudo o que acabara de ser denunciado a mim”, revela com exclusividade ao Viomundo o deputado Paulo Pimenta. “Só que não me foi permitido nada.”

Eram aproximadamente 18hs da sexta-feira.

Paulo Pimenta pediu para falar com o delegado de plantão.

Solicitaram-lhe que aguardasse um pouco. Depois, que se dirigisse a outra sala e lhe passaram um telefone. Era a delegada plantonista, que já estava de sobreaviso.

Mesmo não estando presente na superintendência da PF, foi atenciosa e cordial, mas não autorizou que ele vistoriasse a cela ou conversasse com Cristina Mautoni: “Deputado,  não posso!”.

Pimenta retrucou:  “Estou dentro da minha prerrogativa, sou presidente da Comissão de Direitos Humanos.  Nem na época da ditadura, a Comissão era impedida de visitar um preso federal. Eu não quero ouvir a pessoa, quero ver a cela”.

Não adiantou.

O deputado ligou então para o Ministério da Justiça explicando o que pretendia e que a fiscalização dos locais de detenção por órgãos e entidades de defesa dos Direitos Humanos era uma prerrogativa que não foi afastada sequer durante a ditadura militar.

Vários telefonemas foram trocados entre Pimenta e assessores do Ministério da Justiça:

— Expliquei-lhes que havia recebido a denúncia de que eram inadequadas as condições em que a presa Cristina Mautoni  se encontrava devido às particularidades da sua situação de pós-operatório.

— Em cadeira de rodas, com mobilidade reduzida, ela não estava conseguindo fazer as necessidades no “boi”. Que ela ainda não podia pode ficar em pé para tomar banho e que teria feito necessidades fisiológicas na roupa.

— Expliquei que gostaria de ver as condições da cela, que teria o final de semana pela frente e que não me foi autorizado o contato.

— Questionei o que fariam, se ela precisasse ir ao banheiro? Disseram-me que havia colegas de sobreaviso e, quando necessário, seriam chamados.  Só que os três agentes que estavam na carceragem no final da sexta-feira eram homens!

Até que veio a resposta definitiva, repassada a Pimenta: “A direção geral da PF está irredutível, não autoriza a inspeção, a menos que tenha ordem judicial, pois a presa está incomunicável”.

Resultado: Após quase duas horas na superintendência da PF – sendo que durante uma o local ficou sem energia elétrica – a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados não teve acesso à cela ou a Cristina.

Nesta segunda-feira 25, na primeira hora, Paulo Pimenta relatará formalmente ao Ministério da Justiça o corrido e solicitará ao juiz da operação Zelotes que autorize a inspeção do local de custódia de Cristina.

“Se a Polícia Federal não tem nada esconder, qual o problema de me deixar ter acesso à cela? Por que eu não poderia vê-ela?”, questiona Pimenta.  “Eu não iria tomar depoimento. Fui lá para ver as condições dela e não me deixaram vê-la.”

“Na ditadura militar, quando as entidades de defesa dos Direitos Humanos recebiam uma denúncia, era possível ver como o preso estava. Por que, agora, não me deixaram vê-la?”, insiste.

“Não é verdade que ela está incomunicável”, rebate a versão da PF.

“Disseram para fazer petição e marcar hora  para Comissão de Direitos Humanos visitá-la”, exalta-se. “Não tem sentido hora marcada! O elemento surpresa é para ver o que, de fato, está acontecendo e não a cena montada para inglês ver.”

“Os investigadores da Zelotes querem por toda a força que o marido de Cristina faça a delação premiada, para isso estão jogando pesadíssimo, submetendo a presa a uma situação de crueldade, humilhação e tortura, como diz o seu advogado no pedido de habeas corpus”, atenta Pimenta.

“Surpreendentemente, cada vez mais a prática é prender  os  parentes, especialmente as mulheres, para constranger os maridos e ameaçá-las de ficar longe dos filhos, para arrancar confissões e delações premiadas”, denuncia Paulo Pimenta. “Isso é o modus operandi da época da ditadura”.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É o mesmo modus operandi dos “puliças civis”…

    Brasil afora.

    Na hora do arroxo, o cara assina até que matou a  mãe !!

    Aí fica difícil conviver em sociedade, dando motivos pra meia-dúzia de malucos mundo afora terem seus ” ataques de fúria ” !! 

    1. É pior…

      Abuso das polícias civis a gente geralmente barra no Judiciário, e logo na 1ª  Instância. Na Vaza-Jato tudo isso vem acontecendo com a autorização do Supremo e do STJ…

  2. Dilma, demita o Cardoso!

    Dilma,

    demita esse cara e mais o Diretor da Polícia Federal, e a delegada de plantão que não autorizou a vistoria nas cela da pessoa apreendida.

    Dilma,

    você sabe o que é abuso contra mulheres presas.

    É necessário que se respeitem as condições básicas às pessoas mantidas presas.

    1. Dilma é uma senhora teimosa e

      Dilma é uma senhora teimosa e turrona ela não vai fazer nada, vai manter um ministro inutil na justiça só pra mostrar pra todo mundo que no seu governo pressão nenhuma terá efeito.

      Para quem não conheceu o nazismo e o fascismo que tanto mal fez a humanidade pode ter uma ideia na atuação da república do paraná em aliança com a mídia amiga.

  3. Enquanto a presidente mantém

    Enquanto a presidente mantém um néscio no (des)comando do ministério da justiça, autoriza e convalida tais atos.

    Não há mais como conciliar a defesa estado direito, do devido processo legal e desse governo.

    Presidenta Dilma, que decepção!

    Luciana Mota.

  4. de fato, só investigar

    de fato, só investigar qualquer corrupto é tortura . O deputado poderia colocar um projeto de lei para investigar e punir quem se recusa ser corrupto

    1.   Caso seu nível de

        Caso seu nível de alfabetização permita, leia o artigo (óvbio está que será a primeira vez) e só depois comente.

       

        A Polícia Federal fez uma refém, não uma investigação.

  5. Ministério da Justiça

    Isso so me faz pensar que José Eduardo Cardozo tem muito mais a ver com o estado das operações da PF + MP hoje, do que se pensa.

  6. Dizer que grandes

    Dizer que grandes empreiteiros e polícos estão sendo torturados  no curso da  Lava Jato é uma ofensa aos torturados de todo o mundo.

     

    1. tortura

      felizmente esta senhora não é sua esposa, sua irmã, nem sua mãe.
      se fosse alguem próximo a ti, talvez sua opinião fosse outra.

      1. Aprendi mais uma coisa hoje.

        Aprendi mais uma coisa hoje. Aparentemente, os torturadores são uma classe orgulhosa e não gostam de ser confundidos com qualquer um…

    1. Ah! meu senhor !

      Espero que o mui distinto ” cavaleiro”, jamais tenha uma filha, esposa e/ mãe nessas condições. Tudo em prol do filho do ex presidente Lula, enquanto os devedores de fato, deitam e rolam. Continuem aplaudindo…. continuem destilando ódio, já que quem planta, colhe.

       

       

    2. Seja o que for que a nobre

      Seja o que for que a nobre polícia federal queira que o Sr. Mauro Marcondes delate isto não pode ser feito mantendo sua esposa presa em condição de tamanha precariedade. Torturam a mulher do preso, pois é disto que se trata, para forçar o preso a revelar alguma coisa, qualquer coisa, sobre Lula ou seu filho. Não é necessário que a confissão seja verdadeira, tão logo obtida ela é vazada para a mídia que se incumbe de fazer o espalhafato. Enquando isto, “a Zelotes original, que apurava sonegação de impostos de R$ 21 bilhões por grandes empresas, como Bradesco, Santander, Grupo Gerdau, Mitsubishi, e Grupo RBS, afiliado à TV Globo no Sul, foi abandonada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF), sem maiores explicações até agora”. E o Zé continua fazendo seu papel decorativo. Decorativo não, conivente.

  7. Dilma

    A duas prioriadades do governo dilma, e da propria Dilma, são evitar o impeachment e fornecer grandes lucros a bancos e rentista.

    De resto, tomar decisões de estado e de governo ficam em segundo plano.

    E esperar que o ministerio da justiça fazer algo vai ser dificil, talvez impossivel.

     

  8. A cada dia que passa fica

    A cada dia que passa fica reforçada minha crença de que a PF deveria ser fechada, e outro Bureau deveria ser montado em seu lugar.

    A PF é irremediável, deveria-se criar algo novo, do zero.

  9. Vergonha

    Mas que vergonha…. Quer dizer que um delegadinho manda no ministério da justiça? Que palhaçada… Se o governo não governa mais – e parece que faz tempo – para que impeachment?

  10. questão de Estado mesmo…

    mas

    como desrespeitar, torturar ou sacanear mulhures tornou-se divertimento

    às vezes penso que é questão de Dilma  providenciar um telefone de resgate

    se outros governantes tiveram, por que não ela?

    outra questão: ligação direta com ministro da justiça?

     

      1. Se essa ligação diireta com o

        Se essa ligação diireta com o Ministério ds Justiça for efetivada, ela não iria funcionar por uma razão muito smples:

        O telefone daria sempre sinal de ocupado.

        Ou, na hipótese pouco provável de que ele desse linha, seria ouvida a seguinte frase:

        “O ministro Cardozo não se encontra”.

         

         

  11.  
    Sem meias palavras.
    Votei

     

    Sem meias palavras.

    Votei em Dilma e não me arrependo.

    Mas Dilma é conivente com este tipo de prática criminosa da Polícia Federal. Não há como negar isso. Ela não sabe discernir entre autonomia da PF e desmando.  No futuro, diremos que os anos Dilma foram anos sombrios nos  porões da PF. Uma solução seria fazer denúncias internacionais contra o governo.

     

     

  12. Controle externo da PF

    A Presidência da República possui um orgão de inteligência, a ABIN, fara assessorá-la em assuntos ligados aos desmandos de orgãos ligados ao governo, policia federal incluida.

    Este orgão, com certeza, possui informações que poderiam mudar este estado de coisas e colocar ordem na casa, demitindo inclusive o Diretor da P.F. e até mesmo o Ministro da Jíustiça. Basta ter vontade política e excercer a autoridade que lhe foi concedida por 55 milhões de votos.

  13. Os dois responsáveis maiores

    Os dois responsáveis maiores são o ministro da Justiça, “chefe”(olha as aspas!) da Polícia Federal e a senhora presidente da República, chefe do “chefe” da Polícia Federal. 

    O resto são jurumelas. 

    De resto, a lamentar tanta insensibilidade e arbitrariedade. Direitos humanos aqui no Brasil está realmente relativizado. Se for de alguma maneira atingir o governo o PT, seus áulicos ou aliados, não tem jeito: é pau puro!

  14. Seletivo este Deputado

    Quantas vezes será que o Deputado Pimenta bateu a portas de delegacias ao cair da tarde de uma sexta-feira, sem avisar, por este Brasil afora, Estado denunciado e condenado internacionalmente por violar direitos humanos de presos, para conferir a situação dos internos.

    Realmente, o deputado tem uma preocupação bastante seletiva.

    Não que não se justifique a indignação dele com quaisquer condições de cárcere, mas pelo menos, podia ser um pouco menos seletivo.

    1. Seletividade

      cê tá brincando né? Falar de seletividade do Deputado!

      seletiva foi a escolha de esquecer as empresas fraudadoras/sonegadoras (razão da Zelotes) financiadoras do golpe contra o Governo e procurar incriminar e perseguir o Lula, o seu filho, etc…

      seletivos são os vazamentos para incriminar o Lula na mídia PIG, e ocultar os crimes da elite branca 0, 05%

    2.   Que moral tem você para

        Que moral tem você para falar em seletividade?

        Onde estão seus reclamos a respeito da situação nas cadeias?

        Alguma palavra sobre o que está acontecendo ou apenas sobre a tal seletividade do deputado?

       

  15. Espero que os advogados deles

    Espero que os advogados deles façam o mesmo que o Sobral Pinto quando defendeu Luiz Carlos Prestes, invoque a Lei de Proteção aos Animais em defesa dessa mulher e desse homem. 

      1. Que seja o Prestes ou o

        Que seja o Prestes ou o deputado alemão, tortura é tortura seja física ou psicológica ou tudo junto, é crime e uma democracia não comporta esse tipo de transgressão ou então não é uma democracia. Interessante é que a sociedade não suporta maus tratos a animais, agora vai tolerar seres humanos sendo torturados, que humanos são estes?

      2. Amenas, amenas …

        Entre a correção equivocada e o erro proposital (?), não sobra nada do comentário, além da intenção de refutar um certo campo de comentários.

        Se o comentador se tivesse dado ao trabalho de uma ligeira pesquisa on-line, teria achado aquilo que  daria um pouco mais de densidade informativa para suas postagens, o que o habilitaria a ser um debatedor menos trollante.

        Página da OAB-SP, Grandes causas – O defensor dos Direitos Humanos, Sobral Pinto:

         “Espero que Deus me ampare nesta hora grave da minha vida profissional, dando forças ao meu espírito conturbado para mostrar aos juízes do Tribunal de Segurança que Luís Carlos Prestes e Arthur Ernest Ewert ou Harry Berger são membros, também, desta vasta e tão atribulada família humana. Adotando na defesa que irei fazer essa orientação, penso trabalhar para a manutenção, entre nós, das tradições de desinteresse e amor às liberdades públicas, hoje em dia tão esquecidas em nosso meio.”

  16. A Globo que se finge de

    A Globo que se finge de piedosa em certos casos, se faz de cega neste caso evidente de tortura. Bem… quem se fez de cega nos casos de tortura por anos na ditadura, não pode se esperar nada dela a não ser daqui a 30 anos se dizer arrependida.

  17. Outra atitude…

    Se houve exageros de parte do Deputado, agora as coisas têm que ser investigadas…

    Essa história agora tem que ter OUTRA ATITUDE!

    È IMPRESCINDÍVEL QUE O CASO SEJE APURADO, AGORA A “CRISTINA” TEM QUE SER OUVIDA!

    Não basta ir lá um deputado do PT, tem que participar a sociedade civil, a CNBB, a OAB e outras ong’s que lutam contra violência!

    Caso a apuração chegue a concluir que houve violência contra a “CRISTINA” deverá ser aberto processo contra TODOS QUE PARTICIPARAM DESTA AÇÃO!

    A Sociedade corre risco!

    Nós corremos riscos!

    A Democracia corre risco!

    O Futuro de paz em nosso país corre risco!

     

  18. Atitude

    Conhecendo a PF, sua chefia, seu Ministro, pelas  revelações no PIG, o Dep. deveria ir mais preparado, com um mandado judicial nas mãos. Exigir sua vistoria, não ficar implorando a Ministério leniente, incompetente e iracundos torturadores.

    Vejo falta de atitude dos Deputados, e do PT em muitas oportunidades em que poderia se manifestar mais prontamente contra os desmandos do judiciário e da polícia.

    Ficar se lamentando e permitindo violações, nem que por um dia a mais, não é uma atitude, é uma inexperiência, uma fragilidade institucional grave.

    Nem se digue, o que estão fazendo ao Zé Dirceu entre outros, uma barbárie, partidarizada e militarizada.

    O Governo tem de ser mais AFIRMATIVO, contra as VIOLAÇÕES DE DIREITOS.

    Que se abra precedentes mesma com este pessoal de classe média alta, envolvido em corrupção, no sentido de por limites à atuação da polícia e do judiciário. Este pessoal pode pagar bons advs. Depois que se use essses precedentes para humanizar nossas vergonhosas prisões e suas práticas e condições animalescas.

    Só atitude, mais nada.

  19. A mulher do Cunha continua

    A mulher do Cunha continua solta. Ela e a filha.assim como todos os Cunhas: Aócio, Eduardo e o Cássio cujo processo tá mofando nas gavetas do juiz Marajá do Paraná. E os trolls debilóides que se escondem atrás de pseudônimos tão debilóides quanto eles continuam destilando suas diarréias mentais por aqui. Tá difícil, muito difícil.

  20. Toda a cúpula deve cair

    Essa assunto é de extrema gravidade e, se confirmado os fatos, toda a cúpula da PF tem que cair começando pelo próprio ministro da Justiça.

    A imprensa tem que cobrar uma apuração do caso. Mas quem investiga a Polícia Federal?

  21. Sem palavras

    É inacreditável que uma história de horrores como essa esteja acontecendo neste exato momento pós mais de 50 anos da “Redentora de 31 de Março de 1964”

    Uma realidade tão dantesca que supera qualquer enredo kafkiano.

    Por outro lado, esse País não pode mesmo ser levado a sério, como bem afirmou Charles de Gaulle porque, se uma investigação pode descambar para truculências, desrespeitos e vilezas nazi-fascistas como essas ora denunciadas, ignorando totalmente os DHs, aqui mesmo foi postado semana passada (22/01/2016 – 18:48) o Post “MPF entra com ação civil por violações de direitos…” invocando esses mesmos DHs para proteger estupradores, assassinos, assaltantes…

     

  22. Quem é Henrique O?
    Não o localizei como membro. De nada adianta ficar “garimpando” matérias para serem postadas aqui. Não é a primeira vez que acontece com matérias que já enviei. Havia postado no Clippingjornalggn.com.br/comment/829949#comment-829949 Horror!25/01/2016 – 01:54

    Do Viomundo:

    Deputado Paulo Pimenta denuncia: PF mantém presa em condições precárias para forçar a delação premiada do marido (publicado em 24 de janeiro de 2016 às 22:20)

    por Conceição Lemes

     

  23.   SE há algum consolo é que

      SE há algum consolo é que não defendo este governo já há algum tempo. Defendo apenas as regras democráticas, nada mais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador