Dilma diz que delatores mentem sobre Belo Monte e exige provas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – A presidente deposta Dilma Rousseff enviou nota à imprensa, neste sábado (10), classificando como “descabida e absolutamente fantasiosa” a delação de executivos da Odebrecht e Andrade Gutierrez, que afirmam que a petista era mentora de um esquema de fraudes nas obras de Belo Monte. 

Dilma lembrou que Otávio Azevedo, da Andrade Gutierrez, já reconheceu, em outro episódio, que não tem provas das acusações que faz à ex-presidente. “Não seria a primeira vez que mentira são assacadas”, diz a nota.

Na sexta (9), a Lava Jato deflagrou nova fase mirando no ex-ministro da Fazenda Delfim Netto e em Antonio Palocci. Segundo os investigadores, Palocci teria pedido propina a Delfim junto a empreiteiras que participaram do consórcio construtor de Belo Monte. O economista teria recebido cerca de R$ 15 milhões, nas contas da força-tarefa. 

A Procuradoria – que diz que o governo federal estava por trás do pedido de Palocci – ainda alega que rastreou R$ 4 milhões pagos a Delfim ou empresas relacionadas a ele. Incitada a detalhar esse rastreamento e dizer especificamente o que foi pago a Delfim, a Lava Jato desconversou e disse que aprofundará a investigação (feita majoritariamente de delação premiada, documento de buscas nas empreiteiras e quebras de sigilo de empresas ligadas ao ex-ministro).

O inquérito tramita na Vara Federal de Sergio Moro.

 

Leia, abaixo, a nota completa.

A propósito da matéria “Delatores dizem que Dilma atuou na fraude de Belo Monte”, publicada na sexta, 9 de março, no site da Folha de S.Paulo, a assessoria de imprensa de Dilma Rousseff esclarece:

É descabida e absolutamente fantasiosa a versão dos delatores Emílio Odebrecht e Otávio Azevedo de que Dilma Rousseff seria a cabeça de um esquema de fraudes dentro do governo para beneficiar empreiteiras responsáveis pelas obras de Belo Monte.

Os dois delatores mentem. Como tem sido a praxe desde que ambos passaram a ser investigados. Mentem na tentativa de reduzir suas responsabilidades no envolvimento dos crimes praticados contra a administração pública.

Jamais nenhum deles – ou quaisquer representantes das empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez – teve qualquer tipo de conversa com a então ministra-chefe da Casa Civil no governo Lula para tratar de fraude em concorrência pública. Ou quando ela assumiu a Presidência da República a partir de 2011.

Aliás, não seria a primeira vez que mentiras são assacadas contra a Dilma Rousseff por Otávio Azevedo que, diante das provas apresentadas pela defesa, retirou a acusação e teve de se desculpar perante o juiz. O mesmo deve se dizer das planilhas apresentadas pela Odebrecht.

Os delatores terão de fazer mais do que “apontar o dedo” para Dilma Rousseff. Ambos terão de mostrar as provas do envolvimento direto dela em quaisquer irregularidades em disputas, concorrências ou licitações públicas. É um despautério que não tem qualquer amparo na realidade. A mentira será desmascarada.

Lamentavelmente, isso ocorre porque, no Brasil, nos dias atuais, em vez de denúncias serem tratadas no âmbito do Judiciário, acusações são lançadas na imprensa, que assume o papel de tribunal, processa e condena sem provas, sem jamais admitir a presunção da inocência. É a prática do jornalismo de guerra para o assassinato de reputações.

Em toda a sua vida pública, jamais houve o envolvimento de Dilma Rousseff em qualquer ilícito ou malfeito. A verdade será reparada na Justiça.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
DILMA ROUSSEF

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A verdade será reparada na

    A verdade será reparada na ju$$$tiça? Só se for a de Marte porque na daqui quem manda é a globo, a maior produtora de fake news do planeta Terra. Dilma, levaram o Dirceu, ninguém falou nada. Levaram o Genoíno, ninguém falou nada. Levaram o Vaccari e fizeram cara de paisagem. Agora levarão o Lula e não tenha dúvida, você será a próxima. 

  2. Extorsão a biografia…

    Delfim Neto!

    Ele está nos noticiários há quase 50 anos!

    Passou basicamente por todos os governos desde então…

    Na idade dele, com trânsito no sistema financeiro, que explora, que extorque o povo – mas tudo dentro da lei!

    O sistema financeiro extorque e rouba, mas tudo dentro da lei!

    Iria cair na esparrela de fazer algo que o comprometesse?

    parece que o que querem é causar pavor no Delfim para que ele comprometa a tudo e a todos para salvar a sua biografia!

    Para não ter a pecha de ladrão!

  3. Belo Monte passou a fazer
    Belo Monte passou a fazer parte da Petrobrás.
    A usina, agora, depois da revisão geográfica, passou para os limites de Curitiba.

  4. Essa lava jato é uma piada.

    Essa lava jato é uma piada. No mesmo dia que o STF arquivou investigação envolvendo o Serra, os caras vazam uma delação contra a Dilma.

     

     

     

     

    1. Isso vem de longa data, vide

      Isso vem de longa data, vide o caso Rodrigo de Grandis, procurador de gaveta profunda…para arquivar rolos de tucanos…até parece que foi somente um ou dois ou três arquivamentos mas não: foram vários, e envolvem o roubo de bilhões de reais…e nesse pais, os verdadeiramente corruptos nem processados são, vide Carmem Lucia aprovando o não indiciamento de Aécio….o problema são os pedalinhos da Dona Marisa, a reforma do apartamento que não é do Lula….

      Deu na até na Isto É…salve esta reportagem, uma vez que Facebook e Google,  estão apagando tudo quanto é noticia que não seja favorável aos golpistas…apagarão também qualquer lembrança da Embraer como empresa nacional…enfim…os algoritmos é que decidem se uma noticia deve aparecer ou não em seus resultados de buscas e a censura vai aumentar cada vez mais em tempos de intervenção do Etghoeyn

      Como o MP protegeu tucanos

      https://istoe.com.br/332703_COMO+O+MINISTERIO+PUBLICO+PROTEGEU+TUCANOS/

       

      1. Acreditando em conspiração
         

        É notável como os googles e facebooks da vida “honram o sistema” apagando informações verdadeiras , deixando livres as falsas e omitindo dados sensíveis ao sistema.

  5. Querida PresidentA

    Esquece, nossa ju$ti$$a vai te condenar e te prender, exatamente como está fazendo com o Lula

    Entre com um processo contra os delatores, outro contra os procuradores que vazaram a noticia e outra contra os meios de comunicação por perdas e danos.

     

     

  6. Recado insolente
     

    Se a Dilma se lembrasse da importância que teve e ainda tem, não ficaria moscando neste Brasil Varonil (varonil de machista mesmo).

    Já teria se mudado para um pais civilizado, honrando a sua origem.

    Ela sempre foi um bom alvo e sua captura é uma questão de tempo e de honra.

    O recado insolente:

    “Circula Dilmão, tão te cercando!!!”

     

     

    1. Máfia maçonaria tucana dos inférno! Tomaram os 3 poderes e tudo+

      Dilma! Parece que esses apátridas cagão que nem esse cara aí ainda não lhe conhecem! Ou devem estar chapados heim!

      Você é a legítima presidenta do Brasil derrubada por golpe de estado criminoso comprado com dinheiro de corrupçao e cocaína demotucana e você, Dilma Rousseff, é a presidencipavel nº 1 da lista. Por favor, continue vindo assim devagarinho, pelas bordas, para reavermos os 55 milhões de votos e a democracia que esses filhosdaputas psicopatas drogados nos roubaram!

      Resultado de imagem para volta dilma rousseff  Resultado de imagem para volta dilma rousseffResultado de imagem para volta dilma rousseff  Resultado de imagem para posse dilma rousseff imagensResultado de imagem para posse dilma rousseff imagens

  7. Cara Dilma,
    Dede 2010 o PHA

    Cara Dilma,

    Dede 2010 o PHA já profetizava que o Lula seria preso, que o alvo, desde o mensalão do PT sempre foi o Lula.

    Ele também afirmava que depois do Lula seria você.

    A primeira prisão já está certa e deverá ser ainda este mês. E a sua, será até o final deste ano?

    Depois de vocês serão todos os outros petistas, exceto os obedientes como o Paulo Pimenta, Rui Falcão, Wadih……

    O PT será cassado. Está no script da lava jato. Lembra do que fizeram com os partidos de esquerda da Itália?

  8. Agora quer reclamar?

    1. Quando do mensalão, Dilma viu, calada, Dirceu ser condenado e preso. Sua prisão foi um espetáculo televisionado ao vivo. 
    2. Viu, calada, Genoíno e João Paulo serem condenados e presos.
    3. Aumentou o poder do MP e das polícias ao sancionar a lei das organizações criminosas em agosto de 2013. Foi aprovada no congresso como uma das respostas a eventos de junho/junho de 2013, de modo a mais facilmente criminalizar os black blocs.
    4. Dessa vem a nova formulação das delações ou colaborações. Dilma a sancionou sem colocar claras regulamentações a como deve ser feita. Aqueles à esquerda do lulismo clamaram, aos ventos, pelo veto. Mas a parca visão tática e estratégica do significado do exercício da presidência da república, exaustivamente demonstrada  nas indicações para o stf e para a pgr, mais uma vez se mostrou evidente. 
    5. Dilma, mesmo já tendo vivido a experiência de Gurgel na pgr, indicou outro do mesmo grupo para a pgr. Tinha Élia, tinha Débora, tinha Eugênio ou tantos outros. Pior, reconduziu o dito cujo que não se deve falar o nome. 

    Agora quer reclamar? 
      

  9. Que Dilma seja mais esperta e transforme um limão numa limonada

    Que aproveite a hedionda perseguição judicial para pedir asilo político na Alemanha, França ou Inglaterra, e de lá denuncie ao mundo, a criminosa perseguição dos meliantes golpistas ao maior líder político das américas (e do mundo).

  10. E o Janot que entrou com
    E o Janot que entrou com obstrução de Justiça no caso Navarro em pleno julgamento de pedido de Impeachment de Dilma? Você vai pra cadeia quando passeando Janot ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador