E se Dilma tivesse usado a máquina pública contra delatores da Lava Jato?

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Lula Marques/PT
 
 
Jornal GGN – A operação deflagrada pela Polícia Federal contra a JBS, nesta sexta (9), coordenada por uma autarquia ligada ao Ministério da Fazenda, chama atenção pelo “time”: ocorre exatamente um dia após 3 deputados afirmarem ao jornalista Tales Faria, em off, que o governo Michel Temer tem um plano para dizimar a empresa de Joesley Batista, em retaliação à delação premiada que balançou a cadeira do presidente.
 
A contraofensiva de Temer, que envolve ainda o Judiciário e o Ministério Público, vem ocupando espaços discretos nos jornais nos últimos dias. A mesma informação sobre as investidas contra a JBS, Rodrigo Janot e Edson Fachin com o uso das tropas aliadas e órgãos do governo passaram pela Folha, O Globo, Valor e Estadão, apenas para citar alguns exemplos. Mas sem o alarde que os fatos ensejam. Fica a pergunta: a grande mídia contemporizaria com o suposto uso da máquina pública contra delatores, procuradores e juízes da Lava Jato, se a presidência ainda estivesse ocupada por Dilma Rousseff (PT)?
 
Nesta sexta, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão na sede da JBS em investigação coordenada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), numa operação que não tem nome mais adequado: chama-se “Tendão de Aquiles”. Este inquérito foi instaurado um dia após o colunista Lauro Jardim revelar que Michel Temer foi gravado por Joesley Batista conversando sobre suposto pagamento de propina a Eduardo Cunha e Lúcio Funaro, presos da Lava Jato, além de ações de obstrução de Justiça e esquema de favorecimento à JBS no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
 
O objeto do inquérito é saber se a JBS aproveitou as semanas que antecederam a explosão da delação premiada para praticar atos no mercado financeiro com o objeto de obter lucros.
 
O Globo publicou que a PF apura “a venda de ações de emissão da JBS na bolsa de valores, por sua controladora, a empresa FB Participações, em abril, em período concomitante ao programa de recompra de ações da empresa, reiniciado em fevereiro de 2017 e a compra de contratos futuros de dólar na bolsa de futuros e a termo de dólar no mercado de balcão, entre o fim de abril e meados de maio de 2017.” Tudo teria ocorrido na época em que a JBS negociava a delação premiada com o Ministério Público Federal.
 
Tales Faria apurou que a ordem do Palácio do Planalto para sobreviver à turbulência da Lava Jato é “atacar e tentar dizimar a JBS em todas as frentes: na Receita Federal, na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), no INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) e na Justiça. A ideia é provar desde apropriação indébita dos descontos do INSS de seus funcionários até a especulação na bolsa de valores e no mercado de câmbio. E o que mais vier a aparecer na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da JBS/BNDES, que a bancada governista promove no Congresso.”
 
Reportagem do Valor, de quinta-feira (8), mostrou ainda que a contraofensiva já estava em curso, com a JBS declarando-se vítima de “perseguição do governo”. “Representantes da JBS informaram ao Ministério Público Federal, na segunda-feira, que a Caixa Econômica Federal teria suspendido, de forma repentina, o crédito da empresa na instituição. O corte seria uma retaliação do governo ao fato de os donos da J&F, holding que detém o controle acionário da JBS, terem feito delação premiada”. O BNDES também está revendo seus negócios com a empresa.
 
Em outra frente, a imprensa também dá notícia de que Edson Fachin e Rodrigo Janot também serão destaques no plano de retaliação do governo Temer. No mesmo artigo, Faria explicou que contra Janot, Temer mandou o Congresso destravar projetos que contrariam os interesses do Ministério Público e, contra o relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, fala-se em “dossiê” e uso de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a relação da JBS com Fachin. Nesse tema, a grande mídia também tem ajudado, a exemplo de artigo de Reinaldo Azevedo na Folha defendendo enquadramento de Fachin por ter sido selecionado para o STF com ajuda da JBS.
 
Em todas essas frentes, a fórmula é a mesma: movimentar órgãos do governo federal e o Congresso contra o avanço da Lava Jato. Artigo 85 da Constituição define que um dos crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente da República que pode ser considerado motivo para impeachment é atacar o “livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação.”
 
Se Dilma tivesse deflagrado plano tão ostensivo contra a Lava Jato quanto Temer  – hipótese que nem deveria ser cogitada sobre quem acumulou críticas por querer nem saber como domar a Polícia Federal – nada mudaria em seu fatal destino. O impeachment teria saído do papel, mas com um motivo muito mais plausível do que o espetáculo das pedaladas fiscais.
 
Assine
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A máquina de moer reputações

    A máquina de moer reputações ainda vai conhecer o dia em que será moída por si mesma, seja ela quem for: Globo, JBS, PMDB, PSDB (o PMDB do B), Folha e por aí afora….

    1. a….

      Maria, esta é a história recente brasileira. Nossa única elite, a do Poder Público,  usando seu poder para destruir qualquer coisa que se oponha a este poder. Nossa farsa de democracia. Soma-se a uma doutrinação anticapitalista e torna-se muito fácil destruir empresas, empresários e reputações. E empregos que se danem !! Trocaremos 1 milhão de empregos em profissões avançadas intelecto e tecnologicamente por 1 milhão em profissões braçais. E a mídia se encarrega de contar a mentira, falando a verdade: Retornaram 1 milhão de empregos. Ou depois vem com esta: os empresários (realmente) brasileiros são covardes, não investem. E o censo comum anticapitalista segue atrás: são uns exploradores. E o Poder Político e suas personagens se esbaldam. Só para lembrar, são estas mesmas figuras políticas que tanto poder, empenho e combatividade demonstram agora, que  se diziam vítimas da extorsão do capital. E não o contrário. E o censo comum nacional e mídia vieram atrás, avalizando tais criminosos no Estado. O Brasil se explica.   

  2. Já nem tem mais graça este “e

    Já nem tem mais graça este “e se a Dilma” ou “e se o Lula”… Se contra algum deles houvesse 1% do que já há contra temer, aécio & cia ltda, Brasília teria sido invadida e o palácio teria sido atacado. Mas como temer é o marionete dos corruptos de estimação dos coxinhas, nada acontece.

  3. Reação mais do que esperada

    Republicanismo ingênuo e suicida só mesmo uma a Esquerda Utópica e Visionária é capaz de praticar. Michel Temer e toda a quadrilha política hoje no GF e no CN não brincam em serviço. Finalmente os entreguistas, traidores da Pátria,  golpistas e milicianos da Fraude a Jato encontraram um bando à altura, capaz de enfrentá-los em toda a sanha destruidora. 

    Como já mostrei de forma exaustiva, aos olhos do alto comando internacional do golpe – que fica nos EUA – o script continua sendo cumprido à risca, se sobressaltos. As quadrilhas e ORCRIMs institucionais – da velha  política da direita oligárquica, plutocrata, escravocrata, cleptocrata, privatista e entreguista e da burocracia do Estado (PF, MP e PJ) –  digladiam, para ver qual delas leva a maior parte do butim e ocupa o topo da cadeia alimentar. A destruição política, econômica e institucional dop Brasil segue o curso previsto pelo alto comando internacional do golpe.

  4. Resposta simples:
    o governo

    Resposta simples:

    o governo Dilma seroa massacarado dia e noite pela midia com seus colunistas cospindo fogo pelas ventas,

    como é um governo amigo, fazem conchavos vergonhosos em troca de favorecimentos, a midia é mafiosa corrupta e antinacional.

  5. Se o povo quiser, será mesmo o breve

    Assim chegou, assim irá. Permanecerá apenas um registro, como o de um pesadelo que se foi.

    Se o povo assim o quiser!

    Resultado de imagem para temer escondido

  6. Muita gente com saudade da Dilma e mais ainda do Lula

    Pois é. Foram às ruas pedir Golpe e ganharam Golpe de presente, mais desemprego, entrega do Pré- Sal,. o fim dos direitos trabalhistas, da aposentadoria. Poderiam pelo menos dizer “pois é, nós erramos. Desculpem-nos. Fomos mesmo muito burros.” ou algo parecido. Mas agora Inês é morta.

  7. Sem noção?

    Votei duas vezes na Presidenta Dilma, não me arrependo e votaria de novo. Participei de todos os atos pelas suas campanhas eleitorais e depois pela suas viagens, já em pleno golpe, contribuindo financeiramente em todas as ocasiões.

    Entretanto sou um severo crítico de sua não percepção de que havia uma guerra híbrida travada contra os BRICS, como parte do “Grande Jogo” que sempre houve na geopolítica mundial e, atualmente, do Imperialismo estadunidense em decadência mas por isso mesmo tentando se impor pela força. Ela já viajava com o ex-Presidente Lula ao exterior, conviveu com o grande ministro Celso Amorim e como Presidenta fez todo o circuito e participou ativamente de tudo novamente, compareceu a TODAS as reuniões dos BRICS, foi advertida do golpe em andamento do exterior pelos presidentes Putin e Erdogan e mesmo assim parece que não teve qualquer noção do que estava acontecendo. E pior, não lançou mão dos inúmeros recursos constitucionais e infraconstitucionais à disposição de um presidente, como Chávez fez e Maduro está fazendo para defender o mandato que lhes foi conferido pelo voto popular. Portanto Dilma, não foi capaz de defender o cargo que lhe foi outorgado pela maioria do eleitorado nacional não movendo um dedo para resistir, pelo contrário facilitando de tal maneira o trabalho dos golpistas que eles, visivelmente, foram supreendidos pela facilidade em derrubá-la.

     

    https://gz.diarioliberdade.org/artigos-em-destaque/item/60659-chossudovsky-queda-de-dilma-foi-ordenada-por-wall-street.html

    https://noticia-final.blogspot.com.br/2017/02/cia-sempre-esteve-de-olho-no-petroleo.html

    https://altamiroborges.blogspot.com.br/2016/05/eua-retiram-embaixadora-missao-cumprida.html

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/haddad-dilma-e-lula-foram-alertados-por-putin-e-erdogan-sobre-protestos-de-2013/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador