Defesa de Lula e de Dilma apontam para mais um indício de lawfare

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O juiz federal Valliney de Souza Oliveira, da 10ª Vara do Distrito Federal acatou hoje denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República, em setembro de 2017, e tornou Lula, Dilma, Guido Mantega, Palocci e Vaccari réus. A saga continua.

A denúncia foi assinada por Rodrigo Janot, enquanto procurador-geral, e diz que os ex-presidentes teriam liderado uma  organização criminosa que prejudicou a Petrobras entre os anos de 2003 e 2016. O PGR fez suas contas contas e chegou a um prejuízo da ordem de 1,5 bilhão de reais.

Diante desta nova investida contra o ex-presidente, a defesa aponta que isso não tem outro fim a não ser o de interditá-lo na política, e também coloca em risco sua saúde. É lawfare no seu mais puro sentido, deturpando leis e procedimentos jurídicos com o único fim de perseguição política.

Por seu turno, a ex-presidente Dilma Rousseff também soltou nota contestando tal medida descabida, que tem por único propósito a perseguição ao PT e, além disso, uma afronta ao voto popular, que a elegeu. Dilma nunca foi ouvida por autoridades policiais ou judiciais, e agora é atropelada por uma decisão que remete ao lawfare.
 
Nota da defesa de Lula e da assessoria de Dilma a seguir.
 

NOVA AÇÃO CONTRA LULA DÁ CONTINUIDADE À PERSEGUIÇÃO POLÍTICA

O processamento de uma mais uma ação penal manifestamente descabida contra Lula dá continuidade à perseguição judicial iniciada contra o ex-presidente em 2016, com o objetivo de interditá-lo na política, além de colocar em risco sua saúde. É mais etapa do lawfare contra Lula, que consiste na deturpação das leis e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política.

Lula não cometeu qualquer crime durante o exercício do cargo de Presidente da República e tampouco participou de qualquer organização criminosa. Ao contrário, seu governo serviu de modelo para outros países e os programas implantados naquele período foram reconhecidos e premiados por entidades internacionais como o ONU.

A acusação também atenta contra padrões jurídicos elementares e contra o Estado de Direito ao pretender atribuir a Lula e a pessoas que participaram de seu governo a prática de crime de organização criminosa em período anterior a 2013, quando o delito sequer tinha previsão legal.

A defesa de Lula será apresentada no prazo legal com a perspectiva de que a decisão que determinou o processamento da ação seja revertida, restabelecendo-se a segurança jurídica e as garantias fundamentais do ex-Presidente.

Cristiano Zanin Martins

 

Nota de Dilma Rousseff

Sobre o processo criminal

Dilma diz que processo deslegitima a soberania do voto popular e criminaliza o exercício da Presidência da República
 
A decisão do juiz da 10ª Vara Federal de Brasília de instaurar processo criminal contra a ex-Presidenta Dilma Rousseff, por supostamente integrar uma organização criminosa, está baseada numa tentativa clara de criminalização da política e do PT.
 
O processo aberto deslegitima a soberania do voto popular ao tornar o exercício da Presidência uma atividade criminosa. 
 
A denúncia é genérica e as acusações não derivam de inquéritos ou de qualquer investigação prévia. 
 
Dilma Rousseff jamais foi ouvida por autoridades policiais ou judiciais sobre as acusações que lhe são feitas neste processo. Jamais teve a oportunidade de defesa.
 
A única interpretação possível é que a ex-presidenta Dilma, como os outros réus, está sendo vítima de lawfare, quando se utiliza deferramentas legais para processá-la sem provas. 
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DILMA ROUSSEFF
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O moro nem assumiu e já levou

    O moro nem assumiu e já levou o método lavajato pro planalto. golpistas em baixa? Pau no Pt. Como o bolsonasro tá levando um monte de ladrões po governo e fazendo um cagada atrás da outra, o ngócio e mudar o foco e meter o cacate no Pt. Sempre foi assim. Ninguém precisa assumir culpa de nada. É cacetear o Pt e os bocós fascistas vão ao orgasmo, mesmo tomando no .. como está acontecendo com a questão dos mais médicos. PAÍS VERGONHA !!!!

  2. Indício?

    E ainda se precisa de mais provas? O Judiciário virou partido político há tempos. Seus membros são oriundos da Casa Grande ou servem de capatazes para garantir-lhe os interesses. Daí a perseguição insana ao PT e, principalmente, a Lula. Para a Casa Grande saudosa da escravidão, qualquer melhoria das condições de vida do dito povão e, sobretudo, a concessão de oportunidades de ascensão social soa como ameaça à ocupação de posições que lhe seriam exclusivas por direito divino. Inclusive no Judiciário. Como a Casa Grande também domina a mídia hegemônica, o povão, iludido, na hora,  que poderia ser libertadora, das eleições, apoia os status quo. Que mais do que se perpetua. Acentua-se, como estamos a assistir agora.

     

  3. Meu deus do ceu…
    1.4

    Meu deus do ceu…

    1.4 bilhões!

    É impossível esconder 1.4 bilhões!

    1.4 bilhões deixa rastros em milhares de lugares…

    Pais da fantasia…

  4. Albert Einstein e Freud

    Albert Einstein e Freud vazaram da Alemanha quando perceberam malditos no poder. Lula deveria ter vazado ou pedido asilo, a denuncia seria mais forte em nível global, agora ficar submetido a estas farsas e desfaçatez é terrível. Principalmente porque o povo brasileiro infelizmente não merece seu sacrifício, não movemos uma palha isso é que é a verdade.

    Lembrei da musica do Raul Seixas, Al Capone, dois trechos…

    Hei, Lampião, dá no pé desapareça                                                                                                                                              Pois eles vão à feira exibir tua cabeça

    Ei, Jesus Cristo, o melhor que você faz                                                                                                                                             É deixar o Pai de lado foge pra morrer em Paz

    Dilma deveria vazar ou pedir asilo, já tem mais de 70 anos e este povo não merece sua luta, foi torturada e toda esta maldita clase média ainda a chama de Terrorista, sinceramente somos uma vergonha em relação a Chile, Uruguay e Argentina isso é a mais pura verdade.

    Dona Marisa e Cancelier foram imolados por estes porcos.

     

     

     

     

     

  5. Todas as formas de protesto serão perseguidas

    A única forma de desconstruir esse estado policial é fazer com que ele coma o próprio rabo. se eu fosse um dirigente importante do partido perseguido, eu iniciaria uma campanha com falsas testemunhas para criar uma serie de falsas acusações ainda mais absurdas mas dessa vez revelaria a farça diante de todos.

  6. Poema 

    Poema  Z

    ……………………………………………………………………………….
    Poema dedicado para Dilma, Lula e o PT e para todos / todas os / as progressistas do mundo inteiro.
    Sinta-se homenageado / homenageada também.
    ………………………………………………………………………………..

    Penso

    Logo(S)

    ReXisto

     

     

  7. Se eu fosse a Dilma, já

    Se eu fosse a Dilma, já começaria a preparar pra se mandar pro Uruguai assim que mandarem prendê-la. Que ela tenha aprendido que não adianta você não ter feito nada de errado pra não ser preso. Estamos num momento em que a justiça prova que você é culpado, mesmo que seja na verdade inocente. Além do mais, uma prisão de Dilma serveria pra distrair o povo da parte econômico que irá fodê-lo de cabo a rabo. O circo terá que ser ampliado na medida em que o povo sumir de vez pro andar de baixo. 

  8. Vamos as contas
    (((1,5bi/13anos)/12meses)/5integrantes)= menos de $ 2.000,00 por mês.
    Sem contar quanto este montante representa se comparado com o quanto a petrobras faturou neste periodo de 13anos. Também a materia não comenta se há a participação de algum funcionário da Petrobras.

  9. Republicanismo
    De acordo com a teoria pregada pelo PT, isso faz parte do republicanismo.
    O advogado da ex-presidente, Zé Cardozo, deixou correr solto dizendo que as instituições funcionavam adequadamente e que a justiça prevaleceria.
    Agora é tarde. A coligação PIG, PJ Partido da Justiça do Partido Evangélico está no poder.

  10. Viva o republicanismo!
    Lula deixou Dirceu e Genoino serem condenados lá atrás, agora experimentam o mesmo tratamento do PJ Partido da Justiça.

  11. Momento chave do novo governo

    Será no momento de Bolsonaro fechar a porta do Planalto com Temer e a sua equipe na rua. Tudo o que Machado falou pelo telefone com Juca (“com Supremo, com tudo”) poderá fazer sentido. Sabemos que a justiça age contra o PT sem pudor nem medo de eventual delação, pois PT não teve intimidade com eles. Em compensação, a Justiça, os militares e outros grupos meritocráticos de poder temem eventual delação (fogo amigo) de tucanos, peemedebistas e outros golpistas. Para estes, a justiça tem premiado o silencio e não a delação. O destino do Temer (alguma Embaixada?) e grupo indicará o grau de compromisso do novo governo com o golpe contra Dilma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador