Edu Guimarães levará a jato o Moro para os EUA?, por Fábio O. Ribeiro

Eduardo Guimarães levará a jato o bebê de Rosemary para os EUA?

por Fábio de Oliveira Ribeiro

A única coisa que difere a civilização da barbárie é o uso da coerção segundo padrões legais previamente definidos e respeitados pelos agentes públicos encarregados de distribuir justiça. O uso da força, por mais que seja isto sedutor ou necessário, não se justifica quando o agente público competente para praticar o ato ignora, despreza ou excede os limites legais impostos ao uso da coerção.

No Brasil, a condução coercitiva só se justifica quando a testemunha ou o investigado se recusa a atender ordem válida para comparecer perante a autoridade. Não foi isto o que ocorreu no caso do blogueiro Eduardo Guimarães. Ele foi coagido a comparecer PF sem ter se recusado a atender uma prévia intimação. Portanto, o abuso de que ele foi vítima é evidente.

A justiça não pode ser distribuída por juiz que é inimigo da parte. A previsão legal nesse sentido é expressa e não comporta exceção. Sérgio Moro está processando criminalmente o blogueiro Eduardo Guimarães, portanto, ele não poderia proferir uma ordem contra ele num outro processo. Todavia, o juiz da Lava Jato resolveu esquecer sua obrigação legal de cumprir e fazer cumprir a norma que o obriga a se afastar do processo em que o blogueiro foi coercitivamente conduzido à PF.

Os policiais encarregados de conduzir coercitivamente o blogueiro poderiam ter se recusado a cumprir a ordem ilegal proferida por Sérgio Moro. Mas eles não opuseram qualquer objeção à prática do ato. Muito pelo contrário, eles cumpriram a ordem como se ela fosse legal. Apesar de reprovável, a conduta deles dificilmente resultará em qualquer punição administrativa.  

É evidente que, tendo sido vítima de uma coação duplamente ilegal, o blogueiro Eduardo Guimarães adquiriu o direito de reclamar no CNJ e de pedir indenização por dano moral. De fato, ele poderia até representar contra Sérgio Moro e contra os policiais. Em tese eles cometeram o crime de abuso de autoridade http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4898.htm.

O uso da força sem qualquer limite ou medo de punição é uma característica do terrorismo político. Ao punir ilegalmente quem considera seu inimigo, o terrorista tem um propósito: educar pelo medo. Ele não respeita qualquer direito do cidadão, porque a sujeição incondicional é a única coisa que ele deseja obter. Sujeição incondicional: é exatamente isto que Sérgio Moro deseja do blogueiro Eduardo Guimarães ao proferir uma decisão ilegal num processo em que ele estava impedido de atuar.

Qualquer que seja a conduta do blogueiro, creio que o episódio é emblemático. Ele demonstra que Sérgio Moro e a PF já não operam estritamente dentro da legalidade. Já estamos, portanto, vivendo sob uma barbárie semi-institucionalizada. O resultado do desvio pelo qual a Lava Jato procede com apoio do TRF, STJ, STF e CNJ é evidente: a operação já não pode mais resgatar qualquer moralidade ou normalidade na civilização brasileira, pois ela mesma está transformando os agentes públicos em terroristas políticos incapazes de respeitar a liberdade de imprensa.

O bebê de Rosemary nasceu nos cinemas em 1969. Mas tudo indica que ele cresceu no Brasil e se tornou juiz federal. Ficaremos felizes e mais livres quando ele finalmente for levado a jato para morar com sua esposa nos EUA.

Fábio de Oliveira Ribeiro

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Ficaremos felizes e mais

    “Ficaremos felizes e mais livres quando ele finalmente for levado a jato para morar com sua esposa nos EUA”:

    Os EUA ja tem psicotapas de primeira classe, e ja tem traira em serie de primeira classe.

    Muito obrigado mas…  nao.

    1. Acho que os Brasileiros são

      Acho que os Brasileiros são mais leais aos Estados Unidos que os próprio Americanos…

      ISrael eu nem acho. Tenho 100% de certeza.

      O povinho para amar outro país…

       

  2. O arbítrio como propósito

    Fica cada vez mais evidente que cada ação da farsaajato se transforma em arbítrio, mesmo  aos olhos de quem menos entende de política, direito e justiça. É uma arbitrariedade atrás da outra. Tem se até a impressão que “Os bostinhas” fazem questão de colocar em cada ação uma pitada de arbítrio, de desfaçatez e de tripudio ao Estado democrático de Direitos.

    É uma espécie de auto afirmação do poder que se auto concederam. Isto ainda vai acabar mal, para eles.

  3. Creio que Moro está mais para

    Creio que Moro está mais para o marido de Rosemary (interpretado pelo grande John Cassavetes), ator canastrão e mal-sucedido, que vende a barriga da mulher, para gerar o filho do diabo, com o objetivo de conseguir um papel de protagonista, que acaba conseguindo quando o ator escolhido sofre um inexplicável colapso.

    Moro é um infeliz coadjuvante nessa história. Entrou nela assim, como sabujo, após o ensaio do Banestado, e dela sairá assim.

    Entrará na História na companhia de Silvério, Calabar, e assemelhados.

    Isso, ou uma espécie de Chalaça, proxeneta de 5ª categoria.

    O diabo protagonista desse golpe, na verdade, se chama Legião.

    Legion.

    1. Se voce fizer uma pesquisa a

      Se voce fizer uma pesquisa a respeito das condenacoes de “money laundering” de  Moro, voce vai constatar que TODOS os legitimos money launderers de Moro ganharam “delacao premiada” enquanto TODOS os condenados de Moro terminaram condenados como Palocci e Dirceu:  sem prova nenhuma.

      O cara eh um psicopata.

      E nem pra ser psicopata ele eh de instancia superior:  categoria z ate pra isso.

  4. Toda a cara que Moro jogou a

    Toda a cara que Moro jogou a toalha e já viu que a lava jato já minguou. 

    Pela vaidade que tem , jogou para dizer que sofre fortes pressoes de petralhas e por isso deixará a operação para viver nos states,,

    É jogo de cena, principalmente agora que teria que colocar na cadeia gente do PSDB e não conseguiria encarcerar Lula.

    1. é um jogador

      moro é um jogador de poker.

      um mal jogador.

      é típico desses jogadores precários só terem firmeza nas apostas, num jogo de poker real (não virtual, que nunca joguei), se estiverem com o cacife cheio, mas se desesperam quando o vê à míngua: é o caso de moro, neste momento.

      seu espetáculo pseudo-jurídico perdeu-se na desmoralização da lamentável operação lava-jado, uma farsa golpista como antecipava, há 2 anos, um dos maiores criminalistas da atualidade: eugênio zaffaroni.

      o medo de moro, descacifado é enfrentar lula com cacife bem cheio cara a cara; olhos nos olhos.

      a jararaca deu um aperitivo, em brasília, do que fará com ele e sua arrogancia adolescente.

      moro tentará um blefe desesperado contra lula: a decretação de sua prisão na audiência. só isso lhe resta.

      depois de desmascarado com sua “ponta de rei”, ou seja, um monte de convicções infantis dele e da sua patética que o  cerca, seguirá para o abrigo de tio sam, fugindo dos credores virtuais que nele depositaram as fichas do “combate a corrupção” que, em nenhum momento, passou de biombo para destruir a engenharia brasileira e derrubar o governo nacionalista de dilma.

  5. ” Ficaremos felizes e mais

    ” Ficaremos felizes e mais livres quando ele finalmente for levado a jato para morar com sua esposa nos EUA “

    Ou quem sabe ele não tenha um destino melhor.

    1. Eu não. Tudo que não pode

      Eu não. Tudo que não pode acontecer é esse cretino fugir.

      Infelizmente, achoo quase impossível isso não acontecer. Moro merece a forca mais próxima.

  6. Estamos vivendo sob a égide

    Estamos vivendo sob a égide da barbárie. A lei foi sequestrada por agentes públicos sem qulquer senso de justiça, arbitrários e que agem à margem da legalidade. A condução coercitiva do blogueiro foi um ato nitidamente de desforra, com o objetivo solerte de humilhar e submeter um cidadão tido como inimigo, a carecer de punição e de castigo merecidos. Agentes da lei agindo de forma torpe, criminosa, contra um cidadão que exerce licitamente seu mister.

  7. moro, por que vc decidiu

    moro, por que vc decidiu levar coercitivamente o jornalista para depor na puliça?

    Resposta: Fi-lo porque qui-lo.  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  8. Condução coercitiva: o mesmo

    Condução coercitiva: o mesmo método arbitrário aplicado a Lula ano passado, foi aplicado agora.

    Se Moro autorizou a condução coercitiva de Lula, atropelando a lei, porque cargas d’água seria diferente agora?

    Essa é a prova de que o juiz tucano atua à margem da lei, ou sob sua interpretação pessoal.

    Não sou do ramo jurídico, mas trago alguns esclarecimentos:

    https://danigfonseca.jusbrasil.com.br/artigos/251241885/a-impossibilidade-da-conducao-coercitiva-sem-notificacao-previa?ref=topic_feed

    http://justificando.cartacapital.com.br/2016/03/07/por-um-processo-penal-sem-malabarismos-hermeneuticos/

  9. Dêem a corda…

    Que o tolo se enforca  sozinho ! Loro nunca esteve interessado em Justiça,  O real interesse é Poder. Para atender este desejo tomou um atalho, a toga.É um tolo, a  busca por poder através da puniçaão calculada seletivsmente revela um ego fraco e desequilibrado. Tombará vítimacdo seu superego castrador. Acabará reduzido a pó ( Shakespeare  mostrou isto ) , pois quanto mais percebe o iisolamento e solidão, mais precisa punir quem odeia. Perdeu a razão, se é  que algum dia teve !

  10. Sempre fico desanimado ao ler

    Sempre fico desanimado ao ler esses artigos e comentários infantilóides aqui no GGN. É insuportável essa tendência da esquerda virtual em querer seguir a onda de direita na criação de imagens, expressões, apelidos etc etc para detratar adversários políticos. Rosemary não carrega um bebê na barriga, ela carrega um meme.

    1. Ficou desanimado? Excelente.

      Ficou desanimado? Excelente. Não tenho obrigação alguma de ser animador de platéia.

      No mais confesso que o seu comentário me deixou tão animado que vou usar com você uma linguagem típica dos policiais:

      Circulando, vagabundo! 

      1. Infantiloide

        Super gostei da opinião e sempre fico super grata por Nassif promover essas publicações no GGN.

        Infantiloide me parece ler um texto que vesra sobre assuntos preponderantes da atualidade expondo a sua gravidade, mas focar justo na parte irônica como se isso tivesse mais valor. Raso, fútil, não é mesmo? Fábio, leio tudo o que Nassif publica, estou aguardando seu próximo texto.

  11. Agora estou entendendo

    Pq foi ele o escolhido a dedo, para comandar a Lava Jato. Cara de pau, cinismo, hipocrisia, tucanismo, antecedentes , falso moralismo. Todas estas “qualidades”  num único homem, um juiz novo e com cara de bem nascido ! Como um Dória da Justiça ! Qual a elite, mídia, etc e tal, não concordaria ? Ainda mais com estudo nos Isteites. É prá ninguém botar defeito, mesmo.

    Difícil encontrar outro melhor, né não ?

    1. Er!

      Cara de bem nascido?

      Quando muito  cara de carcamano, e olhe la!

      Com aquela camisa preta passa por capanga de chefe mafioso sem precisar mexer um dedo.

      E no ambito juridico estudo nos states pode ser retrocesso, principalmente em termos de direitos humanos.

  12. “A Semente do Diabo”

    “com tanta loucura eu não aguento mais. Xô satanás! Xô satanás!” — Asa de Águia

     

    Nassif: essa do Fábio é porreta. Apenas, escapou a ele que nesse filme (versão brasileira) estrelado por Eduardo Guimarães (Mocinho) e Savonarola dos Pinhais (Vilão), com a PF do Intelectual Tardio no reboque (coadjuvantes) é, na verdade, uma fusão tupiniquim do “Rosemary’s Baby” (Polanski) com “Fahrenheit 451” (Truffaut). E vão além das coincidências.

    O Bebê de Rosemary é produto de um estupro, ocorrido no hemisfério norte e parido na casa de Macunaíma, “o herói sem nenhum caráter”. E dai pra frente.

    Já em Fahrenheit 451, este dá a tônica ao caso atual. Os blogueiros sujos sendo massacrados pelo sistema. Sacou o lance?

    Os coadjuvantes de agora não estão no filme de Truffaut. Só aparecem no original de Bradbury. São os cães mecânicos (sabujos). Têm função de intimidar ao máximo aqueles apontados pelo Vilão.

    Junte os dois e veja as semelhanças com a atualidade política-judicial do nosso dia a dia.

    E você que se guarde, porque o filho de Rosemary, agora que tá mandando sabujos para intimidar blogueiros, não deve poupar ninguém que não seja da patota do “MT”…

    1. Boa.
      Na parte que me toca,
      Boa.
      Na parte que me toca, vou continuar tocando minha bandinha sinfônica.
      O Moro pode vir quente que sou um advogado de cabeça fria. O processo dele será trancado. Depois quem vai responder processos é ele.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador