Eduardo Azeredo tem bens bloqueados por fatos relacionados ao mensalão tucano

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo, alvo do mensalão tucano, teve bens bloqueados pelo desembargador Jair Varão, da 3.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, num processo por improbidade administrativa que apura o repasse de R$ 3 milhões de estatais mineiras para as agências de publicidade de Marcos Valério. O bloqueio faz parte de uma ação cível que nasceu no Supremo Tribunal em 2003.

A decisão do desembargador atende a um recurso do Ministério Público Federal contra sentença de primeira instância proferida pelo juiz Adriano de Mesquita Carneiro, da 5.ª Vara de Fazenda Pública e Autarquias, em agosto de 2016, livrando Azeredo de condenação e bloqueio de bens por “falta de justa causa”. Carneiro só bloqueou as contas de de Valério, Clésio Andrade (PMDB) e outros oito investigados no mensalão, num total de R$ 25 milhões.

Na segunda instância, do desembargador, Azeredo aparece como “o maior beneficiário da campanha eleitoral” e o magistrado ainda diz que não é “crível” que o tucano, já “ocupante do cargo de governador do Estado à época, não estava a par da origem dos recursos destinados à sua própria campanha eleitoral”. O bloqueio de bens de Azeredo “visa a assegurar eventual reparação ao erário, no caso de procedência da ação principal”. “E esta reparação, sim, é o fundamento da ação de improbidade.”

O desembargador não deixou claro, no despacho, o valor do bloqueio. A ordem para o bloqueio dos bens de Azeredo foi emitida no último dia 30. O prazo para recurso termina em 31 de janeiro, conforme informações do Tribunal de Justiça. A decisão ainda será julgada em seu mérito, em data não definida até o momento”, diz o Estadão.

A defesa de Azeredo acredita que, na decisão do mérito – com a participação de todos os desembargadores da câmara –, o posicionamento do juiz de primeiro instância será reafirmado e os bens, desbloqueados.

“É grande a tendência que isso aconteça, na medida em que não existe qualquer indício de que o ex-governador tenha participado de qualquer ato irregular”, disse Guimarães Neto.

Na ação por improbidade administrativa, Azeredo pode ainda ter seus direitos políticos suspensos no período de 5 a 8 anos, além de ser obrigado a ressarcir os danos causados.

O tucano foi condenado a 20 anos e dez meses de prisão no mensalão mineiro, por peculato e lavagem de dinheiro. Ele recorre em liberdade. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É a cota do PSDB na justiça!!!

    No Brasil existe uma cota mínima de políticos do PSDB que são julgados para tentar passar para a sociedade que a blindagem não é total.

    Geralmente essa cota é preenchida ou por políticos mortos ou por políticos tão envolvidos em corrupção que a blindagem fica meio vergonhosa. 

    Ele pode pedir dinheiro emprestado para o Aécio… as contas em Liecteistein estão cheias!!!

  2. Calaboca inútil

    Chutar cachorro morto, até eu.

    Quero ver é dar andamento nos processos contra a firma “Globo”, investigar Aloysio Nunes Ferreira e Aécio Neves da Cunha… E falando em Cunha, o xará tanto de Aécio quanto de Eduardo Azeredo… a quatas anda? Já escreveu o tal livro das revelações? A Lava Jato já prendeu Claudia Cruz para forçar delação?

    Ora, não me venham com chorumelas…

  3. Não se iludam

    Isso é apenas para dar um ar de credibilidades e imparcialidade à “justiça” brasileira.  Tucano preso? Nem no zoológico…

  4. É como as denúncias contra tucanos na FSP: duram 1 dia.

    O ‘estadinho’, duto por onde vaza quase tudo que interessa às ORCRIMs instaladas no sistema de justiça, noticia esse bloqueio dos bens do tucano Eduardo Azeredo apenas ludibriar seus incautos leitores, dando a impressão de que o jornal é ‘sério’ e imparcial. Conversa! Até agora Azeredo não foi sequer afastado das funções que exerce na FIEMG. Não estivesse Azeredo já idoso e aposentado, sequer teria sido afastado do serviço público (ele foi funcionário de carreira da PRODABEL). Qualquer tucano graúdo é inimputável. A absolvição de Azeredo em segunda instância pode ser dada como certa.

  5. A situação atual de Minas

    A situação atual de Minas Gerais tem dois responsáveis: Eduardo Azeredo e Aecio Neves! O primeiro foi o boi de piranha, abandonado pelo partido e por seus pares. O segundo está aí delatado na lava jato e blindado pela mídia! Dizem que vai voltar para Minas pois perdeu as últimas eleições e o seu mandato de senador também se encerra em 2018. Sem mandado precisa do seu curral eleitoral……. e tem boi que vota nessa fraude!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador