Eleonora Menicucci: “Minha condenação é a legitimação da cultura do estupro”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – A ex-ministra Eleonora Menicucci disse em entrevista à TVT que Alexandre Frota “deveria pedir desculpas às mulheres e mães de santo” por ter feito apologia ao estupro. Em uma disputa judicial com o ator, Menicucci se recusou a fechar um acordo e pedir desculpas públicas por ter afirmado que ele promoveu a estupro em rede nacional.
 
O caso remonta a um entrevista que Frota concedeu há alguns anos, revelando que fez sexo a força com uma mulher. Ela também afirmou que ter sido condenada em primeira instância por uma juíza só reforça essa “cultura do estupro”.
 
Em maio, ela foi condenada e, na próxima semana, deve ter o recurso julgado. 
 
Eleonora Menicucci: ‘Minha condenação é a legitimação da cultura do estupro’
 
Da Rede Brasil Atual
 
“A minha condenação legitima a cultura do estupro”. É dessa forma que a ex-ministra de Políticas para Mulheres no governo Dilma Rousseff, Eleonora Menicucci, define seu processo contra Alexandre Frota, que terá o recurso julgado na próxima semana. Em maio, ela foi condenada por repudiar o convite do ministro da Educação, Mendonça Filho, por ter recebido Frota no seu gabinete em maio do ano passado.
 
A indignação de Eleonora na visita de Frota ao ministério se deu pelo fato do ex-ator pornô dizer que que fez sexo com uma mãe de santo desacordada. Na ocasião, ela disse que Alexandre Frota “não só assumiu ter estuprado uma mulher, mas também faz apologia ao estupro”. Ela foi condenada a pagar R$ 10 mil por indenização moral.
 
“A minha condenação não é só minha, é de todas as mulheres brasileiras e de todo o governo Lula e Dilma, que implementou as mais ousadas e avançadas políticas de combate à violência contra as mulheres”, afirma a ex-ministra, em entrevista ao Seu Jornal, da TVT. “É um absurdo que uma pessoa que fez apologia ao estupro fosse ao ministro da Educação sugerir políticas para a nossa juventude”, contesta.
 
Ela conta que na audiência de conciliação foi tentado um acordo, no qual ela teria que se desculpar publicamente, mas não aceitou. “Ele que deveria pedir desculpas às mulheres e mães de santo”, afirma.
 
A defesa de Frota diz que a afirmação foi uma “piada”. “O estupro é um crime hediondo, então jamais será brincadeira. É uma apologia ao estupro, porque com o estupro não se brinca”, questiona Eleonora.
 
A ex-presidenta Dilma Rousseff publicou um vídeo, nesta quarta-feira (18), prestando apoio à sua ex-ministra. “Ao longo de sua vida, ela lutou pelo direito das mulheres. Agora, ela é condenada por manifestar repúdio às manifestações misóginas”, lamenta Dilma. “Quem declara ter estuprado, fica impune, e a defensora das mulheres contra a violência, sofre condenação”, conclui.
 
Assista a entrevista clicando aqui.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. REPÚDIO CONTRA A APOLOGIA DO CRIME

    É urgente divulgar uma avaliação detalhada da decisão judicial proferida contra a ex-ministra, pois é inaceitável que uma pessoa seja condenada por manifestar repúdio contra uma atitude que equivale a apologia do crime de estupro.

    Se os fatos imputados à ex-ministra na condenação noticiada se limitam à manifestação textual transcrita no artigo intitulado JUSTIÇA ÀS AVESSAS, publicado aqui no GGN, resta caracterizada uma injustiça vergonhosa e abominável.

    Sendo assim, é dever da cidadania organizada e das instituições representativas da sociedade civil promover amplo desagravo em prol da ex-ministra e exigir do poder judiciário a decretação de nulidade da sentença condenatória.

  2. Prova do crime

    Quem não viu a prova do crime que Frota confessou e Eleonora criticou poderá ver logo abaixo a partir dos 9:10 minutos.

    No vídeo ele diz claramente que não sabe  fazer stand up e que o espetáculo é biográfico.

    Mais adiante ele diz sobre o espetáculo: “eu contando várias histórias que aconteceram na minha vida…”

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=peQg34md27w%5D

     

  3. Todo apoio à Eleonora

    Todo apoio à Eleonora Menicucci. A condenação dela é um sinal muito inquietante de que a aceitação da violência contra as mulheres está entranhada até em agentes do judiciário brasileiro. Quantos séculos mais vai demorar para nos livrarmos desse mal?

     

  4. Absuuuuuuuurda a condenação de Eleonora

    Que país é esse ? Eleonora ser condenada por falar a mais  cristalina verdade.  É de mulheres corajosas e conscientes como ela que o país precisa,  expor e denunciar claramente esse machismo hediondo de muitos  homens repugnantes, como Frota e o ministro daEducação, ridìculo e vergonhoso! E a juìza que a condenou igualmente machusta e repugnante. Essa juìza poderia no mínimo se perguntar se ela gostaria de ter estado no lugar  da mæe de santo. 

  5. Por trás

    Não acho que a Juíza tenha feito a condenação estritamente pelo motivo alegado, mas sim por razões classistas ao considerar o grupo que cada um representa nesta questão. Uma grande parte dos juízes deste país tem seguido o caminho de utilizar sentencias para manifestar opções políticas através delas.

    Vejam matéria abaixo sobre esta juíza Juliana Nobre Correia, que pouco parece ter de nobre

    http://www.migalhas.com.br/Pilulas/244550

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador