Dirceu afirma que não teve acesso a celular no presídio

Do Estadão

Dirceu nega ter usado celular na prisão

Processo pode definir se ex-ministro da Casa Civil, condenado no processo do mensalão,terá atendido seu pedido para trabalhar durante o dia fora da prisão

O ex-ministro José Dirceu negou nesta terça-feira, 11, ter tido acesso a um celular dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde cumpre pena em regime semiaberto pela condenação no esquema do mensalão. Dirceu prestou depoimento ao juiz Bruno Ribeiro, da Vara de Execuções Penais (VEP), em processo que pode definir seu futuro como presidiário. Se concluir que ele infringiu as regras, Dirceu pode ter negado seu pedido para trabalhar fora da prisão durante o dia.

Conforme os jornais Correio da Bahia e, posteriormente, Folha de S.Paulo, o ex-ministro conversou com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, James Correia, pelo celular, no dia 6 de janeiro. O telefone seria de um empresário que foi visitar Dirceu na Papuda, de nome não revelado pelas publicações. Após a polêmica, o secretário passou a negar o contato com o petista. Até ser preso, Dirceu era hóspede frequente da ampla casa do secretário na Praia do Forte (BA).

O advogado do ex-ministro, José Luis Oliveira Lima, afirmou que seu cliente disse ao juiz que os registros de entrada na Papuda mostram que ele recebeu no dia seis apenas três advogados, o que comprovaria que Dirceu não esteve com um suposto empresário. Dirceu fez, ainda, um apelo ao magistrado para que ele autorize seu trabalho fora do presídio, o que lhe permitiria passar alguns finais de semana em casa, perto da filha.

Lima pediu ao juiz, também, que ele decida sobre a autorização para o trabalho externo de Dirceu sem submetê-la ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, como quer Bruno Ribeiro. A decisão ainda não foi tomada.

O depoimento foi por teleconferência (foi usada uma televisão 40 polegadas e um microfone), e durou cerca de 30 minutos.

Proibido. O uso de celulares por presidiários é proibido. Em caso de desobediência a essa regra, o preso pode ser punido com a proibição, por exemplo, de sair da cadeia durante o dia para trabalhar. Além disso, pode ocorrer regressão ao regime fechado, perda dos dias remidos e definição de nova data-base para benefícios.

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, por exemplo, está com o direito a trabalhar suspenso devido a suspeitas de regalias que lhe teriam sido concedidas enquanto esteve no Centro de Progressão Penitenciária (CPP). Delúbio teria recebido visitas fora do horário determinado e um cardápio diferenciado dos demais presos.

Uma apuração feita pelas autoridades penitenciárias do Distrito Federal concluiu que Dirceu não usou o aparelho celular. No entanto, a Vara de Execuções Penais resolveu pedir uma investigação mais aprofundada das suspeitas. Durante a apuração, foi decidido que a análise do pedido de autorização para trabalho externo deveria ficar suspensa.

As investigações sobre supostas regalias a dois dos petistas condenados no mensalão provocaram críticas do governador Agnelo Queiroz (PT-DF) aos juízes da VEP. “Impõe-se consignar a completa ausência de qualquer ingerência de natureza política na administração do sistema penitenciário do Distrito Federal, afigurando-se grave aleivosia afirmação despida de qualquer indício de prática de atos ilegais e ilegítimos, a merecer a devida apuração pelos órgãos correcionais competentes”, diz o ofício assinado pelo governador. Agnelo, contudo, admitiu ter visitado o amigo Dirceu na Papuda.

Nesta terça, Dirceu, o ex-deputado João Paulo Cunha e Delúbio receberam a visita do ex-deputado e advogado Luiz Eduardo Greenhalgh. Ao encontrar o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) no aeroporto, Greenhalgh afirmou que visitaria “os meninos” na Papuda.   

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

14 comentários

    • Isso já aconteceu.
      Quem se

      Isso já aconteceu.

      Quem se julgva esperto, andava de jato particular, falava com sorriso no rosto que era ADVOGADO CONSULTOR e que ninguém tinha nada de saber quem era os seus clientes esta preso na papuda, vestido de uniforme.

      • E desde quando advogado ou

        E desde quando advogado ou consultor privado é obrigado a revelar clientes ?

        Voce se impressiona muito com prisão. É um sentimento meio primitivo se regozijar com prisão alheia.

        Saiba que prisão não significa muita coisa.

        Inumeras personalidades no mundo todo ja foram presas. Jesus, Gandhi, Martin Luther King. Nelson Mandela, Lula, Dilma, Fidel Castro, etc, etc, etc, Nem por isso são pessoas menores, pelo contrário, são todos grandes personalidades mundiais e históricas.

        José Dirceu tem grande história de luta pela esquerda, contra a ditadura. Tem grande história dentro do PT, teve grande responsabilidade na chegada ao poder do partido e também na organização do Governo. Isso é histórico.

        Ademais, foi preso sem nenhuma prova concreta de que tenha cometido algo ilícito. Não há nenhuma gravação, documentação, dinheiro sujo ou mesmo testemunho de alguem que esteve com ele, que o mesmo tenha feito algo ilícito. Do mesmo jeito que foi condenado, poderia ter sido absolvido. Foi apenas condenado por pressoes midiáticas. Uma ministra o condenou mesmo dizendo que não haviam provas contra ele. O MP, que é o órgão acusador, disse que as provas eram tênues.

        Seu sentimento mesquinho não vai apagar a história dele.

  1. Nenhum dos réus do malfadado

    Nenhum dos réus do malfadado mensalão tem sido tão agredido e ferido nos brios como José Dirceu. Essa perseguição parece nunca ter fim. Juntam-se imprensa com o alguns do STF, quiçá outros políticos oposicionistas, e qualquer notinha de jornal ou de revista-lixo servirá pra mais uma vez se interromper as demandas do réu-mor, ou o direito constitucional que ele possui. Ele terá que a cada dia ter reposta para os ataques, sabendo, de antemão, que a Justiça é injusta com ele dsde sempre. O cara foi preso com base em mentiras, teria que estar em regime semi-aberto, e está fechado a sete chaves, e nem assim consegue o direito sagrado de querer trabalhar. Fizeram de José Dirceu um homem perigoso, ao ponto dele, talvez, nunca mais poder andar pelas ruas do Brasil. Isso é coisa que me dá um sentimento de muita indignação.

  2. Já virou galhofa essa

    Já virou galhofa essa situação dos condenados na farsa da AP 470. Eu não sei como esses ministros ainda tem a cara de pau de colocar o nariz pra fora de casa… E, esse tucano que o Presidente do Supremo Tribunal Federal, destacou para perseguir um preso na cara do país inteiro, sem qq manifestação da OAB, IAB, AMB, etc…, não tinha saído da VEP?

    Ontem tava conversando com o pessoal da AP 470 no FB; domingo é aniversário de JD e, no sábado ele completa, inacreditáveis 4 meses trancado, ilegalmente, na Papuda, mais uma vez sob o silêncio cúmplice das instituições de juram defender os direitos humanos e bla bla bla. É óbvio que tudo isso que vem acontecendo desde o início dessa farsa, seria IMPOSSÍVEL, sem o conhecimento e aquiescência das grandes bancas. Por mais que o MPF tenha se transformado quase em um super poder independente; nem MPF nem ministros do STFousariam bagunçar todo ordenamento sem o aval dos grandes. Não estou falando das defesas da AP 470; estou me referindo a toda essa simulação de normalidade, salvo raríssimas exceções que a comunidade jurídica está tentando rifar para a sociedade.  O troço todo é tão tosco que fica mesmo difícil acreditar que a Corte tenha ragsado a CF nas barbas dos melhores criminalistas do país; aí eu me pergunto se esses maiores não estariam ali, exatamente, para legitimar a farsa dando ares de grande debate jurídico.  Ora, sejamos francos, para ficar tomando toco de JB + juiz da VEP, ninguém precisa contratar os melhores do país. Vou insistr que não estou me referindo as defesas na AP e nem insinuando que os advogados estejam em conluio, como diz JB, com ninguém; o que estou dizendo é que a comunidade jurídica parece ter se preparado para fingir que nada demais está acontecendo.

    Pois bem a discussão ontem era sobre HC’s e pq razão esses condenados ainda estariam no regime fechado. QQ um de nós pode impetrar HC, ninguém precisa ser advogado para isso mas o fato é, que eles continuam na mesma situação, ou, no caso de Delubio, numa situação piorada. E aí é que ficou mais estranho ainda, uns diziam, ah mas o juiz da VEP já disse que se encherem muito o saco vai mandar todo mundo para um presídio federal; outros diziam, ah mas chega no tucano e no JB e nada passa mesmo… Como se essas pessoas tivessem, de fato, esse poder todo. Não tem; não tem mesmo. O problema é que essas pessoas deveriam ser DENUNCIADAS; é o mesmo que eu dizer que tenho poder de assaltar um banco pq já assalei 18 e nunca me aconteceu nada. Eu não tenho esse poder, eu tenho essa “cobertura para delinquir”. É isso que está acontecendo, tanto com o JB qto com esse juiz da VEP. Poder para isso eles não tem e ninguém tem.

    A situação é tão absurda e, como no caso, um dos presos é José Dirceu, goste-se dele ou não é, sem dúvida o maior estrategista que esse país já viu e dotado de uma inteligência bastante acima da média; chega-se a bizarra conclusão de que manter-se preso poder ser uma estratégia do próprio José Dirceu. Melhor do que ninguém, ele sabe que todo movimento nessa AP é puramente político, desde sempre e, por isso, os advogados ficam aguardando isntruções políticas, o melhor momento, etc… Como nessa AP, tudo é possível, acredito que não devemos esperar os advogados, não pq não estejam fazendo o que tem que fazer ou por qq outra razão pouco nobre mas, por motivos, puramente políticos, tb. Assim como as vaquinhas e a interpelação a GM, promovidas por militantes e simpatizantes,  tb a impetração de HC’s, deveria partir dos militantes… Na fuleragem mesmo; pega um pedaço de papel velho, faz tudo a mão bem garranchado e mete lá… São três distribuições por dia, não é? Somos quase 6 mil… Cada papel velho com um motivo, só pra entupir mesmo… mas não é a caixa de correio dos ministros, é bagunçar o protocolo. Regair politicamente. Tem que atrapalhar a vida deles como estão atrapalhando a nossa; o país vivendo uma crise e nossas lideranças trancadas pq os magistrados estão brincando de quem é o chefe e a comunidade jurídica fingindo que não tá vendo. É colocar os caras no ridículo, olha só D. Maria, HC é assim ó, até a sra pode impetrar… viu só seu João,é simples assim… ah mas então pq ninguém faz? Pq o JB e o Juiz da VEP comem a papelada para manter os réus trancados ilegalmente e os demais ministros fazem cara de paisagem, junto com toda a comunidade jurídica… 

    Aí o pessoal vem dizer que tem um golpe em andamento. Ora o Golpe já foi dado faz tempo; algumas coisinhas sairam erradas mas é questão de ajuste. O que estamos fazendo é lidando com as consequências dele.

  3. Correio da Bahia e Folha, hamm hamm

    SÓ  PARA  ESCLARECER  ESTE JORNAL CORREIO DA BAHIA PERTENCE A FAMÍLIA ACM, E A FOLHA DESPENÇA COMENTARIOS, DIRCEU DEVE SE PREPARAR PARA CUMPRIR TODA SUA PENA NO FECHADO POIS JOAQUIM BARBOSA IRÁ LEVAR ESTA PERSEGUIÇÃO CONTRA DIRCEU E OS DEMAIS PETISTAS ATÉ O FIM, EM ESPECIAL NO CASO DE DIRCEU QUE ELE REVELOU TEM MANIPULADO A PENA , NINGUÉM SE ENGANE JOAQUIM BARBOSA FICARÁ NO STF ATÉ O FIM SÓ PARA PERSEGUIR DIRCEU E OS DEMAIS, ELE NÃO VAI SE AFASTAR DE MANEIRA NENHUMA, AINDA AGORA QUE OS ADVOGADOS ESTÃO AGUARDANDO ELE SAIR PARA PEDIR REVISÃO.

    EVANDRO SOUZA SALVADOR

  4. Tanto medo

    Em se tratando de Zé Dirceu, qualquer indicio ou hipótese de irregularidade cometida já é o suficiente para condená-lo novamente.

    Por que tem tanto medo do Zé? bando de safados da midia golpista.

  5. Se este episódeo todo fizer o

    Se este episódeo todo fizer o PT e o Governo perceberam a importância de escolha dos ministros do STF, terá sido um grande avanço

    Felizmente a humanidade cria seus próprios meios de corrigir seus erros.

    Quanto ao caso em si, as principais vítimas deveriam reagir às arbitrariedades. Se não o fazem, como não vêm fazendo deve ser porque estejam satisfeitos.

    Nenhum pedido de suspeição foi feito até agora contra o juiz filho de tucano. Nenhuma reclamação no CNJ. Nenhum agravo ao plenário do STF. Nenhum HC no STF ou outro tribunal. Nenhum pronunciamento mais enfático na TV.

    Se não reagem querem o que ? Acham que o Papa Francisco vai surgir em defesa deles ?

  6. Piada

    A piada do julgamento do mentirão continua obrigando inocentes a provarem que são inocentes.

    Feijoada enlatada que 40 presos comeram seria “regalia”? 

    Piada.

  7. Telão de 40 polegadas

    O depoimento foi por teleconferência (foi usada uma televisão 40 polegadas e um microfone), e durou cerca de 30 minutos.

    Uauu!! Televisão de 40 polegadas,,…hum,,,..sei…os escravocratas dessa Justiça a serviço do senhorio tiveram orgasmos múltimos ao verem a imagem de Dirceu, não é mesmo Barbosão, já a turma do menslão do DEM, roubou de verdade e com um caminhão de provas com direito à oração da propina, continuam soltos, inclusive o pai desse juiz de merda foi pego com a boca na botija: “Recebeu indevidamente o salário de procurador da Advocacia-Geral da União (AGU) durante alguns meses, quando já exercia o cargo de secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. O deputado afirmou que iria devolver o dinheiro (Correio Braziliense, 16.fev.2008).Teria sido expulso do PSL. A justificativa do partido para essa decisão seria a má conduta do deputado em alguns acontecimentos recentes (Correio Braziliense, 30.abr.2009)”. Como ex-secretário de Arruda, o pai do Juiz visitou-o várias vezes na cadeia e o filho, juiz, não abriu processo, que bando de salafrários [video:http://www.youtube.com/watch?v=BBAq0t5quaw%5D http://elegendodf.blogspot.com.br/2010/10/conheca-um-pouco-mais-nossos-distritais_1058.html

  8. Justiça escravista é isso ai

    É por isso que esse bando de justiceiros escravocratas fazem o que fazem, eles tem poder sobre essa Justiça que só funciona para beneficiar o senhorio, até entendo que essa jutiça seja assim mesmo vista como natural num pais que foi o último a abolir a escravatura e, pelo visto, será também o último a abrir o mercado na área das redes de TV, rádio, até o México já regulou sua mídia, por aqui o PMDB de Eduardo Cunha deve acabar com a liberdade na internet e ainda por cima virá com a cara de pau dizendo que foi por causa da briguinha entre PT x PMDB, triste triste triste. conheça mais sobre o pai desse juiz da VEP escolhido a dedo pelo Barbosão

    https://jornalggn.com.br/noticia/pai-do-juiz-da-execucao-de-genoino-e-homem-de-confianca-de-jose-roberto-arruda

  9.  

    Até acredito que houve

     

    Até acredito que houve manipulação da AP 470, tendo o escroto do Joaquim Barbosa,  junto com os procuradores, manipulado o processo; mas lembremos, sendo a política a arte do possível?, num país viciado como no nosso então?!…, devem ter cometido “deslizes”. Discutamos sobre esses descaminhos, pois, é duro!, não dá para engolir o lixo que inventaram.

    Que o José Dirceu e os outros réus, bem como o Daniel Dantas, sejam julgados com honestidade pelas instituições.

    Guardadas as devidas proporções, penso, estão é criando um mito. Azar deles.  

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome