Em 5 dias de posse dos grampos, Moro avança em julgamento de Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Ao negar se declarar impedido de investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o juiz Sergio Moro indicou que manteve o avanço das apurações contra Lula sobre as interceptações telefônicas, ao afirmar que nos áudios “há indicação de sua intenção de obstruir as investigações, o que por si só poderia justificar, por ocasião da busca e apreensão, a prisão temporária dele”.
 
Os grampos telefônicos de Lula voltaram às mãos de Moro nesta segunda-feira (18), após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinar que os grampos envolvendo o ex-presidente permaneçam na Vara Federal de Curitiba. A decisão do ministro em plantão judicial foi resposta a um pedido da defesa de Lula, que contestava o uso das conversas entre ele e políticos pelo magistrado.
 
Contudo, Lewandowski pediu cautela. Decidiu que o caso voltaria para Sergio Moro, apenas enquanto o ministro relator da Lava Jato, Teori Zavascki, estiver de recesso. Com a sua volta, caberá à Zavascki decidir se o conteúdo das gravações pode ou não fazer parte das provas contra o ex-presidente Lula.
 
Mas o despacho divulgado neste sábado (23) mostra que Moro não se conteve a precauções do Supremo sobre o uso ou não dos grampos. A decisão é referente a outro recurso dos advogados de Lula, pedindo que o magistrado se declarasse impedido de investigar o ex-presidente. 
 
Na resposta de quinze páginas, Moro não apenas negou afastar-se do caso, como também fez juízo sobre o conteúdo das conversas telefônicas, ainda que autorizado a usá-las nos autos da Lava Jato há apenas cinco dias e em situação temporária.
 
O juiz da Lava Jato admitiu, ainda, que uma das razões para a condução coercitiva de Lula no dia 4 de março foi “o resultado da interceptação telefônica” de Lula “e de seus associados”, que não foi exposta como justificativa na decisão porque estava “mantida em sigilo”.
 
“Com efeitos, alguns dos diálogos sugeriam que o ex-Presidente e associados tomariam providência para turbar a diligência, o que poderia colocar em risco os agentes policiais e mesmo terceiros”.
 
No documento, Sergio Moro revela o orquestramento para a condução coercitiva de Lula, naquele dia 4, e para o levantamento do sigilo pouco mais de dez dias depois, sendo as conversas reveladas apenas no dia 16 daquele mês.
 
Ainda, entrou em própria contradição. Apesar de argumentar que os grampos não poderiam ser citados na decisão da coerção por estarem em segredo, os conteúdos foram agora usados como sustentação no despacho, sendo que ainda estão mantidos em sigilo por decisão inicial do Supremo Tribunal Federal (STF) e, posteriormente, por confirmação do próprio magistrado.
 
Como exemplo, citou conversa entre o ex-presidente Lula e o presidente do PT, em episódio que ambos afirmaram ter consciência que uma busca e apreensão seria realizada e que  mobilizariam “alguns deputados para surpreendê-los”, que na visão de Moro, “poderia colocar em risco a diligência”.
 
“Rigorosamente, a interceptação revelou uma série de diálogos do ex­-Presidente nos quais há indicação, em cognição sumária, de sua intenção de obstruir as investigações, como no exemplo citado, o que por si só poderia justificar, por ocasião da busca e apreensão, a prisão temporária dele, tendo sido optado, porém, pela medida menos gravosa da condução
coercitiva”, reafirmou o juiz.
 
“A medida de condução coercitiva, além de não ser equiparável a prisão nem mesmo temporária, era justificada, foi autorizada por decisão fundamentada diante de requerimento do MPF e ainda haveria razões adicionais que não puderam ser ali consignadas pois atinentes a fatos sobre os quais havia sigilo decretado”, completou.
 
Sergio Moro também menosprezou a medida coercitiva de obrigar Lula a depor às autoridades, naquele início de março: “o ex-­Presidente não se transformou em um preso político por ter sido conduzido coercitivamente para prestar depoimento à Polícia Federal por pouca horas”, disse.
 
Por fim, o magistrado do Paraná qualificou os argumentos dos advogados de Lula, para solicitar que ele se declare impedido, como “afirmações incorretas”, “inapropriados” e resultado de uma “irresignação da Defesa”, sem argumentos para o seu afastamento do caso.
 
Leia a íntegra do despacho de Moro:
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O herói dos medíocres na

    O herói dos medíocres na caçada a um cidadão reconhecido no mundo inteiro por suas boas iniciativas. Um juiz  de primeira instância perseguindo um multilaureado Doutor Honoris Causa internacional. Retrato do Brasil, republiqueta de bananas onde os medíocres perseguem pessoas muito melhores do que eles mesmos da mesma maneira que medíocres perseguiram artistas e intelectuais autênticos naquela famosa Alemanha dos anos 30.

  2. MORO ESTÁ ENTERRANDO A LAVAJATO MANIPULADO PELA GLOBO

    Os progressistas brasileiros deveriam atacar em uníssono “calhordices” como esta, deveriam fazer levantamento do que era a PF, o MF e a fiscalização do estado, não havia, e com certeza, esta movimentação e palhaçada em cima de Dilma e Lula:
    1º é para consolidar o golpe e
    2ª para enterrarem as investigações sérias deste país.
    Enquanto a Globo e Moro dão ocupação à todos com Lula e Dilma, se concretiza o golpe e enterra a lava jato. Não há maior obstrução da justiça que não fazer nada pela justiça, Dilma foi responsável pela lei anti corrupção, e Lula dinamizou a justiça, como poderiam estar nesta conveniente mesquinharia de obstrução da justiça, a não ser pelo auto da obstrução atual da lava jato. Por falar nisto, vocês já viram onde foi parar a lava jato, parece que virou esguichinho de jardim, não lava mais nala nem “calçada”.

  3. A cada dia……

    Que passa, esse juizeco curitibano, mostra que realmente os advogados de  Lula tem razão. Ele está  ficando paranóico, se já não era. Não creio que o fosse no caso Banestado, que acabou em pizza, pelo CAOLHO.

    1. Não seja condescendente

      Moro não tem nada de paranoico. O cara é canalha mesmo. Mal intencionado e motivado politicamente. É o braço togado do golpe plenamente consciente que não conseguiu incriminar o Lula mas que não desistirá enquanto não prender o Lula ou ele próprio ser apeado do golpe. Se existisse justiça neste país este salafrário estaria no mínimo afastado de suas funções jurídicas.

      1. Razão

        É por isso que chamo essa justiça de mori-i-bunda. Temos que acabar com o poder judiciário – que não emana do povo – como tantas democracias já fizeram. A área da justiça deve ser classificada como de serviço público, à semelhança da saúde, educação, segurança etc. Daí acabaremos com um monte de patifarias – e de patifes.

  4. Sem limites.
    A diarréia verbal não tem limites. Não vejo grandes dificuldades de alguém escrever acusações, suposições e meias verdades nesses processos. Eu mesmo apesar de não ter doutorado e mestrado no exterior consigo facinho encher linguiça em 50 folhas. E a justiça? E esse Lewandowski?

  5. Impressiona, desde sempre, a

    Impressiona, desde sempre, a falsa argumentação, recheada de falácias e premissas descompromissadas, utilizada por esse juiz. Para ele, as leis são mero arcabouço para ele fazer o que bem entender e quando quiser. Mente, mente até acreditar em suas (im)próprias mentiras. Fosse o país instado à regularidade na aplicação das leis, ele estaria fora há muito tempo. Seus despachos, sentenças, defesas (?) em geral são destituídas, inclusive, de qualquer lógica eou racionalidade. Vai da valsa, sempre avançando um pouco mais, sempre testando os limites a ele permitidos pelos lewandovskis da vida. Ainda será – por ele arbitrado – o grande mestre-militar-religioso-político-soldadesco-negocial-midiático deste país. Considerar que participar de cerminônias da globo, do dória e outros menos votados, em si, não seja participar de atos políticos, faz doer até mesmo as orelhas dos cães de rua. Ou os tribunais ditos superiores, a quem a defesa do Lula deverá recorrer, “cortam as asas urubusescas” do referido, ou tudo desMoronorá de vez. Não há meio termo. Pobre país…

  6. A Mão

    O Moro é muito limitado, portanto duvido que agiria com tal arrogância, atropelando a Cosntituição e abrindo um fissura na nossa adolescente democracia sem um patrinho forte o suficiente pra matar a bola no peito e sem nehum constrangimento segurar o tranco. Eu só vejo um padrinho que age todos os dias sem o menor constrangimento, Gilmar Mendes.

  7. Moro,  admita!!!!!
    Nada foi

    Moro,  admita!!!!!

    Nada foi achado de ilícito na compra do sitio de Atibaia que não é de Lula, e nos pagamentos de cotas de um ap no Guarujá.

     

  8. Já Claudia Cruz tá de boas.

    Já Claudia Cruz tá de boas. Segundo reporcagens da mídia hegemônica tem mantido a rotina.

    Mesmo com todas as provas enviadas pela justiça Suíça. Mesmo com acusações de lavagem de dinheiro e evasão

    Mesmo ela tendo um patrimônio incompatível com seus ganhos (http://oglobo.globo.com/brasil/patrimonio-de-claudia-cruz-mais-que-dobro-do-de-cunha-19609505).

    Pra acabar, ontem (22/07/2016) Moro recebeu a comenda ‘Ordem do Mérito do Comércio do Paraná’, da Fecomércio-PR, das mãos (sujas) do Ministro da Saúde Ricardo Barros.

    Ricardo Barros é ex-tesoureiro do PP, o partido com maior número de investigados na lava-jato (de 50 investigados 32 são do PP).

    Ricardo barros está na lista de mais de 200 nomes da Odebrecht, e segundo a planilha apreendida na casa de Benedicto Barbosa Silva Júnior ele e outros 2 do partido progressista teriam recebido em 2012 mais de 800 mil da empreiteira. A documentação apreendida, bem rica em detalhes, foi colocada em sigilo por Sérgio Moro.

    É também investigado por fraude de licitação para publicidade em Maringá / 2011, acusado de direcionamento em licitações.

    Ricardo é irmão do ex-prefeito de Maringá e secretário do planejamento de Beto Richa (condenado por improbidade pelo TJ-PR) e marido da vice-governadora de Beto Richa (PSDB), Cida Borghetti (PP).

    Barros é militante contra a existência do Sistema Único de Saúde (SUS) e advoga pela presença de planos de saúde privada, aliás, que financiaram sua campanha eleitoral para a Câmara.

    http://www.esmaelmorais.com.br/2016/07/ricardo-barros-do-pp-partido-mais-citado-na-lava-jato-homenageou-sergio-moro/#more-160434

    http://epoca.globo.com/tempo/expresso/noticia/2016/05/maior-doador-de-campanha-do-ministro-da-saude-e-socio-de-gigante-de-planos-de-saude.html

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/10/1700296-stf-determina-reabertura-de-inquerito-contra-relator-do-orcamento.shtml

    http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/05/ricardo-barros-pp-ministro-da-saude-do-governo-temer.html

    http://angelorigon.com.br/2016/01/07/fraude-em-licitacao-policia-federal-ouvira-ricardo-barros/

  9. Perfeito

    a mamãe dele, professora de português, não consiguiu ensinar-lhe uma redação.

    O pai, um reacionário, também professor, não conseguiu lhe ensinar um mínimo de lógica. 

    Daí, Moro, virou um Rolando Lero, perfeito.

    Não será estupefato se, o Dr. Moro, ao final de seus despachos, taxar: S,M.J. ou seja, salvo melhor juizo. 

    O cara debocha com nossa inteligência.

     

  10. Desse juiz de curitiba não

    Desse juiz de curitiba não espera-se nada diferente disso que está aí. Mas o que dizer de Lewandowski? Inocência ou imprudência esta atitude? Não poderia simplesmente esperar o Teori voltar?

    Parece que quer tumultuar…

  11. Barra Funda:
    Moro, em seu

    Barra Funda:

    Moro, em seu despacho:

    Oportuno lembrar que pouco antes ocorreram tumultos em
    frente ao Fórum Criminal de Barra Funda, em São Paulo, quando
    convocado o ex­Presidente para prestar depoimento perante o Ministério
    Público Estadual.

    Deveria ter enviado a PF para verredura/busca e apreensão neste local , por que não fez?

    OBS:

    Em 12 de fevereiro

    http://reaconaria.org/colunas/marcelocentenaro/depoimento-de-lula-no-forum-criminal-da-barra-funda/

     

  12. E por fim, ao comentar, deixo

    E por fim, ao comentar, deixo um recado ao De Sanctis.

    Juiz Fausto, não é de hoje que tentam coloca-lo como figura que age como Moro. 

    Fique atento às matérias. Não deixe passar sem resposta.

  13. Alguém saberia explicar qual

    Alguém saberia explicar qual é o crime em mobilizar deputados para surpreender policiais numa diligência contra si próprio?

    Eu não poderia chamar amigos e parentes pra minha casa se soubesse que a polícia iria me levar?

    Se eu soubesse que minha esposa iria ser levada de casa pela polícia eu sairia correndo do trabalho pra casa. Acho que qualquer um faria isso. Moro não faria por sua esposa? Por que os deputados não poderiam fazer isso pelo Lula? É crime?

    Foi pra isso que os policiais que levaram Lula usaram armas de grosso calibre? Seria para atirar nos deputados, talvez?

    Pergunto porque não tenho paciência de ler o despacho. Moro explicou esses detalhes no despacho?

     

    1. “Alguém saberia explicar qual

      “Alguém saberia explicar qual é o crime em mobilizar deputados para surpreender policiais numa diligência contra si próprio?

      Eu não poderia chamar amigos e parentes pra minha casa se soubesse que a polícia iria me levar?’:

      Idiro, minha irma morreu em 71 ou 72 num acidente pavoroso.  Uma da primeiras “memorias” criminais que eu tenho na vida eh uma segunda irma irma instruindo uma terceira irma -que estava no carro do acidente- a conversar com delegados de merda.  E eles ja eram delegados de merda nos anos 60, e nos anos 70 idem.

      Essa putaiada judicialha do Brasil, hoje, nao qualifica nem pra 1971…  ou 72.

      O Brasil regrediu muito mais do que voces estao pensando.

    2. “Pergunto porque não tenho

      “Pergunto porque não tenho paciência de ler o despacho”:

      Porque somente a mae de Aecio aplaudiria isso de pe.

      Moro eh estupido muuuuuuuito alem das suas consideracoes…  e sabe disso.

      Pelo menos eh mais “evoluido” que Aecio!

  14. Alguém tem que expor esta tramóia no exterior.É de fazer corar.

    Deixa ver se entendi: As gravações do Jucá e todos os grampos recentes em que CLARAMENTE fica evidente o motivo do golpe (“tirar a presidente para estancar a sangria….parar essa porra”) não é considerado um atentado contra a Lava-jato, mas sim, talvez uma poesia. Qquer outra gravação que sugira algo parecido, já é crime. Será que alguém pode me explicar qual a diferença ? Porque o estúpido caipira pé vermelho por acaso é muito enigmático, e não consigo compreendê-lo.

  15. Quem vai enjaular esse juiz criminoso?

    Prezados,

     

    Se o STF é esse antro de golpistas covardes, nós, cidadãos brasileiros de boa índole, que sabemos ter sido Lula o melhor presidente da república, aquele mais reduzou a pobreza e a miséria, que mais fez pelas classes secularmente excluídas e marginalizadas, devemos tomar atitudes contra essa juiz criminoso. Precisamos invadir Curitiba e destituir esse psicopata nazifascista. E de forma urgente. O criminoso é sérgio moro; ele é que deve ser preso, imediatamente.

  16. É óbvio que não existe

    É óbvio que não existe justiça nesse país. Acho que ele deveria tentar prender o Lula, afinal ele está tão sedento. Talvez essa seja nossa única chance. Dormir Brasil e acordar Turquia. Vai lá Moro. Como diria teu chefe: go! move your ass.

  17. “Em cinco dias de posse dos

    “Em cinco dias de posse dos grampos moro avança em julgamento de Lula” e em 25 anos de falcatruas e canalices do cunha, a mulher do miliante, que está a inteira disposiçao do bravo juiz, apludidíssimo pela globo e coxinhas  , continua livre leve e solta. Provavelmente fazendo aquilo que o tal do dalagnol disse que fazem com o dinheiro de corrupção, ou seja comprando roupas, jóias, carrões… Ela pode poque não pertence ao PT e porque o juiz de primeira instâcia não tem tempo , pois ele passa 24 horas por dia, 365 dias por ano procurando criar um modo de qualquer modo pra prender o Lula. essa é a nossa justiça de tempos de golpe. Em um ano e meio de sabotagem com o país, chegamos ao ponto que qualquer país sentiria vergonha de ser comparado com o Brasil. É só ler a imprensa internacional.

  18. O maior mal do Brasil, não é

    O maior mal do Brasil, não é a fome, a miséria, a droga, a favela, a insegurança… nem mesmo a política nojenta que assola o País. O maior mal do Brasil é, disparado, a Justiça!

    E, apesar do inaceitável Gilmar Mendes do STF (tomara que se faça mesmo uma cassação desse indivíduo, para o bem do País), apesar dele, no momento, o maior responsável pela prepotência irracional e o abuso com que se fere a todos os princípios da Justiça é sem dúvida esse tal juiz Moro.  

    Quando os brasileiros sabiamente lhe creditarem a devida responsabilidade, na hora de acertar as contas – e essa hora vai chegar – que ele pague com a devida moeda por tudo que tem feito.    

  19. Quer saber, já estou ficado

    Quer saber, já estou ficado de saco cheio dessa história de prende e não prende do Lula por parte desse juiz coxinha.

    Se tem culhão e tem provas cabais, prende logo e vamos ver o merdelê que isso vai dá.

    Ou esse país pega fogo de uma vez, ou não acontece nada, e a vida segue normal, com o Lula preso e os golpistas no poder desmanchando o país.

    Está na hora de testar o termômetro desta nação, se somos um bando de bostas ou se parte da população tem sangue quente.

    Vamos ver se a porrada vai estancar de uma vez.

    O que não pode é ficar nessa agonia, o país tem que tomar um rumo.

    Chega, já deu !

    1. Chega, já deu !

      Se durante a ditadura instalada 1964 – quando houve o golpe militar, ao invés de enfrentar o aparato armado do Estado os combatentes da guerrilha urbana, Caparaó e Araguaia tivesse se concentrado em eliminar os civis que aderiram ao golpe e assumiram os cargos de Governador, Prefeito, STF e Senadores Biônicos, dando governabilidade aos golpistas, hoje o Brasil seria um país bem melhor, e os golpistas pensariam duas vezes antes de embarcar na aventura. Muitas vidas valiosas teriam sido poupadas.

  20. Em 5 dias de posse dos grampos, Moro avança em julgamento de Lul

    Que figura esse tal de desMOROnado juiz. É evidente que ele não bate bem do juizo, é um psicopata, comprado pela globo e pelos golpistas. Que figura asquerosa, cara de moleque irresponsável, apenas um mero concurseiro, com aquela voz de garotinho babaca. Vaza desMOROnado, deixa o LULA em paz, vá gastar o dinheiro que a globobosta lhe deu, deu está dado. Não arrume confusão, você vai se arrepender. Logo logo vais ocupar o lugar do joaquim barbosa, não servirás para mais nada. FORA TEMER E LEVA O MORO COM VOCÊ…

  21. Moro, Lula e a “justiça”

    Já faz tempo que ficou grotesca a incapacidade de a “República dos Estados Unidos de Curitiba” em indiciar e/ou fazer inquéritos consistentes contra tucanos.

    Já para o caso de Lula a qualquer possibilidade de avanço contra o impedimento de Dilma aparece um inquérito.

    E ainda se acham imparciais  . . .

    Lula tem sido reiteradamente inquirido sobre tudo e todos, qualquer fofoca vira “prova consistente”.

    Chega a ter dois processos sobre o mesmo fato, inacreditável, a tudo rola com naturalidade.

    O sítio e seus pedalinhos, o “suntuoso” triplex  serviram como bodes na sala para “incriminar” Lula.

    Sua família, contas, telefones, palestras, até o que recebeu de presente quando presidente tudo é motivo para bater.

    Bem disse Lula, eles que peguem os presentes e enfiem no . . . .

    Mas são “imparciais”.

    A lista de Furnas, a roubalheira de que a Petrobras foi vítima desde os tempos de FHC, com delações a respeito,  nada disso vem ao caso.

    Mas são “imparciais”.

    Para que serve o CNJ e o STF ?

    Se servem da mesma “imparcialidade” ?

     

  22. num país em que processo

    num país em que processo envolvendo chachina nada concluiu em mais de 20 anos, contra Lula deveria só começar depois de uns 100 anos

  23. Quem é o criminoso?
    Quem é o criminoso? Lula ou Moro? Com certeza, este, por chefiar uma poderosa ORCRIMins. Sob a proteção e incentivo da Globo, os verdadeiramente corruptos são grampeados, havendo uma caminhão de provas de que tentaram obstruir a justiça, inclusive deram um golpe de Estado para escapar da polícia, e tudo bem. Já Lula, não pode nem mesmo conversar com seus advogados grampeados por Moro, o que é crime. Quem é mesmo o criminoso senão o extremista mouro sic moro, chefe de uma poderosa ORCRIMins – Organização Criminosa Institucional 

  24. Quem Não Deve Não Teme!

    Por que o Presidente Lula está tão temeroso em relação a Moro? afinal, quem não dve não teme.

    O Partido dos Trabalhadores teve o disparate de abandonar a Presidenta Dilma a própria sorte, de olho numa possível candidadtura do  Presidente Lula, se sabiam que ela não tinha jogo de cintura para a política por que a indicaram?  os caciques do partido já estão tratando o Presidente Lula como candidato eleito,acho muito dificil a realização desse projeto;

    Não é saudável numa democracia um único partido por anos no poder, tem que haver renovação de ideias, de projetos, afinal, só existe o PT na esquerda? por que  não apoiam a candidatura de outro partido da esquerda? não querem largar o osso?

    Sempre votei no PT, no entanto, nas próximas eleições não sei farei isso,eles não escutam a militância do partido só fazem o que querem,como querem, a militância só servem pra ir pras ruas defender o partido de suas próprias burradas, o PT está sendo vítima de seus dirigentes, lamentável!

    1. O que moro faz é cansar a

      O que moro faz é cansar a paciência do presidente. Fica difícil a cada dia responder a esse cara que se julga intocável. Mas felizmente ele não parece ter tanta coragem pois sabe que vai arrumar uma grande, imensa confusão ao mexer com o presidente, mas se compraz em cutucar com vara curta, em fustigar, o cara é psicopata e deveria ser examinado antes de seguir em sua cruzada idiota. Deveria variar um pouco seu repertório e ir atrás de seus pares tucanos.

  25. Cartão Vermelho em jogo antigo sem regras

    A “justiça” entrou no campo mostrando cartão vermelho a diversos jogadores, num jogo entre muitos competidores, numa campo sem limites nem interface com as arquibancadas, num jogo ainda sem regra nenhuma e, pior ainda, que vinha sendo assim praticado há décadas. Eu acho que está tudo aqui tergiversado por conta da ânsia política em punir apenas o time que estava ganhando, embora utilizando as mesmas jogadas pelo lado esquerdo que os seus adversários sempre utilizaram pelo lado direito do campo.

    A única solução que eu vejo é suspender o jogo, chamar os times e os patrocinadores, chamar assembleia constituinte, discutir a reforma política, reduzir a quantidade de times e de jogadores, estabelecer novas normas e regras do jogo político e, ainda, definir os limites entre o legal e o ilegal, regulamentando e tipificando crimes e criminosos. Apenas depois disso cabe advertência, falta, cartão amarelo e por último o cartão vermelho. 

  26. Jogo de cena.

      O Lewandowski , continua encenando , assim como o STF. Ora ,se pede cautela,porque não esperar que o Min. Teori voltasse ? Não somos assim tão inocentes.

  27. Lewandowski, o único que

    Lewandowski, o único que parecia imparcial no mensalão, deslanchou de vez. Como pode aproveitar um miniespaço da ausência do titular do caso e mandar o processo para o justiceiro de toga? Ou seja: há um complô para condenar. E veja que não estou falando se a crime ou não, estou a falar dos atropelos processuais. O que no entender de todo jurista sério num país democrático (o que nunca foi o caso desse expectro de país), é ainda mais grave.

  28. Lamentável

    Ver o que acontece no Brasil é mais que estarrecedor.

    Uma quadrinha toma o poder, sob a batuta de um bandido de renome internacional, tripudiam em cima de uma interinidade que não empresta poderes de mudança, praticam o crime que vêem em Dilma na maior cara de pau, retroagem o país anos em relação às conquistas sociais e………..a maior corte se apresenta cega, surda e muda numa atitude covarde e canalha deixando todos aqueles que tem um mínimo de bom senso estarrecidos.

    Estamos nas trevas e esse presidente do stf desnuda seu caráter encoberto que foi quando deu o voto na distribuição do mensalão, sob a égide de faca no pescoço.

    Que faca nada..covardia com canalhice e sabugismo em alta escala.

    Um mané golpista tal e qual o traíra mor.

  29. Moro tenta justificar o

    Moro tenta justificar o injustificável. De tanto mexer com pedra um dia uma delas vai rolar sobre sua cabeça. A história já começa a registrar e a manifestar as perseguições de Moro ao ex-presidente. Acho que a gota d’agua de grande parte da população brasileira está chegando ao seu limite. Tantas notícias e tantas perseguições a uma pessoa fere a paciência de um povo. Que o STF acorde e não deixe que injustiças sejam cometidas…

  30. Moro tenta justificar o

    Moro tenta justificar o injustificável. De tanto mexer com pedra um dia uma delas vai rolar sobre sua cabeça. A história já começa a registrar e a manifestar as perseguições de Moro ao ex-presidente. Acho que a gota d’agua de grande parte da população brasileira está chegando ao seu limite. Tantas notícias e tantas perseguições a uma pessoa fere a paciência de um povo. Que o STF acorde e não deixe que injustiças sejam cometidas…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador