Doadora entra com interpelação no STF sobre declarações de Gilmar

Sugerido por Webster Franklin

Do Brasil 247

Doadora protocola no STF interpelação a Gilmar

Servidora pública Conceição Aparecida Pereira Rezende, 59 anos, pede oficialmente ao STF explicação pelas declarações do ministro Gilmar Mendes, que questionou se as arrecadações financeiras para o pagamento das multas dos condenados do PT na Ação Penal 470 não seriam fruto de “lavagem de dinheiro” ou “dinheiro de corrupção”; Conceição, que fez doações a José Genoino, José Dirceu e Delúbio Soares, diz ter ficado “indignada”; “Ele não pode sair acusando as pessoas, chamando todo mundo de ladrão, corrupto. Ele ocupa um cargo muito importante, tem que ter consequências”, disse ao 247; o PT já havia entrado com o mesmo pedido, mas o ministro Luiz Fux arquivou o caso, alegando que se houve ofensa, foi contra os doadores, e não contra o PT; Conceição é a primeira a se apresentar

Gisele Federicce, 247 – “Indignada” com as declarações feitas pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de que as ‘vaquinhas’ organizadas para pagar as multas impostas aos condenados do PT na Ação Penal 470 seriam “lavagem de dinheiro” ou “dinheiro de corrupção”, Conceição Aparecida Pereira Rezende, de 59 anos, é a primeira doadora a entrar no Supremo com uma interpelação judicial sobre o caso.

A servidora pública de Minas Gerais quer que o ministro explique judicialmente as acusações que fez. No início de fevereiro, Gilmar Mendes sugeriu ao Ministério Público que investigasse as campanhas de arrecadações dos petistas. “Será que essa dinheirama, esse dinheiro que está voltando é de fato de militantes? Será que não há um processo de lavagem de dinheiro aqui?”, questionou o ministro, que também perguntou se a verba não poderia ser “dinheiro de corrupção”.

“Passei por todo tipo de indignação [durante o julgamento do ‘mensalão’], como milhares de pessoas. Até culminar agora nas prisões. Protestei contra todos esses abusos. Quando o Gilmar falou em lavagem, corrupção, eu fiquei chocada, e pensei que esse negócio podia não tem fim, mas que dessa vez eu poderia fazer alguma coisa”, contou Conceição, em entrevista ao 247.

Ela disse que manifestava nas redes sociais o interesse em entrar com o pedido no STF, mas não tinha assistência jurídica. Até que recebeu a indicação de um advogado. “Fique muito satisfeita, escrevi tudo o que eu queria e ele transformou em pauta jurídica”. Com a interpelação, ela quer explicações por parte do ministro. “Ele precisa explicar isso, ele não pode sair acusando as pessoas, foram quase 50 mil pessoas! Eu sou uma militante de rede social, fiquei muito indignada com a forma que ele nos tratou”, completou.

Conceição, que é filiada ao PT e diz ter doado R$ 200 para cada um dos condenados que tiveram uma campanha na internet – José Genoino, Delúbio Soares e José Dirceu – conta que se sentiu uma das pessoas que teriam cometido “corrupção”, de acordo com Gilmar. “Primeiro condenou todo mundo do PT sem provas, nunca mostrou uma prova de nada, não só ele, mas o Joaquim Barbosa também. As provas que tinham a favor [dos réus] eles esconderam, agora chama a gente – eu me senti uma das chamadas – de corrupto e tudo o mais, tem que explicar de onde ele tirou isso. Ele ocupa um cargo muito importante, tem que ter consequências”, protestou.

O mesmo procedimento jurídico já havia sido apresentado pelo presidente do PT, Rui Falcão, que questionou se Gilmar Mendes tinha provas para fazer as acusações que fez. A interpelação judicial tem como objetivo questionar judicialmente se uma declaração foi ou não ofensiva. O documento apresentado ao Supremo por Rui Falcão, no entanto, foi arquivado pelo ministro Luiz Fux, que alegou que, se houve ofensa, não ocorreu contra o Partido dos Trabalhadores, mas sim contra os doadores. A atitude de Conceição é uma resposta ao argumento de Fux.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sobre rola-bosta
     Imperdível, uma delícia de leitura a petição da Conceição por seu brilhante advogado ELEANDRO FRANCISCO SILVA OAB/SP 333.737.  Mas um trecho da petição me fez ganhar o dia de ontem:   “Lamentavelmente o interpelado também é o ídolo dos sapateiros que gostam de ir além dos sapatos como os jornalistas direitistas Reinaldo Azevedo, criador do termo “petralha” e autor de “Hamlet” e Merval Pereira, jornalista e acadêmico autor de “Guerra e Paz” além da “Odisséia” e da “Ilíada” .

  2. Doação

    O que me deixa indgnado é o silêncio, ninguém se levanta contra essas excelências que saem por aí irresponsavelmente fazendo todo tipo de juízo de maneira midiática acusando a tudo e a todos que de alguma maneira se contrapoem aos seus dismandos e canalhices. Fala-se tanto em liberdade disso e daquilo mas, eu, ou quem quer que seja, não tem  a liberdade de doar o dinheiro de seu salário para quem eu quiser. Avaliar que seja uma causa justa ou injusta compete a mim a meu livre arbítrio, ou será que não se tem mais o direito de pensar,  temos que seguir o que determina o arrogante, mal educado, absolutista e descontrolado Min. Joaquim Barbosa. Temos que obrigatoriamente fazer parte da unânimidade burra, alienada que assiste tv e toma como dogma aquilo que ali ouve sem fazer uma análise crítica. Temos que reagir a essa inércia. Quem fala que as doações foram fraudulentas com certeza não se deu ao trabalho de verificar como elas foram feitas. Estavam tão bem organizadas e formatadas que dificultaram sua implementação, eram tantos procedimentos para evitar reclamações legais que muita gente não as fez por excesso de buracracia e zêlo. Eram depósitos identificados, cópias do recibos escaniados para o site, a recomendaçaõ para declaração em imposto de renda, etc. Todos esses procedimentos mostram a lizura do processo mas, para a mídia canalha e para ministros  tendênciosos  e visívelmente partidários, o objetivo único é criminalizar o PT, não importa como e a que custo, se do PT está errado não é necessário verificar.

    Aonde estão as organizações democráticas desse país? Se acovardaram.

  3. Acabei de mandar meus docs
    Acabei de mandar meus docs para a interpelação do Blog da Cidadania… Essa AP tá é produzindo documentos históricos; depois dos recibos da vaquinha, agora temos as procurações p/ a interpelação de GM que fez valer cada R$ doado aos condenados; mesmo que não dê em nada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador